Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Estive a pesquisar as diferentes formas e comportamentos de alvenarias exteriores tendo em conta o isolamento e o custo.
    Concluí que a seguinte solução seria a mais vantajosa:

• Revestimento exterior com monomassa;
    • Tijolo térmico de 24 cm de espessura;
    • Lã de rocha pelo interior (6 cm);
    • Revestimento interior com gesso laminado (Tipo BA13).

Contudo não sou um expert na matéria e gostaria de ouvir opiniões/críticas em relação a esta solução.
    Conheço a solução ETICs, mas torna-se onerosa para o meu orçamento. A solução de parede dupla bem executada é quase um mito…

Agradeço desde já as vossas opiniões.

rui moreira
  2.  # 2

Colocado por: rui moreiraA solução de parede dupla bem executada é quase um mito…

Porque um mito? É assim tão compicado?
  3.  # 3

Caro Anonimo16062021, a solução que sugeri não contempla parede dupla e por arrasto não haverá caixa de ar nem isolamento no interior da mesma.
    Como referi, a solução ETICs não me satisfaz tendo em conta o investimento inicial. Bem sei que perco na inércia térmica, mas como a habitação será essencialmente para uso nocturno e fim-de-semana acho que o isolamento pelo interior é mais favorável ao rápido aquecimento e arrefecimento consoante a estação do ano. Existem mais contras relativamente ao ETICs, mas não os vou referir porque também sei que tem vantagens.
    Não referi no post inicial, mas a aplicação do gesso laminado, da lã de rocha pelo interior e da pintura pelo exterior não terá custos de mão-de-obra. Portanto só pago o material.

Sr Pedro Azevedo 78, a execução de uma parede dupla exige sólidos conhecimentos da parte de quem a executa para funcionar correctamente...na minha zona já vi algumas paredes exteriores a serem executadas e fiquei consciente das falhas a nível geral. Ou por desconhecimento, ou por falta de formação, ou para não perderem tempo com alguns pormenores (importantes), o certo é que não vi nenhuma ser razoavelmente bem executada.

Agradeço as opiniões.
  4.  # 4

Em termos de humidade? Refere-se a humidade criada por condensação ou humidade das chuvas(humidade exterior)? Para a humidade das chuvas, espero que o revestimento exterior com a monomassa seja suficientemente capaz de suportar os Invernos!
    Pelo interior do pano de tijolo térmico de 24 cm será colocada a manta de lã de rocha de 6 cm e no acabamento interior gesso cartonado.
  5.  # 5

Caro Anonimo16062021 espero que 20 mm de monomassa para revestimento exterior seja o suficiente para impermeabilizar o pano das humidades. Tendo em conta que o sistema ETICs é composto por cerca de 5 mm de argamassa sobre o isolamento térmico, será que a minha escolha é descabida ou falível?
    A habitação situar-se-á no distrito de Braga.
  6.  # 6

Colocado por: rui moreiraSr Pedro Azevedo 78, a execução de uma parede dupla exige sólidos conhecimentos da parte de quem a executa para funcionar correctamente

Correcto. E não vai escolher alguém assim para a sua obra?
    Colocado por: rui moreirana minha zona já vi algumas paredes exteriores a serem executadas e fiquei consciente das falhas a nível geral.

Se já conhece as falhas, mais fácil é de as evitar logo desde inicio...

Custa-me ver sistemáticamente descartada uma solução só porque "dá trabalho fazer bem feito". Será que não é assim com todas as soluções?
    Tenho visto cada aplicação de ETICS ultimamente, que só visto... ETICS é uma solução muito boa, mas será que com essas aplicações "aldrabadas" que começam a aparecer por todo o lado, não vamos começar a assistir a grandes "barracadas"?!!
    É o mesmo com a as paredes duplas. Boa solução. Funciona. Como todas as outras tem de ser bem feita, e é verdade que poucos estão para isso...
  7.  # 7

Caro Pedro Azevedo 78, a formação de operários da construção civil na minha zona é muito limitada, aliás é um pouco por todo país. O recrutamento é o que todos sabem(pelo menos os que estão no ramo), parte dos patrões ou encarregados acelerar a execução dos trabalhos, a entidade fiscalizadora não acompanha a obra ao minuto(tendo em conta que é uma habitação uni-familiar) e visto que acompanhei algumas construções de vivendas, a parede dupla será uma solução remota.
    Bem sei que os diferentes métodos de construção, quando bem executados, são válidos. Mas a solução que proponho teve em conta o custo, a facilidade de execução e a factor térmico.

Colocado por: Anonimo16062021Olhe que não,os 2cm de espessura de monomassa não lhe vai garantir que não aja infiltração de agua das chuva na alvenaria de tijolo,e pro cima na zona norte do pais que onde cai bastante chuva de inverno,e quanto os 5mm de argamassa que leva no sistema ETICS não é o revestimento que leva de acabamento final que vai impedir a humidade de se infiltrar na parede,ajuda mas não será o suficiente,mas sim as placas de EPS que são aplicadas á mesma.

Caro Anonimo16062021, tendo em conta esta afirmação, concluo que 90% do parque imobiliário do nosso país está sujeito a infiltrações...o que não me parece justo. Se o EPS é o principal responsável por evitar infiltrações de humidade no sistema ETICs, então ainda mais reservas demonstro na aplicação dessa solução. Numa análise de grosso modo, diria que o EPS funciona unicamente em termos de isolamento acústico e térmico...Não será?

Obrigado por participarem.
  8.  # 8

Colocado por: rui moreiraa formação de operários da construção civil na minha zona é muito limitada, aliás é um pouco por todo país.

E quem vai aplicar o ETICS (ou outra solução) vem de onde? Do estrangeiro?!
    Colocado por: rui moreiraparte dos patrões ou encarregados acelerar a execução dos trabalhos,

Colocado por: rui moreiraa entidade fiscalizadora não acompanha a obra ao minuto

Verdade. Para TODAS as soluções...
  9.  # 9

Caro Anonimo16062021, desconheço que o EPS tenha propriedades de isolante contra humidade. Até porque nunca vi nenhuma solução de fachada ou cobertura com acabamento em EPS.

Caro Pedro Azevedo 78, realmente na minha zona os primeiros a aplicar o sistema ETICs eram imigrantes portugueses que retornaram ao país. Sei que a Weber tem dado alguma formação na minha zona, mas são formações de 8 horas. Parece-me pouco.
    Na solução que indico na abertura do tópico, não existem tantos riscos de má execução. A parede dupla é muito mais susceptível ao mau desempenho devido às diferentes tarefas na sua execução com fraca ou nenhuma visibilidade para quem fiscaliza( entidade fiscalizadora ou dono de obra).

Obrigado.
  10.  # 10

Boas

A parede dupla é muito mais susceptível ao mau desempenho devido às diferentes tarefas na sua execução com fraca ou nenhuma visibilidade para quem fiscaliza

Caro Rui Moreira:

Há algo que me deixa intrigado nesta sua afirmação: se não há visibilidade para quem fiscaliza a execução de paredes duplas, como é que o Rui Moreira sabe que estão mal executadas? Ou consegue ver onde os outros não são capazes? Ainda por cima não sendo um "expert" na matéria?

colocado por rui moreira:
    Contudo não sou um expert na matéria

cumps
    José Cardoso
  11.  # 11

Caro Anonimo16062021, quando digo que nunca vi nenhuma fachada ou cobertura com acabamento em EPS não estou a ser irónico...estou a ser sincero. Perdoe-me a ignorância. Em relação ao reboco exterior continuo com a dúvida: Será que o sistema ETICs é a única solução impermeável?

Caro J Cardoso, o senhor deve conhecer o método construtivo de parede dupla melhor do que eu(não estou a ser irónico), portanto deduzo que não estou a cometer uma injustiça quando digo que a fiscalização de uma vivenda, em que o orçamento para "grosso" ronde os 50 000 €, não consegue acompanhar todas as tarefas na execução do referido método. Ou são as "rebarbas" de argamassa que não são cortadas, ou são as juntas do XPS que não ficam devidamente interligadas, ou são os travamentos que ficam com a inclinação contrária(isto quando são aplicados), ou é a meia cana que fica obstruída, ou são as caleiras para o exterior que não funcionam, etc. Estes problemas de execução constatei-os no acompanhamento de algumas construções, não ouvi dizer.

Caro Anonimo18072022A, eu concordo que o sistema ETICs seja uma solução vantajosa. Ponderei seriamente nesse sistema de isolamento e acabamento. Mas ponderei os prós e os contras e acho que terei de dispor de orçamento inicial elevado. No entanto, cada caso é um caso e não quero de alguma forma influenciar os pretendentes ao sistema ETICs. Força nisso!

Obrigado pelas opiniões. Continuem.
  12.  # 12

Boas

Rui Moreira:
    O que eu quis dizer é que tudo é relativo. A execução de uma parede dupla pode ser fiscalizada tão eficazmente como outro sistema qualquer. Ambos podem ser mal ou bem feitos, ambos exigem uma boa execução e fiscalização. Pode é essa fiscalização não ter sido contratada(o que não me admira pelos preços que ouço aqui falar), mas isso já é outra questão.

cumps
    José Cardoso
  13.  # 13

Caro J Cardoso, é óbvio que eu não posso pagar uma fiscalização a tempo inteiro. Nem eu nem 85 % dos portugueses. Mas já que falamos em boa execução e em boa e permanente fiscalização, terei que contratar uma empresa com estrutura melhor qualificada em termos de recursos e com orçamento acima da média(tendo em conta a infraestrutura pretendida). Mas será que estes erros de construção não acontecem nas médias e grandes empresas de construção? Será pelo facto de contratar um fiscal a tempo inteiro que terei o garante de uma boa execução? A minha resposta é: dificilmente.
    Tendo em conta estas conclusões é que pensei na solução acima referida. Refiro-me especificamente à execução das paredes exteriores. O tijolo térmico de 24 cm é mais caro comparado com o tijolo tradicional para parede dupla ( tijolo 15 cm + tijolo 11cm), mas na mão-de-obra, no tempo de execução e no equipamento talvez compense.

Obrigado.
  14.  # 14

Boas

Na minha opinião pode fazer-se uma fiscalização em condições sem ser a tempo inteiro. O que não acredito é em duas visitas mensais ou uma visita semanal à obra. Quem souber o que está a fazer sabe quando deve lá ir, e não precisa de passar lá o dia.

cumps
    José Cardoso
  15.  # 15

Colocado por: rui moreira...
    Não referi no post inicial, mas a aplicação do gesso laminado, da lã de rocha pelo interior e da pintura pelo exterior não terá custos de mão-de-obra. Portanto só pago o material.

...

Caro Anonimo18072022A, tendo em conta esta afirmação, o sistema ETICs tem uma desvantagem considerável em termos de custo. Claro que este é um caso específico. Entendo perfeitamente a relação de custos que enunciou.
    Mas aconselho os interessados a comparar os custos dos diferentes métodos construtivos aqui. Post #146

Obrigado.
  16.  # 16

Boa tarde.
    Tenho acompanhado esta discussão off-record, e aprendi muito com as opiniões cá descritas. De qualquer da formas, na minha habitação que está em fase de projecto, tenho idealizado o sistema: 20mm de monomassa + tijolo térmico de 19' + wallmate 30mm + caixa de ar 30mm + tijolo normal de 11' e placa de gesso laminado de 13mm. A caixa de ar propriamente dita terá uma calha para aparar a água resultante da condensação e saída para a mesma.
    Sei que fica um sistema algo "pesado", mas penso que é um conjunto que me pode garantias. Agradeço os comentários dos entendidos.
  17.  # 17

Colocado por: RESIDENT_EVIL20mm de monomassa + tijolo térmico de 19' + wallmate 30mm + caixa de ar 30mm + tijolo normal de 11' e placa de gesso laminado de 13mm.

O XPS deverá ficar encostado à parede interior e não à exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RESIDENT_EVIL
  18.  # 18

20mm de monomassa + tijolo térmico de 19' + wallmate 30mm + caixa de ar 30mm + tijolo normal de 11' e placa de gesso laminado de 13mm

Se tem dinheiro para isso tudo, porreiro! Mas olhe que acho um desperdício de recursos!
  19.  # 19

Boa noite. Tenho a percepção que é uma estrutura algo pujante, mas parece-me uma solução que me dá garantias de um isolamento térmico e acústico sem problemas.
  20.  # 20

• Revestimento exterior com monomassa;
    • Tijolo térmico de 24 cm de espessura;
    • Lã de rocha pelo interior (6 cm);
    • Revestimento interior com gesso laminado (Tipo BA13).

Aqui fica uma imagem do assentamento do Tijolo térmico de 24 cm de espessura.
      CIMG3988.jpg

0.0231 seg. NEW