Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Pretendia a vossa ajuda para eliminar uma duvida que tenho relativamente ao dimensionamento de 2 lajes, piso 1 e cobertura numa casa que pretendo reconstruir.

    A situação é a seguinte:
    pretendo reconstruir uma casa rústica antiga e numa dessas zonas rústicas da casa será acrescentado um piso numa arquitectura contemporaneidade. o principal problema incide sobre essa laje que foi dimensionada como sendo uma laje maciça de 0.25 m.

    Duvidas que pretendo eliminar:

    - A laje do piso 1 esta exageradamente dimensionada?
    - É possível substituir a laje do piso 1 por uma laje aligeirada tendo em consideração que o alinhamento das paredes do piso 1 não descarregam directamente nas do rés do chão?
    - É possível eliminar o pilar P23? como? quais os custos?
    - É possível eliminar os pilares P22 e P23? Como? quais os custos?


    desde já o meu muito obrigado

    Piso 1

    Piso 1


    Cobertura

    Cobertura


    Pormenores das Vigas e pilares estão no ficheiro pdf em anexo
  2.  # 2

    Boas

    - A laje do piso 1 esta exageradamente dimensionada?

    Provavelmente não, parece haver pilares que se apoiam na laje.

    - É possível substituir a laje do piso 1 por uma laje aligeirada tendo em consideração que o alinhamento das paredes do piso 1 não descarregam directamente das do rés do chão?


    Tem aí panos de laje que poderiam ser constituídos por lajes aligeiradas dependendo dos esforços induzidos pela acção sísmica. Noutros isso não será possível (descarga dos pilares do nível superior).

    - É possível eliminar o pilar P23? como? quais os custos?
    - É possível eliminar os pilares P22 e P23? Como? quais os custos?

    Na minha opinião, não.

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

    se substituir-mos e prolongarmos a viga 4 por uma em Ferro I ou H, devidamente calculada, n seria possível eliminar pelo menos o pilar P23?
  4.  # 4

    Boas

    Como exercício académico, sim. Na prática:

    1 - O vão em consola seria enorme (superior a 3 m)
    2 - Recebe a descarga de um pilar na extremidade.

    Não só Iria ter dimensões "monstruosas" como seria muito trabalhoso - de alto custo - conseguir o encastramento da viga (parede de alvenaria).

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 5

    A substituição das lajes pelo sistema SISMO (http://www.sismo.eu/site/default.asp?v=pt) seria uma boa solução?

    este sistema tem como principal objectivo a eliminação de pilares.

    seria mais vantajoso o sistema SISMO ou as lajes?

    Com o sistema SISMO seria mais fácil a eliminar o pilar P23? a viga de ferro a substituir pela viga 4 já teria dimensões aceitáveis?
  6.  # 6

    Boas

    Não me parece, o vão é demasiado grande e a carga demasiada. Mas não há nada como fazer contas. Que diz o autor do projecto de estabilidade? Já lhe pôs essas questões?

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 7

    já confrontei o projectista mas este disse logo k n era possível..... n sei se teve essa atitude por eu ter posto em causa o trabalho dele....

    essa é a verdadeira razão pela qual pretendo uma segunda opinião.

    o senhor sabe dimensionar? podemos chegar a um acordo e eu pago-lhe pelos seus serviços. apenas quero obter uma segunda opinião.



    cumprimentos
  8.  # 8

    Boas

    As minhas opiniões são grátis e pode dispor delas quando quiser. Em relação ao acordo, lamento mas não aceito trabalho aqui no fórum - não é nada de pessoal, compreenda.
    A verdade é que o seu projectista tem razão, essa é a resposta que eu daria.

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 9

    desde já agradeço suas opiniões....

    o meu objectivo n é por em causa o trabalho de ninguém mas sim obter a execução da obra o mais fácil e barato possível obtendo uma arquitectura agradável.

    por exemplo, as vigas do piso 1 tem quase todas 65 cm de altura.... com uma placa de 25 cm vai ficar 40 cm de fora. não serão estas vigas exageradamente dimensionadas?
  10.  # 10

    Boas

    Essa é uma questão que só pode ser respondida fazendo o cálculo integral da estrutura. Admito "a olho" que talvez as vigas V5, V6, V7 e V8 talvez pudessem ser de altura mais reduzida, mas como lhe disse só calculando a estrutura. Além disso não me parece que seja de pôr em causa os cálculos do projecto de estabilidade. Dito de outra forma - e estou a falar em geral, não deste caso em particular - é natural que se possam questionar opções tomadas na concepção desta ou daquela estrutura mas, uma vez esta definida, o seu cálculo não é, em geral, questionável. Afinal são apenas contas e não me parece que o autor do seu projecto - ou o de outro qualquer - tenha alguma vantagem em sobredimensionar as peças. O resultado das "contas" é o que aparece.

    cumps
    José cardoso
  11.  # 11

    Caro husilva

    As suas questões são pertinentes, mas não podem ser analisadas individualmente mas como um todo. De qualquer modo retirar P22 e P23 é pedir demasiado.
    Não sei se o projecto tem mais desenhos, porque se forem só estes estamos mal.
    1. Não aparece o pilar P23.
    2. A viga V9 tem 0,25 m de largura em cima e 0.20 em baixo.
    3 . A representação das vigas é duplicada, com armaduras longitudinais diferentes, não sei porquê? em cima não tem laje acoplada em baixo tem?.
    4. Não vejo diâmetro das armaduras de punçuoamento.
    5. No quadro de lajes aparece LA1, mas nas vigas aparece LA2.
    6. Os desenhos das vigas só aparecem em corte, não sei a que local diz respeito o corte.
    7. Bem sei que esta estrutura é pequena, mas deveria aparecer o desenho longitudinal das vigas, para ver a variação de armadura longitudinal e de esforço tranverso.

    Para já é melhor ficarmos por aqui.
  12.  # 12

    Boas

    Não aparece o pilar P23

    Deve ser um dos pilares P21, que aparece repetido.

    3 . A representação das vigas é duplicada, com armaduras longitudinais diferentes, não sei porquê?

    Francisco, acho que a numeração das vigas se repete no piso 1 e na cobertura: V1 a V10 no Piso 1 e V9 a V12 na cobertura.

    deveria aparecer o desenho longitudinal das vigas

    Também acho, mas se calhar o husilva não postou todos os desenhos (será?).

    cumps
    José Cardoso
  13.  # 13

    Creio k estejam a referir a estes desenhos. deixo aqui também uma imagem 3D.
    O pilar P21 pertence à garagem.
    Inicialmente a laje de cobertura também era para ser maciça de 0.25m o que iria ficar muito dispendioso e não aceitei. o projectista depois alterou para laje alveolar mas creio que manteve as dimensões das vigas e pilares anteriores.

    acho que isto esta uma salada russa!!!!!!!!!!!










  14.  # 14

    Gosto da arquitectura.
    Relativamente á estabilidade é mesmo uma salada russa.
    Eu teria adoptado uma laje macissa para a cobertura com a minima dimensão possível, talvez 12 cm, com isolamento termico e enchimento de forma a ter a altura definida na arquitectura.
    Porque dá mais homogeneização estrutural e tem outra vantagem em caso de infiltrações relativamente ás laje de vigotas.
    Continuo sem ver o diametro das armaduras de punçuoamento. Dá-me ideia que os desenhos das armaduras superiores do piso 1, estão trocadas com o desenho da cobertura.
    Porque não faz sentido ter uma malha sol no piso 1, como armadura negativa.
    Relativamente ás vigas da cobertura não havia necessidade de serem tão altas, mas está de ver que o projecto está minimalista para poupar papel e tempo mas depois fica a construção mais cara.
    Bem sei que por vezes temos que uniformizar, mas há limites.
  15.  # 15

    é esse um dos meus principais problemas.... o custo da construção sendo o outro principal o aspecto da arquitectura.

    alguém interessado em fazer novamente o dimensionamento das lajes em que os principais aspectos sejam obter a construção no menor custo possível e o aspecto da arquitectura desejado, dimensionar vigas com altura igual ou equivalente à altura da laje??
  16.  # 16

    Pelo que está a sugerir, isso implica fazer novo projecto de arquitectura e projecto de estabilidade.
    Não sei quem fez o projecto de arquitectura, de facto é bastante arrojado em relação á envolvente.
    Mas não discutiu préviamente com o projectista o que pretendia?
  17.  # 17

    Colocado por: francisco21. Não aparece o pilar P23.
    Está no canto superior direito do desenho do piso 1 (também estive 5min à procura dele.

    Colocado por: husilva- A laje do piso 1 esta exageradamente dimensionada?
    - É possível substituir a laje do piso 1 por uma laje aligeirada tendo em consideração que o alinhamento das paredes do piso 1 não descarregam directamente nas do rés do chão?
    - É possível eliminar o pilar P23? como? quais os custos?
    - É possível eliminar os pilares P22 e P23? Como? quais os custos?

    Ao contrário do j cardoso (que , notem, eu acho que percebe muito mais disto do que eu), eu responderia que SIM à primeira.
    Não vejo o interesse da lage aligeirada.
    A eliminação dos pilares P22 e P23 é que me levantam algumas reservas. É só fazer as contas...

    Eu começaria por correr com o Engenheiro que fez o projecto de estabilidade.
    Que raio ... vinte e tal pilares numa área de 20x7metros?! Aquilo é uma floresta! Tem a certeza que ele não é Eng.º Agrónomo?

    Para terem uma ideia: moro num prédio de 27 pisos (vinte e sete pisos, sim). O meu apartamento tem 145m2 e apenas tem DOIS PILARES (dois!) no interior da casa. A restante estrutura vertical (os 7 ou 8 pilares e a caixa da escada) estão na periferia.
    E as lages, que têm uma brutalidade de espessura de betão, têm cerca de 20cm-22cm (terei de confirmar).

    Para mim, uma das vantagens das estruturas em betão armado é, quando se deitam abaixo as paredes de alvenaria podermos ter bastante flexibilidade na reconstrução (o que se torna difícil com uma malha de pilares/vigas tão apertada).
  18.  # 18

    Boas

    Está no canto superior direito do desenho do piso 1

    Acho que o Francisco se referia ao mapa de pilares (PDF) onde não aparece referenciado o P23.

    Ao contrário do j cardoso (que , notem, eu acho que percebe muito mais disto do que eu), eu responderia que SIM à primeira.

    Agradeço o elogio, que não será certamente verdade. Clarificando a minha posição: em geral não seria necessária aquela espessura, mas o pano de laje do Piso 1 imediatamente acima da Viga 1 recebe directamente a descarga do pilar P10, pelo que aí será provavelmente necessária. Talvez o critério - certo ou errado - tenha sido instalar uma laje com altura uniforme em todos os panos, quem sabe se por imposição arquitectónica. Ou, o que também não seria de espantar, um erro de análise.

    A minha opinião sobre a solução apresentada - e faço questão de afirmar que é emitida sob reserva, não estou na posse de todas as condicionantes nem dos critérios impostos - é que talvez sofra de uma abordagem menos própria na fase de concepção, não na de cálculo. Não gosto de ver tantos elementos em consola - lajes em consola apoiadas em vigas em consola, algumas das quais serão encastradas em paredes de alvenaria. Gostava de ver a análise sísmica da estrutura.

    cumps
    José Cardoso
  19.  # 19

    Colocado por: francisco2
    Mas não discutiu préviamente com o projectista o que pretendia?


    Apenas falo com o arquitecto, o projectista nem o conheço. O contrato que fiz com o arquitecto engloba todas as especialidades. o arquitecto por sua vez confia plenamente no seu projectista, e acho que assim é que deve ser.

    Quando lhe falo que a nível construtivo deveria ser de outra forma ele apenas diz que não é possível porque o projectistas diz que tem k ser assim.

    embora agora quando estava a fazer o cadernos de encargos já chegou a uma conclusão que me agrada, as vigas são demasiado altas e não vai ficar bem na arquitectura ver aquelas vigas todas.....

    creio que solicitou ao projectista a alteração das vigas do piso 1 por perfil I ou H....

    Não sei onde esta situação vai parar...
  20.  # 20

    Eu estava a referir-me ao arquitecto, depreendi que também não gostava da arquitectura. Em relação ao preço da construção, na estrutura pode poupar umas migalhas, em relação ao preço global da obra, não se iluda. Se quer reduzir custos significativamente, será na concepção arquitectónica. Por exemplo vãos grandes, revestimentos, equipamento sanitário e de cozinha, instalações especiais, domotica, carpintarias, etc. e claro na área de construção.
 
0.0223 seg. NEW