Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Ncessito da vossa colaboração sobre ideias e custos prováveis na construção de um telheiro,contiguo e nas traseiras da garagem.
    A ideia é construir em betão, com 3 colunas frontais a servir de suporte, uma cinta ( viga ? ), na qual assentarão as vigotas e respectivas ripas ( penso que é isto ), as vigotas apoiam-se na parede da garagem, tendo portanto uma ligeira inclinação.
    A sua largura será de cerca de 7,20m e o seu comprimento varia, pois de uma lado tem cerca de 4,20m, as existe um recanto, cujo a largura é cerca de 2,0m e o comprimento são 7,0m.
    Pelo que estive a ver em alguns sites ( nomeadamente www.presdouro.pt), o valor do material não é muito dispendioso, no entanto, agradeço a vossa ajuda em dar-me uma ideia sobre possiveis custos desta obra, quer do material, incuindo telha, quer da mão de obra ( aqui teria ajuda de mais alguns amadores como eu )
    Cumprimentos,
    Em anexo envio rabiscos sobre aquilo que imagino

    M. Noites
      Telheiro.JPG
  2.  # 2

    Bons diasnoites :-)
    Para ser o perfeito Bob-o-construtor, só lhe faltam as fundações das colunas (como o terreno deve ser um aterro e o comprimento não é enorme, o melhor seria fazer uma viga de fundação).
    Depois vai querer pintar tudo para ficar bonitinho, incluindo os muros/paredes onde vai apoiar as vigotas...

    Conte para aí com uns 750,00 euros de materiais (ferro, cimento, areia, brita, vigotas, ripas, telhas, tintas) e, considerando que é um trabalho para uns 12 dias para 4 homens, (mais deslocações, etc.) conte com uns 3.500.00 euros de mão de obra.

    Ah! E se fizer a tal vigazita de fundação vai «sobrar-lhe» quase 1m3 de terra.

    Luís K. W.
    PS: isto saiu assim de repente porque fiz um quase igual no ano passado. ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasnoites
  3.  # 3

    Bom dia,

    Agradeço o comentário, só tenho a fazer uma correcção, a largura são 7,60m ao invés dos 7,20m que referi.

    Tinha ideia que na Mão de Obra seria menos oneroso.

    Obrigado.

    M. Noites
  4.  # 4

    Boas,

    Já agora aproveito para questionar que tipo de licenças necessito para construir o telheiro e quais os procedimentos a ter em conta.

    Obrigado,
  5.  # 5

    Contactar os serviços da câmara para indagar da possibilidade de fazer a obra que pretende pois hoje não podemos fazer tudo aquilo que nos dá na real gama mesmo que seja em nossa casa : )))
    Caso seja possivel contactar um técnico que se responsabilize pela execução do projecto (só um aparte) felizmente ainda não é obrigatório que seja uma equipa constituida por um arquitectos e engenheiros, como já por aqui disseram.
    Aprovar todos os projectos na câmara.
    Arranjar um empreiteiro que se responsabilize pela execução da obra.
    Arranjar um técnico que se responsabilize pela direcção técnica da obra, aqui também ainda não é necessário que esse técnico seja arquitecto ou engenheiro.
    Arranjar um técnico que se responsabilize pela coordenação de segurança da obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasnoites
  6.  # 6

    Ou então juntar uns amigos num fim de semana, pagar-lhes o tacho e rezar no fim para que aquilo não caia tudo e que os seus vizinhos não se bufem na câmara. Esta é a maneira mais tuga de fazer estas coisas, eheheh.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasnoites
  7.  # 7

    Caro diasnoites
    Se essa casinha for em frente ao mar e você "pagar oS tachoS", eu posso ir lá dar orientação técnica. :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasnoites
  8.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.
    Se essa casinha for em frente ao mar e você "pagar oS tachoS", eu posso ir lá dar orientação técnica. :-)


    Já agora eu tb. Dois a mandar sempre resulta melhor.
    Caso não aceite esta proposta podemos sempre ir "bufar" junto da sua cãmara e da ACT

    : )))
  9.  # 9

    Boas,
    Agradeço as dicas, a casa é bem mais para o interior, mas com tantos a mandar, quem trabalha ????
    • d1000
    • 26 fevereiro 2009

     # 10

    Assustador o preço e a complicação "legal" que custa ter um telheiro. Também ando na mesma fase, mas quando começo a ver os orçamentos que recebo e percebo que ainda me falta todo o processo legal... meu deus. Disseram-me que se for de estrutura em madeira, é considerado "móvel" ou temporário e não precisa de licença, confirmam?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasnoites
  10.  # 11

    Não sei se será.

    Onde moro actualmente, é um bloco de vários apartamentos... o nosso, como tem um quintal com quase 100 m2, fizemos uma churrasqueira,(16 a 18 m2) em estrutura de madeira, com telha.

    No prédio do lado, existe um quintal mais reduzido (diria uns 40 m2), mas mesmo assim, foi feito um telheiro considerável (com uns 18 a 20 m2). Feito em betão, tijolo e telha.

    Recentemente, andou um grupo de fiscais da camara a dar um passeio pelas traseiras dos apartamentos (onde estão os quintais). No nosso caso, falaram connosco, viram o que foi feito, tomaram nota num caderninho e disseram que não havia problema. Segundo eles, era uma estrutura de madeira, com uma área pequena.
    Não estava ninguém no apartamento do lado, mas do nosso quintal (que fica ligeiramente superior) os fiscais tiraram fotografias, fizeram um desenho muito detalhado do que foi feito e mediram. Não comentaram nada de especial connosco, mas verificámos que o comportamento foi completamente diferente. Apenas referiu que só lhe faltou foi fazer quartos ali...

    Desconheço se irão avançar com alguma sanção, ou se borrifam-se para o assunto. Mas o importante é ter a noção que eles podem aparecer e depois depende do humor de cada um...

    Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasnoites
    • d1000
    • 26 fevereiro 2009

     # 12

    Pois, foi o que me disse o vendedor de "abrigos" em madeira. Parece bater certo então a informação Talvez a solução legal mais eficaz seja o telheiro em madeira mesmo. Adriano pode enviar-me fotos e uma ideia de preços? Agradeço imenso. Enviei-lhe o meu email em privado. Dúvida, como fez com as canalizações e preparação do solo? Obrigado.
  11.  # 13

    d1000
    O melhor era ira consultar os serviços técnicos da sua cãmara não vá ter alguma surpresa.
    nem todas as cãmara tem essa politica que se for em madeira não há problemas.
    lembre-se que o vendedor de abrigos está a zelar pelas suas vendas, se depois a câmara implicar isso já é um problema seu.
    • d1000
    • 26 fevereiro 2009

     # 14

    Sim sem dúvida zedasilva. A precaução nunca erra! Obrigado. Preços de telheiros em madeira alguém tem? Preparação do solo para o efeito tem requisitos ? E canalizações e electricidade para o dito foi fica? Obg.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasnoites
  12.  # 15

    De simples telheiro já vamos em canalizações e electricidade? Daqui a pouco estamos a discutir isolamentos e acústica... Eheheheh
  13.  # 16

    Preços de telheiros em madeira alguém tem?


    No nosso caso, a madeira ficou em 2000€, mais uns 400/500 para a churrasqueira. Não me recordo quanto foi em mão de obra, mas foram 2 homens/3 dias.

    Mas o preço da madeira, pode ser 4 vezes mais barato. Nós é que colocámos "troncos" nos pilares e umas vigas mais compostas...

    Como é que se fez...

    Prepararou-se o piso, endireitando o chão, fazendo uma caixa com brita, ferro, cimento, pedra. Levou uma "fundação em redor". Os troncos foram encaixados nos cantos.
    Após secagem, fez-se a estrutura do telhado, telha para cima, uns tijolos para fechar uma parte, montagem e colagem da churrasqueira, acabar piso... meter um lavatório que como não tem torneira, tem a zona de despejo para o quintal... :) Luz, é que ainda não tem!
    Quando é de noite, temos que usar a iluminação da casa e por vezes uma luz na ponto de um fio para ver alguma coisa.

    Senão fica tudo queimado... eheh

    Os vizinhos, curtem a nossa churrasqueira. A ver se tiro umas fotos, ao nosso exemplar, e a outros péssimos exemplares que as pessoas dos pisos de cima fizeram... alguns de ir às lágrimas...

    Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasnoites
    • d1000
    • 26 fevereiro 2009

     # 17

    Pois eheheh é que um telheiro de churrascada sem electricidade e umas cubas de apoio, não é telheiro em condições! :) AdrianoP essas fotos desse churrasco maravilha são muito bem vindas!
  14.  # 18

    Olha olha, o que eu encontrei :)

    Aqui ficam 2 ou 3 fotos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasnoites
      telheiro1.JPG
      telheiro2.JPG
      telheiro3.JPG
  15.  # 19

    Fiz unshá dois anos vou tirar fotografia e depois coloco aqui.

    Ficou mais bonito que esse aí.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasnoites
  16.  # 20

    Com muito bom aspecto, venham de lá essas fotos Xô Vasco!
 
0.0212 seg. NEW