Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos,

    Apesar de algumas questões relativas a este tema, vejo que não é de todo uma prioridade na construção de casas e prédios. Gostaria de vos mostrar imagens de iluminação e partilhar ideias com fotos e tudo mais que precisarem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
      1606-4+1427.jpg
      COL-73400-05.jpg
    •  
      FD
    • 8 junho 2010

     # 2

    Colocado por: raquel.jmavejo que não é de todo uma prioridade na construção de casas e prédios

    Por acaso é coisa que nunca percebi. Para mim, a iluminação é uma das coisas mais importantes numa casa. É ela que cria um ambiente.

    Quantas vezes andei eu de volta do meu candeeiro da sala a trocar lâmpadas porque não gosto da cor das fluorescentes?
    Quantas vezes troquei fluorescentes por incandescentes - apesar de mais gastadoras - só porque não gostava da luz?
    Gosto de entrar nas lojas dos centros comerciais e tentar perceber a iluminação. Noto logo quando uma loja está ou não bem iluminada.
    Adorei um dimmer que tinha em casa... infelizmente aquilo era tão fiável quanto um político.
    Não tenho muito dinheiro para gastar mas, se tivesse, essa seria uma das minhas paixões em casa: manipular a luz, à laia de um pintor renascentista moderno caseiro com laivos de bricolista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  2.  # 3

    FD,

    Tinha um dimmer onde e a fazer o que? ( a controlar uma luz ou mais?)
  3.  # 4

    Indices de Protecção:
      IP_Ratings.gif
    •  
      FD
    • 8 junho 2010

     # 5

    Colocado por: raquel.jmaTinha um dimmer onde e a fazer o que? ( a controlar uma luz ou mais?)

    Na sala de estar, a fazer vez de um interruptor de parede, a controlar o ponto de luz do tecto.
    Infelizmente, passados alguns meses, pifou.
  4.  # 6

    Eu também acho que a iluminação é um dos factores principais de uma casa.

    Infelizmente, na maioria dos casos, fica entregue ao electricista que, com o alicate no bolso e a segurar a escada diz "metemox aqui uns focox..." e tudo se decide em 5 minutos.

    Mas também....quem é que pode fazer um estudo deste género?
    Os arquitectos? Não me parece que tenham capacidade de aconselhar e propôr alternativas e ambientes.
    Há empresas que fazem este tipo de estudos, mas são normalmente empresas que tb vendem as luminárias e, por isso, aconselham sempre as deles e com preços de gritar.

    A quem é que eu então peço este estudo?
    • P+V
    • 8 junho 2010 editado

     # 7

    Colocado por: MikeMelga
    Mas também....quem é que pode fazer um estudo deste género?
    Os arquitectos? Não me parece que tenham capacidade de aconselhar e propôr alternativas e ambientes.


    Já houve esta conversa no fórum, volto a repetir: não se confunda "capacidade" com "oh sr. arquiteto só quero um boneco pa por na câmara e quero gastar o menos possível consigo".

    P.s.: nem de propósito, passei a manha, entre as 9:30 e as 12:30, com dois clientes só a discutir a iluminação da casa deles...
  5.  # 8

    Colocado por: MikeMelgaEu também acho que a iluminação é um dos factores principais de uma casa.

    Infelizmente, na maioria dos casos, fica entregue ao electricista que, com o alicate no bolso e a segurar a escada diz "metemox aqui uns focox..." e tudo se decide em 5 minutos.

    Mas também....quem é que pode fazer um estudo deste género?
    Os arquitectos? Não me parece que tenham capacidade de aconselhar e propôr alternativas e ambientes.
    Há empresas que fazem este tipo de estudos, mas são normalmente empresas que tb vendem as luminárias e, por isso, aconselham sempre as deles e com preços de gritar.

    A quem é que eu então peço este estudo?

    Os cálculos luminotécnicos são feitos por projectistas especializados e não por Arquitectos.. eles podem, e muito bem, aconselhar, ajustar, etc, mas fazerem cálculos não...

    Eu faço cálculos... aliás eu já tinha dito que os faço e de forma gratuita.
    Faz parte do meu trabalho e adoro o que faço!! :)
  6.  # 9

    E não me venham com "tangas" que são capazes de gastar uma pipa de massa em determinadas coisas, mas quando apresentamos valores de iluminação de jeito, raros são os clientes que aceitam e pagam... querem sempre tudo muito bom mas depois não querem... a frase que mais ouço quando se fala em Balastros Electronicos, por exemplo, é: ah.. isso dentro do tecto falso ninguém vê.. o que interessa se é Philips ou uma marca chinoca qq....
  7.  # 10

    Caro FD,

    A controlar apenas na parede ou com comando? Envie-me por mail a sua morada para [email protected]
    • P+V
    • 8 junho 2010

     # 11

    Colocado por: raquel.jmaE não me venham com "tangas" que são capazes de gastar uma pipa de massa em determinadas coisas, mas quando apresentamos valores de iluminação de jeito, raros são os clientes que aceitam e pagam... querem sempre tudo muito bom mas depois não querem... a frase que mais ouço quando se fala em Balastros Electronicos, por exemplo, é: ah.. isso dentro do tecto falso ninguém vê.. o que interessa se é Philips ou uma marca chinoca qq....


    pois é...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  8.  # 12

    Colocado por: raquel.jmaCaro FD,

    A controlar apenas na parede ou com comando? Envie-me por mail a sua morada para [email protected]


    explique la isso melhor, sff
  9.  # 13

    Caro Sergyio,

    Quero saber qual a finalidade: a de controlar a luz de apenas um ponto, se é apenas a do fluxo ou se tinha controlo de fluxo num controlo remoto. Por exemplo: se tiver um tecto falso, ou se o candeeiro tiver espaço na "bola" superior onde tem a barra de junção para colocar um outro aparelhito pequenino, coloca-o e consegue com o controlo remoto pequenino, ligar e desligar o ponto de luz e regular a intensidade (mediante funcionalidades do aparelho)
    Daí ter perguntado ao FD se é apenas a regulação do fluxo que ele pretende.... ou quer que explique outra coisa?
  10.  # 14

    Colocado por: raquel.jmaOs cálculos luminotécnicos são feitos por projectistas especializados e não por Arquitectos.. eles podem, e muito bem, aconselhar, ajustar, etc, mas fazerem cálculos não...

    Eu faço cálculos... aliás eu já tinha dito que os faço e de forma gratuita.
    Faz parte do meu trabalho e adoro o que faço!! :)


    Cara Raquel,

    Se a oferta se mantiver....eu aceito. Aliás, já tinha pensado em aceitar anteriormente mas como não a tenho visto por estas andanças...
    É muito raro encontrar alguém que perceba e mesmo os 'profissionais' hesitam quando lhes faço perguntas sobre balastros electrónicos ou dimmable CFL's.

    Pelo que sei é, como eu, da zona de Gaia e, se bem me lembro, também comercializa alguns produtos. A minha moradia está neste momento a começar. Temos que falar. Pode ser que seja vantajoso para ambas as partes :)

    Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  11.  # 15

    MikeMelga...

    Nem é necessário responder, pois não? Claramente que faço o cálculo e o resto logo se verá. Quando me entrega o projecto?
  12.  # 16

    Colocado por: raquel.jmaMikeMelga...

    Nem é necessário responder, pois não? Claramente que faço o cálculo e o resto logo se verá. Quando me entrega o projecto?


    Obrigado mais uma vez.

    Eu tenho comigo o projecto em AutoCad. Para que mail posso enviar?
    • cjoao
    • 8 junho 2010 editado

     # 17

    A iluminação de uma casa é um dos elementos mais importantes e que deve ser pensado logo em projecto.

    Deve ser dividido em dois pontos igualmente importantes:
    - iluminação natural - uma casa com uma iluminação natural pensada de raiz tem um encanto estético e uma eficiência energética que a torna quase mágica. Neste ponto existem dois arquitectos em Portugal que trabalham a luz como poucos, refiro-me ao grande Siza Viera e ao menos conhecido mas igualmente excelente arquitecto Ricardo Vieira de Melo.

    - iluminaçao artificial - pensada para trbalhar em conjunto com a iluminação natural, potencia os pontos fortes da casa. Deve ser uma iluminação que cria diversos ambientes e deve-se fugir de todo da iluminação tipo pastelaria em que as lampadas flurescentes idundam o espaço de brancos, quebrando todo o encanto do espaço.

    [pub] http://decoracaofacil.com/dicas-para-uma-iluminacao-conveniente/ [/pub]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  13.  # 18

    Temos em lâmpadas fluorescentes todos os espectros das lâmpadas tradicionais e ainda mais alguns que em outros modelos nem são fabricados. Existem temperaturas de cor de 2700º K até 15000º K sendo que as lâmpadas incandescentes aproximam-se de valores de 2700º K, as luzes mais brancas tipo "hospital" nos 4000ºK e quando subimos na escala entramos em tons mais azulados. As lâmpadas de baixo consumo são nada mais nada menos que lâmpadas fluorescentes do tipo T5 dobradas e podem ser adquiridas em qualquer tonalidade.

    Em relação aos "dimmers", também conhecidos por reguladores de luz, há 20 anos mais coisa menos coisa, existiam uns reguladores onde era aproveitado um interruptor da série SB900 da Legrand e era colocado um circuito electrónico com um potenciómetro fazendo um furo no meio da tecla. Eram fabricados por uma empresa nacional, não tinham qualidade nenhuma com avarias frequentes e eram caros. Hoje em dia um bom regulador de luz com capacidade de 400W deverá ter um preço de €30.00 aproximadamente, da marca Legrand mas existem de outras marcas e só em necessidades especiais é que o valor aumenta muito.

    Agora vamos misturar um pouco os assuntos. Existem no mercado lâmpadas de baixo consumo com:
    - regulador de luz incorporado, mais ou menos. Quando se encontram apagadas e acendemos emitem 100% de luz, se apagarmos e imediatamente acendermos novamente emitem 50% de luz, na compra de uma lâmpada, temos lâmpada de baixo consumo e regulador de luz na mesma compra.
    - sensor fotoeléctrico - a ser colocadas junto de fontes de luz natural ou no exterior em aparelhos devidamente preparados para o efeito. Possui na base um regulador que permite a indicação de funcionamento da lâmpada em relação à quantidade de luz natural no meio ambiente. Especialmente útil para colocar em jardins, logradouros e afins.

    Lâmpadas de baixo consumo com qualidade (minha opinião) e que supera as outras em quantidade de lumens - Philips modelo Tornado - substitui na minha sala 4 lâmpadas de halogéneo de 150W por Philips Tornado 20W 2700ºK e fiquei surpreendido. Experimentem não se vão arrepender só é pena o volume nesta potência mas existem menores.

    Discordo na luz artificial pensada para trabalhar em conjunto com a natural. A luz artificial deve ser pensada para trabalhar como substituição parcial da luz natural porque não devem ser utilizadas em simultâneo.
    •  
      FD
    • 9 junho 2010 editado

     # 19

    Colocado por: raquel.jmaCaro FD,

    A controlar apenas na parede ou com comando? Envie-me por mail a sua morada para [email protected]

    Era a controlar na parede. Mas foi numa casa anterior a esta onde moro agora. :)
    De qualquer forma, agora com as fluorescentes já não se deve usar esses potenciómetros pois não?
    Quer me enviar catálogos? :)
  14.  # 20

    Carissimo FD,

    Depende da potência das fluorescentes. Se houver para "dimmar" dimma-se :)
    Mesmo em candeeiros de pé é porreirito colocar um desses aparelhos.
    Eu não vendo a particulares da marca que tem esses produtos, vendemos no grupo Leroy M., mas eu enviava-lhe um, daí a pergunta... coloco nas minhas remodelações e obras, mas vender não.

    Quer?? ;))
 
0.0238 seg. NEW