Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sr. Rui isso com o Empreiteiro é coisa simples, pode esquecer.O que o Luis K.W disse é que é complicado. A "ripáda" é de dezenas de milhares de euros e vem daqui a alguns anos.
    Para resolver isso vá á Câmara e eles informam-no e de seguida entre em contacto com a empresa que levantou o alvará.
  2.  # 2

    Eu pergunto: Porque é que as pessoa antes de comprar uma camisola, umas calças ou qualquer objecto de 50€ entram em 10 lojas de centro comercial, e procuram as marcas? Porque é que antes de comprar carro trocam de ideias com quem tem um e compram revistas e as marcas com mais reputação?
    Porque que é que quando se trata de investir dezenas de milhares de euros em obras ninguem procura as empresas ou empresários, com obra feita? Porque é que não vão falar com os antigos clientes dos empreteiros?, saber se estam satisfeitos, olhar a qualidade da construção? Não consigo ter pena de quem se queixas dos empreiteiros. Não foi o empreiteiro que foi ter com eles. São os ditos "enganados" que procuram o empreiteiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AugstHill, salapismo
  3.  # 3

    Colocado por: BuscapéSão os ditos "enganados" que procuram o empreiteiro.


    É díficil responder a isto, principalmente porque lojas de roupa há muitas e camisolas muitas mais, fazer casa... isso é outra história... E no campo da construção... as coisas ficam muito a desejar. O que garante que o empreiteiro com referência dadas com alvará seja cumpridor??? E se está a passar uma fase economicamente má (como todos nós) e o dinheiro da sua obra é para pagar outras obras??? E o que garante que o trabalho que faz, seja bem feito???

    No meu caso escolhi um empreiteiro com alvará, tudo legal e com contrato assinado e mais que assinado e reconhecido no notário, e com boas referências (de obras do mesmo de muitos anos (nestas é que se vê a qualidade) e recentes)... E adiantou alguma coisa??? Nada, não cumpriu os prazos, não fez bem as coisas e as escadas tiveram de ir abaixo, e hoje mesmo irá um pala que não foi feita na hora certa e agora... outros irão fazê-la (sem nunca ter a certeza que agora dá para resolver de vez)...

    A solução tribunal com o "homem"??? E quê??? É que até podia acreditar na justiça, não acredito é que seja célere. E tenho um prazo para o banco para conclusão da obra... E depois nestas questões... a chatice e os gastos é sempre maior que quem escolheu o melhor advogado e se "safou" mais uma vez... Tenho um vizinho que meteu o empreiteiro em tribunal para ter falhado no projecto, ainda hoje tem a casa para, e os únicos habitantes que lá ahabitam são os passarinhos, as silvas e um ou outro coelho que ainda não levou um tiro dalgum caçador... E esta, eih!!!!? É que efectivamente quem procura os empreiteiros somos nós, mas isso não significa que o tipo venha com uma camisola de 50 euros :) rota debaixo dos braços e só vejamos quando... o buraco é já grande...
    •  
      FD
    • 31 maio 2010 editado

     # 4

    Colocado por: adanO que garante que o empreiteiro com referência dadas com alvará seja cumpridor??? E se está a passar uma fase economicamente má (como todos nós) e o dinheiro da sua obra é para pagar outras obras??? E o que garante que o trabalho que faz, seja bem feito???

    Nada garante mas, gere-se o risco. As probabilidades de um empreiteiro de vão de escada incumprir são muito maiores que as de um empreiteiro legal e com histórico favorável.
    Por isso, tanto pode acontecer um empreiteiro ilegal fazer tudo certo e correcto como o oposto.

    Mas, as probabilidades são maiores num caso do que no outro. E é preferível gerir probabilidades e risco a dar tiros no escuro.
    É o que os bancos fazem quando emprestam dinheiro: investigam, analisam e minimizam os riscos, por isso mesmo, não emprestam dinheiro a qualquer pessoa.
    Dispõem é de uma vantagem - escala, que lhes permite acesso a muita informação - coisa que os particulares infelizmente não têm. Mas, tem que se jogar com as cartas que nos são dadas, por isso aqui vai mais uma vez: como escolher um empreiteiro - sempre ajuda mais qualquer coisa. :)
  4.  # 5

    Colocado por: Princesa_Validade? É tão válido quanto um escrito. É uma questãp de prova e de quais as condições que ficaram estipuladas. Não sei de onde vem a ideia de que o contrato escrito é o único com "validade"... :)


    Ou você é muito crente, ou tem tido muita sorte, ou então não sei. Os escritos já é o que é! Um verbal?? eu não "uso" disso. E jamais farei contratos verbais.
  5.  # 6

    Faz contratos verbais todos os dias, mas isso é outra historia.
  6.  # 7

    Sr. Adan. A escada veio abaixo a culpa não é do empreiteiro. onde estava o eng. responsável pela obra? quem assina o livro de obra e faz cumprir o projecto?
  7.  # 8

    Sr. Adan Leia o livro de obra e veja o que o Tecnico responsavél pela obra escreveu, qualquel alteração ao projecto terá que estar lá justificada, e depois então procure o responsavel por essa situação. Os tecnicos reponsavéis pela obra deveriam ser sempre contratados pelo dono de obra, e nunca da responsabilidade do empreiteiro, embora isso nem sempre aconteça.O dono de Obra é que fiscaliza, quando não tem conhecimento para isso contracta um Eng. ou um Arq.
  8.  # 9

    Colocado por: Buscapé Os tecnicos reponsavéis pela obra deveriam ser sempre contratados pelo dono de obra, e nunca da responsabilidade do empreiteiro, embora isso nem sempre aconteça.O dono de Obra é que fiscaliza, quando não tem conhecimento para isso contracta um Eng. ou um Arq.
    Não.
    O Técnico Responsável pela obra, isto é, quem DIRIGE a obra, quem assina o livro de obra, etc., é da responsabilidade da empresa construtora (ou do empreiteiro).

    Outra coisa é quem FISCALIZA a obra. Este sim, é da responsabilidade do Dono de Obra.

    Isto é que está correcto, e está de acordo com a lei.
  9.  # 10

    Colocado por: Princesa_
    Validade? É tão válido quanto um escrito. É uma questãp de prova e de quais as condições que ficaram estipuladas. Não sei de onde vem a ideia de que o contrato escrito é o único com "validade"... :)


    Ou você é muito crente, ou tem tido muita sorte, ou então não sei. Os escritos já é o que é! Um verbal?? eu não "uso" disso. E jamais farei contratos verbais.


    Estou a falar do nosso sistema jurídico. Legalmente é assim. Não sou eu que sou crente. Agora, é necessário provar-se o contrato e os termos em que foi celebrado (prova testemunhal serve).
  10.  # 11

    Colocado por: rjmsilvaFaz contratos verbais todos os dias, mas isso é outra historia.


    Compreendo. Mas penso que percebeu ao que me referia, não?
  11.  # 12

    Colocado por: BuscapéSr. Adan Leia o livro de obra e veja o que o Tecnico responsavél pela obra escreveu, qualquel alteração ao projecto terá que estar lá justificada, e depois então procure o responsavel por essa situação. Os tecnicos reponsavéis pela obra deveriam ser sempre contratados pelo dono de obra, e nunca da responsabilidade do empreiteiro, embora isso nem sempre aconteça.O dono de Obra é que fiscaliza, quando não tem conhecimento para isso contracta um Eng. ou um Arq.


    É bonito isso... A história é a seguinte: no projecto de betão/estabilidade, as escadas estão de uma forma, no de arquitectura estão doutra forma... Resultado, não existiu cruzamento de dados e... O resultado foi o que foi... Numa reunião entre todos os envolvidos: projectista, arquitecto, empreiteiro, fiscal da obra e eu... o resultado foi... O gabinete de arquitectura e projecção declinou as responsabilidades, pois o empreiteiro tem um prazo de 15 dias depois de receber o projecto para detectar erros e comunicar por carta registada... Resultado, saltou fora, o fiscal, disse que o projecto estava conforme o projecto de estabilidade e por isso o que viu estava bem... O empreiteito ainda tentou empurrar para cima de mim, que pensou isto e aquilo, mas disse que não havia problema que assumia a sua parte e colocava tudo bem, e apesar de sinceramente eu pensar que a culpa não foi dele. A verdade é que as escadas foram a baixo... ele deu a mão de obra e aqui o "pato" pagou o material... Ahhh, é verdade: a melhor da reunião é que o arquitecto e o projectista em plena reunião ainda fecharam negócio para limpeza de um terreno. E a verdade é que só se conheceram ali, visto um ser do Porto e outro de Barcelos... Já dizia a minha mãe: a mão que lava a mão também lava a a cara...

    O que fazer... colcolar e arrastar isto pelo lamaçal do tempo em que corre a justiça... O que eu queria era a obra a avançar... mas é daquelas coisas que se voltasse atrás... nem escolhia um, nem outro, nem outro... Teriam de ser outros e assim assumir o risco (como muito bem disse o FD)...
  12.  # 13

    Não houve um coordenador do projecto?
    Mesmo que não tenha havido. O autor do projecto de estabilidade ao alterar o posicionamento da escada comunicou esse facto a alguém?
    O arquitecto tem alguma razão. O empreiteiro deveria ter detectado esse erro e comunicado á fiscalização.
    Mas a fiscalização é obrigada a consultar todos os projectos e iria certamente detectar esse erro antes de autorizar qualquer betonagem.
  13.  # 14

    Boas

    Conclusões:

    - o autor do projecto de estabilidade fez as coisas "em cima do joelho"
    - a fiscalização não fiscalizou devidamente
    - a coordenação do projecto não coordenou

    Nada de novo

    cumps
    José Cardoso
  14.  # 15

    Meu rico construtor!!! :)
  15.  # 16

    Colocado por: j cardoso- o autor do projecto de estabilidade fez as coisas "em cima do joelho"
    - a fiscalização não fiscalizou devidamente
    - a coordenação do projecto não coordenou

    E quem paga é o empreiteiro e o dono de obra.

    Nada de novo.

    (mas o empreiteiro também não está isento. Devia ter consultado o projecto de arquitectura e comparado com o de estabilidade)
  16.  # 17

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: j cardoso- o autor do projecto de estabilidade fez as coisas "em cima do joelho"
    - a fiscalização não fiscalizou devidamente
    - a coordenação do projecto não coordenou

    E quem paga é o empreiteiro e o dono de obra.

    Nada de novo.

    (mas o empreiteiro também não está isento. Devia ter consultado o projecto de arquitectura e comparado com o de estabilidade)


    Correcto. :):)
  17.  # 18

    Colocado por: Buscapé
    Eu pergunto: Porque é que as pessoa antes de comprar uma camisola, umas calças ou qualquer objecto de 50€ entram em 10 lojas de centro comercial, e procuram as marcas? Porque é que antes de comprar carro trocam de ideias com quem tem um e compram revistas e as marcas com mais reputação?
    Porque que é que quando se trata de investir dezenas de milhares de euros em obras ninguem procura as empresas ou empresários, com obra feita? Porque é que não vão falar com os antigos clientes dos empreteiros?, saber se estam satisfeitos, olhar a qualidade da construção? Não consigo ter pena de quem se queixas dos empreiteiros. Não foi o empreiteiro que foi ter com eles. São os ditos "enganados" que procuram o empreiteiro.


    Possivelmente, porq nao sao todos os dias que as pessoas fazem obras,e ecertamente nao sabem que licencas pedir ao empreiteiro ou como se formalizam estas situacoes.
 
0.0230 seg. NEW