Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Dynamic444
    Colocado por: Dynamic444
    Colocado por: MDAmas se fosse agora punha PPR sem duvida, pois aguenta bem acima de 100ºC,


    aguenta??...durante quanto tempo??..que marca??


    Não respondeu ao que perguntei.. ..



    Patrícia Silva


    Boa noite.
    Agradeço me informe qual o melhor tubo para aguas sanitárias e qual o melhor para aquecimento central e preços m.
    Como estou numa região muito ferrosa...
    Obg.
    CC
  2.  # 22

    Bom dia,

    Estou a retirar todo o pavimento da minha sala, incluindo o massame. A esponja que isola os tubos de cobre do aquecimento, está obviamente a ficar toda danificada, pelo que quero colocar nova. Sabem onde se vende esta espuma para instalações já feitas? Qual a espuma que aconselham? Uma das coisas que verifiquei, é que os tubos têm alguma humidade e transmitem humidade ao pavimento.

    Obrigado,

    Miguel
    • lbvp
    • 26 setembro 2010

     # 23

    no aki, mestre maco, maxmart, bricomarche etc...
  3.  # 24

    Boas,

    De facto já encontrei varas de 2 metros no Leroy. Tem uma em esponja normal, e outra coberta com uma pelicula plástica. Qual será a aconselhada?

    Cumprimentos,

    Miguel
    • lbvp
    • 28 setembro 2010

     # 25

    com pelicoula, é melhor.
  4.  # 26

    Para não estar a abrir novo tópico vou reutilizar este.

    Tendo em conta que o tubo multicamada aguenta picos de 95 ºC (teoricamente e apenas por períodos limitados de tempo de curta duração), para uma instalação de aquecimento central com a temperatura da água limitada a 75ºC (com sistema de segurança em que dispara um alarme assim que atingir 80ºC e com o sistema a desligar-se automaticamente na eventualidade de atingir 85ºC) - ou seja, a temperatura máxima da água raramente irá passar dos 75 ºC, e quando passar caso atinja 85ºC, por segurança o sistema desliga-se automaticamente. Nestas circunstâncias, o tubo multicamada irá "durar uma vida inteira sem dar problemas?"

    A pré-instalação do sistema já foi feita com multicamada, pelo que colocar cobre neste momento não é possivel (teria de abrir os roços todos, remover o multicamada e colocar cobre, o que não é possiv€l).
    Depois de ler algumas coisas neste forum, assusta-me a ideia de o multicamada não aguentar a temperatura.

    Há motivo para estar preocupado?
  5.  # 27

    Bem, estive a fazer uma pesquisa e segundo a norma ISO 10508, um tubo multicamada classe 5 (os utilizados para aquecimento central) duram, antes de dar o estoiro:

    87600 horas a funcionar sempre a 80 ºC
    8760 horas a funcionar sempre a 90 ºC
    100 horas a funcionar sempre a 100 ºC

    Portanto nas condições acima descritas, dá um total de 80 anos de vida útil expectável se ligarmos o aquecimento 10 horas por dia durante 4 meses ao ano (Novembro a Fevereiro).
  6.  # 28

    use cobre!
    Concordam com este comentário: electrao, SS1128
    • xanaT
    • 4 março 2015 editado

     # 29

    Inox!! muito melhor que o cobre em todos sentidos.
  7.  # 30

    Colocado por: LuisPereirause cobre!
    Concordam com este comentário:electrao


    Se o tubo multicamada tiver efectivamente um tempo útil de vida de 80 anos a alta temperatura (como diz a ISO), "uso cobre" para quê? Qual a lógica de gastar uns 3 ou 4 mil euros só na abertura de roços, desmontagem de tubagem existente em multicamada e colocação de tubagem nova em cobre?

    Diz "use cobre" só porque sim? Sei que o cobre é superior ao multicamada e é imprescindivel para sistemas onde a temperatura da água é de dificil controlo (por exemplo nas caldeiras a lenha), mas em situações em que facilmente se controla a temperatura da água (por exemplo em caldeiras a pellets ou em bombas de calor elétricas) qual a vantagem de usar o cobre? Pelo que eu investiguei em artigos cientificos e revistas técnicas independentes a vantagem do cobre nestas situações é zero. Se estiver numa destas situações (caldeira a pellets ou bomba elétrica) e precisar de gastar dinheiro com urgência, então encha a casa de cobre.

    Por favor, não diga "use cobre" só porque lhe apetece. Argumente, de preferência com factos numéricos.
  8.  # 31

    Colocado por: xanaTInox!! muito melhor que o cobre em todos sentidos.


    Argumente! Mania que há neste forum de dizer as coisas e nunca as justificar!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: c_mon
  9.  # 32

    Colocado por: marcoaraujo

    Se o tubo multicamada tiver efectivamente um tempo útil de vida de 80 anos a alta temperatura (como diz a ISO), "uso cobre" para quê? Qual a lógica de gastar uns 3 ou 4 mil euros só na abertura de roços, desmontagem de tubagem existente em multicamada e colocação de tubagem nova em cobre?

    Diz "use cobre" só porque sim? Sei que o cobre é superior ao multicamada e é imprescindivel para sistemas onde a temperatura da água é de dificil controlo (por exemplo nas caldeiras a lenha), mas em situações em que facilmente se controla a temperatura da água (por exemplo em caldeiras a pellets ou em bombas de calor elétricas) qual a vantagem de usar o cobre? Pelo que eu investiguei em artigos cientificos e revistas técnicas independentes a vantagem do cobre nestas situações é zero. Se estiver numa destas situações (caldeira a pellets ou bomba elétrica) e precisar de gastar dinheiro com urgência, então encha a casa de cobre.

    Por favor, não diga "use cobre" só porque lhe apetece. Argumente, de preferência com factos numéricos.


    Se já sabe o que deve usar porque questiona?

    Eu disse cobre porque gosto da cor!
  10.  # 33

    Colocado por: LuisPereira

    Se já sabe o que deve usar porque questiona?

    Eu disse cobre porque gosto da cor!


    Não sei o que devo usar, sei o que diz a ISO, mas gostaria de saber se o pessoal do forum concorda.
    Agora argumentos como o seu são perfeitamente dispensáveis e só servem para confundir mais quem precisa de ajuda. Se não vai argumentar aquilo que defende, mais vale estar calado.
  11.  # 34

    Colocado por: marcoaraujo

    Argumente! Mania que há neste forum de dizer as coisas e nunca as justificar!

    Inox 316L num sistema tipo Mapress ou equivalente,está mais que argumentado!!
  12.  # 35

    Colocado por: marcoaraujo

    Não sei o que devo usar, sei o que diz a ISO, mas gostaria de saber se o pessoal do forum concorda.
    Agora argumentos como o seu são perfeitamente dispensáveis e só servem para confundir mais quem precisa de ajuda. Se não vai argumentar aquilo que defende, mais vale estar calado.


    Reconhecido pelos profissionais por sua alta resistência ao tempo e sua confiabilidade, comprovadas ao longo de décadas por milhões de lares em todo o mundo.
  13.  # 36

    Mas pode sempre consultar o catálogo técnico,por exemplo da Geberit ou da Viega...e tirar as dúvidas.
  14.  # 37

    Colocado por: LuisPereira

    Reconhecido pelos profissionais por sua alta resistência ao tempo e sua confiabilidade, comprovadas ao longo de décadas por milhões de lares em todo o mundo.


    Ainda não demonstrou empiricamente e quantitativamente que uma tubagem de cobre compensa o investimento extra em relação ao multicamada em sistemas com controlo de temperatura da água.
  15.  # 38

    Colocado por: xanaTMas pode sempre consultar o catálogo técnico,por exemplo da Geberit ou da Viega...e tirar as dúvidas.


    Consultar um catálogo de uma marca é tudo menos imparcial.
  16.  # 39

    Colocado por: marcoaraujo

    Ainda não demonstrou empiricamente e quantitativamente que uma tubagem de cobre compensa o investimento extra em relação ao multicamada em sistemas com controlo de temperatura da água.


    É pá... agora é que me lixou!
  17.  # 40

    nao seria muito mais simples e eficiente energeticamente ter um elemento misturador que garantisse a agua a uma temperatura proximo do ideal e fazer os calculos de todo o sistema para trabalhar a 65?
 
0.0243 seg. NEW