Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Isso de haver miséria e casas degradadas tem (também) a ver com o nível económico.
    Enquanto formos mais pobres que os outros, não podemos aspirar a ser melhores em tudo.
    Colocado por: Paramonteo que queremos é o malhão-malhão das cores ...
    das cores?
    Para isso vamos para Itália (Génova, etc.). :-)

Ou... só se for porque as cores são realçadas pela LUZ. Mas, realmente, sempre é melhor que as cidades cinzentas por causa da poluição (Liège, Manchester,...) ou por causa da cor precominante das fachadas (Bruxelas,...).

( Lisboa, não era a "cidade branca"? Para mim é mais "Lisboa, cidade das telhas" )
  2.  # 102

Colocado por: ParamonteA nossa cultura e a nossa arquitetura são um pouco a do "oh malhão-malhão" . a Expo está um luxo, mas quem vai para lá passa por prédios altíssimos, degradados, com roupa a secar em todas as janelas, grafitados, mas toca a fechar os olhos, é uma mentalidade do 3º mundo, que vem dos tempos em q a burguesia que mandava em Portugal tinha ( e tem) uma visão de família (se a família estiver bem é isso que importa) ao passo que a burguesia reinante na Europa do norte tinha o sentido de comunidade (se a comunidade estiver bem isso é bom para mim).

Ou seja os burgueses em Portugal tinham um planeamento doméstico da sociedade: a família acima de tudo.

Os burgueses na europa tinham uma visão mais ampla, viviam em palácios mas preferiram não ter ao lado degradação, pois isso envergonhava-os.

No fundo a burguesia portuguesa não se importava que houvesse miséria conquanto não fosse na sua família e nas imediações mais próximas, ao passo que na europa do norte os burgueses não queriam miséria à sua volta, houve é claro, mas não era bem tolerada.

Uma cidade toda limpa como Genebra ou Bruxelas, mas que monotonia sem graça, que decadência, o que queremos é o malhão-malhão das cores ...

Exactamente. Das coisas que eu mais aprecio em Lisboa (e passa-se provavelmente o mesmo noutras cidades, como no Porto), é a mistura de classes que existia até ao século XIX (digo, eu, que sei pouco de história do urbanismo) e que está presente nos bairros tradicionais. Como não tivemos nenhum Haussmann, ou outros semelhantes que, em Estocolmo mais tarde, por exemplo, acabaram com os cancros à vista e expeliram as visões desagradáveis para as periferias, os nossos arredores tornaram-se monstruosos mais tarde pela pressão demográfica e especulativa (o livro do meu irmão tem um capítulo bastante interessante sobre o assunto) mas, pelo menos, nos bairros antigos há uma mistura de gente que eu acho infinitamente mais agradável.
    • rarl
    • 16 junho 2010

# 103

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: rarlah e outra coisa..nós nem daqui por 50 anos vamos ter as ligações de transportes publicos que a Suíça tem! ...
    Aqui há uns anos tive de ir a uma aldeiazeca no Salève, por acaso creio que em França, mas que é mais perto de Genebra (uns 15km) que de Lisboa a Sintra.
    Levei quase 2 horas e uma boa parte do percurso teve de ser feito a pé.

(foi em Janeiro) ;-)

Se foi em Janeiro suponho que demorou tanto tempo por causa da neve. Se nessa altura quizer ir a Loriga, no conselho de Seia tb não passa por causa da neve ;) Não passa porque não à transportes publicos e se quizer ir de carro só com as correntes da neve ;)

Mas aqui em Portugal demora 5 horas de Braga a Seia no Expresso..acha isso normal? É claro que as pessoas não optam pelos transportes publicos mas sim pelos carros! É que prefiro pagar combustivel e portagens do que demorar 5 horas ;) E acho ridiculo não haver estações de comboio em certas cidades! Isso sim é que é do 3º Mundo!
  3.  # 104

Boas

Era capaz de dar algum valor aos argumentos de quem defende um país - a Suíça, por exemplo - se tivessem a decência de falar também dos aspectos negativos. Saberá o rarl ou outro qualquer defensor da Suíça que esses senhores se apropriaram dos bens pertencentes a judeus que acabaram por morrer nos campos de concentração? E que dificultaram ao máximo a tarefa aos herdeiros e alguns sobreviventes que pretendiam apenas recuperar o que lhes pertencia? Saberão que a Suíça foi durante muitos anos - e tenho dúvidas que já não o seja por completo - o paraíso financeiro dos grandes traficantes de droga e / ou armas? Saberão que uma boa percentagem dos "cães de guerra" que militam em várias frentes são de origem suíça? Mas que interessa isso? Afinal, as cidades são muito bonitas e são muito organizados. Cambada de pacóvios.

cumps
    José Cardoso
  4.  # 105

Colocado por: rarlah e outra coisa..nós nem daqui por 50 anos vamos ter as ligações de transportes publicos que a Suíça tem! ...

Aqui há uns anos tive de ir a uma aldeiazeca no Salève, por acaso creio que em França, mas que é mais perto de Genebra (uns 15km) que de Lisboa a Sintra.
    Levei quase 2 horas e uma boa parte do percurso teve de ser feito a pé.

Por acaso é mesmo França... fica em Anemasse. Mas olhe que não há nada que admirar em demorar esse tempo todo... são como disse 15 km... mas de Lisboa a Sintra pelo IC19 em hora de ponta demora isso à vontadinha... bem mais curto é o tabuleiro da 25 de Abril e demora bem mais do que isso a atravessar.
    Esqueceu-se de dizer que o monte Saléve ( )aparece-nos à frente quase como uma barreira maciça de calcário com quase 1400 m de altitude e vindos do nada... não é ao calha que tem lá o telesférico, certo? Agora imagine subir isso tudo de autocarro por estradas de montanha como são aquelas onde as vaquinhas fazem parte da paisagem...
  5.  # 106

Desculpem lá...... eu alinho com a scazevedo....
    P.f. podiam abrir um tópico novo para essa conversa de sobre património edificado e traços culturais de primeira água, para assim deixar este tópico voltar ao assunto original.

É que ficámos sem saber qual era o problema afinal....LOL

Grande Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scazevedo
    • rarl
    • 16 junho 2010

# 107

Colocado por: j cardosoBoas

Era capaz de dar algum valor aos argumentos de quem defende um país - a Suíça, por exemplo - se tivessem a decência de falar também dos aspectos negativos. Saberá orarlou outro qualquer defensor da Suíça que esses senhores se apropriaram dos bens pertencentes a judeus que acabaram por morrer nos campos de concentração? E que dificultaram ao máximo a tarefa aos herdeiros e alguns sobreviventes que pretendiam apenas recuperar o que lhes pertencia? Saberão que a Suíça foi durante muitos anos - e tenho dúvidas que já não o seja por completo - o paraíso financeiro dos grandes traficantes de droga e / ou armas? Saberão que uma boa percentagem dos "cães de guerra" que militam em várias frentes são de origem suíça? Mas que interessa isso? Afinal, as cidades são muito bonitas e são muito organizados. Cambada de pacóvios.

cumps
    José Cardoso

Veja se aprende a respeitar as outras pessoas, ok?

Eu cresci e estudei lá por isso acredite que sei mais sobre a Suíça do que o senhor!
    Aqui não estava em causa a história dos países mas sim a mentalidade e o civismo dos povos, percebeu?

Mas já que quer ir por esse caminho porque é que não fala das pessoas que o povo português assassinou nas ex-colónias? E os escravos que lá trabalharam toda a vida para os portugueses?? Realmente Portugal tb tem uma grande história, não tem Sr. José Cardoso?

E aqui ninguém está a defender nenhum país! Estavamos só a comentar o que mais gostamos num ou noutro país!

Vou-me deixar destas coisas porque com pessoas mal-educadas não dá para "conversar".

Que continue a telenovela mexicana.. loooool
  6.  # 108

Boas

Vou repetir-me, arriscando o erro natural em todas as generalizações: acho a mentalidade suíça uma mentalidade pacóvia e o suíço "típico " um pacóvio. Percebeu?

cumps
    José Cardoso
  7.  # 109

Colocado por: j cardosoBoas

Era capaz de dar algum valor aos argumentos de quem defende um país - a Suíça, por exemplo - se tivessem a decência de falar também dos aspectos negativos. Saberá orarlou outro qualquer defensor da Suíça que esses senhores se apropriaram dos bens pertencentes a judeus que acabaram por morrer nos campos de concentração? E que dificultaram ao máximo a tarefa aos herdeiros e alguns sobreviventes que pretendiam apenas recuperar o que lhes pertencia? Saberão que a Suíça foi durante muitos anos - e tenho dúvidas que já não o seja por completo - o paraíso financeiro dos grandes traficantes de droga e / ou armas? Saberão que uma boa percentagem dos "cães de guerra" que militam em várias frentes são de origem suíça? Mas que interessa isso? Afinal, as cidades são muito bonitas e são muito organizados. Cambada de pacóvios.

cumps
    José Cardoso

Ui, ui, se vai por aí não há país que escape. Portugal com a inquisição a escravatura e o colonialismo, a Alemanha com o nazismo, a Inglaterra com a alteração arbitrária das fronteiras coloniais,e o "chá por droga", a França com o folcrore das experiências nucleares nas ilhotas dos outros, a Espanha com a barbaridade q deu origem à Frente Polisário em Marrocos, e a extreminação dos Incas...

Tenha dó ....quanto aos suiços serem pacóvios veja quantos prémios nobel eles têm ...27 (Entre elesEinstein)

27 Swiss Nobel Prize Winners

1901 Jean Henri Dunant: nobel prize for peace
    1902 Elie Ducommun und Charles Albert Gobat:
    nobel prize for peace
    1909 Emil Theodor Kocher: medicine
    1913 Alfred Werner (* Mülhausen; since 1894 Swiss): chemistry
    1919 Carl Friedrich Georg Spitteler: literature
    1920 Charles-Edouard Guillaume: physics
    1921 Albert Einstein (* Ulm; Swiss 1901-1955): physics
    1937 Paul Karrer: chemistry
    1939 Leopold Ruzicka (* Vukovar, Swiss since 1917): chemistry
    1946 Hermann Hesse (* Calw, Swiss since 1923): literature
    1948 Paul Hermann Müller: medicine
    1949 Walter Rudolf Hess: medicine
    1950 Tadeus Reichstein (* Wloclawek; Swiss since 1916): medicine
    1951 Max Theiler (seit 1922 in USA): medicine
    1952 Felix Bloch (seit 1934 in den USA): physics
    1957 Daniel Bovet (seit 1947 in Italien): medicine
    1975 Vladimir Prelog (* Sarajewo; Swiss since1959): chemistry
    1978 Werner Arber: medicine
    1986 Heinrich Rohrer: physics
    1987 Karl Alexander Müller: physics
    1991 Richard Robert Ernst: chemistry
    1992 Edmond Henri Fischer (* Schanghai; Swiss since1947: medicine
    1996 Rolf Zinkernagel: medicine
    2002 Kurt Wüthrich: chemistry
    •  
      MRui
    • 16 junho 2010

# 110

Acho tudo isto lamentável. Uma companheira de fórum coloca aqui os seus problemas e deposita esperanças de aqui encontrar alguma solidariedade ou ombro amigo, e a discussão resvala para os caixotes do lixo nas cidades, para os nazis, para os colonialistas, para as sardinhas assadas, etc. Francamente.
    Coloquem-se no lugar dela, imaginem-se em ruptura de casamento, imaginem-se disponíveis para amar. Eram estes post's que gostavam que fosse a retribuição à vossa sinceridade?

suiça,

Não desespere, a vida é como os interruptores (umas vezes estão para cima, outras para baixo). Vai ver que ainda há-de encontrar o verdadeiro amor. E quando esse dia chegar, o céu brilhará e as estrelas cantarão. As longas noites de Inverno darão lugar a longas noites de amor e a felicidade espalhar-se-á pelo ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021, scazevedo, LuB, salapismo, adan, maria carolina
  8.  # 111

MRui...
    Não era comigo, mas comoveu-me! :))))))))))))))))))
    Tenho uma lágrima no canto do olho!!!!

Colocado por: MRuiAcho tudo isto lamentável. Uma companheira de fórum coloca aqui os seus problemas e deposita esperanças de aqui encontrar alguma solidariedade ou ombro amigo, e a discussão resvala para os caixotes do lixo nas cidades, para os nazis, para os colonialistas, para as sardinhas assadas, etc. Francamente.
    Coloquem-se no lugar dela, imaginem-se em ruptura de casamento, imaginem-se disponíveis para amar. Eram estes post's que gostavam que fosse a retribuição à vossa sinceridade?

suiça,

Não desespere, a vida é como os interruptores (umas vezes estão para cima, outras para baixo). Vai ver que ainda há-de encontrar o verdadeiro amor. E quando esse dia chegar, o céu brilhará e as estrelas cantarão. As longas noites de Inverno darão lugar a longas noites de amor e a felicidade espalhar-se-á pelo ar.
    •  
      MRui
    • 16 junho 2010

# 112

Colocado por: scazevedoNão era comigo, mas comoveu-me! :))))))))))))))))))

Também me desloco a casa para aconselhamento. Consultas até 1 hora = 200€. Fins-de-semana = preço a combinar.
  9.  # 113

Colocado por: MRuiTambém me desloco a casa para aconselhamento. Consultas até 1 hora = 200€. Fins-de-semana = preço a combinar.

Atenção à publicidade....lol
    • LuB
    • 16 junho 2010

# 114

Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021, scazevedo, LuB, salapismo

Isto foi escrito pelo M. Rui?
    Aquele dos bonecos-que-Deus-nos-livre?
    Não param de me surpreender estes tipos do forum...
    L.B.
    •  
      MRui
    • 16 junho 2010

# 115

Colocado por: MRuiTambém me desloco a casa para aconselhamento. Consultas até 1 hora = 200€. Fins-de-semana = preço a combinar.

Colocado por: LuBIsto foi escrito pelo M. Rui?

Também lavo carros (a aspiração é cobrada à parte), serviços de jardinagem, desentupimento de canalizações, strip em festas de aniversário, etc.

Preços sem concorrência – Orçamentos grátis.
  10.  # 116

Colocado por: MRui

Colocado por: LuBIsto foi escrito pelo M. Rui?

Também lavo carros (a aspiração é cobrada à parte), serviços de jardinagem, desentupimento de canalizações, strip em festas de aniversário, etc.

Ao que a crise obriga...
    • LuB
    • 16 junho 2010 editado

# 117

Colocado por: MRui
    Também me desloco a casa para aconselhamento. Consultas até 1 hora = 200€. Fins-de-semana = preço a combinar.

Colocado por: LuB
    Isto foi escrito pelo M. Rui?

Livra!...
    •  
      MRui
    • 16 junho 2010

# 118

Colocado por: LuBLivra!...

Livra... o quê? Acha caro ou não precisa desses serviços?
    • LuB
    • 16 junho 2010

# 119

Ó Mário Rui, tenha juízo!
    Não me torre a paciência..lololo
    Eu já sou doida varrida, não me queira agora encerar...
    L.B.
    •  
      MRui
    • 16 junho 2010

# 120

Colocado por: LuBEu já sou doida varrida, não me queira agora encerar...

O corredor?

0.0260 seg. NEW