Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos

Tenho acompanhado este forum desde algum tempo e devo dizer que se aprende muito com todos os comentarios dos entendidos e não so.

A minha situação é a seguinte:

Quais são as prestações obrigatorias e as prestações facultativas de um arquitecto desde a contratação até a conclusão da obra??

Estou a pensar construir em breve e andei a fazer prospeção de arquitectos mas todos me dão prestações diferentes.

Agradecia os vossos comentarios

Cumps.
  2.  # 2

Não há uma regra especifica, mas o desejável seria repartir em várias fases e tentando que se coadunasse com o trabalho apresentado. Estudos, entradas na camara, aprovações na camara, entrada das especialidades, aprovação das mesmas e licença de construção a levantar, e ainda telas finais e pedido de licença de utilização.
  3.  # 3

Obrigado Marco1

A minha duvida recai tambem na fiscalização e acompanhamento da obra, execução de cadernos de encargos, controlo de custos, projecto de execução, trabalhos em 3D e coisas mais que voces podem ou não fazer.

Cumps ;-)
  4.  # 4

Nós podemos fazer isso tudo.
    Tentando responder à sua pergunta:
    Obrigatório: Projecto de arquitectura - licenciamento, fiscalização ou direcção da obra (conforme a câmara), coordenação de segurança em obra e coordenação de projecto.
    Mais ou menos facultativo: Projecto de execução - obrigatório apenas em licenciamentos e, ainda assim, dispensável conforme o regulamento municipal. Deverá incluir os cadernos de encargos, medições e orçamentos, mapas de vãos e acabamentos e uns quantos etc.
    Facultativo - Acompanhamento da obra (não fiscaliza nem dirige mas vai lá sempre que são necessários esclarecimentos), 3D (quem usa BIM já nem consegue fazer o projecto doutra forma), estudo de decoração...
  5.  # 5

Colocado por: AugstHillNós podemos fazer isso tudo.
    Obrigatório: Projecto de arquitectura - licenciamento, fiscalização ou direcção da obra (conforme a câmara), coordenação de segurança em obra e coordenação de projecto.
    Mais ou menos facultativo: Projecto de execução - obrigatório apenas em licenciamentos e, ainda assim, dispensável conforme o regulamento municipal. Deverá incluir os cadernos de encargos, medições e orçamentos, mapas de vãos e acabamentos e uns quantos etc.
    Facultativo - Acompanhamento da obra (não fiscaliza nem dirige mas vai lá sempre que são necessários esclarecimentos), 3D (quem usa BIM já nem consegue fazer o projecto doutra forma), estudo de decoração...

Obrigado

Como é que voces normalmente orçamentam o trabalho?? Um "bolo" inteiro ou partem em "fatias"?? Ou é o cliente que escolhe aquilo que lhe interessa??

Na sua opiniao o que me aconselha a comprar??

Cumps
  6.  # 6

Não gostam que os engenheiros façam arquitectura (e muito bem, não têm nada que a fazer), mas depois enchem-se de peito para dizer que fazem direcção de obra... Por amor de Deus, que formação têm vocês para fazer direcção de obra ???????? Mas, é a lei que temos...
  7.  # 7

A Direcção Técnica da Obra compete ao empreiteiro-geral/construtor, que é quem tem de levar a obra a bom termo.

Dar a DTO ao Arquitecto-projectista, é como entregar o volante do Formula 1 ao tipo que o projectou o design do chassis.
    Não digo que não o conduza (se couber no cockpit, se souber onde está o start e para que servem os pedais), mas...

nota: tenho uma prima, Arquitecta, que é Directora de Obra há uns 25 anos.
    Mas não é ela que projecta as obras que dirige.
    Ela é quem, na obra, pega nos projectos e pragueja contra os Arquitectos que não percebem nada do que estão a desenhar... :-)
  8.  # 8

Colocado por: Luis K. W.A Direcção Técnica da Obra compete ao empreiteiro-geral/construtor, que é quem tem de levar a obra a bom termo.

Dar a DTO ao Arquitecto-projectista, é como entregar o volante do Formula 1 ao tipo que o projectou o design do chassis.
    Não digo que não o conduza (se couber no cockpit, se souber onde está o start e para que servem os pedais), mas...

nota: tenho uma prima, Arquitecta, que é Directora de Obra há uns 25 anos.
    Mas não é ela que projecta as obras que dirige.
    Ela é quem, na obra, pega nos projectos e pragueja contra os Arquitectos que não percebem nada do que estão a desenhar... :-)

Mas o que me deixa mais perplexo é toda a gente ver esta lei e ninguém fazer nada, mas na sociedade que vivemos apenas se pensa no presente e no "nosso umbigo", e com a falta de emprego que por aí anda (a quantidade de pessoas que anda neste fórum a oferecer os seus serviços...), a malta só pensa que é mais uma coisa para fazer, não importa se tem competências para isso ou não... (mas da parte de engenheiros também vi alguns a oferecerem-se para assinarem projectos de arquitectura de borla para quando a lei saísse poderem continuarem a fazê-lo por terem experiência comprovada!!!)...

Se cada um fizesse apenas aquilo para que tem compet~encia e todos exigissem ser pagos de forma justa e não a preço de saldo, esta falta de emprego seria certamente menor...e a falta de qualidade também...
  9.  # 9

eu nao conheço nenhum arq. a fazer direccao de obra nenhuma - nunca vi - o que nao quer dizer que não haja, é claro
    mas estou confiante que não seja um rácio comparável aos projectos de "arquitectura" executados por engenheiros
  10.  # 10

eu aconselho às fatias...fatia grande a mais importante claro sempre presente.

Colocado por: youngjoey77Como é que voces normalmente orçamentam o trabalho?? Um "bolo" inteiro ou partem em "fatias"?? Ou é o cliente que escolhe aquilo que lhe interessa??
  11.  # 11

Obrigado Fernando Gabriel Arq.

Das situações que AugstHill aqui descreveu devem ser todas( isto claro se não tivermos um orçamento muito apertado) pedidas ao arq. ou podemos dispensar alguma coisa. Esta é realmente a minha duvida porque de tres visitas que fiz todos me apresentaram diferentes situações.

Cumps
  12.  # 12

da minha parte:
    projecto de arquitectura e projecto de execução(este é subjectivo- pode pedir com caderno de encargos e sem, mas terá de existir sempre pormenores/mapa de acabamentos e mapa de vãos), o essencial, e que deve ser a base de pedido de orçamentos.
    o resto pode representar factores subjectivos para uma má escolha.
    se lhe oferecerem chá e café é porque estão preocupados mais em entreter com o katering que pensar no principal.
    este é o meu pensar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: youngjoey77
  13.  # 13

Colocado por: johny

Não gostam que os engenheiros façam arquitectura (e muito bem, não têm nada que a fazer), mas depois enchem-se de peito para dizer que fazem direcção de obra... Por amor de Deus, que formação têm vocês para fazer direcção de obra ???????? Mas, é a lei que temos...

Sr. Johny:
    O autor do tópico perguntou o que o arquitecto pode fazer. Eu respondi. Se me perguntasse o que um engenheiro civil pode fazer a resposta (pelo menos por enquanto), seria rigorosamente igual. Já que fala em Deus, permita que lhe pergunte: Se falei mal, diz-me em quê, mas se falei bem, porque me bates?
  14.  # 14

O que ainda não esclareci ao autor do tópico é o que eu acho que ele deve pedir ao arquitecto. Agora estou a ver se consigo transferir o meu mais velho para uma escola de Mirandela, logo tentarei esmiuçar a questão.
  15.  # 15

Sr. johny

o que é que entende por direcção de obra??' se for direcção de obra devo-lhe dizer que tanto eng como arquitectos podem ser uns zeros á esquerda, mas se me falar na direcção técnica da obra, devo-lhe dizer que se o arquitecto pode fazer a coordenação de todos os projectos porque razão não estará habilitado para saber interpretar os mesmos e verificar a sua correcta execução??
    Acho que 1º em vez de deus, devia rever alguns conceitos.
  16.  # 16

Colocado por: marco1Sr. johny

o que é que entende por direcção de obra??' se for direcção de obra devo-lhe dizer que tanto eng como arquitectos podem ser uns zeros á esquerda, mas se me falar na direcção técnica da obra, devo-lhe dizer que se o arquitecto pode fazer a coordenação de todos os projectos porque razão não estará habilitado para saber interpretar os mesmos e verificar a sua correcta execução??
    Acho que 1º em vez de deus, devia rever alguns conceitos.

se eu lhe mostrasse alguns cadernos de encargos de gabinetes de arquitectura que me chegam ás mãos...típicos de quem nunca esteve numa obra, não faz a menor ideia das caracteristicas e preços dos materiais, e mais importante, não faz a mínima ideia dee como as coisas são ou devem ser executadas em obra.

Conhecer isto tudo, conciliar gestão de recursos (materiais e mão de obra), tentar conseguir uma optimização do tempo e do pessoal em obra, estar atento a falhas (que as há sempre), quer na arquitectura quer nas especialidades e resolvê-las, isso é DIRECÇÃO TÉCNICA DE OBRA!

Saber o que fazer em cada ponto exacto da obra, saber se uma tela está a ser bem aplicada, se o capoto está a ser bem aplicado, como deve ficar uma soleira, como se impermeabiliza uma cobertura...isso é DIRECÇÃO TÉCNICA DE OBRA.

Agora chegar lá e olhar para a planta e ver se os pilares estão no lugar, se o ferro está conforme o projecto ou se aqui fica melhor esteticamente mármore ou granito, isso até um aluno de arquitectura ou engenharia sabe, não é necessário ter um curso.

Os pormenores como por exemplo saber porquê tecnicamente se deve aplicar o mármore ou o granito, isão o que fazem um bom director técnico de obra.

Agora se querem manter tudo como está, ok, continuem os engenheiros a fazer porcarias de projectos de aquitectura e os arquitectos a fazerem porcaria de direcção de obra.... (sim, claro que há excepções, mas a melhor forma de que deixem de existir os erros é cortar o mal pela raíz!)

O seu a seu dono...
  17.  # 17

Viva

Todos os vossos posts sao validos e eu respeito mas nao foi isso que me fez abrir este topico. Agradecia se alguem realmente me podesse elucidar sobre a questao do topico e para ja o topico centra-se em "prestaçoes de um arquitecto ".

Obrigado

Cumps
  18.  # 18

johny "nós" não queremos nada, e você ?

young, o mínimo é o projecto base ou de licenciamento - é como andar na rua com um carro com chassis, motor, rodas e volante a fazer barulho por todos os lados desde que a dgv (agora tem outro nome) aprove.
    se quer um carro completo, opte pelo projecto completo (de execução) com coordenação e acompanhamento e não se esqueça que por vezes há alterações aos desenhos e/ou telas finais que têm de ser realizados - ou pelo menos um projecto mais elaborado e fique com um trabalho em condições.

E já agora, leia isto http://www.trabalharcomumarquitecto.net/
  19.  # 19

bem...

não sei o que o johny faz mas parece ter alguma coisa a ver com isto da edificação, mas mais uma vez digo-lhe que mistura alhos com bugalhos, ou seja direcção de obra com direcção técnica da obra, e ai PERGUNTO-LHE : o correcto para si é o engenheiro fazer a direcção técnica da obra?? é isso que pensa?? é porque eu cá até acho que a lei que saiu está muito bem feita e limitando como é evidente em certas obras a direcção técnica aos arquitectos, pois a componente de engenharia é predominante e complexa e deve ser o engenheiro.
    Para sua informação direcção de obra pode resumir-se a este sua frase "... conciliar gestão de recursos (materiais e mão de obra), tentar conseguir uma optimização do tempo e do pessoal em obra, estar atento a falhas (que as há sempre),..."
    Acha que um arquitecto quando preconiza determinado material e se propõe fazer a DIRECÇÃO TÉCNICA DA OBRA não sabe isto que você diz "..saber se uma tela está a ser bem aplicada, se o capoto está a ser bem aplicado, como deve ficar uma soleira, como se impermeabiliza uma cobertura.." ???
    De maus profissionais e até mesmo clientes estamos nós fartos não só nas obras mas em todas as profissões, por isso não seja tão taxativo quando analisa determinada classe profissional
  20.  # 20

young...

penso que já lhe dei uma perspectiva sobre o assunto, não percebo qual é a dúvida.

um projecto de uma habitação grosso modo pode ser:

-há quem peça uma percentagem logo na adjudicação ou mesmo nos primeiros estudos;
    -estudo prévio, conclusão e aprovação por parte do cliente, x %
    -execução, instrução do processo de arquitectura e entrada na camara, y %
    - aprovação da arquitectura na camara e "arranque das especialidades, K %
    -entrada na camara das especialidades, Z %
    -aprovação final e licença de construção a levantar, L %
    .......e por ai fora, consoante o que tiver contratado, até mesmo á emissão da licença de utilização.

0.0232 seg. NEW