Iniciar sessão ou registar-se
    • jpires
    • 9 outubro 2009 editado

     # 1

    Recebi o certificado energético de uma moradia com classe B e p esta passar p A era necessário o isolamento da laje de esteira ... o q significa isso?
  1.  # 2

    Boas

    A laje de esteira é a laje de tecto. Pode ser isolada pelo interior com a instalação de um tecto falso onde será colocado o isolamento, ou pela face superior.

    cumps
    José Cardoso
  2.  # 3

    A moradia tem uma parte falsa no 1.º andar q permite q se faça o acesso ao sotao por escada fixa ... e no telhado existem os orificios para colocar 2 janelas.
    A laje de esteira e o chao do sotao?
    Se abrir o sotao q tipo de isolamentos devo colocar p conseguir passar a moradia p classe A?

    Cmps,

    JP
  3.  # 4

    Boas

    A laje de esteira e o chao do sotao?

    Sim.

    Se abrir o sotao q tipo de isolamentos devo colocar p conseguir passar a moradia p classe A?

    Penso que essa mudança na classificação parte do princípio que o sótão é uma zona não habitável. Se assim não for não faz sentido a proposta já que o isolamento teria então de ser efectuado na cobertura. Quanto ao isolamento a colocar depende o que vai fazer no sótão: se o usar para arrumos ou coisas do género penso que o mais indicado será EPS (esferovite) ou XPS (mais conhecido por Wallmate embora este nome se refira apenas a paredes). Se não for assim, pode usar lã mineral. A espessura a usar depende do nível de isolamento necessário.

    cumps
    josé cardoso
  4.  # 5

    antes de mais mto obrigado pela informação fornecida.

    O sotão vai ser p habitar, i.e., fazer um escritório + biblioteca + arrumos.

    Portanto a lã mineral deve ser colocada aonde?

    O sotão tem o telhado e uma placa de betão. Entre ambos tem um isolamento q n sei de q tipo é ... parece lã de rocha ... envolvida numa pelicula dourada ...

    Cmps,

    JP
  5.  # 6

    Boas

    Se o sótão é para ser habitado o isolamento deveria ser feito não na esteira mas sim na cobertura. Pelo que diz pode até já existir:

    envolvida numa pelicula dourada

    será poliuretano projectado?

    cumps
    José Cardoso
  6.  # 7

    n sei ... aquilo parece lã de rocha ... mas n sei o q é ...
  7.  # 8

    Boas

    Pode por aqui uma fotografia?

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 9

    Será esta coisa amarelinha (de que coloquei aqui uma fotografia)?
  9.  # 10

    a unica foto q tenho é esta ... e n se percebe lá mto bem ...
      ImgMask.gif
  10.  # 11

    aqui vai a unica imagem q tenho
      ImgMask2.gif
  11.  # 12

    já tinha feito isso mas n funciona ...
  12.  # 13

    estive a falar c/ o construtor e o isolamente q colocou nas paredes e no tecto do sotão foi umas placas azuis ... tipo esferovite.

    O q acham desse tipo de isolamento?
  13.  # 14

    Se bem aplicado é bom, mas geralmente é muito mal aplicado
  14.  # 15

    Veja lá se foi assim como na foto do meu telhado.

    Rofmate



    http://img59.imageshack.us/i/041120091231.jpg/][IMG]http://img59.imageshack.us/img59/2852/041120091231.th.jpg[/IMG][/URL


    Subsitui a foto pelo link pois ficava enorme :)
  15.  # 16

    n é exacta/ assim ... o q tenho é o seguinte:
    Layer 1 = telhas
    Layer 2 = estrutura em betão
    Layer 3 = isolamento
    Layer 4 = placa
    • pbc
    • 12 novembro 2009

     # 17

    gostaria de aproveitar este topico para colocar a seguinte questão: o isolamento mais comum a colocar dentro da caixa de ar de uma parede dupla é sem duvida o XPS, isso significa que é a melhor solução? E porque razão o XPS deve ser colocado encostado ao pano interior?
  16.  # 18

    por várias razões, uma delas é que assim executa 1º o pano exterior e "limpa" bem as argamassas das juntas e depois mete uns calços em xps e fixa os paineis de xps resultando uma caixa de ar limpa de argamassas. outra razão é de cariz térmico pois o ar da caixa de ar fechada é uma excelente barreira térmica assim como tambem as possiveis águas de condensação estaram mais para o exterior e drenadas em baixo por meia cana ( pequena caleira na caixa de ar) com um pequeno dreno para o exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pbc
    • pbc
    • 13 novembro 2009

     # 19

    obrigado Marco pela sua resposta, mas tanto quanto sei, o XPS não é permeavel ao vapor de agua. Sendo assim o vapor de agua que atravessa o pano interior vai condensar-se exactamente onde não se pretende, ou seja, mais para o interior, eventualmente dentro da proprio pano interior. Esta minha duvida, resulta de me ter apercebido que o XPS é impermeavel ao vapor de agua, o que no meu entender se não anula pelo menos questiona tudo aquilo que se considera como verdade absoluta sobre constituição de paredes duplas de alvenaria. Agradeço vossos comentarios.
  17.  # 20

    pbc

    não percebi o que disse, não acha que a maior presença de humidade no ar é no exterior?' é que sendo assim não percebi o que disse e no meu entender o xps é posto logo a seguir ao pano interior, depois a caixa de ar e depois o pano exterior.
 
0.0200 seg. NEW