Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Ugabista

No Norte a hospitalidade deixa muito a desejar em relação a Beja e outras zonas do Alentejo, nada tem a ver!

Opiniões...

Saudações.

Em Viana do Castelo quando um tipo que é de fora quer saber onde fica a casa do fulano ou o lugar,acompanham-nos em vez de apontarem com o dedo vira aqui,vira acolá,é à esquerda,depois à direita...eheheh como é no Alentejo.
  2.  # 22

Colocado por: Jorge Rocha

Em Viana do Castelo quando um tipo que é de fora quer saber onde fica a casa do fulano ou o lugar,acompanham-nos em vez de apontarem com o dedo vira aqui,vira acolá,é à esquerda,depois à direita...eheheh como é no Alentejo.

E em Lisboa.
  3.  # 23

E em Lisboa.

Em Beja quando um tipo bate à porta com fome, dá-se de comer em vez de indicarem com a mão vira aqui e acolá, sobe à direita e desce à esquerda como é no Minho a indicar onde é a Igreja!...

E no Porto também!

Saudações.
  4.  # 24

Em Beja quando um tipo bate à porta com fome, dá-se de comer em vez de indicarem com a mão vira aqui e acolá, sobe à direita e desce à esquerda como é no Minho a indicar onde é a Igreja!...

E no Porto também!

Saudações.

Já percebi que é alentejano.
  5.  # 25

Já percebi que é alentejano.

Está enganado. Vejo é que não conhece assim tão bem as culturas do nosso país. Tanto no Norte como no Alentejo, as pessoas são hospitaleiras, prestáveis e afáveis, o que não quer dizer que todas o sejam. Mas uma andorinha não faz a Primavera...
    Saudações.
  6.  # 26

Está enganado. Vejo é que não conhece assim tão bem as culturas do nosso país. Tanto no Norte como no Alentejo, as pessoas são hospitaleiras, prestáveis e afáveis, o que não quer dizer que todas o sejam. Mas uma andorinha não faz a Primavera...
    Saudações.

São opiniões...
    Cá para mim a cultura do norte nada tem a ver com a do sul...aliás até a forma do norte sempre foi mais de proximidade e entre ajuda,basta até apercebermo-nos do tipo de terra e latifúndio próprios de cada zona,no Alentejo eram na sua história de espaços muito maiores,e no norte muitas explorações pequenas e de mais proximidade,tudo isto são condimentos para influenciar a cultura nas várias vertentes dos povos que caracterizam Portugal.Não comungo essa igualdade em hospitalidade que o sr.pretende demonstrar entre os váriados tipos de povo que cá temos.O que tenho até observado por exemplo em Alvito,se por acaso chegar atrasado a um restaurante um pouco depois da hora de fechar,não o servem...sabe porque digo isto?Porque o mesmo aconteceu nos vários restaurantes que encontrei na vizinhança.(apenas cerca de 30mn.depois das 14 horas...
    Em Viana do Castelo até abrem a porta à noite para se poder servir mais um jantar.

Cumps
    Rocha
  7.  # 27

Colocado por: Jorge RochaCá para mim a cultura do norte nada tem a ver com a do sul...aliás até a forma do norte sempre foi mais de proximidade e entre ajuda (...) Em Viana do Castelo até abrem a porta à noite para se poder servir mais um jantar.

Isso deve ser por causa dos genes norte-africanos da malta do Norte de Portugal !!

(Nota: não me vão, concerteza, dizer que é dos genes GERMÂNICOS, pois não?!? LOLOL!)

Como é sabido, durante a Reconquista os primeiros portugueses foram avançando para o Sul, escravizando e matando todos os «mouros» que lhes apareciam pela frente. Os escravos eram enviados para o Norte, para trabalharem ("que nem uns mouros") nas terras desses senhores.
    Os poucos «mouros» que, após a Reconquista, ficaram nas terras originais eram confinados a «mourarias» (e foram expulsos no final do séc. XV).

E, por muitas das terras conquistadas terem ficado desertas, foram implementados benefícios para o povinho do Norte se estabelecer no centro e sul.

Os «mouros» eram muito mais ecuménicos que os fanáticos cristãos, pelo que integravam as procissões religiosas cristãs, à Virgem Maria, etc. Ao fim de um par de gerações os «mouros», muito mais integrados, conseguiam a alforria. Mais algumas gerações e os «mouros» estavam completamente (incluindo religiosamente) integrados, já ninguém se lembrava do seus antepassados mouros, tinham o seu pequeno negócio (reparem bem o «empreendorismo» em todo o Norte), conseguiam a sua pequena parcela de terra (daí o minifúndio), etc.

É por isso que a população do distrito do Porto tem a maior percentagem de ADN norte-africano do País!

(adoro contar isto! Hehehehe)

Mas, para mim, as melhores zonas para se viver em Lisboa é:
    1. muito perto do emprego;
    2. muito perto da escola dos miúdos;
    3. muito perto de equipamentos fundamentais (café-pastelaria e mini-mercado na porta ao lado; piscina municipal a 20m da porta do prédio; etc.).
    E se tiver uma vista como a de minha casa (do HALL DE ENTRADA consigo ver a Ponte Vasco da Gama à esquerda e a Ponte 25 de Abril à Direita; e se fôr às janela vejo o castelo de Sintra, o Cristo-Rei, etc.), melhor ainda.
    Em resumo: EU VIVO no local ideal para mim. :-)
    Ao ponto de eu só admitir vender o meu apartamento por, no mínimo, 50% acima do seu valor (teórico) comercial !!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  8.  # 28

Colocado por: Luis K. W.
    Isso deve ser por causa dos genes norte-africanos da malta do Norte de Portugal !!

(Nota: não me vão, concerteza, dizer que é dos genes GERMÂNICOS, pois não?!? LOLOL!)

Como é sabido, durante a Reconquista os primeiros portugueses foram avançando para o Sul, escravizando e matando todos os «mouros» que lhes apareciam pela frente. Os escravos eram enviados para o Norte, para trabalharem ("que nem uns mouros") nas terras desses senhores.
    Os poucos «mouros» que, após a Reconquista, ficaram nas terras originais eram confinados a «mourarias» (e foram expulsos no final do séc. XV).

E, por muitas das terras conquistadas terem ficado desertas, foram implementados benefícios para o povinho do Norte se estabelecer no centro e sul.

Os «mouros» eram muito mais ecuménicos que os fanáticos cristãos, pelo que integravam as procissões religiosas cristãs, à Virgem Maria, etc. Ao fim de um par de gerações os «mouros», muito mais integrados, conseguiam a alforria. Mais algumas gerações e os «mouros» estavam completamente (incluindo religiosamente) integrados, já ninguém se lembrava do seus antepassados mouros, tinham o seu pequeno negócio (reparem bem o «empreendorismo» em todo o Norte), conseguiam a sua pequena parcela de terra (daí o minifúndio), etc.

É por isso que a população do distrito do Porto tem a maior percentagem de ADN norte-africano do País!

(adoro contar isto! Hehehehe)

Mas, para mim, as melhores zonas para se viver em Lisboa é:
    1. muito perto do emprego;
    2. muito perto da escola dos miúdos;
    3. muito perto de equipamentos fundamentais (café-pastelaria e mini-mercado na porta ao lado; piscina municipal a 20m da porta do prédio; etc.).
    E se tiver uma vista como a de minha casa (do HALL DE ENTRADA consigo ver a Ponte Vasco da Gama à esquerda e a Ponte 25 de Abril à Direita; e se fôr às janela vejo o castelo de Sintra, o Cristo-Rei, etc.), melhor ainda.
    Em resumo: EU VIVO no local ideal para mim. :-)
    Ao ponto de eu só admitir vender o meu apartamento por, no mínimo, 50% acima do seu valor (teórico) comercial !!

Estas pessoas agradeceram este comentário:raulschone

Ó luis...
    Diga lá então se não havia outra raça ou não que não a árabe antes dos árabes entrarem no sul de Portugal...se houve,extinguiu-se?Pelo que dá a entender,o sul de Portugal apenas era povoado por árabes antes da ocupação dos ditos portugueses ou católicos não?
  9.  # 29

em termos de valorização, se já compra caro, pode vender na mesma caro, mas não valorizar! :)

das zonas que foram aqui faladas já vivi em duas e tenho a dizer que:
    - grande parte da Penha de França devido a não ter muitos prédios com garagem tem um estacionamento caótico, com carros em cima do passeio, etc. outra desvantagem é que se precisar de andar a pé até ao metro da Almirante Reis, prepare-se para subir e descer pois é uma zona com declive. de resto, é uma zona como as outras. e se gosta de Alfama, provavelmente estas duas desvantagens não lhe fazem confusão.

- de Campo de Ourique só tenho a dizer bem. para começar, o centro de Campo de Ourique é plano, e este pormenor parecendo que não é uma vantagem para quem anda a pé nem que seja ir comprar o jornal no quiosque e beber um café. depois tem imenso comércio de rua, desde supermercados até às típicas mercearias de bairro. é uma zona que aconselho. além disso se utilizar a A5 é um pulo. a única desvantagem é não ter metro. o mais próximo é o do Rato. no entanto penso que seja uma questão de tempo, se a linha vermelha prolongar de São Sebastião até Campolide e depois seguir para Campo de Ourique.
  10.  # 30

Ó luis...
    Diga lá então se não havia outra raça ou não que não a árabe antes dos árabes entrarem no sul de Portugal...se houve,extinguiu-se?Pelo que dá a entender,o sul de Portugal apenas era povoado por árabes antes da ocupação dos ditos portugueses ou católicos não?

E afinal de que parte pertencem os alentejanos?Aos antigos lusitanos?eheh
  11.  # 31

Boas

Não sei não, ouvi dizer que, entre outros, andaram por aqui os Suevos que, ao contrário de outros, se fundiram.

Luí, ao ler a sua intervenção fica-se com a impressão - exagerando - que os "nortenhos"foram aí para baixo e por aí ficaram, mandando cá para cima os "mouros". Olhe que eu tenho ideia que muita da população do norte ficou em casa, e muita da população "moura" do sul ficou por aí.

Gostava de saber em que se baseia para fazer esta afirmação (que, a ser verdade, me encheria de orgulho).

E afinal de que parte pertencem os alentejanos?Aos antigos lusitanos?eheh

Mais um que não sabe onde era a Lusitânia e que - aposto - acha que Viana do Castelo pertencia aos lusitanos.

Em relação à hospitalidade: é óbvio que os do norte são muito mais hospitaleiros, direi mesmo, são também mais trabalhadores, mais honestos, mais inteligentes, mais educados, mais bem dispostos e - porque não dizê-lo - mais bonitos. Sei de fonte segura que a distribuição destas qualidades começou pelo norte, seguindo-se o centro e só depois o sul, pelo que já não chegou para todos. Esta é que é a verdade. Assim sendo, é óbvio que os que ostentam as melhores qualidades são os do concelho de Melgaço, enquanto que os de Vila Real de Santo António e os de Sagres são os piores.
    Porém houve aspectos em que a distribuição foi equitativa: preconceitos, presunção e ignorância podem encontrar-se facilmente em qualquer lado, como fórum se pode comprovar, por exemplo, neste fórum.

cumps
    José Cardoso
  12.  # 32

Colocado por: Jorge RochaÓ luis...
    Ok...
    A RAÇA é Humana.
    Havia era CULTURAS diferentes, e essas são facilmente assimiladas em 1 ou 2 gerações.

Os árabes entraram na península em Julho/711.
    Os visigodos - a casta militar que correspondia a uns 5 ou 10% da população - reagrupou no extremo Norte da Península, deixando o povo cristão-romanizado, que tinham espezinhado durante 300 anos, à mercê dos «mouros».

Mas os mouros foram bem mais tolerantes e bem menos violentos que os visigodos.

Acha que após 400 anos de tolerância, cultura e desenvolvimento, os povos ocupados iriam escolher pagar mais impostos só para terem uma religião um bocadinho diferente (e menos tolerante!) ?
    Com a adopção da religião do Islão, veio a adopção da cultura.
    Depois veio a misceginação (mistura de genes).
    Isto é, ao fim de 400 anos de influência «moura», não devia sobrar nada da cultura dos cristãos-«romanizados» do tempo dos visigodos.

Só mesmo nas cidades, e só em *algumas* cidades (Coimbra, Lisboa,...) , o cristianismo sobreviveu (tal como a segregação).

Por outras palavras: SIM. As zonas ocupadas pelos mouros (no Sul de Portugal) praticamente NÃO TINHAM pessoas com cultura cristã-romanizada-visigótica quando a Reconquista lá chegou, lá para 1143-1249.

Só mais uma coisa. Os mouros não entraram SÓ no Sul de Portugal. A cidade do PORTO chegou a ser uma importante base militar moura, de onde eram lançados ataques aos santuários cristãos na Galiza. Aliás, basta olhar para os nomes das actuais freguesias na região do Porto! :-)

NOTA: "cristianismo", e não "catolicismo". Porque os moçárabes - cristãos das terras ocupadas pelos muçulmanos - eram vistos como estranhos (lembre-se que houve cidades em que «mouros» e cristãos-moçarabes foram mortos com igual crueldade pelos bárbaros-fanático-cristãos do Norte).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oskar
  13.  # 33

Colocado por: j cardosoBoas

Não sei não, ouvi dizer que, entre outros, andaram por aqui os Suevos que, ao contrário de outros, se fundiram.

Luí, ao ler a sua intervenção fica-se com a impressão - exagerando - que os "nortenhos"foram aí para baixo e por aí ficaram, mandando cá para cima os "mouros". Olhe que eu tenho ideia que muita da população do norte ficou em casa, e muita da população "moura" do sul ficou por aí.

Gostava de saber em que se baseia para fazer esta afirmação (que, a ser verdade, me encheria de orgulho).

Mais um que não sabe onde era a Lusitânia e que - aposto - acha que Viana do Castelo pertencia aos lusitanos.

Em relação à hospitalidade: é óbvio que os do norte são muito mais hospitaleiros, direi mesmo, são também mais trabalhadores, mais honestos, mais inteligentes, mais educados, mais bem dispostos e - porque não dizê-lo - mais bonitos. Sei de fonte segura que a distribuição destas qualidades começou pelo norte, seguindo-se o centro e só depois o sul, pelo que já não chegou para todos. Esta é que é a verdade. Assim sendo, é óbvio que os que ostentam as melhores qualidades são os do concelho de Melgaço, enquanto que os de Vila Real de Santo António e os de Sagres são os piores.
    Porém houve aspectos em que a distribuição foi equitativa: preconceitos, presunção e ignorância podem encontrar-se facilmente em qualquer lado, como fórum se pode comprovar, por exemplo, neste fórum.

cumps
    José Cardoso

j.Cardoso...
    Eu respondo pelo Luís...os nortenhos são exactamente parecidos com os árabes,pele morena,cabelos pretos,olhos castanhos...quando se encontram em Israel,os israelitas pedem sempre a identificação...trabalhei lá 3 anos,e os meus colegas sempre tiveram que apresentar identificação quando andávamos a passear à noite em Telaviv...(menos eu porque sou ruivo)nos 3 anos que lá estive nunca me pediram identificação.Pode crer que o semblante nortenho é um pouco mais alto que o alentejano,e mais moreno e de cabelos pretos.
    o J.Cardoso não percebeu a minha pergunta sobre os Lusitanos...foi para entrar com o Luís.
    Os lusitanos são da terra do meu pai(Viseu)aliás até sei como se passou a história com Viriato segundo o que está escrito nalgumas coisas,e como foi atraiçoado através de seus conterrâneos pagos pelos Romanos.
    Sobre se os nortenhos são mais inteligentes,tenho as minhas dúvidas...pois tarbalhei muito lá fora com alentejanos,e todos usavam muito a malícia...muito engraxadores até sei que isto(malícia)nada tem a ver com inteligência,mas não sei a palavra para substituir agora.

Cumps
    Rocha
  14.  # 34

Boas

Luís, acho - posso estar enganado - que esse mapa não corresponde apenas à lusitânia, inclui áreas que foram conquistadas pelos lusitanos mas não são propriamente a Lusitânia. A outra imagem é - penso eu - mais esclarecedora.

cumps
    José Cardoso
      644px-Ethnographic_Iberia_200_BCE.PNG
  15.  # 35

Colocado por: j cardosoBoas

Luís, acho - posso estar enganado - que esse mapa não corresponde apenas à lusitânia, inclui áreas que foram conquistadas pelos lusitanos mas não são propriamente a Lusitânia. A outra imagem é - penso eu - mais esclarecedora.

cumps
    José Cardoso
      644px-Ethnographic_Iberia_200_BCE.PNG

Cá para mim duvido muito que os Lusitanos estivessem rigorosamente confinados à fronteira transcrita nesse mapa,aliás Viseu até nem fica muito longe dessa linha de fronteira a norte do que está em azul(lusitânia)mas a ser assim,porque é que a estátua de Viriato está em Viseu?

Cumps
    Rocha
  16.  # 36

Cá para mim duvido muito que os Lusitanos estivessem rigorosamente confinados à fronteira transcrita nesse mapa,aliás Viseu até nem fica muito longe dessa linha de fronteira a norte do que está em azul(lusitânia)mas a ser assim,porque é que a estátua de Viriato está em Viseu?

Cumps
    Rocha

Aliás a norte também estavam confinados povos considerados de outras paragens,e também haveria os indígenas presumo eu(lusitanos)

Rocha
  17.  # 37

J Cardoso,
    Sim, esse é um dos mapas possíveis das terras dominadas por Lusitanos.
    (coitados dos romanos! como é que eles não haviam de ter tido problemas com tantos e tão estranhos povos?!)

A província romana da «Lusitânia» era bem mais extensa (do Douro ao Algarve) e foi cedida aos ALANOS (que vieram de para lá do Mar Cáspio, onde eram conhecidos por "Tártaros"), que aqui fundaram um reino com capital em Pax Julia (Beja).

Iranianos-Alanos-Alentejanos... Hmmmm! ;-)

J Rocha,
    A estátua de Viriato em Viseu não quer dizer nada. Há várias estátuas do Gandhi em Lisboa (Telheiras, Restelo,...). :-)

(Tal como a do Afonso Henriques em Guimarães. Nada prova que ele tenha nascido lá, e tudo indica que ele tenha nascido na Galiza).

Os espanhois também reivindicam que Viriato e os lusitanos eram "espanhois" - e não há nada a fazer, porque também o eram. :-)
    Aliás, uma das mais belas pinturas da «morte de Viriato» é da autoria de José Madrazo, um espanhol. http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Muerte_de_Viriato_por_Jos%C3%A9_Madrazo.jpg
  18.  # 38

Colocado por: Luis K. W.J Cardoso,
    Sim, esse é um dos mapas possíveis das terras dominadas por Lusitanos.
    (coitados dos romanos! como é que eles não haviam de ter tido problemas com tantos e tão estranhos povos?!)

A província romana da «Lusitânia» era bem mais extensa (do Douro ao Algarve) e foi cedida aos ALANOS (que vieram de para lá do Mar Cáspio, onde eram conhecidos por "Tártaros"), que aqui fundaram um reino com capital em Pax Julia (Beja).

Iranianos-Alanos-Alentejanos... Hmmmm! ;-)

J Rocha,
    A estátua de Viriato em Viseu não quer dizer nada. Há várias estátuas do Gandhi em Lisboa (Telheiras, Restelo,...). :-)

(Tal como a do Afonso Henriques em Guimarães. Nada prova que ele tenha nascido lá, e tudo indica que ele tenha nascido na Galiza).

Os espanhois também reivindicam que Viriato e os lusitanos eram "espanhois" - e não há nada a fazer, porque também o eram. :-)
    Aliás, uma das mais belas pinturas da «morte de Viriato» é da autoria de José Madrazo, um espanhol.http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Muerte_de_Viriato_por_Jos%C3%A9_Madrazo.jpg

Bom,mas Viriato poderia estar lá mais para a zona de limite,presumo Viseu...porque se formos à enciclopédia,encontramos a Lusitânia a verde que vai desde toda a linha da costa do Algarve até à linha sul do rio Douro...já que encontramos uma estátua alusiva a Viriato aí para a zona dos limites,presumo que fosse daí o maior combate contra os Romanos,visto que os romanos a virem da europa,se olharmos para o google earth,seria muito mais fácil entrarem precisamente por aí,pois descrevem um tragecto muito mais rectilínio,ao passo que se começassem mais a sul seria muito mais desgastante,digo eu.

Rocha
  19.  # 39

Colocado por: palmstrokea única desvantagem é não ter metro. o mais próximo é o do Rato. no entanto penso que seja uma questão de tempo, se a linha vermelha prolongar de São Sebastião até Campolide e depois seguir para Campo de Ourique.

Quer me parecer que metro para Campo de Ourique é deveras inviável, vejamos a que profundidade está a estação do Rato e a quase impossibilidade de uma composição ferroviária vencer declives superiores a 4% (sem cremalheira). É pena porque Campo de Ourique é um bairro bem simpático.
  20.  # 40

Colocado por: Jorge RochaBom,mas Viriato poderia estar lá mais para a zona de limite,presumo Viseu...porque se formos à enciclopédia,encontramos a Lusitânia a verde que vai desde toda a linha da costa do Algarve até à linha sul do rio Douro...já que encontramos uma estátua alusiva a Viriato aí para a zona dos limites,presumo que fosse daí o maior combate contra os Romanos,visto que os romanos a virem da europa,se olharmos para o google earth,seria muito mais fácil entrarem precisamente por aí,pois descrevem um tragecto muito mais rectilínio,ao passo que se começassem mais a sul seria muito mais desgastante,digo eu.
    Ó Jorge Rocha, :-)

1. Deixe lá a estátua do Viriato em Viseu!
    Essa estátua, erigida pelo Estado Novo em 1940, e servia objectivos de propaganda nacionalista!
    Os historiadores actuais admitem que o Viriato nunca tenha estado por essas bandas (nem na «Cava de Viriato»).

Eu já lhe disse que o Gandhi tem estátuas no Restelo e em Telheiras e o homem nem nunca cá pôs os pés!

O Viriato viveu e lutou contra os romanos NO SUL da Península Ibérica, do Alentejo à Extremadura espanhola e Andaluzia . É isto que dizem os relatos romanos.
    Você não percebe nada de invasões, pois não? É que é muito mais fácil entrar na fronteira portuguesa pelo lado PLANO (Alentejo) do que pelas montanhas e vales do Norte!

Outra coisa completamente diferente é a PROVÍNCIA ROMANA da Lusitânia (que ia do Douro ao Algarve), com capital em Mérida, instituída depois da morte de Viriato (140 A.C.), e depois da «pacificação» romana.
    Esta província é que foi cedida (550 anos depois) pelos romanos aos Alanos (os tais que vieram do Cáucaso, corridos pelos Hunos) lá para o ano 410, que depois se aliaram aos Vândalos e invadiram o Norte de África, quando os Visigodos por cá se instalaram.

2. Além disso, os Lusitanos também não eram puramente autóctones. Era (mais) um povo que veio da Europa Central.
    Dizer que "os portugueses descendem dos Lusitanos" é tão verdade como dizer que descendem do Profeta (Maomé) ou da família da Virgem Maria (e, portanto, do rei David), ou de Carlos Magno.

Eu diria que mais de 80% dos portugueses actuais descendem de TODOS os que acabei de citar.
    Mas, claro, com a particularidade de uns (os da região do Porto) terem maior percentagem de sangue norte-africano que outros. :-)

0.0300 seg. NEW