Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!
    Aluguei uma casa faz agora um ano, desde essa altura que tenho tido problemas. A casa começou de imediato com o surgir de baratas, em principio montes delas, depois de ter gasto montes de "veneno" para elas e elas não desaparecerem, descobri uma nova forma de as matar com um composto de burato de sódio, cebola e farinha, tudo em bolinhas o que as faz rebentar por dentro. Desde então, tenho estado a vedar tudo que seja tubagens, gás, electricidade, águas, respiradores... mas aparecem s empre. Tenho crianças em casa e apesar de ter imenso cuidado, é nojento quando aparecem, ainda por cima estou grávida e sei que o contacto delas poderá fazer-nos mal, mas não gtenho neste momeno como alugar uma outra casa, pois estou desempregada.
    Comuniquei ao senhorio, mas só lhe interessa o pagamento da renda. Entre outras coisas, a chave para ir ao telhado colocar a antena, foi-lhe pedida diversas vezes e nada. Tenho estado a compor a casa e a trata-la como se fosse minha, mas visto o senhorio não ligar, o que poderei fazer? Onde posso realizar um queixa? Devo fazer uma desbaritarização e descontar na renda?
    Obrigada
    Ana
  2.  # 2

    Também tenho baratas na casa que arrendo, nova, com 1 ano e meio.
    LOL mas só andam pela cozinha. Dentro dos armários, dentro do microondas, por baixo dos armários de cozinha, basicamente por todo o lado. São pequenas, já me habituei a elas lol. Sempre vivi com baratas. Então quando vivia em Macau, era um absurdo as baratas que eu encontrava no WC e na cozinha. E das grandes. Algumas voavam lol
    Não sei o que possa fazer, já que o seu senhorio não liga nenhuma a isso.
    •  
      FD
    • 7 junho 2010

     # 3

    Baratas... essa praga... ;)

    Colocado por: ana2010o que poderei fazer?

    Ou sai da casa ou pede ao senhorio para reparar os problemas.
    Se o senhorio não der resposta ao seus pedidos, faz a ana2010 o que há a fazer notificando previamente o senhorio e, anexando um comprovativo das despesas deduz o valor das mesmas das rendas a pagar.
    O importante é que, por escrito, dê sempre a hipótese ao senhorio de solucionar os problemas, dentro de um prazo específico. Se não fizer isso, perde o direito a deduzir as despesas.
  3.  # 4

    Para baratas ainda não descobri melhor produto que o BLATTANEX - gel da Bayer. Aplica-se uma gota nas traseiras do fogão, frigorífico, exaustor, etc, etc. Recomendo vivamente.
    Vende-se nas drogarias e afins.
  4.  # 5

    Colocado por: A. MadeiraPara baratas ainda não descobri melhor produto que o BLATTANEX - gel da Bayer. Aplica-se uma gota nas traseiras do fogão, frigorífico, exaustor, etc, etc. Recomendo vivamente.
    Vende-se nas drogarias e afins.


    Pior é quando tenho tudo encastrado. Não tenho mesmo acesso às partes de trás dos electrodomésticos e sei que as baratas andam por lá. Até vivem dentro do mostrador do microondas !!!
  5.  # 6

    Baratas, é fácil: compra uma caixa de um produto (penso que é Raid, mas não tenho a certeza, mas sei que a caixa é achatada e comprida) que consiste numa série (6? 8?) caixinhas redondas de plástico, que espalha pela casa onde lhe apetecer. As baratas desaparecem, com a grande vantagem de não deixarem cadáveres à vista (coisa que detesto tanto como baratas vivas). Presumo que as caixinhas têm lá dentro ácido bórico, que as faz ir morrer longe.
  6.  # 7

    Não fazia ideia que fosse assim tão normal haver baratas numa casa...a casa da minha mãe tem 35 anos e nunca por lá vi nenhuma...e naquelas por onde passei (incluindo apartamentos de estudantes com limpeza duvidosa) também não!
    • P+V
    • 7 junho 2010

     # 8

    Colocado por: becasNão fazia ideia que fosse assim tão normal haver baratas numa casa...a casa da minha mãe tem 35 anos e nunca por lá vi nenhuma...e naquelas por onde passei (incluindo apartamentos de estudantes com limpeza duvidosa) também não!


    Por acaso, somos dois (incluindo casa de estudante erasmus)...
    Como dizem os "jovens": "que cena marada!!!"
    •  
      MartaD
    • 8 junho 2010 editado

     # 9

    Ontem ia pôr leite no microondas, quando abro a portinha do dito cujo e cai-me uma barata em cima. Nem tive tempo para gritar, foi tão rápido que ela caiu logo de seguida para o chão e seguiu a vida dela.
    Abro gavetas, abro o forno, abro a máquina de lavar loiça, abro o frigorífico, abro os armários, e lá estão elas a passear lolol
    Nem os gatos querem comer as baratas, não lhes ligam nenhuma :(
    A minha "sorte" é que são baratas pequenas. Não metem tanto nojo.

    edit:

    Colocado por: becas (incluindo apartamentos de estudantes com limpeza duvidosa) também não!


    As baratas não andam pelas casas ,só por causa da falta de limpeza (não vivo na sujidade).
    São animais que são atraídos pela humidade, calor e comida.
    E estes 3 factores existem nas casas mais limpas.

    A chatice disto tudo é que não tenho acesso à traseira dos móveis e dos electrodomésticos. Não faço ideia do que se passa atrás dessas coisas.
    E tenho reparado que há certas alturas do ano que chamam mais baratas.
  7.  # 10

    Eu não quis insinuar que as pessoas que têm baratas em casa são menos cuidadosas com a limpeza! O que me intriga é haver essa quantidade toda de baratas, quando humidade, calor e comida todas as casas têm!
    Sinceramente, num apartamento novo, não acho nada normal...e não descansava enquanto não fizesse uma desbaratização completa...
  8.  # 11

    Colocado por: becasEu não quis insinuar que as pessoas que têm baratas em casa são menos cuidadosas com a limpeza! O que me intriga é haver essa quantidade toda de baratas, quando humidade, calor e comida todas as casas têm!
    Sinceramente, num apartamento novo, não acho nada normal...e não descansava enquanto não fizesse uma desbaratização completa...


    Supostamente num apto não deveria haver destes bichos lol, não sei de onde elas vêm. Não sei se é das obras constantes na urbanização. Só sei que as tenho na cozinha. E só na cozinha. Ainda não as vi noutras divisões.
    Não digo que a Becas esteja a dizer que eu não limpo a casa, mas a verdade é que há pessoas que pensam que a culpa está nas pessoas que têm baratas em casa.
    Mais chato é não poder limpar atrás de electrodomésticos e armários. Ahhhh como odeio coisas encastradas...
  9.  # 12

    Eu era incapaz de viver nessas condições..
    Não pode mudar de casa, visto que o senhorio não se importa?
    • Ema22
    • 8 junho 2010 editado

     # 13

    Boas,
    Ana2008
    Quem será o responsável pela desbaratização: não sei. Mas sei que deve actuar por uma questão de saúde e higiene. Se forem daquelas "grandes pretas" (normalmente diz-se serem de esgoto) tem de tapar todos os orifícios de fios e tubos que fiquem junto aos electrodomésticos, pois esta variedade normalmente entra nas casas por estas vias. Depois de tudo "fechado" é que deve fazer o "tratamento".
    Oh MartaD tenha uma atitude pela sua saúde... Nem parece seu este conformismo! ;) Essas baratas pequenas e "douradas", normalmente, "entram" nas casas "agarradas" a uma qualquer embalagem, arranjam "ninho" e "dividem-se" a "olhos vistos". A baratas que tem na casa são da própria casa - não entram pelos tubos e buracos como as baratas pretas "de esgoto". Tem de adquirir produto adequado para as eliminar (se elas aparecem é porque não têm "comida" /sujidade onde vivem) ou contactar alguém especializado para o fazer. Estes bichos até para dentro das borrachas do frigorífico vão...
    Cumprimentos e desculpe qqr coisa ;)
    •  
      Mk Pt
    • 8 junho 2010 editado

     # 14

    Relativo a baratas, dois pontos interessantes..:


    Em geral apresentam hábito noturno (principalmente as de ambiente urbano), sendo que neste período procuram por alimento e parceiros(as) para o acasalamento, e realizam oviposição e dispersão. Durante o período diurno permanecem escondidas. Quando as baratas urbanas aparecem durante o período diurno, está ocorrendo: uma alta densidade populacional (para cada barata encontrada, podem haver 1.000 escondidas) e/ou a falta de alimento e água. As espécies diurnas são freqüentemente coloridas e arborícolas

    Que associado a isto:

    As baratas urbanas são capazes de viver três dias sem água e dois meses sem comida


    É de concluir que ver baratas durante o dia é sinal que há verdadeira praga algures....


    Inimigos naturais
    Existem muitos inimigos naturais (predadores e parasitas) que atacam as baratas, como por exemplo, bactérias, vermes, fungos, protozoários, artrópodes (ácaros, aranhas, besouros, escorpiões, hemípteros e himenópteros) e vertebrados.

    fonte

    Resumindo, arranjar umas aranhas e deixá-las passear pela cozinha [onde as baratas vivem normalmente] ajuda a resolver o problema...
    :P
  10.  # 15

    Boa tarde!

    Ontem passei o dia, masi o meu marido a tirar tomadas, isolalas, pequenos buracos da parede, respiradores, etc...
    Todas as semanas, tiro o electrodomésticos do lugar, lavo bem, e exponho lexívia, pois sei que morrem assim. Espero que agora melhor, pois esta noite não vi nenhuma. O pior é que os vizinhos não tem cuidado nenhum, nas escadas do prédio, começam a aparecer algumas mortas. Na semana passada a minha vizinha, veio me entregar umas calcinhas da minha filhota que tinha caído no terraço dela, e quando peguei, estavam desenas delas pequeninas nas calcinhas, agradeci mas deitei-as logo fora. É a primeira casa que habito e que as encontro faz lembrar os antigos restaurantes. A minha sorte é que tenho elaborado um composto com ácido bórico, cebola e farinha equando elas se alimentam daquilo rebentam, na mesma hora, mas ficam espalhadas pelo chão e os móveis.
    Elaborei hoje uma carta para o senhorio, pois o prédio é dele, e vou aguardar resposta, caso ele de novo nada faça, vou fazer o que mais acima me referiram, descontar na renda, pode ser que ele assim se interesse.
    Obrigada
    Cumps
  11.  # 16

    Colocado por: Ema22
    Oh MartaD tenha uma atitude pela sua saúde... Nem parece seu este conformismo! ;) Essas baratas pequenas e "douradas", normalmente, "entram" nas casas "agarradas" a uma qualquer embalagem, arranjam "ninho" e "dividem-se" a "olhos vistos". A baratas que tem na casa são da própria casa - não entram pelos tubos e buracos como as baratas pretas "de esgoto". Tem de adquirir produto adequado para as eliminar (se elas aparecem é porque não têm "comida" /sujidade onde vivem) ou contactar alguém especializado para o fazer. Estes bichos até para dentro das borrachas do frigorífico vão...
    Cumprimentos e desculpe qqr coisa ;)


    As minhas são pequenas e escuras. Castanho escuro, muito escuro, quase preto. Mas são bem pequenas, conseguem passar para todo o lado. E eu sei lá o que tenho atrás dos móveis da cozinha. Eu quando espreito para trás das gavetas, aquilo tem uns acabamentos mesmo mauzinhos.

    A ver se lhes tido uma foto ahahah Não é dificil arranjar uma para a fotografia :)

    Sinceramente, não me incomodam muito. Macau era o paraíso das baratas e vivi sempre com elas, mas das grandes, castanhas/pretas, que apareciam mais à noite, nos WC e na cozinha.
    E sei que é difícil livrar-me delas,acho que nem me vou dar ao trabalho. Gastar dinheiro nesses produtos caros para não ter a certeza se fico sem elas.
  12.  # 17

    As aranhas conseguem comer baratas?! Aquilo é rijo comó caneco!

    Eu também não tenho esse convívio tão estreito com baratas... felizmente BLERQQ!!

    O mesmo não digo dos bichinhos de prata, tenho para todos os gostos! Mas não me fazem impressão por acaso... até os salvo do afogamento eminente, quando algum está na banheira quando eu estou prestes a tomar banho.

    Convivo bem com os bichos... não os mato, mas muitas vezes desalojo-os, pela janela fora :P
  13.  # 18

    Também tenho lá destes bichinhos muito chatos, são pequenos (vão de 4 mm a 1,5 cm) e andam por todo o lado. A minha vizinha do lado não tem nenhumas, estas devem ter sido um extra de um qualquer produto e agora vou usar BLATTANEX, aver vamos.
  14.  # 19

    Boa tarde, eu vinha pedir ajuda, saber se já solucionaram os vossos casos. Eu aluguei este mês uma casa em Alfama. Pago por um t1 550 euros, num prédio muito velho, com apenas dois andares, umas escadas medonhas. Mas no rés-do-chão há uns indianos com uma mercearia que tem baratas. Eu assinei contrato, não vi nada na casa, fao a mudança, 300 euros. e começo a ver baratas a passear pela casa. De dia. Eu tenho uma fobia enorme. Até falta de ar tenho. Desatei a chorar. Falei com o semnhorio que me tinha garantido não haver baratas. Encontrei na sanita do wc, pela casa. Foi lá a equipa de desbaratização e eram imensas de dia atrás do frigorifico. mas estes aparelhos nem ligados estavam ainda, eles garantiram que elas já lá estão há muito tempo. estavam cheias de fome porque a casa estava vazia há um tempo. Eles tb foram sinceros e disseram que elas voltariam e na altura do calor, iam aparecer as do esgoto, pois estas são as germanicas. aparecem mais nas cozinhas. mas elas alimentam-se de tudo que seja matéria organcia. Eu não entrei mais na casa. Está lá tudo, sacos com roupa, com livros, os moveis. caixotes..tudo. Vim embora e mantenho o meu cão e gato na casa antiga ainda mas tenho de entregar ou decidir se volto atrás. Pior, paguei 2 meses de caução mais o mês de fevereiro e nem uma noite lá dormi. eles juraram nunca ter tido problemas, mas os técnicos acham impossivel, assim como acham que o problema não é isolado e vão voltar. O que faço? eles não querem devolver o dinheiro da renda, eu vou gastar outros 300 de mudança, ou seja 600. Estou sem trabalho e juntei este dinheiro para mudar para melhor e eu na minha casa antiga em 7 anos nunca vi uma barata. Além da casa ser húmida e velha ainda levo com baratas. Tou a odiar a casa. Mas perder mil euros e por lei nesta casa antiga tenho 1 ano para sair, pois o senhorio quer a casa. Estou perdida! Será se isolar os buracos, faz alguma coisa? tapar tudo? elas podem vir até pela parede, por dentro e madeira e sair onde exista uma saidinha. O senhorio não quer fazer queixa à ASAE para obrigar a mercearia a ter cuidados de higiene.
    • Gex
    • 13 fevereiro 2012

     # 20

    Vizinhos indianos e baratas germânicas, que mistura... Se o senhorio não faz queixa à ASEA, porque não faz você?
 
0.0231 seg. NEW