Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ola!

    tenho umas duvidas...

    em relaçao ás finanças:
    quero vender a minha casa, compreia por 125.000€ e a avaliaçao das finanças foi de 85.000€ e agora quero vender por 135.000€.
    me podem especificar mais ao promenor + ou - quanto vou ter de pagar as finanças???

    em relação ao banco:
    depois da venda da casa queria liquidar o empréstimo, que neste caso foi de 116.000€ e me falta pagar 115.000€, que percentagem terei que pagar a mais pela liquidação??

    agredeço a vossa atenção...
  2.  # 2

    O valor da mais valia a pagar, depende do englobamento de TODOS os seus rendimentos.
  3.  # 3

    Também tive uma bela odisseia com a história das mais-valias e reinvestimento. Eu tive muitas dificuldades para que, numa repartição de Finanças, me explicassem como é que essa história funciona na prática.

    No seu caso, a Mais Valia da casa é calculada da seguinte maneira:

    Valor de Venda - Valor de Compra - Despesas, em que:

    Despesas: podem ser os encargos com a mediação imobiliária e certificado energético (desde que constem na escritura da venda), obras de melhoramento da casa nos últimos 5 anos (devidamente comprovados), IMT da compra da casa, custos com os Registos e Escritura da compra da casa.

    Dessa Mais Valia apurada, 50% vai ser tributada. Ou seja, metade dessa Mais Valia vai ser somada aos seus rendimentos globais aos quais será aplicada a taxa geral de imposto em função do escalão de rendimentos em que estiver inserido.

    Quanto à liquidação do seu empréstimo, é mais fácil:

    1. tem de pagar os juros corridos até ao dia da Escritura;
    2. tem de pagar a taxa de amortização antecipada que é de 0,5% do total do valor em dívida à data da Escritura caso tenha empréstimo indexado a taxa variável ou de 2% caso seja indexado a taxa fixa.
  4.  # 4

    O valor da compra é actualizada pelo coeficiente de correcção monetario. Não é venda menos compra!
  5.  # 5

    Colocado por: goliverTambém tive uma bela odisseia com a história das mais-valias e reinvestimento. Eu tive muitas dificuldades para que, numa repartição de Finanças, me explicassem como é que essa história funciona na prática.

    No seu caso, a Mais Valia da casa é calculada da seguinte maneira:

    Valor de Venda - Valor de Compra - Despesas, em que:

    Despesas: podem ser os encargos com a mediação imobiliária e certificado energético (desde que constem na escritura da venda), obras de melhoramento da casa nos últimos 5 anos (devidamente comprovados), IMT da compra da casa, custos com os Registos e Escritura da compra da casa.

    Dessa Mais Valia apurada, 50% vai ser tributada. Ou seja, metade dessa Mais Valia vai ser somada aos seus rendimentos globais aos quais será aplicada a taxa geral de imposto em função do escalão de rendimentos em que estiver inserido.

    Quanto à liquidação do seu empréstimo, é mais fácil:

    1. tem de pagar os juros corridos até ao dia da Escritura;
    2. tem de pagar a taxa de amortização antecipada que é de 0,5% do total do valor em dívida à data da Escritura caso tenha empréstimo indexado a taxa variável ou de 2% caso seja indexado a taxa fixa.


    No meu caso ainda foram adicionado ao valor da liquidação do empréstimo:
    - despesas de emissão de distrate de hipoteca
    - deslocação de representante do banco
    - emissão declaração de capital em dívida
    que no meu caso ascenderam a cerca de 550€
  6.  # 6

    prfrn, qual foi o seu banco?

    No meu caso, não me foram debitados mais nada, a não ser os juros corridos até à data da escritura e a taxa de amortização antecipada.

    Caro Parreira, tem razão. Falta o coeficiente de desvalorização da moeda, caso a compra da casa tenha sido feita 2 ou mais anos antes ao da respectiva venda. Como no meu caso isso não aconteceu, não tive esse pormenor em conta na fórmula que apresentei. Sorry.
  7.  # 7

    A minha situação tem alguns "Q's" pelo que peço a vossa ajuda no apuramento de mais valias.

    Comprei a casa em 2003 por 90.000€.
    Comprei um terreno para construção em 2006 por 80.000€ onde fiz uma 2ª hipoteca sobre a casa acima.
    Comecei a construir nesse terreno para habitação própria permanente em 2009.
    Vou vender a casa em 2010 por 130.000€.
    Tenho de pagar ao banco 129.000€ (das 2 hipotecas).

    Como apurar a mais valia?

    90.000 x 1.12 = 100.000€
    Despesas com venda --> 6.500€ de comissão imobiliária

    100.000 - (130.000 - 6.500) = 23.500€

    As minhas principais dúvidas prendem-se com a dupla hipoteca e se os valores pagos na construção podem ser deduzidos e considerados como reenvestimento (cada propria permanente também, claro está)...

    Obrigado!
 
0.0119 seg. NEW