Pode ser a iluminação pública, se existir uma passagem a terra atraves do neutro, como o neutro é comum a sua instalação pode fazer disparar o diferencial. Contacte a EDP distribuição pois o problema quase de certeza que é num poste de iluminação.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Ultramac
Este tópico é antigo, mas gostava de saber se continua actual para algumas pessoas. Pergunto isto, porque a minha profissão é descobrir o porquê de alguns problemas de electricidade, difíceis de explicar. Talvez possa ajudar nalgumas respostas. Fernando Oliveira. 91910788
Obrigado pelo esclarecimento jd, estou a ver que pode ser mesmo à hora de ligar e desligar a rede publica e não fazia ideia disso. Também consegui isolar o disjuntor da caldeira (esta caldeira está ligada a um modulo solar dos painéis, que consequentemente este modulo está ligado directamente à terra por tubo de cobre, como é agora de lei) e assim já tive 3 dias sem ir abaixo. Mas esta noite pelas 7h da manha foi abaixo novamente, que por coincidência é mais ou menos quando a rede publica desliga e por acaso tinha o disjuntor da caldeira ligado, coisa que agora tenho desligado se não precisar. Outra coisa é que o meu diferencial, agora tenho de esperar quase 5 min para o ligar, e tenho de desligar todos os disjuntor antes de ligar o diferencial, senão não me deixa voltar a armar, parece não ligar enquanto está quente, será que também está a dar as ultimas?
é assim será muito complicado alguém sem verificar o quadro acertar no seu problema.
O melhor que tem a fazer é chamar um eletricista para verificar e dar o orçamento. Atenção que problemas elétricos por vezes resultam mal com as seguradoras.
Eu tenho uma empresa se serviços técnicos (eletricidade, alarmes, vídeo-vigilância). Se pretender uma verificação mais precisa~.
Ultramac o defeito deve-se manter durante algum tempo dai o diferencial não rearmar. Logo está a cumprir a função dele. O diferencial mede a diferença entre a corrente que entra na instalação e corrente que sai, o calibre do diferencial define a diferença maxima entre a corrente de fase e a de neutro, quando essa corrente é atingida o circuito é cortado. Caso o defeito seja na rua como parece e esteja a ser injectada uma corrente no neutro da sua casa a diferença entre a fase e o neutro nao irá ser zero(idealmente), porque no neutro irá ter uma corrente igual a da fase mas com sinal contrario mais a que esta a ser injectada, caso esta diferença seja superior ao calibre do seu diferencial ele irá disparar. Espero ter-me explicado bem. Por isso mais uma vez aconselho a contactar a edp distribuição e a relatar o sucedido por forma a eles resolverem o problema, a solução não pode passar por aumentar o calibre do disjuntor diferencial, pois esta medida apenas iria mascarar o problema, pois o defeito iria manter-se mesmo deixando de dar por ele pois o disjuntor deixaria de disparar. Em termos de segurança iria prejudicar a segurança de todos os elementos que habitam na sua casa.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Ultramac
BINGO jd_. Era mesmo problema da EDP, pois tem no neutro quase 30 volts, o que eles dizem ser exorbitante, pois tanto é que amanha vem fazer uma baixada de terra para o poste deles. Eles acharam foi estranho, foi só eu ter esse problema na rua, ou os outros não tem diferenciais ou o meu é mesmo muito sensível. Obrigado a todos, principalmente ao jd que acertou no problema, mesmo sem verificar o meu quadro, e por aqui se mostra a utilidade destes fóruns ;)
Sendo assim poupei o pagamento da deslocação de um electricista, e de um serviço que poderia apenas tapar o problema, por um problema que nem sequer era meu.
Ainda bem Ultramac, acho que o objectivo do forum é mesmo esse, ajudar-nos uns aos outros poupando uns eur se possível :) Em relação ao facto de só lhe acontecer a si, não quer dizer que não esteja a acontecer aos outros só que a maior parte das pessoas têm um único diferencial em casa que é o colocado pela EDP com um calibre de 500mA.
boa noite, não li todos os comentários mas li que tem apenas um diferencial geral e tem 3 quadros, isso é estranho mas se quer um conselho comece por colocar um diferencial por quadro para saber em que piso tem o problema e então depois será mais fácil. o problema é que existem alguns "electricistas" para poupar dinheiro e misturam neutros dos quadros e se estiverem misturados quando colocar os diferenciais vão disparar por isso vão ter de os separar eventualmente. espero ter sido explicito.
Presumo que a resposta seja para o caso do membro sweety, que tinha 3 pisos, mas esse membro resolveu mudando para um diferencial geral, menos sensível. Não sei se o problema ficou resolvido ou camuflado. No meu caso acontecia-me o mesmo e o problema era mesmo da EDP, pois nos postes de iluminação publica, tinham o neutro com quase 30 volts. E sempre que ligava a iluminação publica e meu diferencial ia abaixo. Depois de os chamar e eles constatarem o problema, viram passado 45 minutos de testes que era o neutro deles. No dia seguinte vieram arranjar, (penso que melhoraram o terra deles ou outra coisa que desconheço) e à cinco dias que isto não vai abaixo. O membro jd_ que me alertou e era mesmo. Muito pouca gente, inclusive muitos electricistas que lhe conto isto, ficam admirados.
estou com um problema idêntico e estou em dúvida se será da minha instalação ou da iluminação da rua... Tenho vindo aos poucos a desligar disjuntores e electrodomésticos para tentar perceber onde estará o problema e cheguei ao fim com a seguinte situação:
Durante a semana, o quadro desliga sempre e exactamente às 07h05m, no fim de semana, às 09h35m. O único dia em que não se disparou foi um dia que desliguei os disjuntores relativamente à cozinha, por volta das 06h00 e foram ligados às 06h30 (a ideia era testar a ligação da cozinha mas não me lembrei que a minha companheira ia trabalhar mais cedo), nesse dia chegando às 07h05m o quadro não disparou.
Reparei ainda que ao ligar os disjuntores da cozinha o geral dispara e só à segunda ou terceira tentativa ele se mantém ligado. Durante o dia não tenho problema nenhum. Mas chegando às 07h05m o quadro dispara sempre, ainda que sem qualquer electrodoméstico. Penso ter ali um problema qualquer na instalação da cozinha e por isso estou a aguardar a vinda de um técnico mas acho estranho por demais o geral disparar todos os dias sempre à mesma hora.
Apesar de ser o disjuntor geral a disparar (o da EDP não dispara) poderá ser um problema da rede eléctrica da EDP?
Flipey, no meu caso, praticamente igual ao teu, resolvi facil depois de mais de meio ano. Quando me disseram (o jd_) que podia ser da luz publica estive a reparar a hora em que as luzes da rua ligavam, e voilá, mal ligavam a iluminação publica o meu disjuntor diferencial desligava e por vezes demorava a poder ser rearmado. Telefonei para a edp e eles mandaram o piquete e acharam muito estranho o que lhes contei do problema poder ser deles, mas lá me fizeram a vontade e foram ligar a iluminação publica, enquanto um ficou em minha casa. Mal ligaram, puf... lá foi outra vez a minha. Conclusão, o meu neutro, não estava neutro, tinha quase 30 volts a entrar, quando eles ligavam a rede publica. A resolução deles foi por um ferro na terra, no poste mais perto de minha casa, penso que foi o que fizeram, mas isso já não vi, pois só trataram na manha seguinte. Até agora só me foi uma vez abaixo, neste ultimo meio ano.
Pela descrição, diz que ao desligar os disjuntores da cozinha do geral não dispara, é isso? Se assim for tem um problema nos circuitos da cozinha, não sei que equipamentos têm, mas o mais provável é ser o frigorifico. Tente fazer os deslastre dos circuitos, desligando os circuitos de noite para ver qual o circuito em que o defeito acontece. O facto de tentar ligar o disjuntor e ele só à segunda ou terceira tentativa é que se mantêm, significa que o defeito está lá por isso é que ele não arma. Costuma utilizar o frigorifico dentro desse horário? Que tipo de disjuntor dispara? é diferencial?
Obrigado, Só hoje vi as vossas mensagens. Mesmo ao lado do disjuntor geral há dois outros disjuntores que controlam a corrente eléctrica para a zona da cozinha. Entretanto já ponho fotos para mostrar como está o quadro organizado.
Há dois disjuntores para a cozinha, o do lado direito controla a iluminação, o do lado esquerdo controla as tomadas. É precisamente o das tomadas que por vezes faz disparar o geral. Esta semana correu menos mal uma vez que só foi abaixo um dia, à mesma hora de sempre, 07h05. Continuo a achar muito estranho, independentemente de poder ter algum problema na minha instalação. Em todo o caso, na segunda-feira já está agendado a visita do electricista para ver a instalação.
Colocado por: jd_Quer dizer se desligar o circuito de tomadas da cozinha, nada acontece, é isso? Se for isso é um problema na cozinha, apontava para o frigorifico.
Obrigado jd_ mas como já referi algumas vezes os testes que fiz foi precisamente com os electrodomésticos desligados, todos os electrodomésticos, incluindo o frigorífico. Amanhã já vem um electricista ver a instalação e logo que fique resolvido venho aqui indicar do que se tratava. Mas mais uma vez volto a referir que acho muito estranho o quadro se desligar sempre à mesma hora. Se fosse só o problema da instalação com certeza daria problemas a horas diferentes. Devem ser gremlins com certeza :)
Não sei como tem o quadro, se tem algum diferencial para os circuitos da cozinha, qual o disjuntor (ou interruptor diferencial) que dispara ao certo? se tiver mais que um diferencial em casa pode ser um defeito inferior a 500mA o que faz que só o de menor calibre o detecte, nesse caso o defeito pode vir de fora, poderá ser a terra do prédio, ou algo nas redondezas.