Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pedi um orçamento para remodelação simples da minha casa de banho. Não tinha muitos problemas com ela, mas a torneira da banheira esguicha água e a do lavatório não abre a água fria, e a banheira tem o revestimento a saltar. Sendo assim, e porque não gosto do chão nem do armário do lavatório, que está a abrir junto ao chão (Aglomerados dá nisto), decidi retirar o pavimento, todas as loiças, o armário do lavatório e as torneiras, claro. Pedi que o chão fosse lioz, e que na banheira fosse colocada uma antepara em vidro. pedi também um aquecedor de parede e que fizessem um suporte em alvenaria para o lavatório. A casa de banho mede uns 7 m2, mais ou menos, porque se trata de uma casa recuperada, e as dimensões são irregulares.

Apareceu-me este primeiro orçamento, de 4 500 euros, e um segundo, da mesma firma, de 3.500, residindo a diferença neste último no emprego para o pavimento de mosaico de 15 euros o m2. Nunca pensei que a colocação de lioz em 6 m2 fosse tão cara. O desenho a 3D que enviaram nada tem a ver com a minha casa de banho, e não apresentam valores que eu entenda, nem marcas nem nada. Achei os orçamentos, ou estimativas orçamentais, muito disparatados, e o pior é que são assinados por uma engenheira, com obrigação de apresentar trabalho sério, acho eu. Sendo completamente ignorante sobre estes assuntos, embora sabendo fazer contas simples e ler o que está escrito, gostaria de ouvir opiniões.

Obrigada

Qt Un
    1 Casa de Banho
    1.1
    1 vg 413,70
    1.2
    1 vg 256,20
    1.3
    1 vg 1.409,94
    1.4
    1 vg 744,06
    1.5
    1 vg 922,95
    1.6
    1 vg 300,30
    1.7
    1 vg 71,40
    1.8
    1 vg 78,12
    1.9
    1 vg 121,80
    2.0
    1 vg 72,09
    Fornecimento e montagem de candeeiro de tecto (valor de material
    até 25 euros).
    Fornecimento e aplicação de mosaicos 30x30, tipo pedra de Lioz
    (valor de material até 80 euros/m2) .
    Fornecimento e montagem de uma sanita, bidé e uma banheira (valor
    global de material até 250 euros), incluíndo a remoção das loiças
    existentes.
    Arranque de mosaicos existente, incluíndo a respectiva carga e
    remoção do material sobrante para vazadouro.
    Fornecimento e montagem três misturadoras (1 un no bidé, 1 un no
    lavatório e 1 un na banheira) (valor global de material até 125 euros)
    Fornecimento e montagem de uma lavatório de pousar/encastrar
    (valor do material até 150 euros), sobre base executada no local em
    betão e revestida em azulejo ( valor do material 15 euros/m2).
    Execução de betonilha para regularização do pavimento.
    Operação Totais
    4.450,00 €
    REMODELAÇÃO DE CASAS DE BANHO
    + IVA
    Fornecimento e aplicação de uma demão de primário, tipo AQUA
    PRIMER da CIN, e duas demãos de esmalte, tipo CINACRYL da
    CIN, na cor barnca em tecto.
    Fornecimento e aplicação de azulejo semelhante ao existente até 2
    m2 (valor de material até 10 euros/m2) .
    Fornecimento e montagem de uma desumificar de parede, a defenir
    pela cliente (valor de material até 50 euros), incluido ligação.
    Pág. 1 de 1
  2.  # 2

O orçamento até parece razoávelmente bem detalhado, podendo faltar definir uma ou outra coisa. Agora quanto ao preço, parece-me caro, quase 5500€ pela obra, acho muito. Aconselho a pedir vários orçamentos e comparar. Acerte tb, e uma vez que a casa é habitada, os horários de trabalho e o tempo para execução da obra.

Abraço, Pedro
  3.  # 3

Obrigada pelo seu comentário. O que eu não percebo no orçamento é que não aparecem os metros nem as marcas. 6 m2 de pavimento lioz, que é o tamanho do pavimento, com um orçamento de 1910 euros parece-me excessivo, mas tb não sei como foi feito o cálculo. Pelas minhas contas, mais de 2500 euros são para a mão de obra, considerando que isto se faz em dois dias, e deve ocupar um homem, mais de 1250 euros por dia é muito.
  4.  # 4

De facto, quase 2000€ para pavimento (6m2) é muito. Esclareça isso. Agora na mão de obra, 2500€ tb me parece muito, mas tb é pouco 1 homem fazer isso em 2 dias de trabalho.

Peça mais orçamentos, verá que no meio de 5 ou 6, aparecerá um correcto.

Abraço, Pedro
  5.  # 5

Um trabalho desses, não se faz em dois dias. Nos orçamentos gosto de mencionar as marcas, modelos e referências utilizadas para salvaguardar os interesses dos clientes e os meus, porque se existir alguma alteração, está definido o valor incluído no orçamento e o cliente paga o excedente.

O meu site aqui
  6.  # 6

E esclareça se inclui IVA. A minha regra é pedir pelo menos 5 orçamentos. O 5 mágico.
  7.  # 7

Claro que vou pedir mais orçamentos. Vou então seguir a sua regra do 5 mágico :).
    Alex, acabei de olhar para a minha casa de banho e não percebo como pode demorar mais de 2 dias...è tudo mto simples, nem canalizações precisam de ser mexidas. E não me diga que de mão de obra devo pagar mais de 2500 euros que eu não acredito. Assim como acho demasiado elevado o preço dado pelo m2 de lioz. Só se tiver 4 cm de espessura, o que não é de todo necessário :).
  8.  # 8

Colocado por: LeitoraAssim como acho demasiado elevado o preço dado pelo m2 de lioz.

primeira dúvida: "Tipo pedra de lioz" é o quê? lioz ou tipo?
    Segunda: que espessura têm o lioz? E não está caro, o lioz é muito caro e por esse preço deve ser do Abancado (muito raiado), senão ia para os 100/125€/m2

Colocado por: LeitoraFornecimento e montagem de uma sanita, bidé e uma banheira (valor
    global de material até 250 euros), incluíndo a remoção das loiças
    existentes.

Por peça ou tudo junto? Se tudo junto, não vai longe nas escolhas

Colocado por: LeitoraFornecimento e montagem três misturadoras (1 un no bidé, 1 un no
    lavatório e 1 un na banheira) (valor global de material até 125 euros)

Idem

Colocado por: Leitoraconsiderando que isto se faz em dois dias,

Nem brinque com isso,

Colocado por: Leitorae deve ocupar um homem, mais de 1250 euros por dia é muito.

Está a brincar, só pode

Considere lá 2 homens durante 5 dias e podemos discutir. Tempos de secagem, já ouvi falar?
  9.  # 9

caro paulo.

Por acaso, sei que o lioz é mais barato. Não que trabalhe no ramo, ou relacionado, mas sei os preços, e até com mais espessura...Mas não me vai dizer que é a 320 euros o m2,que é o que vem no orçamento. Quanto aos tempos de secagem, se está qualquer coisa a secar, os homens tb não estão a trabalhar, acho eu que não sou arquitecta.
    Claro que em ralação aos preços que apresentam para as loiças e torneira tb acho mto baixo, muito embora as lojas de ferragens e afins andem cheias de promoções, por isso mesmo achei que estava estranho, e não sei pq não referem as marcas dos materiais que vão utilizar.
    obrigada pelo seu comentário :).
  10.  # 10

Leitora, quando se remove azulejos e se coloca novos, tem de se rectificar as paredes com massa. Enquanto esta massa seca poderá se iniciar a betonilha e etc. Retirar a banheira e colocar nova poderá ser efectuado no entretanto. Também concordo 5 dias e 2 homens. E em relação à canalização vamos ver se estará boa depois de a retirar.
  11.  # 11

Caro Alex
    Eu não falei em paredes, só em pavimento. Não quero mexer nas paredes. Quanto à canalização, tem cerca de 10 anos, e não vem contemplada neste orçamento.
  12.  # 12

Colocado por: LeitoraQuanto aos tempos de secagem, se está qualquer coisa a secar, os homens tb não estão a trabalhar, acho eu que não sou arquitecta.

Também nã sou arquiteto, mas se tiverem de parar, vão fazer o quê'? Vão lá 2 horas e depois? mudam de obra?

Colocado por: Leitora.Mas não me vai dizer que é a 320 euros o m2,que é o que vem no orçamento.

320€/m2 é caro, mas lioz em condições é muito caro. Ainda hà pouco tempo comprá-mos e para ajudar à festa, ultimamente têm subido de preço.

Colocado por: LeitoraClaro que em ralação aos preços que apresentam para as loiças e torneira tb acho mto baixo, muito embora as lojas de ferragens e afins andem cheias de promoções, por isso mesmo achei que estava estranho, e não sei pq não referem as marcas dos materiais que vão utilizar.

Então, só têm de enviar um email pedir esclarecimentos acerca da marca, modelo e referência.

Embora ache que os 3500€, serão um preço razoável para o trabalho, parece-me claramente que o orçamento está feito para a entalar, mas não da maneira que pensa. É a fórmula clássica:
    Define-se um tecto de preços (muito baixos, mas isso você ainda não sabe) para se ter um preço baixo (o que nem sequer é o caso). Em obra, como esse tecto de preços só dá para comprar peças super económicas que você nem sequer gosta, ser-lhe-á apresentado um trabalho a mais da diferença.

Mas se quiser fazer o seu próprio orçamento: https://forumdacasa.com/discussion/6558/simulador-custos-para-remodelacao-de-wc/#Item_1
  13.  # 13

Colocado por: LeitoraPor acaso, sei que o lioz é mais barato. ...Mas não me vai dizer que é a 320 euros o m2,
    Não percebi NADA do orçamento, mas o que eu li foi:
    Fornecimento e aplicação de mosaicos 30x30, tipo pedra de Lioz (valor de material até 80 euros/m2) .
    e 6m2 x 80euros/m2 são 480euros...

Esse orçamento é um perfeito tiro no escuro.

1. Quem define as marcas e os modelos de azulejos louças e torneiras é você (a dona de obra), e isso tem de ser feito ANTES de pedir orçamentos.
    Suponha que você escolhe uma sanita baratinha, mas que vem do Brasil e só cá chega dentro de 4 meses? Continuaria interessada?

2. O facto de os valores dos materiais lhe parecer baixo (azulejos a 10euros/m2; 3-torneiras-3 por 125 euros, já agora com o IVA incluído, não?!?, mosaicos a 15eur/m2, etc. ...), não é estranho. Se forem mais caros (e vão ser!) é você quem paga a diferença!

3. O IVA não está nada claro. Até ao mês passado, o material teria uma taxa de 20% e a mão de obra teria uma taxa de 5%. Onde é que isso está escrito?

4. É impressão minha ou você quer um aquecedor, e o empreiteiro quer colocar um desumidificador? De 50euros?!? (será uma ventoinha?)

5. Não percebi porque decidiu NÃO mudar a canalização. Pode elucidar-nos?

6. Mesmo sem mudar canos, conte com alguns diazitos para fazer o trabalho. No mínimo o que o PauloCorreia sugeriu (2x5 dias-homem).
    Para os custos, considere mais 2 homens durante um par de dias a andarem para trás e para a frente para adquirir e transportar os materiais todos.
  14.  # 14

Colocado por: LeitoraCaro Alex
    Eu não falei em paredes, só em pavimento. Não quero mexer nas paredes. Quanto à canalização, tem cerca de 10 anos, e não vem contemplada neste orçamento.

Fornecimento e aplicação de azulejo semelhante ao existente até 2
    m2 (valor de material até 10 euros/m2) .

Só disse o que está no orçamento.
    E se a banheira antiga estiver devidamente montada, a fila de azulejos existente nas paredes terá de ser removida e colocada novamente devido à existente se encontrar instalada com um batente interior.
  15.  # 15

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: LeitoraQuanto aos tempos de secagem, se está qualquer coisa a secar, os homens tb não estão a trabalhar, acho eu que não sou arquitecta.

Também nã sou arquiteto, mas se tiverem de parar, vão fazer o quê'? Vão lá 2 horas e depois? mudam de obra?

Claro! Ó Paulo!!!

Agora começo a perceber porque é que uns dizem que custa A e outros 2xA (OK, quando custa A, corre-se o risco de eles levarem 2 ou 3 semanas a voltarem a aparecer...)
  16.  # 16

Uma betonilha demora 24h a secar, só se pode andar por cima dos mosaicos 24hr depois de aplicados a menos que use cimento cola rápido (que só custa 5x mais).
    Quanto tempo dura a executar a betonilha de uma casa de banho? 2/3 horas? e depois?
    Quanto tempo dura a aplicar o mosaico de uma casa de banho? 4? e depois?
    Só aqui vão os 2 dias referidos, a menos claro que se ande lá por cima e aquilo fique uma porcaria de aplicação

Quando se betuma as juntas, não se espera até que seque?
    Quando se coloca o silicone, não se espera que seque?
    Quando se assenta a banheira ou a base de duche, tomamos banho logo a seguir?
    As novas tubagens não têm de ser acompanhadas com argamassa para não sarem do sítio? e esta argamassa não demora a secar?
    As argamassas não deviam secar antes de se taparem? É que aquilo fica cheio de humidade que bem. não faz

O problema aqui, chama-se continuidade de trabalho. Não existe. E as pessoas não ganham meio dia. mesmo que exista outra obra onde possam ir fazer o resto do dia, têm de ser transportados para lá e isso custa dinheiro.
  17.  # 17

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: LeitoraPor acaso, sei que o lioz é mais barato. ...Mas não me vai dizer que é a 320 euros o m2,
    Não percebi NADA do orçamento, mas o que eu li foi:
    Fornecimento e aplicação de mosaicos 30x30, tipo pedra de Lioz (valor de material até 80 euros/m2) .
    e 6m2 x 80euros/m2 são 480euros...

Esse orçamento é um perfeito tiro no escuro.

1. Quem define as marcas e os modelos de azulejos louças e torneiras é você (a dona de obra), e isso tem de ser feito ANTES de pedir orçamentos.
    Suponha que você escolhe uma sanita baratinha, mas que vem do Brasil e só cá chega dentro de 4 meses? Continuaria interessada?

2. O facto de os valores dos materiais lhe parecer baixo (azulejos a 10euros/m2; 3-torneiras-3 por 125 euros, já agora com o IVA incluído, não?!?, mosaicos a 15eur/m2, etc. ...), não é estranho. Se forem mais caros (e vão ser!) é você quem paga a diferença!

3. O IVA não está nada claro. Até ao mês passado, o material teria uma taxa de 20% e a mão de obra teria uma taxa de 5%. Onde é que isso está escrito?

4. É impressão minha ou você quer um aquecedor, e o empreiteiro quer colocar um desumidificador? De 50euros?!? (será uma ventoinha?)

5. Não percebi porque decidiu NÃO mudar a canalização. Pode elucidar-nos?

6. Mesmo sem mudar canos, conte com alguns diazitos para fazer o trabalho. No mínimo o que o PauloCorreia sugeriu (2x5 dias-homem).
    Para os custos, considere mais 2 homens durante um par de dias a andarem para trás e para a frente para adquirir e transportar os materiais todos.

Epá, os outros pontos ainda são discutiveis, agora 2 homens, 2 dias para comprar e transportar os materiais necessários, tb parece de mais...só se for mal gerido, ou a obra for em viana do castelo e o fornecedor do Algarve...

Abraço, Pedro
  18.  # 18

Colocado por: Pedro FernandesEpá, os outros pontos ainda são discutiveis, agora 2 homens, 2 dias para comprar e transportar os materiais necessários, tb parece de mais...só se for mal gerido, ou a obra for em viana do castelo e o fornecedor do Algarve...
    LOL

Era muita sorte encontrar todos os materiais que seguem no MESMO local:

- candeeiro de tecto

- sanita, bidé e uma banheira
    - lavatório de pousar/encastrar (*)
    - três misturadoras (1 un no bidé, 1 un no lavatório e 1 un na banheira)

- mosaicos 30x30, tipo pedra de Lioz

- azulejo ( valor do material 15 euros/m2) + azulejo semelhante ao existente

- betonilha (areia e cimento), cimento-cola, betume para azulejo e mosaicos.

- primário, tipo AQUA PRIMER da CIN, e esmalte, tipo CINACRYL da CIN, na cor barnca

- antepara em vidro

- desumificar de parede (ou aquecedor?)

E ainda vai ser preciso o transporte para a "remoção das loiças existentes + Arranque de mosaicos existente, incluíndo a respectiva carga e remoção do material sobrante para vazadouro".

(*) o que mostra a indefinição do que se pretende.
  19.  # 19

Obrigada pelos comentários. Então acham normal que na remodelação da casa de banho os custos se repartam 980 euros material (incluindo pavimento em lioz a 90 m2...) e 3520 em mão de obra? Tenho que equacionar a mudança de profissão :).

Não mudo a canalização pq a cozinha e a casa de banho partilham uma parede, por onde esta corre. No próximo ano vou mudar a cozinha e é nessa altura que mexo nos canos.
  20.  # 20

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Pedro FernandesEpá, os outros pontos ainda são discutiveis, agora 2 homens, 2 dias para comprar e transportar os materiais necessários, tb parece de mais...só se for mal gerido, ou a obra for em viana do castelo e o fornecedor do Algarve...
    LOL

Era muita sorte encontrar todos os materiais que seguem no MESMO local:

- candeeiro de tecto

- sanita, bidé e uma banheira
    - lavatório de pousar/encastrar (*)
    - três misturadoras (1 un no bidé, 1 un no lavatório e 1 un na banheira)

- mosaicos 30x30, tipo pedra de Lioz

- azulejo ( valor do material 15 euros/m2) + azulejo semelhante ao existente

- betonilha (areia e cimento), cimento-cola, betume para azulejo e mosaicos.

- primário, tipo AQUA PRIMER da CIN, e esmalte, tipo CINACRYL da CIN, na cor barnca

- antepara em vidro

- desumificar de parede (ou aquecedor?)

E ainda vai ser preciso o transporte para a "remoção das loiças existentes + Arranque de mosaicos existente, incluíndo a respectiva carga e remoção do material sobrante para vazadouro".

(*) o que mostra a indefinição do que se pretende.

Qualquer loja do tipo Aki tem isso tudo, mas até concordo que seria de facto uma corrida de logistica. Ainda assim acho que dava bem talvez 1 homem dois dias. A remoção de louças ou outros materiais, o Luis não tinha incluido inicialmente no ponto 6.

Abraço, Pedro

0.0187 seg. NEW