Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Na minha casa actual fiz a experiência de quantos litros de água se perdiam antes da água quente chegar ao chuveiro: cerca de 5 litros
    Comecei a pensar se valia a pena aproveitar esta água para a minha nova moradia, dado que noutros threads do fórum se chegou à conclusão que os sistemas de reaproveitamento de águas pluviais são ineficientes, nomeadamente da perspectiva económica.

    Acho que cheguei a uma solução, mas não sei se será implementável: a ideia é ter uma torneira perto do duche/lavatório que se possa abrir antes de utilizar água quente, e que a deixe passar para um reservatório, provavelmente no sótão. Quando a água estiver quente, fecha-se a torneira e utiliza-se de seguida a água quente.

    Vantagens:
    -Ao contrário do aproveitamento de chuvas, que é sazonal, este não é. Há água disponível quase todos os dias...
    -Pode-se utilizar um reservatório bastante menor, que enche todos os dias, e que se gasta na rega ou noutras utilizações, também quase todos os dias...
    -Como o depósito pode ficar no sótão, a saida de água pode-se fazer por gravidade
    -Em princípio, não há grande necessidade de tratamento de águas

    Desvantagens:
    -É preciso um pouco mais de canalização, para ligar as casas de banho/cozinha ao depósito
    -É preciso um depósito
    -Seria útil ter um termómetro integrado para saber quando a água está quente

    Será esta ideia exequível e economicamente razoável? Pode ser melhorada?

    Joaquim
  2.  # 2

    Boas

    Melhorar, pode reutilizar todas as águas dos lavatorios e duches, em sanitas, regas e outros.
    Economia depende do ponto de vista.
    Sezinando
  3.  # 3

    ora aqui está uma bela ideia!

    vou deixar outra que já se faz por outros países: o ralo do lavatório das mãos está ligado ao autoclismo, por gravidade. Quando uma pessoa utiliza o autoclismo, deverá... utilizar o lavatório das mãos de seguida. Esta água que só tem sabão fica no autoclismo para futuras utilizações.
    quando o autoclismo está cheio, a água do ralo vai directamente para o esgoto, desta forma evita-se que água com barba, por exemplo, vá para a sanita.
    o autoclismo tem também entrada de água "normal".

    outra ideia, é a água do duche de cima encher o autoclismo do piso de baixo...

    coitado do autoclismo leva sempre com os desperdícios...

    se alguém se lembrar de outras ideias para estarmos preparados para um futuro com menos água participe!
  4.  # 4

    Eu neste momento uso a técnica do balde na banheira, que capta as àguas frias do "ante-banho" e servem para despejar no autocolismo sempre que me lembro.

    Na minha moradia também queria utilizar àgua de uma forma consciente e racional. O grande problema é que a àgua é um bem "barato": eu gasto cerca de 12€/mês no meu apartamento minusculo. Para a minha moradia fiz uma estimativa de 25€/mes de consumo dentro de casa (para fora de casa vou usar um poço). Isto ao ano fica cerca de 300€. Usando um sistema eficiente de poupança de àgua não me parece que poderia gastar menos dos tais 12€/mes que gasto agora, por isso a factura que poderia poupar seria (25€-12€)*12 = 156€ / ano

    Ora um investimento de 1500€ num sistema destes ficaria amortizado em... 10 anos!!!

    Na realidade, no meu entender, não existe muita margem para poder fazer "melhor" pelo ambiente. Acho que se comprar o minimo de tubos e acessórios para a minha canalização já estou a ajudar planeta ( e a minha carteira).

    Esta é só a minha opinião, as ideias que já foram dadas são muito boas e vou certamente acompanhar este tópico e fazer as minhas contas....


    Abraço
  5.  # 5

    Não existe um sistema em que nós carregamos num interruptor que faz circular a água que está no cilindro para as canalizações, fazendo com que no momento em que abrimos a torneira a água vem logo quente?

    Sem qualqer desperdicio de água nem baldes.
    •  
      FD
    • 31 maio 2010 editado

     # 6

    Colocado por: yuriNão existe um sistema em que nós carregamos num interruptor que faz circular a água que está no cilindro para as canalizações, fazendo com que no momento em que abrimos a torneira a água vem logo quente?

    Acho que se chama sistema de retorno de águas quentes.
 
0.0120 seg. NEW