Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Boas, vou fazer umas remodelações a minha moradia e estou com dúvidas acerca do isolamento das paredes exteriores. As paredes exteriores existentes são em tijolo simples 22 sem qualquer isolamento pelo interior. Pretendo isolar interiormente as referidas paredes com placas de pladur e no meio (entre o tijolo e o pladur) não sei se utilizar wallmate ou lã rocha. O que me aconselham? A moradia situa-se numa zona de campo, já me disseram que o wallmate só da para aplicar entre tijolos? Obrigado pela vossa ajuda.
    Eliseu
  2.  # 42

    Colocado por: eliseujá me disseram que o wallmate só da para aplicar entre tijolos?

    Dá perfeitamente para aplicar na situação que pretende

    Colocado por: eliseuPretendo isolar interiormente as referidas paredes com placas de pladur e no meio (entre o tijolo e o pladur) não sei se utilizar wallmate ou lã rocha.

    Julgo que a lã de rocha ou vidro (alv, precisa-se de ajuda) é mais simples de aplicar que o XPS, porque este é rígido e haverá sempre recantos mais difíceis de aplicar. Além disso, para aplicar xps terá de ser por detrás da estrutura do pladur, o que lhe come +4cm no interior da casa, enquanto a lã de rocha é aplicada no interior da estrutura.
    •  
      alv
    • 25 dezembro 2008 editado

     # 43

    Vivam!
    Antes de almoço, com a pressa, escrevi no post errado, mas transcrevo a parte que corresponde a este:

    "Olá, bom dia de Natal, e cá estou numa rapidinha, antes de me chamarem para o almoço.
    Eu, pessoalmente não exito na lã de vidro.
    Para tentar que se esclareçam estas coisas da relação MLV/MLR devem visitar este sitio que, é da minha concorrencia, por isso insuspeito.

    http://www.isover.net/asesoria/manuales/lanas_minerales.pdf"

    "Fassam" parte.
  3.  # 44

    As imagens apresentadas no inicio são a melhor explicação que já vi em relação a isolamentos térmicos. Depois de ler este tópico... Uma das duvidas que tenho é: qual o melhor isolamento para o chão, quando a casa tem um piso? Falaram no tópico neste assunto só que entretanto o assunto foi desviado.
  4.  # 45

    Qual o melhor isolamento para o chão, quando esse esta em contacto com o solo??
  5.  # 46

    Isolamento térmico?
    Pode colocar XPS, como nas paredes.
    Veja aqui: http://www.iberfibran.pt/popupProducts.asp?id=12
  6.  # 47

    Só uma pequena acha para a fogueira.... nas fotos acima está tudo muito bonito mas muito errado..
    Tal como em quase todas as construções que por aí vemos 1º levantantaram o pano interior, de seguida aplicaram o isolamento e depois aplicam o pano exterior.
    O que acontece é que o wallmate faz de barreira anti-vapor, os condensados vão acumular-se entre o pano interior e o wallmate.

    Em certas zonas do país e dependento da utilização da casa pode nem se notar, mas o correcto é que 1º se levante o pano exterior, de seguida se encoste o wallmate a fazer corte térmico imediato, segue a caixa de ar e só depois o pano interior, mas obviamente que nem todos tem mão para isto e o preço iria mudar..
  7.  # 48

    Já agora...a lã de rocha ou de vidro sendo aplicada tem de ser em paineis rígidos, senão estão sujeitos a que depois de aplicada desça e parte da área que ela ocupava fique vazia.
  8.  # 49

    jayniga
    na sua solução como evita que os resto de massa de assentamento da parede interior fiquem todos dentro da caixa de ar?
  9.  # 50

    Da mesma forma que deveria ser quando se faz o pano interior em 1º lugar: cartãozinho para apanhar os restos da argamassa...
  10.  # 51

    Colocado por: jaynigamas o correcto é que 1º se levante o pano exterior, de seguida se encoste o wallmate a fazer corte térmico imediato, segue a caixa de ar e só depois o pano interior, mas obviamente que nem todos tem mão para isto e o preço iria mudar..


    Tem noção da ASNEIRA que escreveu?
    Ou foi engano, e acontece, ou se não foi, não percebe mesmo nada disto...

    O isolamento térmico deve ficar SEMPRE encostado (e bem encostado...) ao pano interior...

    Isto é o que recomenda a fibran...


    Isto a Dow...
    Na construção da parede dupla, seria teoricamente mais correcto construir o pano interior em primeiro lugar, sendo assim possível garantir o aprumo do pano exterior (construído do lado exterior). No entanto, e em edifícios em altura, esta opção obriga, a partir do 1o piso, à construção sobre andaimes, o que se pode caracterizar como mais dispendioso e menos seguro, sendo a opção alternativa a construção do pano exterior em primeiro lugar.

    O processo de aplicação das placas WALLMATE™ CW-A conhece pequenas alterações de acordo com a ordem segundo a qual se construam os dois panos de parede.

    Pano interior seguido do pano exterior:

    * constrói-se o pano interior da parede e assegura-se que a sua superfície fica limpa e lisa, de forma a poder receber as placas de isolamento térmico.
    * faz-se a marcação do fundo da caixa-de-ar, construindo as primeiras três fiadas de tijolo do pano exterior.
    * executa-se a pendente do fundo da caixa-de-ar que é posteriormente impermeabilizado, e executam-se os dispositivos de drenagem que deverão ser totalmente desentupidos.
    * encostam-se as placas de isolamento ao pano interior, colocando as placas na vertical e para que os encaixes horizontais sejam realizados com o macho na parte inferior e a fêmea na parte superior. As placas devem ficar bem juntas, não devendo existir qualquer junta aberta.
    * poderá ser necessário, para que as placas não tombem, a sua colagem mediante um simples ponto de cimento-cola (ou uma fixação mecânica) colocado ao centro da placa.
    * depois de instalada a superfície de isolamento térmico, conclui-se a execução do pano exterior, e faz-se a colocação das grelhas de ventilação. É extremamente importante que a caixa-de-ar, entre o isolamento térmico e o pano exterior, fique completamente limpa e desimpedida.

    Pano exterior seguido do pano interior:

    * constrói-se o pano exterior da parede e assegura-se que a sua superfície fica limpa e lisa, retirando qualquer rebarba de argamassa que exista.
    * faz-se a marcação do fundo da caixa-de-ar, construindo as primeiras três fiadas de tijolo do pano interior, e executa-se a pendente no seu fundo, seguindo-se a sua impermeabilização.
    * executam-se os dispositivos de drenagem e colocam-se as grelhas de ventilação no topo do pano exterior da parede.
    * limpa-se a caixa-de-ar, não devendo permanecer qualquer rebarba de argamassa ou outro detrito que impeça a adequada aplicação das placas de isolamento ou dificulte a correcta drenagem de humidades. Especial cuidado deve ser posto em garantir que os dispositivos de drenagem são totalmente desentupidos.
    * cortam-se os calços em XPS (que vão garantir o afastamento do isolamento ao pano exterior) com a medida da caixa-de-ar e colam-se três por placa na direcção diagonal. Esta colagem poderá ser feita através de cimento-cola ou, inclusivamente, da emulsão betuminosa que foi utilizada para a impermeabilização do fundo da caixa-de-ar (caso tenha sido esta a opção de impermeabilização). Note-se que estes calços serão utilizados caso não sejam aplicados dispositivos de travamento dos dois panos de parede que também permitam garantir o devido afastamento do isolamento ao pano exterior.
    * encostam-se as placas de isolamento ao pano exterior (garantindo a existência da caixa de ar entre o isolamento térmico e o pano exterior através dos calços previamente cortados e colados), colocando as placas na vertical e para que os encaixes horizontais sejam realizados com o macho na parte inferior e a fêmea na parte superior. As placas devem ficar bem juntas, não devendo existir qualquer junta aberta.
    * uma vez que já se construíram as primeiras três fiadas de tijolo do pano interior, as placas ficarão seguras, não tendo a tendência de tombar.
    * depois de instalada a superfície de isolamento térmico, conclui-se a execução do pano interior.
    * de notar que, com este processo, o pano interior é construído encostado à superfície contínua das placas WALLMATE CW-A, o que impede a passagem de qualquer rebarba de argamassa para a caixa-de-ar, sendo assim certo que esta ficará completamente limpa.


    Restaram dúvidas?
  11.  # 52

    Mas se eu fizer a parede exterior 1º não preciso de cartãozinho nenhum pois posso facilmente limpar os restos de massa.
    de seguida aplico uns calços na parede como bitola para o isolamemto.
    Depois faço a parede interior encostada ao isolamento e já não tenho esse problema.
    A minha caixa de ar deve ser sempre entre o isolamento e a parede exterior e nunca ao contrário.
    Claro que deveria fazer um canalete no fundo bem isolado e drenado mas sei que isso já é mais dificil de conseguir na maioria dos nossos empreiteiros
  12.  # 53

    Peço desculpa por não ter visto a explicação do pedro bem mais completa que a minha
  13.  # 54

    Colocado por: Pedro Azevedo78Isolamento térmico?
    Pode colocar XPS, como nas paredes.
    Veja aqui:http://www.iberfibran.pt/popupProducts.asp?id=12


    Obrigado pela a resposta.
    - Qual o custo mais ou menos do metro quadrado?
    - A melhor forma de se fazer é: Colocar este material no chão e depois levantar as paredes interiores; ou fazer as paredes interiores e depois colocar este material?
    - Qual a melhor forma para se fazer quando este material esta em contacto com uma parede exterior, ou seja como se faz a junção entre o isolamento da parede com o isolamento do solo?
  14.  # 55

    Já sabia que alguém havia de se zangar...
    1º lugar o sr pedroazevedo 78 faça o favor de ter tento na língua antes que eu o mande cozer meias.........
    2º lugar se estamos tão certos expliquem-me como se comporta o vapor de água que passa do interior da divisão para o 1º pano ao encontrar de imediato o isolamento? Por acto de magia atravessará também o isolamento e só condensará na caixa de ar?
  15.  # 56

    Jayniga, a sua parede dupla é de isolamento pelo exterior, eu não concordo acho que deve ser feita no pano interior porque qd tem frio mete o casaco o mais proximo da pele e não afastado da pele, e repare o pano exterior bloqueia o frio depois tem a caixa de ar o que ajuda e depois ainda vem o isolamento no pano interior que bloqueia o restante, mas isto é daquelas coisas que cada um diz uma coisa, agora se me diz que é mais facil fazer o isolamento no pano exterior acredito, mas o bem feito é no pano interior.
  16.  # 57

    e como ja foi esplicado aki por alguem a forma de se fazer a coisa correcta é

    levanta-se o pano interior
    isola-se
    respiradores
    caleira
    levanta-se o pano exterior com tijolo sim tijolo não na 1ª fileira e depois no fim limpa-se a caleira toda e tapa-se os tijolos da 1ª fileira.

    Agora ninguem faz isto, mas nunca se esqueçam a obra é de quem paga e não de quem faz, e se não tem tempo para ir ver se faz correcto é simples mandam tirar fotos e logo veem como foi feito nesse dia, um amigo ou mandam alguem
  17.  # 58

    Agora ninguem faz isto...

    Desculpe bushy mas não concordo. Até os empreiteiros mais "burritos" com quem tenho trabalhado fazem sem "espernear" muito.
    (Desculpem-me os empreiteiros : )))) que por aqui andam)
  18.  # 59

    Fazem por vc pede ou pq eles sabem que vc esta la para ver, agora se eu contrato um empreiteiro e nem a obra vou como tem muito pq não podem, se calhar nem caleira nem respidadores e nem isolamento pelo inteior e nem isolamento nas lages e vigas, e sabe que é assim, apanhar uma empresa honesta é dificil, e zedasilva todos fazem se um gajo pedir quem tem o pilim somos nos.
  19.  # 60

    bushy
    Em primeiro lugar esse deve ser um pormenor que deve fazer parte do projecto.
    Depois no mínimo haverá sempre um director técnico da obra a quem se deve pedir responsabilidades.
    Em algumas câmara já é mesmo obrigatorio haver uma fiscalização e será a essa gente que deveremos recorrer qd não percebemos nada de obra.
    De que me vale pagar 50 ou 100€ mensais a um director técnico ou a um fiscal se de nada me serve.
    Eu sei quanto custa fazer uma casa em termos de dinheiro.
    Mas tb sei quanto custam os erros que se cometem na fase de construção porque não houve uma fiscalização e muitas das vezes pk os donos de obra confiam mais no empreieteiro que diz que já há 20 anos que faz casas e que isso nunca se usou ou fez, doque no seu técnico, que tem como obrigação defender os eu cliente.
 
0.0268 seg. NEW