Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Hugo Cruz

Aqui ninguém disse que é mentiroso ou que tem obrigação de gastar muito mais dinheiro e quanto ao seu projecto, a verdade é a seguinte: quem tem de gostar e ficar satisfeito é você, essa é a realidade.

Neste sentido, o que o queremos alertar é que tem de fazer uma grande ginástica orçamental e de gestão de tempo com todas essas empreitadas... (pois tem de andar muito em cima da obra para "não faltar" material e para nada se atrasar pois vai ver que as "responsabilidades" nunca são de ninguém se algo corre mal. Tenha apenas todos os alvarás em dia e PFF faça um plano se segurança e saúde - PSS).

Espero que não tenha surpresas no final. Faço votos que consiga construir por esse valor m², porem acho DIFICIL (mas visto que tem conhecimentos e contactos na área por familiares...).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugo_cruz12
  2.  # 42

Colocado por: hugo_cruz12Por outro lado DÚVIDO muito que feitas as continhas todas no final, mesmo que se trate de "construção" as pessoas declarem o verdadeiro valor, pois muita coisa "entrou" pela porta do cavalo e ainda que não fica bem contar que se gastou a mais aqui e ali desnecessáriamente e então esses valores tambem não entram pois atentam contra a imagem de pessoa esperta que gostamos de dar.

Deculpe então, não deve ter sido você a escrever isto.
  3.  # 43

Marco1..

e essa opinião? vi k já xegou a dar um parecer.

Cump.
  4.  # 44

Colocado por: bhp | arqHugo Cruz

Neste sentido, o que o queremos alertar é que tem de fazer uma grande ginástica orçamental e de gestão de tempo com todas essas empreitadas... (pois tem de andar muito em cima da obra para "não faltar" material e para nada se atrasar pois vai ver que as "responsabilidades" nunca são de ninguém se algo corre mal. Tenha apenas todos os alvarás em dia e PFF faça um plano se segurança e saúde - PSS).

Espero que não tenha surpresas no final. Faço votos que consiga construir por esse valor m², porem acho DIFICIL (mas visto que tem conhecimentos e contactos na área por familiares...).

Estas pessoas agradeceram este comentário:hugo_cruz12

O pedreiro tb é meu cunhado, ele juntamente com o meu sogro, são as pessoas que me irão ajudar a gerir bem a obra, agora dores de cabeça claro que vou ter e certamente que não vai correr tudo às mil maravilhas.
  5.  # 45

LIPE...

repare que tem já o seu projecto aprovado e o que eu quis dizer é que se ainda não o estivesse poderia dar uma ou outra susgestão, mas nesta fase essas susgestões poderiam mexer demais com o projecto e assim abstenho-me de as dar.
  6.  # 46

Estou a fazer confusão o grande parte da obra vai ser feita por familiares?
    Mesmo que lhe levem algum dinheiro é sempre um preço de amigo certo?
    Facturação desses trabalhos vai haver?
    Alvarás?
    Seguros?
  7.  # 47

Colocado por: zedasilvaEstou a fazer confusão o grande parte da obra vai ser feita por familiares?
    Alvarás?
    Seguros?

Errado, tirando o meu sogro, que claro, vai fazer preço de sogro, tudo o resto vai ser muito bem pago.
    Vai haver facturação e mesmo com o meu cunhado (porque a empresa é do pai dele), quero tudo em papel bem como tudo o que pago tem de estar fotocopiado e assinado por mim e pelo dono da empresa.

Quem quiser fazer "candonga" não entra na obra, posso pagar a mais mas trafolhices não as quero.

Acham 40000€ muito só para a obra de pedreiro?
  8.  # 48

Pelo que estou haver no norte é mais barato construir uma casa lol lol
    O empreiteiro que me deu o orçamento mais barato esta a constuir uma casa com pouco mais de 300m2 com bom material para uma pessoa conhecida, e para já esta abjudicado a parte em grosso por 100mil, aparte de grosso é 65% do custo total da obra +/-, logo vai dar um preço final de 170mil, o projecto foi pago á parte porque foi uma familiar e ja sabem o que significa lol. Sei que ouve algumas obras no terreno antes de começar a construir e isso ja tava incluido.
    é por isso que acho que o orçamento que me deu é realista.
  9.  # 49

Pessoalmente, como acho que os orçamentos sem medições e caderno de encargos saiem para o torto... nem acho mto nem pouco!
    Mas é a minha humilde opinião... esses valores "redondos" fazem-me confusão
  10.  # 50

Colocado por: marco1LIPE...

repare que tem já o seu projecto aprovado e o que eu quis dizer é que se ainda não o estivesse poderia dar uma ou outra susgestão, mas nesta fase essas susgestões poderiam mexer demais com o projecto e assim abstenho-me de as dar.

N se acanhe pro bem ou pro mal, pode ser k até valha a pena. Fico sempre curioso ;)

Cump,
  11.  # 51

Colocado por: zedasilvaEstou a fazer confusão o grande parte da obra vai ser feita por familiares?
    Alvarás?
    Seguros?

Sai sempre mais baratos, pk nao vai aver licenças, nem seguros e a mao de obra é á mais barata. os materias é que sao facturados.
    Em pequenas coisas vale a pena, fazer muros, etc...

40000mil pro pedreiro axo um pouco caro, mas depende muito do material.
  12.  # 52

Colocado por: Red_bullsaparte de grosso é 65% do custo total da obra +/-,

Na melhor das hipóteses, 40%
  13.  # 53

Colocado por: Red_bulls
    Alvarás?
    Seguros?

Sai sempre mais baratos, pk nao vai aver licenças, nem seguros e a mao de obra é á mais barata. os materias é que sao facturados.
    Em pequenas coisas vale a pena, fazer muros, etc...

40000mil pro pedreiro axo um pouco caro, mas depende muito do material.

Vai ter três placas, a primeira vai ficar um pouco acima do chão para não ter contacto com as terras.
    Eu já disse que vai haver seguros, licenças e Alvará, não sei de onde tirou essa ideia.
    Atenção, a obra não vai ser feita depois da hora de expediente nem aos sabados.

Mas se esse preço para o pedreiro é caro (137€/m2), onde pensam gastar o resto do dinheiro, tou a ficar confuso!?

Cmpts
    Hugo
  14.  # 54

Colocado por: bhp | arq

Pessoalmente, como acho que os orçamentos sem medições e caderno de encargos saiem para o torto... nem acho mto nem pouco!
    Mas é a minha humilde opinião... esses valores "redondos" fazem-me confusão

É assim, eu vou querer estes valores no papelzinho e não pago nem mais um tostão, estou à espera do caderno de encargos.
    Penso que estão a criar confusão onde ela não existe, apesar de sermos familiares, "cada um come na sua casa", quero com isto dizer que vai ser tudo por escrito e tudo devidamente documentado.

Cmpts
    Hugo
  15.  # 55

Boas

Eu já disse que vai haver seguros, licenças e Alvará, não sei de onde tirou essa ideia.

O que não basta para poder dizer que está a proceder de forma legal.

Quem quiser fazer "candonga" não entra na obra

Lamento desiludi-lo mas a candonga está a começar consigo, basta ler o comentário #37.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bhp | arq
  16.  # 56

Colocado por: Red_bulls e para já esta abjudicado a parte em grosso por 100mil, aparte de grosso é 65% do custo total da obra +/-, logo vai dar um preço final de 170mil, .
    O "grosso" da obra vale cerca de 1/3 ... Se essa parte vai custar 100mil, o total poderá ficar por 300mil.

Ou então não estamos a falar da mesma coisa...

Colocado por: hugo_cruz12Acham 40000€ muito só para a obra de pedreiro?
    Quando falamos de preços redondos como este, qualquer coisa está errado. E se é um valor dado por uma empresa de um familiar, então nem sabemos bem o que dizer.

De qualquer maneira... Vocês aí têm pedreiro, trolhas, roçadores, ladrilhadores e que mais ? :-)
    É que sem saber o que faz um «pedreiro» (para além de assentar pedras), e que materiais estão incluídos, não lhe sei dizer se é barato ou caro.
    Você diz que é a "construção da casa, etc.... mas isso inclui o quê? Escavações e terraplanagem? Abertura de sapatas? Remoção de terras sobrantes? Cofragem, Ferro, Betão e respectivas colocações em obra? Fornecimento e assentamento de tijolo, reboco de paredes e tectos? Fornecimento e assentamento de cantarias? Revestimento das paredes exteriores?
    Neste caso, 40mil euros (33,3mil+IVA) é de borla. Eu diria mesmo, é quase um "roubo". :-)

Lembre os seus familiares que o ferro aumentou mais de 30% desde o ano passado... ;-)

Ainda não nos disse que valores tinha para as carpintarias (incluindo ferragens), serralharias (desde as caixas dos contadores e do correio, às janelonas), água-esgotos-gás-..., estuque, pinturas interiores e exteriores, azulejos, mosaicos, pavimentos em madeira, cantarias, louças, torneiras, paineis solares, cozinha, etc.

Electricista por 5.000euros, se incluir ITED, as respectivas vistorias de certificação, etc., parece-me bem.
    Quem abre e fecha os roços, e assenta as caixas do electricista? (e já tem este valor?)

O Assentamento de cerâmicas por 2.500€, depende. Se forem 20m2 é um bocado caro. Se forem 250m2 é barato. E suponho que inclui a cola adequada (para interiores e exteriores), o betume, etc. E os mosaicos?

Outra pergunta: A obra vai ser construída utilizando o Alvará de que empresa?
  17.  # 57

Colocado por: j cardosoBoas

O que não basta para poder dizer que está a proceder de forma legal.

Desde já informo que fiquei intrigado acerca do que está a faltar para que esta obra tenha um procedimento legal...pelo que me parece que também lhe custa dizer o que está em falta.
    Proponho-lhe esse desafio.

Quem quiser fazer "candonga" não entra na obra

Lamento desiludi-lo mas a candonga está a começar consigo, basta ler o comentário #37.

A não ser que se tenha enganado no comentário, é pelo facto de eu ter dito que será o meu sogro a fazer a obra de pedreiro?
    Existe alguma regra deontológica, tal como os médicos, em que a familia não pode recorrer a membros desta, neste ramo de trabalho, sem que se esteja a proceder legalmente?
    Pois é, o meu sogro tem uma empresa à qual eu entregarei a especialidade de trolha, com todos os trâmites legais necessários.

cumps
    José Cardoso

Cmpts
    Hugo
  18.  # 58

Boas

Não me enganei no comentário e não há nenhuma regra deontológica que impeça um familiar de construir a sua casa. Pesquise um pouco aqui no fórum e vai perceber porque está a alinhar na "candonga" - se tomarmos como significado de candonga trabalhos feitos em desacordo com a lei.

Deixo-lhe uma "dica"

o meu sogro tem uma empresa à qual eu entregarei a especialidade de trolha, com todos os trâmites legais necessários

Não está a cumprir os preceitos legais!

cumps
    José Cardoso
  19.  # 59

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Red_bullse para já esta abjudicado a parte em grosso por 100mil, aparte de grosso é 65% do custo total da obra +/-, logo vai dar um preço final de 170mil, .
    O "grosso" da obra vale cerca de 1/3 ... Se essa parte vai custar 100mil, o total poderá ficar por 300mil.

Sublinho... não é 65% mas sim 1/3, isto para 95% das obras comuns de habitação unifamiliar... não tenhamos ilusões.
    Ou você tem a casa com acabamento exterior em betão?... ai é que o orçamento disparava!
  20.  # 60

Mais que um empreiteiro me disse que 65% do valor da obra é pro grosso, essa pessoa dos 100mil ja tava incuido o capoto, telha, etc.. a parte exterior da casa praticamente pronta.
    Nao acredito que seja 1/3.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.

0.0288 seg. NEW