Iniciar sessão ou registar-se
    • p.g
    • 20 maio 2010

     # 1

    Bom dia, de momento sou um jovem de 27 anos que moro em Lisboa, onde nasci e fui criado, mas ao contrário da minha mãe e irmã odeio viver na cidade e não aguento o barulho, caos do trânsito, poluição, etc.
    Por isso tenho todas as intenções de no futuro próximo sair da cidade e construir a minha própria casa numa zona de campo, calma e sossegada e com umas boas vistas :) daí vir a este fórum pedir-vos ajuda para poder iniciar no futuro próximo a minha procura pelo terreno ideal, pois a nível de casa já tenho uma ideia definida, que passo a explicar:
    Moradia térrea, sem cave, basicamente porque não vamos para novos e isto é uma casa para uma vida, e por isso tenho de pensar no futuro e no estado das minhas pernas lol
    A nível de divisões e áreas:
    - cozinha 18-20 m2
    - sala 35 m2
    - 2 quartos 20 m2
    - 1 suite 20 m2
    - 1 escritório 10 m2

    Sim, eu sei que me estou a esquecer de WCs e de mais outros pormenores, mas isso será um pormenor para depois falar com um arquitecto e na altura voltarei a este fórum e apresentarei uma planta mais detalhada, para saber as vossas opiniões e conselhos.
    Mas, a principal razão para este tópico é para vos pedir ajuda a nível de escolha de terreno, já li o tópico aqui sobre o assunto, mas houve umas coisas que não foram mencionadas e como novato nestas coisas tenho muitas dúvidas, a minha ideia era comprar um terreno bastante grande, pois tenho interesse de no futuro ter uns cavalos, animais, plantações, etc. Tendo isso como objectivo tenho estado a olhar nas páginas de agências a Quintas com áreas sempre a partir dos 10.000m2, mas aqui entram as minhas dúvidas, a nível de electricidade como é que as coisas funcionam? presumo que tenha de procurar uma que tenha as linhas perto de modo a se poder depois fazer a ligação, mas essa ligação é feita pela EDP a meu pedido ou sou eu que a tenho de fazer? se for eu, quais serão os custos para trazer electricidade até ao local da casa?
    Outra dúvida é a nível de água e saneamento, não tendo acesso à água da companhia, devido a se tratarem de zonas rurais, preciso de um poço para água mas e a nível de saneamento e esgotos?
    Para muitos de vocês devem-se tratar de dúvidas básicas, mas para alguém que viveu na cidade a vida inteira e está a entrar pela primeira vez nestes mundos, são coisas de me pôr a "coçar" a cabeça :) e agradeço toda a ajuda e conselhos que me possam dar.

    Obrigado e cumprimentos
  1.  # 2

    Caro p.g.
    As questões de abastecimento de electricidade, são sempre de sua conta e o custo depende da distância que se encontra da rede.
    Quanto à água terá de ser de poço... se tiver sorte. Caso contrário, há sempre os bombeiros da vila mais próxima. E os esgotos irão para uma fossa séptica que terá de ser esvaziada de tempos a tempos. Convém é não haver misturas.
    A remoção de lixo será de sua conta.

    Mas... de jovem lisboeta para jovem lisboeta. :-)

    Você TEM A CERTEZA que é isso que pretende? Já alguma vez viveu «no campo»?
    Está a esquecer a segurança (casas isoladas, em zonas «calmas e sossegadas», são excelente alvo de assaltos)?

    E a chinfrineira da bicharada (vacarias, pocilgas, capoeiras...)? E os cheiros (estrume; insectic..., digo, tratamento das culturas, etc.)?

    Já se lembrou que de cada vez que tiver de ir à farmácia, quiser tomar uma bica num café, ou comprar um jornal terá de ir de carro?

    E que tal a ideia de se ausentar de casa durante uma semanita e, ao regressar, ter bicharocos por todo o lado?

    E está a pensar trabalhar onde? Em Lisboa? E enfrentar o TRÃNSITO CAÓTICO provocado por esses sortudos que foram viver para fora de Lisboa a troco de passarem 2 ou 3 horas por dia no carro? :-)

    Não se esqueça que o problema de Lisboa não é provocado pelos que cá moram. É pelos que para cá vêm trabalhar (basta ver a calma que isto é aos fins-de-semana... Ok! excepto na proximidade da Catedral da Luz e dos Centros Comerciais). :-)
  2.  # 3

    Boas

    E a chinfrineira da bicharada (vacarias, pocilgas, capoeiras...)? E os cheiros (estrume; insectic..., digo, tratamento das culturas, etc.)?

    Já se lembrou que de cada vez que tiver de ir à farmácia, quiser tomar uma bica num café, ou comprar um jornal terá de ir de carro?

    E que tal a ideia de se ausentar de casa durante uma semanita e, ao regressar, ter bicharocos por todo o lado?


    LOL

    Ó Luís, já parece o Jacinto de "A cidade e as serras"


    cumps
    José Cardoso
  3.  # 4

    Carp p.g

    Como eu me revejo em si!!!

    Lisboa=poluição, transito, barulho etc, ouve uma altura que disse chega, e NUNCA me arrependi. Hoje acordo c\ os pássaros tenho espaço, no total tenho 3 vizinhos...nada de condomínios para aturar nem as quecas do vizinho de cima...

    Em primeireo lugar, onde pretende comprar o seu terreno? É que há campo, e há campo. Tem que ser muito cauteloso!!

    E Portugal não é um país homogéneo em termos territoriais, clima etç. São vários países! Viver no Alentejo, não é o mesmo que viver no Minho. Há pessoas que vivem no Alentejo e não se adaptariam a viver no Minho e vice-versa, tudo depende dos gostos pessoais.

    Um amigo meu comprou terreno no campo, e quando deu por ela instalou-se um matadouro perto que lixou a área toda, por isso faça o seu trabalho de casa, veja os PDM´s, estude a envolvência etc etc

    Já soube o custo de ligãção da EDP, depende da distãncia ao posto mais próximo. Quanto à água pode fazer poço
    •  
      bcool
    • 20 maio 2010 editado

     # 5

    Eu já dei esse passo. Moro a 100 Km de Lisboa, e todos os dias chego à mesma hora ao trabalho. Sim, tenho a sorte de poder utilizar o comboio, sendo que por vezes demoro menos que os colegas que moram perto de Lisboa. As vantagens são muitas mas depende muito do estilo de vida e personalidade de cada um...

    Ó Luís, já parece o Jacinto de "A cidade e as serras"

    Grande Livro ;)
    bc
  4.  # 6

    Não é preciso o fim-de-semana para ver a calmaria em Lisboa. Bastam as férias da Escola e tudo muda. Para sair de Lisboa, preferia ir para a Lagoa de Albufeira, onde tenho casa, a 40 minutos da cidade e com campo, calmaria, praias e agitação, tudo quando queremos. Mas para ir ao supermercado, tenho de ir de carro, mas aproveito e passo pela padaria onde eles tiram o pão do forno para eu levar, até queima.
  5.  # 7

    Colocado por: AlexMontenegro...aproveito e passo pela padaria onde eles tiram o pão do forno para eu levar, até queima.

    Em Lisboa tenho, todas as manhãs, um «saco do pão» com pãozinho quente pendurado no puxador da porta.
  6.  # 8

    Viver na província pode ser muito sedutor, mas há que ponderar algumas questões, nomeadamente no que diz respeito à educação e saúde (menos escolha). O resto consegue-se quase tudo via net (tirando a Telepizza, por exemplo).
    De qualquer forma, não confio em respirar um ar que não possa ver.
    •  
      FD
    • 21 maio 2010

     # 9

    Colocado por: p.ga nível de electricidade como é que as coisas funcionam?

    Leia: Contrato EDP.
    Se quiser alternativas, pesquise por microgeração.

    Colocado por: p.gmas e a nível de saneamento e esgotos?

    Leia: fossa.

    Além do que já referi, esta discussão é capaz de ser interessante: Casa isolada da civilização. :)
  7.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.

    Colocado por: AlexMontenegro...aproveito e passo pela padaria onde eles tiram o pão do forno para eu levar, até queima.
    Em Lisboa tenho, todas as manhãs, um «saco do pão» com pãozinho quente pendurado no puxador da porta.

    Luís,nem só em Lisboa!

    Exacto. Eu tenho isso na aldeia onde moro!
  8.  # 11

    P.g

    Não ligue a comentários mais depreciativos sobre a sua escolha pelo sossego do campo. Só quem não vive cá é que não sabe o que isto é... " o cheiro do estrume...!?!?!? os insecticidas...?!??!?! os animais!?!??!" ...enfim! É sempre melhor o cheiro a "cano de escape"... o Barulho do trânsito, as obras quase constantes no Marquês e na "Baixa"....
    ...Ah, e quando se ausentar de casa vai ter a casa cheia de bicharada... Na cidade não, pode é tê-la vazia...e sem bicharada sequer! ou até cheia de água do WC do vizinho de cima que foi de férias e só volta lá para o fim do mês!!! :)
  9.  # 12

    Paramonte


    nada de condomínios para aturar nem as quecas do vizinho de cima...


    Bem, as quecas do vizinho de cima até que eram bem vindas... sempre serviam de "motor de arranque"!!!!
  10.  # 13

    Colocado por: nelito-gandamaluco
    Paramonte




    Bem, as quecas do vizinho de cima até que eram bem vindas... sempre serviam de "motor de arranque"!!!!


    Não sou muito de "motores de arranque", mas acho que há outros bem melhores....
    • p.g
    • 21 maio 2010

     # 14

    Boas, muito obrigado a todos pelas respostas e comentários, eu tenho um tio em Coimbra que tem uma quintinha com cerca de 10.000m2 de terreno e adorei o que ele fez na quinta, só não concordo com a casa que ele construiu lol, mas cada um tem os seus gostos.
    Por isso tenho alguma experiência (pouca, mas alguma lol) em nível de viver no campo, pois já passei lá alguns dias e adorei a experiência.
    Já pensei em falar com ele para esclarecer todas as minhas dúvidas, o problema é que ele depois conta à minha tia que por sua vez conta à minha mãe e depois tenho de ouvir sermões, pois a minha mãe não compreende que possam haver pessoas com gostos diferentes dos dela.
    A nível de local é que é mais complicado, tenho preferência pelo norte do país porque tenho quase toda a minha família no norte, mais propriamente em Coimbra e Vila Nova de Gaia. O problema é que ando há alguns anos a tentar convencer a minha mãe para nos mudarmos para o norte, só que ela é muito agarrada à minha irmã e não a quer deixar em Lisboa, não interessa que a minha irmã está-se borrifando para nós e é capaz de estar semanas e meses sem dizer nada.
    Por isso se conseguir convencer a minha mãe a nos mudarmos para o norte, irei procurar terrenos/quintas na zona do distrito do Porto, caso contrário terá de ser na proximidade de Lisboa, tudo isto porque não quero deixar a minha mãe sozinha e se não for eu a olhar por ela, a minha irmã não quer saber e o resto da família está muito longe.
    Muito obrigado pelos links sobre a EDP e sobre as fossas, já andei a ver e já aprendi algumas coisas :)
    A nível de vizinhos e condomínios, essas são também duas das razões para eu querer construir uma moradia, pois já estou farto tanto de uma coisa como da outra.
    Já estou a ver que vou ter muito trabalho de casa antes de me decidir pela compra de um terreno, mas não é algo que me assuste, só de pensar em ter depois a minha casinha e o sossego e a calma, de poder abrir uma janela e não ser "inundado" pelo barulho dos carros e autocarros :)


    Obrigado e cumprimentos
  11.  # 15

    No meio dessa história, parabéns pela preocupação com a sua mãe. O que não faltam agora são jovens armados em modernos, mal agradecidos e extremamente egoístas...
    Boa sorte.
 
0.0214 seg. NEW