Iniciar sessão ou registar-se
    • jd_
    • 29 dezembro 2013 editado

# 1

Pode ser a iluminação pública, se existir uma passagem a terra atraves do neutro, como o neutro é comum a sua instalação pode fazer disparar o diferencial. Contacte a EDP distribuição pois o problema quase de certeza que é num poste de iluminação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ultramac
  1.  # 2

Este tópico é antigo, mas gostava de saber se continua actual para algumas pessoas.
    Pergunto isto, porque a minha profissão é descobrir o porquê de alguns problemas de electricidade, difíceis de explicar.
    Talvez possa ajudar nalgumas respostas.
    Fernando Oliveira.
    91910788
  2.  # 3

Obrigado pelo esclarecimento jd, estou a ver que pode ser mesmo à hora de ligar e desligar a rede publica e não fazia ideia disso. Também consegui isolar o disjuntor da caldeira (esta caldeira está ligada a um modulo solar dos painéis, que consequentemente este modulo está ligado directamente à terra por tubo de cobre, como é agora de lei) e assim já tive 3 dias sem ir abaixo. Mas esta noite pelas 7h da manha foi abaixo novamente, que por coincidência é mais ou menos quando a rede publica desliga e por acaso tinha o disjuntor da caldeira ligado, coisa que agora tenho desligado se não precisar. Outra coisa é que o meu diferencial, agora tenho de esperar quase 5 min para o ligar, e tenho de desligar todos os disjuntor antes de ligar o diferencial, senão não me deixa voltar a armar, parece não ligar enquanto está quente, será que também está a dar as ultimas?
  3.  # 4

Boas,

é assim será muito complicado alguém sem verificar o quadro acertar no seu problema.

O melhor que tem a fazer é chamar um eletricista para verificar e dar o orçamento. Atenção que problemas elétricos por vezes resultam mal com as seguradoras.

Eu tenho uma empresa se serviços técnicos (eletricidade, alarmes, vídeo-vigilância). Se pretender uma verificação mais precisa~.

Contacte para : [email protected]
    • jd_
    • 2 janeiro 2014

# 5

Ultramac o defeito deve-se manter durante algum tempo dai o diferencial não rearmar. Logo está a cumprir a função dele. O diferencial mede a diferença entre a corrente que entra na instalação e corrente que sai, o calibre do diferencial define a diferença maxima entre a corrente de fase e a de neutro, quando essa corrente é atingida o circuito é cortado. Caso o defeito seja na rua como parece e esteja a ser injectada uma corrente no neutro da sua casa a diferença entre a fase e o neutro nao irá ser zero(idealmente), porque no neutro irá ter uma corrente igual a da fase mas com sinal contrario mais a que esta a ser injectada, caso esta diferença seja superior ao calibre do seu diferencial ele irá disparar.
    Espero ter-me explicado bem.
    Por isso mais uma vez aconselho a contactar a edp distribuição e a relatar o sucedido por forma a eles resolverem o problema, a solução não pode passar por aumentar o calibre do disjuntor diferencial, pois esta medida apenas iria mascarar o problema, pois o defeito iria manter-se mesmo deixando de dar por ele pois o disjuntor deixaria de disparar. Em termos de segurança iria prejudicar a segurança de todos os elementos que habitam na sua casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ultramac
  4.  # 6

BINGO jd_.
    Era mesmo problema da EDP, pois tem no neutro quase 30 volts, o que eles dizem ser exorbitante, pois tanto é que amanha vem fazer uma baixada de terra para o poste deles. Eles acharam foi estranho, foi só eu ter esse problema na rua, ou os outros não tem diferenciais ou o meu é mesmo muito sensível.
    Obrigado a todos, principalmente ao jd que acertou no problema, mesmo sem verificar o meu quadro, e por aqui se mostra a utilidade destes fóruns ;)

Sendo assim poupei o pagamento da deslocação de um electricista, e de um serviço que poderia apenas tapar o problema, por um problema que nem sequer era meu.

Obrigado a todos
    • jd_
    • 3 janeiro 2014 editado

# 7

Ainda bem Ultramac, acho que o objectivo do forum é mesmo esse, ajudar-nos uns aos outros poupando uns eur se possível :)
    Em relação ao facto de só lhe acontecer a si, não quer dizer que não esteja a acontecer aos outros só que a maior parte das pessoas têm um único diferencial em casa que é o colocado pela EDP com um calibre de 500mA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, Ultramac
  5.  # 8

boa noite, não li todos os comentários mas li que tem apenas um diferencial geral e tem 3 quadros, isso é estranho mas se quer um conselho comece por colocar um diferencial por quadro para saber em que piso tem o problema e então depois será mais fácil. o problema é que existem alguns "electricistas" para poupar dinheiro e misturam neutros dos quadros e se estiverem misturados quando colocar os diferenciais vão disparar por isso vão ter de os separar eventualmente. espero ter sido explicito.
  6.  # 9

Presumo que a resposta seja para o caso do membro sweety, que tinha 3 pisos, mas esse membro resolveu mudando para um diferencial geral, menos sensível. Não sei se o problema ficou resolvido ou camuflado. No meu caso acontecia-me o mesmo e o problema era mesmo da EDP, pois nos postes de iluminação publica, tinham o neutro com quase 30 volts. E sempre que ligava a iluminação publica e meu diferencial ia abaixo. Depois de os chamar e eles constatarem o problema, viram passado 45 minutos de testes que era o neutro deles. No dia seguinte vieram arranjar, (penso que melhoraram o terra deles ou outra coisa que desconheço) e à cinco dias que isto não vai abaixo. O membro jd_ que me alertou e era mesmo. Muito pouca gente, inclusive muitos electricistas que lhe conto isto, ficam admirados.
  7.  # 10

Boa tarde,

estou com um problema idêntico e estou em dúvida se será da minha instalação ou da iluminação da rua...
    Tenho vindo aos poucos a desligar disjuntores e electrodomésticos para tentar perceber onde estará o problema e cheguei ao fim com a seguinte situação:

Durante a semana, o quadro desliga sempre e exactamente às 07h05m, no fim de semana, às 09h35m. O único dia em que não se disparou foi um dia que desliguei os disjuntores relativamente à cozinha, por volta das 06h00 e foram ligados às 06h30 (a ideia era testar a ligação da cozinha mas não me lembrei que a minha companheira ia trabalhar mais cedo), nesse dia chegando às 07h05m o quadro não disparou.

Reparei ainda que ao ligar os disjuntores da cozinha o geral dispara e só à segunda ou terceira tentativa ele se mantém ligado. Durante o dia não tenho problema nenhum.
    Mas chegando às 07h05m o quadro dispara sempre, ainda que sem qualquer electrodoméstico.
    Penso ter ali um problema qualquer na instalação da cozinha e por isso estou a aguardar a vinda de um técnico mas acho estranho por demais o geral disparar todos os dias sempre à mesma hora.

Apesar de ser o disjuntor geral a disparar (o da EDP não dispara) poderá ser um problema da rede eléctrica da EDP?
  8.  # 11

Experimente desligar o frigorifico.
  9.  # 12

Obrigado daniel.costa mas,

o quadro dispara sempre, ainda que sem qualquer electrodoméstico.
  10.  # 13

Flipey, no meu caso, praticamente igual ao teu, resolvi facil depois de mais de meio ano. Quando me disseram (o jd_) que podia ser da luz publica estive a reparar a hora em que as luzes da rua ligavam, e voilá, mal ligavam a iluminação publica o meu disjuntor diferencial desligava e por vezes demorava a poder ser rearmado.
    Telefonei para a edp e eles mandaram o piquete e acharam muito estranho o que lhes contei do problema poder ser deles, mas lá me fizeram a vontade e foram ligar a iluminação publica, enquanto um ficou em minha casa. Mal ligaram, puf... lá foi outra vez a minha. Conclusão, o meu neutro, não estava neutro, tinha quase 30 volts a entrar, quando eles ligavam a rede publica. A resolução deles foi por um ferro na terra, no poste mais perto de minha casa, penso que foi o que fizeram, mas isso já não vi, pois só trataram na manha seguinte. Até agora só me foi uma vez abaixo, neste ultimo meio ano.
    Concordam com este comentário: eu, pssm
    • jd_
    • 28 maio 2014 editado

# 14

Pela descrição, diz que ao desligar os disjuntores da cozinha do geral não dispara, é isso? Se assim for tem um problema nos circuitos da cozinha, não sei que equipamentos têm, mas o mais provável é ser o frigorifico. Tente fazer os deslastre dos circuitos, desligando os circuitos de noite para ver qual o circuito em que o defeito acontece. O facto de tentar ligar o disjuntor e ele só à segunda ou terceira tentativa é que se mantêm, significa que o defeito está lá por isso é que ele não arma.
    Costuma utilizar o frigorifico dentro desse horário? Que tipo de disjuntor dispara? é diferencial?
  11.  # 15

Obrigado,
    Só hoje vi as vossas mensagens.
    Mesmo ao lado do disjuntor geral há dois outros disjuntores que controlam a corrente eléctrica para a zona da cozinha. Entretanto já ponho fotos para mostrar como está o quadro organizado.
  12.  # 16

Com algum atraso mas aqui vai...

Há dois disjuntores para a cozinha, o do lado direito controla a iluminação, o do lado esquerdo controla as tomadas. É precisamente o das tomadas que por vezes faz disparar o geral.
    Esta semana correu menos mal uma vez que só foi abaixo um dia, à mesma hora de sempre, 07h05. Continuo a achar muito estranho, independentemente de poder ter algum problema na minha instalação.
    Em todo o caso, na segunda-feira já está agendado a visita do electricista para ver a instalação.
    • jd_
    • 1 junho 2014

# 17

Quer dizer se desligar o circuito de tomadas da cozinha, nada acontece, é isso? Se for isso é um problema na cozinha, apontava para o frigorifico.
  13.  # 18

Colocado por: jd_Quer dizer se desligar o circuito de tomadas da cozinha, nada acontece, é isso? Se for isso é um problema na cozinha, apontava para o frigorifico.

Obrigado jd_ mas como já referi algumas vezes os testes que fiz foi precisamente com os electrodomésticos desligados, todos os electrodomésticos, incluindo o frigorífico.
    Amanhã já vem um electricista ver a instalação e logo que fique resolvido venho aqui indicar do que se tratava.
    Mas mais uma vez volto a referir que acho muito estranho o quadro se desligar sempre à mesma hora. Se fosse só o problema da instalação com certeza daria problemas a horas diferentes. Devem ser gremlins com certeza :)
    • jd_
    • 2 junho 2014 editado

# 19

Não sei como tem o quadro, se tem algum diferencial para os circuitos da cozinha, qual o disjuntor (ou interruptor diferencial) que dispara ao certo? se tiver mais que um diferencial em casa pode ser um defeito inferior a 500mA o que faz que só o de menor calibre o detecte, nesse caso o defeito pode vir de fora, poderá ser a terra do prédio, ou algo nas redondezas.
  14.  # 20

ia jurar que tinha posto aqui a imagem.....
    bem, estava a aguardar a visita do electricista mas pelos vistos não precisam de trabalho...

só por acaso esta semana ainda não tive qualquer problema.

para rectificar aqui vai a imagem:

quadro electrico

0.0286 seg. NEW