Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros Amigos,

    estou em fase final das obras no anexo da antiga casa dos meus avós e, após colocação de todo o telhado, há algo que me está a deixar um pouco apreensivo.

    O telhado foi feito de raíz, com substituição de telha (a antiga de marselha tinha mais de 50 anos e a de canude devia andar perto dos 75). Em metade do telhado (aproximadamente 60 metros lineares) foram trocados os pilares, vigas, barrotes e ripas. Na outra metade foram trocadas as ripas, barrotes mas mantiveram-se as tesouras (em madeiro e em bom estado). Optei por Estrela D'Alva, pela nova telha lusa tipo 10.

    Acontece que depois de colocada, a telha parece ter pontos onde não encaixa bem uma na outra... Ou seja, se estiver debaixo do telhado, consigo ver o céu em algumas zonas de contacto e sobreposição - nos extremos das telhas, onde encaixam umas nas outras.

    Isto é normal? A chuva, se tocada a vento - e a zona é ventosa - não se poderá passar para o interior da telha? As telhas não deveriam ter um encaixe perfeito para garantirem uma estanquecidade perfeita?

    Peço a vossa ajuda... Obrigado,
    Concordam com este comentário: josemfernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josemfernandes
  2.  # 2

    Amigos,

    alguém pode dar uma opinião?...
  3.  # 3

    Colocou subtelha para impermeabilizar a cobertura?
  4.  # 4

    Colocado por: vasco tomeColocou subtelha para impermeabilizar a cobertura?


    Não. A maior parte do telhado (70%) é um telheiro aberto. Ficou com telha à vista.

    No anexo de arrumos, WC de apoio e lavandaria (restantes 30%) coloquei por debaixo da telha a tela TRIPOLUX e um tabuado de madeira sobreposto.
  5.  # 5

    Ou a telha foi mal colocada / encaixada
    Ou o ripado está péssimo
    ou a telha é de má qualidade e está empenada

    Coloque umas fotografias
  6.  # 6

    Coloque umas fotografias para podermos ajudar...
  7.  # 7

    Só para a semana que vem é que vou lá estar... Vou aproveitar para tirar umas fotos...

    Mas já vi que tenho o caldo entornado... :(

    Um abraço,
  8.  # 8

    Caríssimos,

    aproveitando umas fotografias colocadas no forum pelo AdrianoP (https://forumdacasa.com/discussion/3394/construir-telheiro/), envio uma foto com o "defeito" assinalado - dentro da elipse vermelha.

    É mesmo defeito, ou é feitio? Porque acontecem estes desníveis?...
      telheiro3.JPG
  9.  # 9

    pelas razões que já lhe disse acima

    A partir daqui terá de despistar o problema. Pode tentar encaixar melhor as telhas e ver se resulta. Se as telhas estiverem demasiado apertadas, seja por deficiente aplicação ou porque o ripado foi mal assente (com bitola incorrecta), isso acontece
  10.  # 10

    Colocado por: PauloCorreiapelas razões que já lhe disse acima

    A partir daqui terá de despistar o problema. Pode tentar encaixar melhor as telhas e ver se resulta. Se as telhas estiverem demasiado apertadas, seja por deficiente aplicação ou porque o ripado foi mal assente (com bitola incorrecta), isso acontece


    Ou seja, tudo estando bem, o encaixe deve ser perfeito, sem qualquer tipo de desnível como os ilustrados na imagem?

    Será por causa de ter sido utilizada a nova telha 10? Será que a bitola não era a correcta?...

    Agora fiquei completamente lixado com "f"....
  11.  # 11

    O encaixe deveria ser quase perfeito...

    Também depende da telha e da qualidade da mão de obra.
  12.  # 12

    Bem, depois de falr com o mestre-de-obras, que me assegura que estes pontos de desencaixe são normais, envio-vos umas fotos que tirei.

    Agradeço as vossas opiniões.

    Um abraço,
      P1030951.jpg
  13.  # 13

    E mais uma
      P1030954.jpg
  14.  # 14

    E uma outra
      P1030956.jpg
  15.  # 15

    Pois, esses pontos de falha são normais. O senhor tem facebook?
  16.  # 16

    Meu caro amigo:
    Estive atento ao seu problema e informo que o problema que está a expor é de certeza do assentamento da telha. Se verificar pode reparar que a maioria dos encaixes das telhas estão perfeitos e há outros que não, o que prova a má colocação das referidas telhas.Poderá também ser da bitola.
  17.  # 17

    Dá ideia que essas varas são de secção muito reduzida e que com o tempo vão começar a fazer barriga. Talvez não tivesse sido má ideia ter colocado mais uma ou duas madres.
 
0.0183 seg. NEW