Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas...

    uma pequena grande duvida.

    Nos projectos está definido tijolo de 15 + poliuretano projectado de 4cm + tijolo de 15.

    1ª:
    o poliuretano projectado deverá ser aplicado na face do tijolo interior do tijolo exterior ou na face exteriorda tijolo interior.

    2ª:
    As paredes deverão ter caixa de ar ou como é poliuretano projectado não existe essa necessidade?

    3ª:
    Visto que ter uma empresa a aplicar o poliuretano projectado será melhor aplicar o mesmo nas lajes da moradia, nomeadamente na laje do RC e do 1ª andar (a cobertura é painel de Sandwich com 8cm) Nas lajes está contemplado no projecto RoofMatte" 4cm. De referir que a moradia leva tecto falso em todas as divisões com distância de 20 cm à laje.


    Obrigado pelas opiniões e sugestões
  2.  # 2

    Colocado por: sergyioo poliuretano projectado deverá ser aplicado na face do tijolo interior do tijolo exterior ou na face exteriorda tijolo interior.

    Na face exterior do tijolo interior SEMPRE E SEM QUALQUER DÚVIDA. Não vá em cantigas do empreiteiro se lhe disser o contrário, pois muitas vezes eles nnão gostam nada de ter de fazer primeiro o pano interior e só depois o exterior...
    Colocado por: sergyioAs paredes deverão ter caixa de ar ou como é poliuretano projectado não existe essa necessidade?

    Deverão ter a caixa de ar. As paredes duplas funcioanm melhor desse modo, independentemente do tipo de isolamento.
  3.  # 3

    mais ninguém opina???
  4.  # 4

    Boas, sempre que tenho colocado o poliuretano,faz-se 1º as paredes interiores depois é aplicado
    o isolamento e depois é que se assenta a parede exterior, deixando uma caixa de ar com drenos para o exterior através de
    caleira, aqui no seu caso, para as paredes exteriores no seu total não ficarem muito largas, costuma-se fazer a parede interior a alvenaria de 11,
    ou seja (11+caixa de ar 4 + 15), para se ganhar na diferença de 15 para 11 que é o que faz caixa de ar 4cm.
  5.  # 5

    (11+caixa de ar 4 + 15),
    Quando falei na caixa em cima, qeria referir
    a: (Alvenaria de + 11Poliuretano na espessura pretendida + caixa de ar 4cm + alvenaria de15, na parede exterior)
  6.  # 6

    Peço desculpa pela minha ignorância mas ainda não percebi porque é que:
    Tijolo11 ou 15 (interior) + xps + caixa de ar + Tijolo11 ou 15 (exterior)
    É uma solução mais eficaz que:
    Tijolo11 ou 15 (interior) + caixa de ar + xps + Tijolo11 ou 15 (exterior)

    Se não existirem humidades interiores ou se controlarem a Humidade Relativa no interior da habitação, as ditas humidades nunca vão aparecer nas paredes ou tectos, certo??

    Agradeço,

    João quintela
  7.  # 7

  8.  # 8

    Boas

    1ª:
    o poliuretano projectado deverá ser aplicado na face do tijolo interior do tijolo exterior ou na face exteriorda tijolo interior.

    Face exterior do tijolo interior.

    2ª:
    As paredes deverão ter caixa de ar ou como é poliuretano projectado não existe essa necessidade?

    Dever ter caixa de ar, a sua existência não depende do tipo de isolante.

    3ª:
    Visto que ter uma empresa a aplicar o poliuretano projectado será melhor aplicar o mesmo nas lajes da moradia, nomeadamente na laje do RC e do 1ª andar

    Cumpra o projecto e aplique o Roofmate.

    Peço desculpa pela minha ignorância mas ainda não percebi porque é que:
    Tijolo11 ou 15 (interior) + xps + caixa de ar + Tijolo11 ou 15 (exterior)
    É uma solução mais eficaz que:
    Tijolo11 ou 15 (interior) + caixa de ar + xps + Tijolo11 ou 15 (exterior)

    Se não existirem humidades interiores ou se controlarem a Humidade Relativa no interior da habitação, as ditas humidades nunca vão aparecer nas paredes ou tectos, certo??

    Pode ler:
    “ … do ponto de vista do combate às humidades de condensação no seio da parede, ou de facilitar a eliminação de água infiltrada e/ou absorvida pelo pano exposto às intempéries, é sempre vantajoso deixar um espaço livre - corte hídrico – de preferência entre o isolante e o pano exterior para que o ar possa circular entre a câmara assim formada e o ambiente exterior a partir de aberturas no correspondente pano, perfazendo uma área adequada e adequadamente dispostas em superfície. Apesar de a este processo ficar sempre associada uma quebra de desempenho a nível térmico, mesmo neste domínio uma solução deste tipo pode ser vantajosa … porque se não forem criados outros mecanismos para fazer descer a pressão parcial de vapor de água (com um ecrã pára-vapor na face quente da parede, por exemplo), e em condições desfavoráveis de humidade ambiente, a eventual ocorrência de condensações no interior da parede faz disparar as condutibilidades térmicas dos materiais para valores mais elevados, resultando saí acréscimos de perdas térmicas que não estavam previstos à partida. “

    In “Térmica de edifícios”
    António Moret Rodrigues, António Canha da Piedade e Ana Marta Braga

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 9

    ISOLAMENTO TÉRMICO: Sempre pelo exterior. Forma de evitar o máximo de pontes térmicas -> ETICS. Isolamento térmico pelo exterior (o chamado "capoto")
    Sobre isolamento térmico a palavra e o conceito ETICS diz "tudo".
    O combate ás agressões térmicas deve ser feito logo no 1º contacto do frio/calor com a fachada dos edifícios, que é no 1º pano da parede exterior E PELO EXTERIOR como é lógico.
    Aqui não há nada a inventar, está inventado e testado à MUITOS anos na europa central.

    Esqueça isolamento pelo interior da parede (na caixa de ar). Aplique ETICS, não se vai arrepender, e se quiser uma parede sólida (sem ser a "cantar ao chôco") como é habitual nos capotos, posso aconselhá-lo melhor.

    Cumprimentos!
  10.  # 10



    Esqueça isolamento pelo interior da parede (na caixa de ar). Aplique ETICS, não se vai arrepender, e se quiser uma parede sólida (sem ser a "cantar ao chôco") como é habitual nos capotos, posso aconselhá-lo melhor.



    Explique lá isso por miudos..
  11.  # 11

    Agora fiquei eu com uma dúvida: quando se trata de um muro de suporte, feito em betão armado, e leva por dentro 11 cm de tijolo... tambem leva o wallmate contra a parede interior de 11 cm?
    pergunto isso porque suponho que aí, na minha ignorância, o muro de betão é construído em primeiro lugar....
  12.  # 12

    qual é a duvida??

    faz a parede de betão depois mete uns calços em xps ao qual aplica as placas de xps e de seguida executa a parede de tijolo de 11.
  13.  # 13

    entao, mas estão todos de acordo que a parede deverá levar caixa de ar, certo? e alguma medida especifica?
  14.  # 14

    sim certo, 4cm em principio é o suficiente
    para não alterar nmuito a espessura final da parede
    no seu total. Dado que em projecto ela já tem uma medida especifica.
  15.  # 15

    Colocado por: Anonimo16062021Uma parede solida a não cantar ao chôco,como diz o tecnicasa, só se for em lã mineral,ou mesmo com placas EPS,mas com reboco grosso entre 15mm ou mais,o então com reboco térmico isodur, aislone,ou thermocal, que são reboco térmicos projectáveis, mas atenção que estes três últimos rebocos que eu me refiro não tem nada a ver com a la mineral nem com o EPS em termos de condutividade térmica


    Boa tarde Sr. Anonimo16062021,

    Uma pequena correção, não é o tecnicasa, é a Tecniface.

    Quando falo em parede "sólida" e a "cantar a ôco ao toque" quero-me referir precisamente à diferença que há entre paredes em tijolo/bloco rebocadas areadas e pintadas, e a paredes exteriores com ETICS- External Thermal Insulation Composite System – Sistema de Isolamento Térmico pelo exterior (em calão de empreiteiro, o chamado "capoto").
    Quem conhece o ETICS sabe bem que temos uma parede com um toque menos sólico devido às placas EPS, XPS ou mesmo as de cortiça ou lâ mineral.
    Queria-me era referir ás soluções de construção que minimizam essa sensação quando se bate em paredes com ETICS.

    De facto como diz e bem, os rebocos térmicos projectados deixam a parede mais sólida mas também como diz, não são tão eficazes em termos térmicos em relação ao EPS/XPS.

    Sei que isto já é do conhecimento da maioria ou pelo menos de muitos mas, para quem não conhece porque pelo que me deparo, ainda há muita gente sem conhecer, fica aqui um link para dar uma olhadela e conhecer o sistema:
    http://engenhariacivil.wordpress.com/2007/05/21/sistema-capotto-etics/

    Como deve dar para perceber nos relatórios, as paredes duplas com isolmento pelo nterior da caixa de ar são já dos anos 80... infelizmente a tendência é a de andarmos sempre atrás 1 par de dezenas de anos. Nos anos 90 já se aplicava este sistema na Europa e estamos em 2010 e a maioria da construção em Portugal ainda é com paredes duplas com caixa de ar.

    Cumprimentos!
  16.  # 16

    Boas.
    Uma duvida, é possivel ter uma boa parede de uma moradia da seguinte maneira, Capoto+ parede com tijolo 20+ poliuretano projectado de 4cm??
    Thanks.
  17.  # 17

    Red_bulls


    18.
    Boas.
    Uma duvida, é possivel ter uma boa parede de uma moradia da seguinte maneira, Capoto+ parede com tijolo 20+ poliuretano projectado de 4cm??
    Thanks.




    então e não acha que isso já são isolamentos a mais???
  18.  # 18

    Viva Dias,

    Refere-se a aplicar monomassa em cima do ETICS? Depois de aplicar os barramentos com a rede aplicar monomassa?
    As monomassas costumamos usar como revestimento único e como acabamento final.
    No ETICS o que fazemos é rebocar e regularizar com massa grossa a parede, antes de aplicar o sistema mas, o acabamento do ETICS depois dos barramentos com a rede embutida, é o revestimento com "barramento" acrílico ou fazer passagem final em areado para pintar com revestimento silicónico (tintas silossânicas).
  19.  # 19

    Pois é Dias, de facto não conheço e nunca fizemos nada assim. O facto é que neste mundo quase tudo é possivel desde que bem pensado. Ao aplicar pesos por m2 sobre as placas de isolamento acima dos normais do sistema ETICS (os barramentos com revestimentos acrílicos ou tintas), será necessário reforçar o sistema de colagem/fixação das placas de isol. e os barramentos, posto isto julgo que não haverá problema em projectar monomassas.
    A questão fica no funcionamento do sistema (respiração/transpirações da fachada, etc ).
    ETICS com marca registada realmente em Portugal só com barramentos e pinturas.
 
0.0207 seg. NEW