Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: j cardosoDeve ser um apartamento com vista para o "galinheiro da Luz".


    Galinheiro? Pensei que fosse uma sanita :)
  2.  # 22

    Colocado por: MikeMelga
    Colocado por: j cardosoDeve ser um apartamento com vista para o "galinheiro da Luz".


    Galinheiro? Pensei que fosse uma sanita :)


    As instalações sanitárias ficam do outro lado da rua. É mais uma cesta de frutas
  3.  # 23

    Colocado por: becas...a melhor solução para Lisboa seja necessariamente a melhor solução para Bragança,
    Para isso é que se fazem cálculos térmicos, tendo em conta as temperaturas locais, a orientação solar, etc.


    Evidentemente. Mas considerar que se pode dispensar um sistema de aquecimento em certas zonas do país apenas pela optimização do sistema de construção, é mera ilusão. Da mesma forma, quando vejo defender acerrrimamente, por ex, o AC como sistema de aquecimento, tenho dúvidas que essa solução seja a melhor para climas de frio extremo, como é o da zona onde vivo.
  4.  # 24

    Colocado por: becas
    Colocado por: becas...a melhor solução para Lisboa seja necessariamente a melhor solução para Bragança,
    Para isso é que se fazem cálculos térmicos, tendo em conta as temperaturas locais, a orientação solar, etc.


    Evidentemente. Mas considerar que se pode dispensar um sistema de aquecimento em certas zonas do país apenas pela optimização do sistema de construção, é mera ilusão. Da mesma forma, quando vejo defender acerrrimamente, por ex, o AC como sistema de aquecimento, tenho dúvidas que essa solução seja a melhor para climas de frio extremo, como é o da zona onde vivo.


    Depende do COP do A/C vs rendimento da caldeira
  5.  # 25

    Mas considerar que se pode dispensar um sistema de aquecimento em certas zonas do país apenas pela optimização do sistema de construção, é mera ilusão.


    becas, se calhar não compreendeu a minha mensagem. Certamente que é uma ilusão pensar que em determinados locais se consegue viver sem nenhum aquecimento auxiliar. Mas nem todas as casas são construídas na Guarda. Nem todas são construídas na Amareleja. Mas praticamente todos os "futuros proprietários" perdem-se em estudos e comparativos entre caldeiras e afins, sem saberem as reais necessidades de aquecimento/arrefecimento.

    Coisas da Casa
  6.  # 26

    Boas

    Mas praticamente todos os "futuros proprietários" perdem-se em estudos e comparativos entre caldeiras e afins, sem saberem as reais necessidades de aquecimento/arrefecimento.

    Também não há necessidade disso, parece-me lógico que esse aspecto seja discutido na fase de projecto. Mais, acho que é uma obrigação do autor do projecto colocar o cliente perante essas necessidades, expondo ao cliente as diversas opções, respectivas vantagens e desvantagens. A execução do projecto só continuará depois de o cliente ter indicado as suas opções. Pelo menos é a forma como eu vejo a questão.

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 27

    por exemplo em projecto ter preocupação em "por" uma wc por cima da do r/c, ou ainda meter cozinha e wcs no mesmo lado da casa, mas é evidente que quando se tem um orçamento ao m2 isso poderá não fazer diferença no bolso do cliente mas sim do empreiteiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jnascimento
  8.  # 28

    Sim essa ideia de por IS e cozinha costas com costas já me tinha ocorrido, sempre se poupa alguma coisa em tubagens e em AQS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jnascimento
  9.  # 29

    Sim essa ideia de por IS e cozinha costas com costas já me tinha ocorrido, sempre se poupa alguma coisa em tubagens e em AQS.


    Poupa, mas não é você:

    isso poderá não fazer diferença no bolso do cliente mas sim do empreiteiro.


    Coisas da Casa
    • eu
    • 12 junho 2010

     # 30

    Algumas ideias para reduzir custos de construção:

    -Projecto de arquitectura e estabilidade optimizados para redução de custos (esta é a medida essencial);
    -Utilização de materiais de qualidade média (é possível comprar mosaicos e azulejos de qualidade média por 10 €/m2);
    -Cozinha pintada em vez de levar azulejos;
    -Vãos mais pequenos;
    -Eliminação de "extras" (banheira hidromassagem, som ambiente, aspiração central, varandas, alpendres, ...)
    -Eliminação de aquecimento central (pode ser substituido por AC ou radiadores eléctricos);

    Onde nunca se deve poupar:
    -Instalação eléctrica;
    -Instalações de água;
    -Isolamento térmico;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jnascimento
  10.  # 31

    Colocado por: eu Onde nunca se deve poupar:
    -Instalação eléctrica;
    -Instalações de água;
    -Isolamento térmico;

    (instalação de gás, se houver) E impermeabilizações.
  11.  # 32

    Colocado por: marco1por exemplo em projecto ter preocupação em "por" uma wc por cima da do r/c, ou ainda meter cozinha e wcs no mesmo lado da casa, mas é evidente que quando se tem um orçamento ao m2 isso poderá não fazer diferença no bolso do cliente mas sim do empreiteiro.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:jnascimento




    Esta opção também se poderá traduzir em poupança caso haja algum problema a nível de canalização pós-construção, certo? Ou é igual?
  12.  # 33

    Colocado por: AdrianoP
    Sim essa ideia de por IS e cozinha costas com costas já me tinha ocorrido, sempre se poupa alguma coisa em tubagens e em AQS.


    Poupa, mas não é você:

    isso poderá não fazer diferença no bolso do cliente mas sim do empreiteiro.


    Coisas da Casa


    Então mais uma dica para poupar, mandem fazer um mapa de quantidades em condições com os tubinhos todos discriminados e respectivos metros a aplicar... É que se forem todos os artigos ao Valor Global, aquilo que você disse é certinho.
  13.  # 34

    Colocado por: eu
    ...bolas, como se apaga um post ?


    Também eu gostava de saber...
    Desapareceu um comentário que fiz neste tópico...
    E desapareceu um outro tópico por inteiro onde estava a participar...
    No mínimo... estranho... serão almas do outro mundo?

    Cumprimentos,
    somdigital
  14.  # 35

    Colocado por: jnascimentoOlá
    inicio este tópico para quem pretende construir uma moradia ter uma ideia onde é possível poupar dinheiro... se é que é possível...
    por exemplo:

    -no chão da área dos quartos usaria madeira menos nobre, uma vez que tem menos circulação que o resto da casa...
    -pensaria em usar sanitários "não suspensos"
    -compraria torneiras mais baratas, já que a sua substituição é bastante fácil caso se avariem
    -a instalação de ar condicionado é mais barato que um sistema de aquecimento central
    -...

    alguém mais experiente que eu pode contribuir para esta discussão?


    Caro, você mencionou, na minha modesta opinião, a antitese de como uma casa barata pode ficar cara! comprar duas vezes é sempre mais caro!


    Colocado por: Luis K. W.Tendo em conta que nas louças suspensas pouco gastaria a mais (centenas de euros por casa de banho), e o ganho em conforto, elegância, higiene me parece ser compensador, não seria aí que eu cortaria.

    Torneiras boas não precisam de ser caríssimas e duram toda a vida. E evita os custos e incómodos da substituição.
    Torneiras «baratas» começam MUITO DEPRESSA a ficar com mau aspecto (cromado a descascar).

    Sugestão?
    Em primeiro lugar, eu veria no PROJECTO onde poderia cortar m2 desnecessários.
    É que, em média, cada m2 de construção (começa nas fundações e acaba na cobertura) custa uns 750euros. Sobre esse valor irá pagar o custo do financimento da construção (juros) durante toda a vida do empréstimo.
    Além disso, a avaliação das Finanças também é proporcional à área, o que terá influência no IMI, na Taxa de Esgotos, etc.

    Isto é: UM METRO QUADRADO desnecessário a mais custa muito mais de 750 euros. Na verdade custa mesmo mais do dobro, e paga-os durante toda a vida da casa.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:minhoto,jnascimento



    Excelente leitura!

    Colocado por: marco1por exemplo em projecto ter preocupação em "por" uma wc por cima da do r/c, ou ainda meter cozinha e wcs no mesmo lado da casa, mas é evidente que quando se tem um orçamento ao m2 isso poderá não fazer diferença no bolso do cliente mas sim do empreiteiro.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:jnascimento


    A poupar, não poderá ser de outra forma!


    Colocado por: euAlgumas ideias para reduzir custos de construção:

    -Projecto de arquitectura e estabilidade optimizados para redução de custos (esta é a medida essencial);
    -Utilização de materiais de qualidade média (é possível comprar mosaicos e azulejos de qualidade média por 10 €/m2);
    -Cozinha pintada em vez de levar azulejos;
    -Vãos mais pequenos;
    -Eliminação de "extras" (banheira hidromassagem, som ambiente, aspiração central, varandas, alpendres, ...)
    -Eliminação de aquecimento central (pode ser substituido por AC ou radiadores eléctricos);

    Onde nunca se deve poupar:
    -Instalação eléctrica;
    -Instalações de água;
    -Isolamento térmico;

    Estas pessoas agradeceram este comentário:jnascimento


    Nem mais!

    Felizmente, estamos muito bem servidos de competência neste excelente forúm!!...
    Saudações.
  15.  # 36

    Colocado por: eu
    Algumas ideias para reduzir custos de construção:
    (...)
    -Eliminação de aquecimento central (pode ser substituido por AC ou radiadores eléctricos);


    Isto quer dizer que fica mais barato AC em vez de aquecimento central?

    (Finalmente alguém fala no assunto...) Obrigado eu!
  16.  # 37

    Para além de concordar com a maioria das coisas que aqui foram escritas, principalmente com uma boa escolha na estrutura da casa penso que também é possível poupar uns bons euros em:

    - Não optar por portas/roupeiros lacados
    - Não optar por paredes inteiras de vidro/portas
    - Não colocar aspiração central
    - Optar por mosaico. azulejo de média qualidade (até 20€/m2)
    - Não por base de chuveiro, usar um desnível do próprio mosaico do WC no local dessa base (para quem gosta)
    - Optar por torneiras ecológicas (podem ser mais caras na altura mas pagar-se-ão a elas próprias ao longo do tempo com a poupança da água)
    - Se possível escolher um terreno numa urbanização onde a licença de construção irá ser muito menor

    JP
    Concordam com este comentário: Simba
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jnascimento
  17.  # 38

    Rapidamente e não sendo uma lista defínitiva: Os factores que para mim mais influenciam no custo final da construção, são:

    1. Área de construção
      Obviamente

    2. Arquitectura -
      Quanto mais se afastar do rectângulo, mais caro é por m2, porque o rácio paredes exteriores / área de construção aumenta. Sendo as paredes exteriores muito caras, isso aumenta o valor por m2.

    3. Moderno / tradicional
      A arquitectura moderna é sempre mais cara que a tradicional porque têm sempre vãos maiores. Na arquitectura tradicional custam cerca de 250€/m2 enquanto na moderna facilmente chegam aos 350/400€/m2 devido ao tamanho que impõe maiores exigências térmicas

    4. Mapa de quantidades
      Nunca será demais de referir isto. Quanto derem a primeira cavadela ou sabem exactamente aquilo que vão fazer e o que vão comprar ou estarão a abrir a campa da vossa saúde financeira em vez das fundações dos vossos sonhos

    5. Projectistas de chouriços
      Projectistas baratos (especialmente nas estruturas) que fazem preços de arromba e depois carregam porco nos programas de cálculo e sai chouriço em forma de desenhos e em vez de termos uma estrutura optimizada, gastamos um balúrdio de dinheiro em aço porque ele meteu os coeficientes de ****ço no máximo, não vá cair-lhe um 767 em cima

    6. Arquitectos artistas
      Afinal a arquitectura é uma arte e eles como artistas que são nem querem ouvir falar em custos, porque a arte não têm preço (nem são eles que pagam de qualquer maneira). Nunca será de demais de insistir que é aqui que se define tanta coisa e no entanto, ninguém ouve nada excepto o valor do projecto. Escolham bem o vosso arquitecto

    7. Garagens em caves
      Além de estarem a comprar um problema com infiltrações para a vida, é uma armazém muito caro e onde nunca metem o carro. Façam à superficie ou o carro que durma na pensão Estrela

    8. Subempreitadas
      Entendo como subempreitadas os trabalhos executadas por empresas externas ((Caixilharia, AQS, electricidades, vedações, etc). É nas subempreitadas que se poupa muito (ou não), porque uma percentagem significativa dos custos está aqui. E se pensam que ao fazerem adjudicações directas poupam dinheiro, não sabem da missa a metade

    9. Materiais
      Entendo como materiais, o que se compra para ser aplicado em obra como mosaicos, sanitários, torneiras, pavimentos
      Obviamente quanto mais caro forem os acabamentos, mais caro é o valor final, mas ao contrário do que se pensa, não é aqui que se poupa a sério, porque tudo junto, a percentagem não é grande e mesmo 20% de desconto têm pouca influência.

    10. Mariquices
      Entendo como mariquices aquelas tretas que os donos de obra adoram meter para diferenciarem a sua maison. Um exemplo: balaustres de varandas ou cimalhas no beirado. Existem pré-fabricados que custam 10€/un, mas querem sempre um desenho **** que obriga a pagar o molde, Outras mariquice comum: banheiras de hidromassagem que nunca se usam


    Se me lembrar de mais alguma coisa, logo meto
    Concordam com este comentário: Maria Coreia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, CMF, Jonh, JCC, mafgod, nelito-gandamaluco, TD, jnascimento, bcool, rui1magano, rosa.cunha
  18.  # 39

    PauloCorreia, bom post!
    •  
      FD
    • 15 junho 2010 editado

     # 40

    Colocado por: somdigital
    Colocado por: eu
    ...bolas, como se apaga um post ?

    Também eu gostava de saber...
    Desapareceu um comentário que fiz neste tópico...

    Não é possível aos membros apagar os seus comentários. É possível editar.
    Pode ser um problema técnico mas, de propósito não apaguei aqui nenhum comentário.
    Do que é que tratava esse comentário que desapareceu?

    E desapareceu um outro tópico por inteiro onde estava a participar...

    https://forumdacasa.com/discussion/10664/13/conversas-da-treta/#Item_43
 
0.0279 seg. NEW