Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Quero comprar uma casa de férias. No entanto todas as casas que encontro dentro da traça que procuro precisam de obras.
    Em quanto me ficaria as obras numa casa que:
    Só tem as paredes exteriores e o telhado (janelas e porta tb), no interior provavelmente precisa de um novo reboco bem como de fazer as divisões. As divisões seriam dois quartos, a sala/cozinha e uma casa de banho. Possivelmente seria necessário reforçar as madeiras do telhado e colocar um tecto falso.
    Área útil da casinha: 71 m²
    Será que com estes dados é possível chegar a alguns valores? Alguém pode ajudar? Já agora conhecem contrutores de confiança que pudessem fazer as obras?

    Obrigada
    Margarida
    •  
      June
    • 17 maio 2010

     # 2

    Olá Margarida,

    Eu também levantei essa questão há poucas semanas, pois também estou numa situação idêntica. Pelo que pesquisei, visitei e orçamentos pedidos, no meu caso, não me compensava uma casa em ruínas, pois o mais dispendioso é a estrutura da casa, paredes, telhados devem estar em boas condições. Não conheço a xcasa em questão, mas pelo que me diz, iria gastar cerca de 35.000 euros na recuperação, os materiais nem são caros, mas a mão de obra é. O que pedem por uma casa em ruínas muitas vezes não compensa, eu optei por uma casa que necessita apenas de recuperação do interior, pois gasto muito menos.
    Espero ter ajudado.
  2.  # 3

    é difícil dar valores só com esses dados, para ter alguma segurança num orçamento tem de dar muitos mais dados, e claro de preferência projecto.
    mas numa primeira abordagem pode multiplicar 71m2 por 600 700 ou 800€ variando zonas, técnicas, acabamentos etc.
  3.  # 4

    Obrigada pela resposta.
    A casa é esta da foto, apenas a casinha mesmo e não a adega.
  4.  # 5

    OLá Fernando, estamos a falar de valores próximos de 40 000 euros e assim não compensa.
    Pensei em dividir a casa da seguinte forma:
    estrutura
  5.  # 6

    Margarida,

    Olhando para a fotografia (bons acessos, um pátio para se poder trabalhar, arquitectura do mais simples,...) é mais fácil de dar uma estimativa.

    Para refazer TUDO nessa casa, creio que gastará cerca de 400 a 500eur/m2, já com IVA (a taxa do IVA que incide sobre a mão de obra é de 5%).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Margarida.Machado
  6.  # 7

    Olá Luis,

    28900 já é um valor mais aceitável sim, esse preço já incluiria as loiças de cozinha e casa de banho certo? Bem como a instalação eléctrica dentro da casa e as canalizações?
  7.  # 8

    Colocado por: Margarida.Machado28900 já é um valor mais aceitável sim, esse preço já incluiria as loiças de cozinha e casa de banho certo? Bem como a instalação eléctrica dentro da casa e as canalizações?

    Eu disse, e queria mesmo dizer, TUDO. :-)
    Para ser mais claro: só as paredes exteriores (e, talvez, as cantarias) ficam no sítio. O resto, do chão ao telhado (incluindo chaminé), por dentro e por fora (rebocos e pintura), era tudo novo.

    E também disse de 400 A 500eur/m2 (28.400 a 35.500).

    (NOTA_1: Espero que a casa de banho não seja aquilo no cantinho da sala! Em 71m2 consegue-se fazer muitissimo melhor. :-)
    NOTA_2: Com "jeitinho", ainda ali se arranja um sotãozinho com uns 45m2 utilizáveis...)
  8.  # 9

    A senhora diz que tem 71m2, não tenho a certeza.
    Queria mesmo comprar a casinha, mas tenho que ter uma noção do valor que vou pagar pelas obras de recuperação, ver se compensa.
    Também tenho que encontrar um construtor que não se importe de ir fazer a obra.

    Obrigada
    •  
      MRui
    • 17 maio 2010

     # 10

    Colocado por: Margarida.MachadoA senhora diz que tem 71m2, não tenho a certeza.

    Não quero ser desmancha-prazeres, mas tenho sérias dúvidas que a área útil da casa seja 71m2 (sem contar sotão).
    Pela foto, eu arriscaria uns 40 a 45m2.
  9.  # 11

    Espero que tenha lido as minhas ultimas DUAS mensagens. A 2ª mensagem, que se referia às áreas, era em privado, isto é, EM SUSSURRO :-)

    Temos de concordar que há uma diferençazita (17%) entre 71m2 e 60,5m2 - que é o que me parece que é o máximo que a casa tem...

    1. Consulte um advogado para que ele veja se a papelada está toda em ordem (incluindo, ver na Câmara se a casa está de acordo com o projecto, ou do levantamento), e se não há dívidas (IMI, Taxas Camarárias, etc.).

    2. Suponho que isso seja no Litoral Alentejano, não?
    Creio que só vale o investimento se for muito perto da praia ou de algo que valha a pena - isto é, que torne a casa FACILMENTE transacionável.

    3. Já verificou COMO SÃO OS VIZINHOS?

    4. Passeie pela zona e, quando vir casas em construção, tome nota dos contactos dos construtores.
    Mas NÃO LIGUE à arquitectura da casa!!! Não escolha o construtor segundo o tipo de azulejos que vê nas cozinhas! Os construtores não são responsáveis pela estética. Isso são os Arquitectos (ou os donos da casa). :-)

    5. Peça a um arquitecto para fazer um boneco do que pretende E PARA elaborar um caderno de encargos com mapa medições. Entregue cópias aos construtores com pedido que respondam a TODOS os items.
    Eu eliminaria os que não soubessem fazê-lo, mas com a iliteracia que para aí vai...
  10.  # 12

    Vou visitar a zona neste fds. Situa-se na zona de Torres Vedras e não há vizinhos próximos. Farei as perguntas que sugeriu, muito obrigada pelas dicas.
  11.  # 13

    Colocado por: Margarida.MachadoOLá Fernando, estamos a falar de valores próximos de 40 000 euros e assim não compensa.
    Pensei em dividir a casa da seguinte forma:
    estrutura


    assim já é melhor com fotografia, estamos a falar de algo simples, irá para menos, podendo ser bastante menos, mas falta ver estrutura telhado(que por fora parece regular).
    também não me parece que tenha 71m2, terá menos
    •  
      MRui
    • 17 maio 2010

     # 14

    Áreas à parte, acho que deve reflectir se o investimento vale a pena. Pela foto dá para ver que nem sequer tem estrada alcatroada. Some o valor de aquisição ao valor de remodelação e veja se com esse total será um imóvel transaccionável no mercado. O dinheiro está caro e... casas há muitas.
  12.  # 15

    Sim MRui estou a equacionar tudo muito bem, a estrada ao lado é alcatroada, o caminho em frente da casa é que é de terra batida.
    Mas tenho mais uma em vista que não precisa de obras, pelo menos não deste tipo de obras.
    Esta casa tem uma coisa muito boa, tem 1000 m2 de terreno e custa 50000 euros.
    •  
      MRui
    • 17 maio 2010

     # 16

    Colocado por: Margarida.MachadoMas tenho mais uma em vista que não precisa de obras, pelo menos não deste tipo de obras.
    Esta casa tem uma coisa muito boa, tem 1000 m2 de terreno e custa 50000 euros.

    Jogue com isso. Faça contra-propostas de valores. Se não tiver necessidade de recorrer a empréstimo, utilize essa situação como mais-valia negocial. No caso da casa da foto, mesmo com 1000m2 de terreno, não me parece que valha actualmente mais de 30.000€. É um tipo de imóvel/localização com muito pouca procura.
    E mesmo para oferecer 30.000€ tinha de analisar muito bem uma série de factores.
  13.  # 17

    30.000 se eu tiver a coragem de fazer uma proposta dessas eles mandam-me passear.
    Nem tinha pensado em fazer uma proposta tão a baixo do pedido.
    •  
      MRui
    • 17 maio 2010

     # 18

    Colocado por: Margarida.Machado30.000 se eu tiver a coragem de fazer uma proposta dessas eles mandam-me passear.
    Nem tinha pensado em fazer uma proposta tão a baixo do pedido.

    Experimente. Pode ser que tenha uma agradável surpresa.
    Ainda mais importante que a oferta, é ter-se a noção do valor real do bem em questão nos dias de hoje (coisa que os proprietários-vendedores normalmente não têm).
    Podem estar a pedir 50 e o bem não valer sequer 20.
    No caso em apreço, repito, é um tipo de imóvel/localização com muito pouca procura.

    PS: Tive um negócio há relativamente pouco tempo, em que fiz uma proposta 40% abaixo do valor pedido. O proprietário aproximou-se com uma contra-proposta de 35% abaixo e eu não aceitei porque entendi que a minha proposta estava nos limites do valor real. O negócio não se concretizou e hoje estou muito satisfeito de não ter comprado.
  14.  # 19

    Colocado por: Margarida.Machado Mas tenho mais uma em vista que não precisa de obras, pelo menos não deste tipo de obras.
    Esta casa tem uma coisa muito boa, tem 1000 m2 de terreno e custa 50000 euros.

    Esclareça-me:
    - a casa que não precisa de obras tem que área e pedem quanto?
    - e ESTA CASA da fotografia PEDEM QUANTO?!?
  15.  # 20

    A outra é na Carvoeira (Torres Vedras) e custa 60.000. Tem um terreno de 600 m2 com um muro à volta.
    Por esta pedem 50.000.
 
0.0223 seg. NEW