Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: MartaDO meu namorado aí em Lisboa ía almoçar a casa pois vivia no Restelo e trabalhava nas torres de lisboa. Dizia ele que eram 9km até lá. Mas o tempo que demorava a percorrer o caminho em hora de ponta, eram 30/35 min.
    Faço esse percurso todos os dias.
    O meu escritório é perto do Alto dos Moinhos (não longe das Torres de Lisboa) e tenho 2 obras no Restelo (Av. Ilha da Madeira e Av. Torre de Belém), para além de que frequento a piscina do Belenenses.
    O percurso são, efectivamente 9km. Se for pela 2.ª Circular, sem trânsito, pode levar 10minutos. Mas à hora de ponta, nem pensar em meter aí! É melhor cruzar as Estrada de Benfica e Av. Carolina Michaelis, e subir e descer Monsanto.

Aqui em cima a realidade é outra, numa distância de 37km demoro 30 minutos, (...) Acha isso razoável? É perto? É longe?
    Para muita gente, 30min de trajecto seria fantástico, mas não para mim.
    30minutos de trajecto não dá para ir almoçar a casa no intervalo do emprego. Não dá para ir buscar o miúdo à escola para almoçar com ele, etc.
  2.  # 2

Não sabendo os valores, mas considerando o acesso a Loures e HSM, proponho a Quinta do Lambert / Parque Europa.
  3.  # 3

A zona da expo tambem tem o problema da linha do comboio que a cruza em toda a extensão com o inerente ruído.
    •  
      MartaD
    • 25 agosto 2010 editado

# 4

Colocado por: BGNão ha confusões nocturnas de bares e discos, nem tao pouco tunings a chatear.
    Quanto aos velhos, e vizinhos arrogantes que se fala, esses existem em todo o lado. Nao faz referir a vizinhança... Alguns dos habitantes mais conhecidos do Restelo: Ze Pedro dos Xutos, Mario Crespo (sic), Maria Joao Ruela (sic), Catarina Furtado (rtp)... Muito facilmente nos cruzamos com estas pessoas, tanto no pingo doce do restelo como a passear o cão à noite.

Por acaso tenho um carro tuning e fazia um bocadinho de barulho na rua :D Deve ser por causa disso que andava constantemente a ser riscado na minha rua (onde basicamente só passam moradores).
    Além disso há um café no Restelo de baixo que é muito frequentado por malta do tuning.
    Quanto a essas pessoas que referiu, nunca as vi por lá e morei lá 27 anos. Não sei que tipo de vizinhos eles são mas os vizinhos que os meus pais têm, são terrivelmente maus e mesquinhos, daqueles que nos tentam lixar com queixas em tribunal. Lá por terem dinheiro não quer dizer que comprem a justiça, felizmente.
    Mas sim, o Restelo é um lugar central e supostamente seguro e calmo. Só acho que morar ao pé de pessoas ricas não quer dizer que seja bom. Geralmente é mau.

Luís, pois o meu namorado ía almoçar a casa mas à hora de almoço não apanhava trânsito e por isso dava perfeitamente para ir comer a casa.
    Mas às vezes, a casa pode compensar tanto que não faz mal morarmos um bocadinho mais longe. O que me chateia em Lisboa é o trânsito insuportável e são raras as pessoas que conseguem fugir a isso.
  4.  # 5

Sempre ouvi dizer que o Parque das Nações "é que é"....
    É caro... é chic... é sossegado... é espaços verdes... é habitação bonita.... é qualidade de vida... é um bom lugar para criar crianças.... é onde há bons vizinhos.... é onde há pessoas de "estatuto superior"...

Mas sinceramente.... apesar de gostar de dar uma volta por lá esporadicamente, o que cada vez vejo mais é:
    um numero considerável de fogos por habitar
    lojas de rua (vulgo comercio tradicional) sem interesse , a fechar, por abrir, já fechadas
    barulho e confusão quando há concertos (ok, n são assim tantos por ano...)
    confusão e filas "acima da média" aos fds e fim do mês (a malta deve ir ás compras....)
    muitos restaurantes, pouco com interesse (rácio preço/qualidade/conforto)
    cada vez mais gente que não vive lá e vai "dar a sua caminhada"

Qual é o preço médio de um T2? 200k? 250k?...
    sinceramente não estou para pagar isso, sair à rua para dar uma volta com a criança e ter que andar a deitar em sentinela por causa da malta "humilde" de moscavide, xabregas, chelas, etc que gosta de ir passear em grupo para a zona "dos meninos finórios"

Em tempos também ia dar uns passeios a pé porque era uma zona segura e onde n ha confusões porque vive gente de classe média/média-alta.... mas cada vez mais vejo o contrario nas ruas... :S
  5.  # 6

Lugares de valor em Lisboa

As pontes Vasco Da Gama e 25 de Abril!

É o que de melhor tem a capital para passar para o lado sul!!:)

Saudações.
  6.  # 7

Lugares de valor em Lisboa

As pontes Vasco Da Gama e 25 de Abril!

É o que de melhor tem a capital para passar para o lado sul!!:)

Saudações.
    • BG
    • 26 agosto 2010 editado

# 8

Colocado por: MartaD

Por acaso tenho um carro tuning e fazia um bocadinho de barulho na rua :D Deve ser por causa disso que andava constantemente a ser riscado na minha rua (onde basicamente só passam moradores).
    Além disso há um café no Restelo de baixo que é muito frequentado por malta do tuning.
    Quanto a essas pessoas que referiu, nunca as vi por lá e morei lá 27 anos. Não sei que tipo de vizinhos eles são mas os vizinhos que os meus pais têm, são terrivelmente maus e mesquinhos, daqueles que nos tentam lixar com queixas em tribunal. Lá por terem dinheiro não quer dizer que comprem a justiça, felizmente.
    Mas sim, o Restelo é um lugar central e supostamente seguro e calmo. Só acho que morar ao pé de pessoas ricas não quer dizer que seja bom. Geralmente é mau.

Luís, pois o meu namorado ía almoçar a casa mas à hora de almoço não apanhava trânsito e por isso dava perfeitamente para ir comer a casa.
    Mas às vezes, a casa pode compensar tanto que não faz mal morarmos um bocadinho mais longe. O que me chateia em Lisboa é o trânsito insuportável e são raras as pessoas que conseguem fugir a isso.

Bem me pareceu que seria um dos xunings, gostando de hip-hop e kizomba, e a morar na aldeia dos macacos, só podia ;)
    Agora fora de brincadeiras, não entendi essa de "morar ao pé de pessoas ricas"... Para morar ao pé de pessoas ricas vai-se para a quinta da marinha, para a Lapa. Qual o objectivo de uma pessoa ir morar ao pé de pessoas ricas? Pessoas ricas em quê?
    O Restelo é uma zona sossegada, segura, central, e bonita. Ponto final. Há preços para todos os gostos, moradias a 500mil eur, até aos 10milhoes. Apartamentos dos 120 aos 800mil eur. O mesmo acontece na expo, na lapa, ou no chiado... Isso é mentalidade tuga, ideia mal formada de pessoas.

Em relação ao moradores que fiz referência, posso garantir que são da vizinhança, e fiz referência porque sao pessoas que admiro e que qualquer pessoa do fórum conhece, para contrariar a sua ideia de que, no Restelo, só vive o velho do Restelo e a sua familia arrogante e peneirenta. Nada disso!! :) Os vizinhos dos seus pais devem ser terríveis!!! Coitados, tiveram mesmo azar, fico com pena deles.

Por fim, e para terminar, em relação à expo é de facto verdade. Ainda ontem estava a falar disso com colegas de trabalho, e uma das colegas, residente na expo fez referente precisamente ao clima de insegurança. Estando nao mto longe de Chelas, e com a linha de comboio perto, nao tem sido mto fácil. Mas esperemos que seja passageiro! A menos que se more nas torres de sao gabriel, torres dos ricos e poderosos, arrogantes e com mau feitio de acordo com o tipo de pessoa que a Marta refere...

Ah, por mim, fazendo referencia ao post do murcao, de facto é verdade que ao fim de semana a expo de sossego tem muito pouco. Inumeras pessoas que se passeiam por lá, vindo de todos os cantos de lisboa, e gostam dir dar a sua voltinha pelas ruas do PN.
    Assim, considero que o PN neste momento está sobrevalorizado, a qualidade de vida nao é mesma que ha uns anos, e nao considero a hipotese de vir algum dia a viver no PN.
  7.  # 9

Colocado por: BGO Restelo é uma zona sossegada, segura, central, e bonita.

Mais central não há.
  8.  # 10

Colocado por: BG

Bem me pareceu que seria um dos xunings, gostando de hip-hop e kizomba, e a morar na aldeia dos macacos, só podia ;)
    Agora fora de brincadeiras, não entendi essa de "morar ao pé de pessoas ricas"... Para morar ao pé de pessoas ricas vai-se para a quinta da marinha, para a Lapa. Qual o objectivo de uma pessoa ir morar ao pé de pessoas ricas? Pessoas ricas em quê?
    O Restelo é uma zona sossegada, segura, central, e bonita. Ponto final. Há preços para todos os gostos, moradias a 500mil eur, até aos 10milhoes. Apartamentos dos 120 aos 800mil eur. O mesmo acontece na expo, na lapa, ou no chiado... Isso é mentalidade tuga, ideia mal formada de pessoas.

Em relação ao moradores que fiz referência, posso garantir que são da vizinhança, e fiz referência porque sao pessoas que admiro e que qualquer pessoa do fórum conhece, para contrariar a sua ideia de que, no Restelo, só vive o velho do Restelo e a sua familia arrogante e peneirenta. Nada disso!! :) Os vizinhos dos seus pais devem ser terríveis!!! Coitados, tiveram mesmo azar, fico com pena deles.

Não entendi o mau gosto dos seus comentários, podia mandá-lo à **** mas vou responder-lhe com educação.
    Quando digo morar ao pé de pessoas ricas, digo, pessoas com muito dinheiro, que era o casos dos meus vizinhos. Pessoas tão metidas na vidinha delas que nem um "olá" dizem. Pessoas que apesar de metidas na vida delas, qualquer coisa que vá contra a vontade delas, partem logo para queixas e tribunais.
    Obviamente que não estou a falar de todo o Restelo, porque o Restelo é grande. Mas estou a falar da zona com as pessoas que têm mais dinheiro, a maioria deles novos ricos.
    Quanto ao ser seguro, todas as vivendas da nossa rua, já foram assaltadas, incluindo a nossa, só para ver a segurança daquilo, apesar de existir policiamento.
    Vivi lá 27 anos, posso falar com conhecimento de causa não? Felizmente já deixei a casa dos meus pais e pude partir para uma zona muito melhor. Fica a recordação dos podres daquela zona e onde fui criada.
  9.  # 11

Conheço vagamente as zonas que referem Restelo e PN e concordo que defacto o restelo é variado mas essencialmente residencial e pelo contrário o PN é o cúmulo do comercio. Por aqueles lados, será dia de feira, como se costuma dizer, o dia em que não exista feira....

eu sugeria algo diferente....Miraflores, tem alguns betinhos como o restelo, alguns avantajados como a PN mas não é tão residencial como o restelo nem tão feira como o PN. Parece-me o melhor deste dois mundos com mar, campo(monsanto e jamor) e um concelho que funciona. Já agora estou a vender um T2 por 250k simpático...é para ter dinheiro para um T3.

Vivi no norte toda a juventude, também era da opinião que no sul eram só mouros, 6 anos em Lisboa (AvRoma), 1 ano em Paço de Arcos, e 10 em Miraflores (a casa actual tem 6anos) e daqui já não saio....e portanto mudei de opinião quando ao sul.
    • BG
    • 27 agosto 2010 editado

# 12

Colocado por: MartaD

Não entendi o mau gosto dos seus comentários, podia mandá-lo à **** mas vou responder-lhe com educação.
    Quando digo morar ao pé de pessoas ricas, digo, pessoas com muito dinheiro, que era o casos dos meus vizinhos. Pessoas tão metidas na vidinha delas que nem um "olá" dizem. Pessoas que apesar de metidas na vida delas, qualquer coisa que vá contra a vontade delas, partem logo para queixas e tribunais.
    Obviamente que não estou a falar de todo o Restelo, porque o Restelo é grande. Mas estou a falar da zona com as pessoas que têm mais dinheiro, a maioria deles novos ricos.
    Quanto ao ser seguro, todas as vivendas da nossa rua, já foram assaltadas, incluindo a nossa, só para ver a segurança daquilo, apesar de existir policiamento.
    Vivi lá 27 anos, posso falar com conhecimento de causa não? Felizmente já deixei a casa dos meus pais e pude partir para uma zona muito melhor. Fica a recordação dos podres daquela zona e onde fui criada.

Não vale a pena ser arrogante. Tenho dado a minha opinião e recordo que o objectivo é precisamente cada um dar a sua opinião, mas Marta já usou termos pouco apropriados para a sua idade e que nao se enquadram neste fórum...
    Voltando ao assunto, esse sim interessante, posso dizer-lhe que aqui na Rua Pêro de Alenquer, não sofremos um assalto nos ultimos 30 anos. Desde que aqui moro houve de facto algumas tentativas noutras zonas do Restelo, por exemplo nas moradias da av das descobertas. Assaltos consumados que tenha conhecimento: CTT do restelo, Banif e Santander (tudo n av ilha da madeira).
    Continuo a não entender essa da vizinhança... Há vizinhos bons e maus em todo o lado. Da minha parte tanto eu como os filhos e a minha esposa, nao temos razão de queixa, e digo-lhe que não faço caso de andar metido em festas e mto menos enfiado na casa dos outros. Por isso, me digam boa tarde ou nao me digam nada, nao é por causa disso que saio do local onde vivo. Acho isso uma autentica burrice, e falta de capacidade de lidar com as situações, sair do Restelo por causa disso. Mas... nada me espanta de quem tem no seu perfil "anti-social".
    Quanto aos novos ricos, podemos falar então da Lapa, do PN, da Estrela. O PN foi uma zona que esteve na moda alguns anos, mas hoje é o que se vê. A quantidade de imoveis à venda é enorme, basta fazer uma pesquisa. Isso significa alguma coisa...

Regressando à insegurança, nao é preciso procurar muito:

- http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/assaltos-afligem-parque-das-nacoes
    - http://www.expressodooriente.com/modules.php?op=modload&name=PagEd&file=index&topic_id=14&page_id=4028
    ("O Comando Metropolitano de Lisboa anunciou a detenção de dois homens em flagrante delito pelo assalto de quatro casas no Parque das Nações")
    - http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1006165
    ("carjacking na expo")
    - http://www.rea.pt/forum/index.php?topic=11719.30
    (outro forum onde eh debatido, precisamente, a inseguraça no PN)
    - http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=F3D89C4A-2CB2-49AA-9220-6F75D7F301B9&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

Mais as rusgas policiais aos bares brasileiros, o ruido ao domingo à tarde das enchentes que se juntam, os assaltos, as concentrações tuning...
    Parque das Nações? No thanks, my dear...
  10.  # 13

1- Pode dar a sua opinião sobre o tema, não SOBRE MIM. Não tem que me chamar nomes ou fazer piadas impróprias. Nunca disse nada de si, não admito que diga de mim.

2- Não vou dizer a minha rua mas é praticamente na Av das descobertas. E como disse, todas as casas já foram assaltadas, talvez a única que não foi, foi a de uma familiar minha que mora na mesma rua.

3- Há vizinhos bons e maus em todo o lado ,há novos ricos noutros sítios. Certo. Mas a discussão era sobre o Restelo e por isso, pela minha experiência, referi qual o perfil dos vizinhos que eu tive na minha rua, que não é caso único.

4- Não saí do Restelo por esse motivo, mas sim para ter uma casa minha. Mas ainda bem que saí, não voltaria para lá mais. Agora só de férias.
    Mas as razões que apontei de riscarem constantemente o carro, de fazerem queixas e de criarem mau ambiente , para mim, é motivo suficiente para me pôr a mexer. Quem está mal que se mude.
    • BG
    • 27 agosto 2010

# 14

Colocado por: MartaD1- Pode dar a sua opinião sobre o tema, não SOBRE MIM. Não tem que me chamar nomes ou fazer piadas impróprias. Nunca disse nada de si, não admito que diga de mim.

2- Não vou dizer a minha rua mas é praticamente na Av das descobertas. E como disse, todas as casas já foram assaltadas, talvez a única que não foi, foi a de uma familiar minha que mora na mesma rua.

3- Há vizinhos bons e maus em todo o lado ,há novos ricos noutros sítios. Certo. Mas a discussão era sobre o Restelo e por isso, pela minha experiência, referi qual o perfil dos vizinhos que eu tive na minha rua, que não é caso único.

4- Não saí do Restelo por esse motivo, mas sim para ter uma casa minha. Mas ainda bem que saí, não voltaria para lá mais. Agora só de férias.
    Mas as razões que apontei de riscarem constantemente o carro, de fazerem queixas e de criarem mau ambiente , para mim, é motivo suficiente para me pôr a mexer. Quem está mal que se mude.

Conclui-se então o seguinte: para si o Restelo é mau para se viver porque tinha um vizinho que lhe riscava o carro, que nao lhe dizia boa dia, boa tarde e boa noite, e que ia fazer queixinhas suas por algum motivo; o Restelo é mau porque TODAS as casas na zona da av da descobertas ja foi assaltada (afinal nao é assim tão anti-social, para ter conhecimento que todas as casas já foram assaltadas coisa que desconheço); e o Restelo é mau porque ficou a perder uma vizinha que lá só vai de férias.

Eu sou da opinião que afinal o Restelo é mau porque nao ha bares brasileiros, nao ha concentrações de tuning, é uma zona residencial sossegada e nao há ajuntamentos ao domingo... É a minha opinião!
  11.  # 15

Colocado por: BG Eu sou da opinião que afinal o Restelo é mau porque nao ha bares brasileiros, nao ha concentrações de tuning, é uma zona residencial sossegada e nao há ajuntamentos ao domingo... É a minha opinião!
    Lamento discordar.
    Há ajuntamentos junto ao rio (Jerónimos, restaurantes, pastéis, Torre de Belém,...), e no Estádio do Restelo quando o Benfica ou Sporting lá jogam (jogavam), ou quando há (/havia) espectáculo de música, ou missa de alguma igreja evangélica. :-)
    Mas só isso.

Marta,
    Os assaltos às moradias NÃO SÃO perpetrados por moradores do bairro, nem nada que se pareça.
    Além disso, por causa das inúmeras embaixadas e residências de embaixadores, deverá ser dos bairros mais policiados de Portugal.

Por alguma razão não se vêem, no Restelo, moradias vazias e à venda durante muito tempo...

Nota: também sou fã do Restelo (e ainda sou sócio do Belenenses), e tenho muita família que lá reside.
    Mas, em Lisboa, prefiro zonas servidas pelo Metropolitano (Alto dos Moinhos, Alvalade..).
  12.  # 16

Conclui mal. E escusa de ser irónico.
    Essa do ter "um vizinho", só pode ser a brincar, não? Eu falei da rua toda. Ninguém fala com ninguém, nem sequer se olham nos olhos. É o tipo de pessoa, ou ainda não percebeu? O tipo de pessoa que tem o rei na barriga por ter muito dinheiro.
    E já agora, " as queixinhas" não foram contra mim. Está a falar como se eu estivesse a fazer uma birrinha de miúda e fosse algo sem importância. Mas você não tem conhecimento, por isso dou o desconto.
    Se desconhece que as casas da minha rua já foram todas assaltadas... a sério, não tem que saber de tudo pois não? Um dos assaltos até fui eu que chamei a polícia pois foi bem durante o dia.
    É um sítio tão sossegado e seguro que eu nem me atrevia a andar lá de noite sozinha !!!
    É um óptimo sítio para quem quiser apreciar umas **** ao pé de casa ! Há para todos os gostos e também as há brasileiras ahah
    É um bairro supostamente fino mas cheio de podridão.

Eu moro agora num prédio e ouço muito menos barulho do que na vivenda do Restelo e não vivo ao pé de pessoas cheias de manias, nem tenho chulos ao pé.

Mas hey... não disse que todo o Restelo era assim. Há zonas que têm outro tipo de pessoas, mais simples, mais acessíveis.

Mas todos temos gostos diferentes. Há quem goste de lá viver apesar disto tudo que referi.
  13.  # 17

Colocado por: Luis K. W.
    Mas só isso.

Marta,
    Os assaltos às moradias NÃO SÃO perpetrados por moradores do bairro, nem nada que se pareça.
    Além disso, por causa das inúmeras embaixadas e residências de embaixadores, deverá ser dos bairros mais policiados de Portugal.

Isso não impede que as casas sejam assaltadas :) Tenho experiência disso.
    Neste momento tenho os pais aqui de férias comigo e a minha mãe anda constantemente preocupada com a casa que está fechada e que pode ser assaltada.

Quanto aos ajuntamentos lol, é só ver os embaixadores a dar as suas festas para deixarmos de ter lugar para estacionar, seja onde for, além de termos que aturar a polícia a dizer por onde devemos e não devemos ir. E claro, como referiu, os jogos no estádio, também fazem uma certa confusão no trânsito.
    • BG
    • 27 agosto 2010 editado

# 18

Ponto de situação:
    - No Restelo há barulho em dias de jogos, concertos e quando os embaixadores dão festas (sim é um barulho tal que é necessário chamar a polícia), no PN há barulho todos os fins de semana à tarde, aos fins de semana à noite, em dias de concerto, quando há as festas dos estudantes e quando há ajuntamentos de tuning: prefiro viver no Restelo;
    - No Restelo houve tentativas de assalto ou mesmo alguns assaltos consumados dentro das moradias possivelmente ha uns anos atrás porque acho muito estranho nao ouvir falar disso aqui, aliás, vejo os vizinhos a passearem à noite os caes ou alguns a fazer jogging, no PN há assaltos e tentativas de assalto nas ruas praticamente todos os dias (é ler as noticias). Na zona da expo norte, os problemas da falta de iluminação em zonas de edificios metem um medo!!! Na zona sul aquilo parece um deserto. Prefiro viver no Restelo!
    - No Restelo as habitações à venda são compradas num periodo de tempo curto, no PN os imoveis demoram anos a serem vendidos e a desvalorização é evidente: estou seguro que a minha casa foi um bom investimento (por isso chamam ao PN a aldeia dos macacos);
    - No Restelo não há bares e confusões à saída dos bares, no PN os bebedos vao ajustar contas uns com os outos, acabando sempre a policia por ser chamada;
    - Se quero ir do Restelo para o centro da cidade, meto-me em 10min mesmo com transito (Monsanto - tunel das amoreiras - marques; ou belem - alcantara - rato); se quero ir do PN para o centro da cidade meto-me na 2ª circular e nunca mais de la saio em hora de ponta, ou vou pela marginal e apanho 50 semaforos e transito acumulado na zona de alcantara - terreiro do paço;

Decididamente prefro o Restelo!!! Estou a comparar o Restelo ao PN, acredito sim que haja outros locais de interesse para viver, sem a delinquencia que se tem vindo a assistir no PN, tal como varias pessoas ja referiram neste topico. Até encontrei num forum da propria GNR um topico sobre a vaga de assaltos no PN!!!!

Em relação ao Putedo e aos Xulos, esses andam mais la zona dos seus pais, la pela av das descobertas. É um flagelo, é certo, tal como na zona a artilharia 1 onde vive o ex-presidente Jorge Sampaio. A verdade é o Restelo é grande, tal como referiu e bem, e esses ocupam se tanto uma avenida. A mim nao me incomodam. Aos seus pais tb parece nao incomodarem, senao certamente ja tinham fugido do Restelo.

Devo confessar que, em todos os seus argumentos, nao vejo um unico que me levaria a sair do Restelo. Parece-me mais uma birrinha de alguem que teve de sair de casa dos pais, e que habituada a viver comodamente foi para uma zona que julgava ser um paraíso, e que ja foi chique, mas que hoje, poucos procuram...
    O Restelo é uma zona sossegada, e fico satisfeito de poder estar à tarde a apanhar sol no meu relvado, e nao ter nos relvados do PN aquelas enchentes que ali se juntam... Ou a sua mae tb se mantem enclausurada durante o dia???? Se quiserem vender a casa, tenho quem compre, é so enviar um PM. Porque como disse e bem, quem está mal muda-se. :)

PN? Nunca na vida! :))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaBrito
  14.  # 19

Portanto, concluímos que "Ié Ié Ié, Campo de Ourique é que é" :
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pipocas4, BG
  15.  # 20

Portugal é Lisboa, e a Capital Campo de Ourique!

0.0410 seg. NEW