Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: j cardosoDuvido muito dos 15 cm para paredes da cave sujeitas a impulsos do terreno.

Mas as de 15cm eram para substituir as alvenarias os pisos
  2.  # 2

Mais logo penso já ter mais dados sobre o que está previsto.
    Sei que a cave terá paredes de betão já que está parcialmente enterrada mas não sei a sua espessura.
    A minha dúvida é nas restantes paredes em alvenaria ou betão, e penso que estava previsto de 15cm nas paredes exteriores, mas sujeitas a confirmação.
    • eu
    • 26 maio 2010 editado

# 3

Colocado por: LuisPereiraQuais?

-Muito mais caro; (este é o principal inconveniente)
    -Pior isolamento térmico (e de que maneira!);
    -Maior dificuldade na abertura de roços para canalizações;
    -Mais difícil e mais demorado de fazer;
  3.  # 4

Peço desculpa desde já se escrever alguma "asneira" :-)
    -Pior isolamento térmico (e de que maneira!);

Sendo a parede exterior de betão com isolamento pelo interior com parede de alvenaria, não se ganha até em termos térmicos derivada à maior inércia da parede de betão exterior?
    -Maior dificuldade na abertura de roços para canalizações;

Sendo betão na parede exterior este problema práticamente não se coloca.
    -Mais difícil e mais demorado de fazer;

É mesmo assim? Tinha a ideia que até seria mais rápido :-(

Será que não há nenhuma vantagem?
  4.  # 5

Caro Luis Pereira

Se você vai colocar isolameto pelo interior as paredes não contam para o calculo da inércia térmica, logo a parede de betão não conta.
    Na verdade a resistência térmica da parede de betão é menor do que de alvenaria, o que quer dizer que o coeficiente de transmissão térmica da parede total com betão vai ser maior do que o coeficiente de transmissão térmica da parede com alvenaria, isto é:
    Betão = mais perdas enérgéticas por m2 ( a diferença pode ser pouca mas existe diferença)

Na imagem retirada de -"COEFICIENTES DE TRANSMISSÃO TÉRMICA DE ELEMENTOS DA ENVOLVENTE DOS EDIFICIOS "do LNEC, pode ver o que lhe indico, quanto maior o valor pior a situação.
    Cumprimentos
      coeficiente.gif
  5.  # 6

A ideia seria ter betão aparente pelo exterior?
  6.  # 7

...
  7.  # 8

Então, por quê é que optou?

Betão ou alvenaria?
  8.  # 9

Este Tópico está interessante, especialmente porque gostaria de optar pelo betão por questões estéticas e de robustez. Considero um material nobre.

Os Valores €m2 em si já são desanimadores, mas o que me preocupa mesmo é o coeficiente térmico que a médio/longo prazo pode tornar uma habitação mais dispendiosa!

Como não desisti já da opção estética delineada inicialmente, estou a equacionar o uso de betão GRC pelas qualidades térmicas.

Alguém já tenha utilizado este sistema em moradias??
  9.  # 10

Com o isolamento por dentro (parede dupla) a parede em betão não será problemático.
    Estou a aguardar orçamentos para as duas opções, assim que tiver coloco cá.
  10.  # 11

Eu pretendo acabamento em betão por dentro e por fora. Parede dupla em betão seria incomportavel.

Se depois poder colocar os valores, agradeço.

Obrigado
  11.  # 12

Eu pretendo acabamento em betão por dentro e por fora. Parede dupla em betão seria incomportavel.

Acho que o LuísPereira se referia a parede de betão pelo exterior e alvenaria (tijolo) pelo interior.

Cumps
  12.  # 13

Colocado por: electrao

Acho que o LuísPereira se referia a parede de betão pelo exterior e alvenaria (tijolo) pelo interior.

Cumps

Exactamente, parede exterior em betão e interior em tijolo.

0.0130 seg. NEW