Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Finalmente começam a chegar as primeiras armaduras e ferro avulso à obra.

    Sempre tive intenção de conferir a qualidade do material que entraria em obra, o facto de o ferro já vir armado leva-me a pedir ajuda ao fórum de que maneira posso comprovar se o ferro é A400NR ou A500NR ou outra coisa qualquer.

    Solicitava ainda apoio para que me pudessem guiar no meu intuito de, aleatoriamente,

      1 recolher cubos de betão quando estiverem a betonar (cubos 15X15X15, acho eu)
      2 onde posso arranjar os moldes,
      3 quantos, no mínimo, devo recolher,
      4 método da recolha,
      5 onde me devo dirigir (Laboratório) na zona de Loures para solicitar os testes/analises
      6 e que devo pedir concretamente,
      7 à, já agora se alguém souber, possíveis custos.


    Espero não estar a abusar dos vossos conhecimentos agradecendo desde já todo o apoio que me possam prestar
    Obrigados

    vitocril
  2.  # 2

    Colocado por: vitocrilSempre tive intenção de conferir a qualidade do material que entraria em obra, o facto de o ferro já vir armado leva-me a pedir ajuda ao fórum de que maneira posso comprovar se o ferro é A400NR ou A500NR ou outra coisa qualquer.
    Estique um ferro, como se fosse um elástico, até ele rebentar. Quando ele estourar, meça o esforço que foi necessário.
    :-))
    Se não for assim, não estou a ver...

    Quanto ao betão, vai ser feito em obra ou vai comprá-lo pronto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril
  3.  # 3

    Colocado por: Luís K. W.
    Colocado por: vitocrilSempre tive intenção de conferir a qualidade do material que entraria em obra, o facto de o ferro já vir armado leva-me a pedir ajuda ao fórum de que maneira posso comprovar se o ferro é A400NR ou A500NR ou outra coisa qualquer.
    Estique um ferro, como se fosse um elástico, até ele rebentar. Quando ele estourar, meça o esforço que foi necessário.
    :-))
    Se não for assim, não estou a ver...

    Quanto ao betão, vai ser feito em obra ou vai comprá-lo pronto?

    Estas pessoas agradeceram este comentário:vitocril



    Obrigado pela resposta Luís,

    Tenho uma vaga ideia de que o ferro poderia ter uma textura ou relevo diferente, mas não passa de uma vaga ideia.
    Quanto ao betão, B25 com aditivo hidrófugo, será pedido pronto à central e bombeado na obra.

    vitocril
  4.  # 4

    Contrate com a empresa fornecedora do betão pronto serem eles a tratar dos exames laboratoriais do betão colocado em obra, e que lhe entreguem os resultados dos ensaios.

    Em princípio eles tratam de tudo (levam e enchem os «cubos» na obra, etc.) , e deveria estar INCLUÍDO NO PREÇO do fornecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril
  5.  # 5

    Boas

    ... o facto de o ferro já vir armado leva-me a pedir ajuda ao fórum de que maneira posso comprovar se o ferro é A400NR ou A500NR ou outra coisa qualquer.


    Quase de certeza que o aço previsto em projecto é o A400 NR. Em princípio não corre o "risco" de usarem outro - A400 NR SD ou A500 NR - que serão mais caros.
    Em todo o caso dê uma vista de olhos no documento em anexo e veja as diferenças.

    Em relação ao betão, é só arranjar os moldes onde vazar o betão e mandar ensaiar. Na minha opinião devia mandar efectuar os testes a uma entidade independente do fornecedor. Contacte essa entidade e solicite informação sobre nº e condições dos provetes de ensaio.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., vitocril
  6.  # 6

    Creio que o relevo do Aço é diferente.... Acho que consigo arranjar fotos.

    Do betão... eles têm que entregar provetes... tem d faze-los em obra nas alturas das betonagens...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril
  7.  # 7

    Colocado por: Luis K. W.Contrate com a empresa fornecedora do betão pronto serem eles a tratar dos exames laboratoriais do betão colocado em obra, e que lhe entreguem os resultados dos ensaios.

    Em princípio eles tratam de tudo (levam e enchem os «cubos» na obra, etc.) , e deveria estar INCLUÍDO NO PREÇO do fornecimento.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:vitocril



    Sim, também já me foi sugerido isso por outra fonte, porem pergunto-me se o risco de imparcialidade não aumenta ao pedir testes ao próprio fornecedor?

    vitocril
  8.  # 8

    Colocado por: j cardosoBoas

    ... o facto de o ferro já vir armado leva-me a pedir ajuda ao fórum de que maneira posso comprovar se o ferro é A400NR ou A500NR ou outra coisa qualquer.


    Quase de certeza que o aço previsto em projecto é o A400 NR. Em princípio não corre o "risco" de usarem outro - A400 NR SD ou A500 NR - que serão mais caros.
    Em todo o caso dê uma vista de olhos no documento em anexo e veja as diferenças.

    Em relação ao betão, é só arranjar os moldes onde vazar o betão e mandar ensaiar. Na minha opinião devia mandar efectuar os testes a uma entidade independente do fornecedor. Contacte essa entidade e solicite informação sobre nº e condições dos provetes de ensaio.

    cumps
    José Cardoso

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Luis K. W.,vitocril



    Muito agradecido, j cardoso, por, através de um documento, confirmar a minha tal "vaga ideia" e a "crença" do filipos ao qual aproveito para agradecer também.
    É verdade que o aço previsto é de facto o A400NR e já constatei, com o pdf fornecido e posterior pergunta "ingénua" directa ao armador em obra, que tem muita mistura de A500NR

    vitocril
  9.  # 9

    Boas

    tem muita mistura de A500NR

    Esqueci-me de mencionar isso: o aço da malhassol é da classe A500, não NR mas A500 ER. Mas não se preocupe com isso: acho que não há malhassol de outra classe - embora muitos empreiteiros não respeitem as indicações de projecto e tentem usar a mais barata, com menores diâmetros e espaçamento maior. O tipo de malhassol a usar é indicado no cálculo de lajes aligeiradas (ou maciças) pela sua designação: AR30, AR34,... AR50 ou outra designação do género.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril
  10.  # 10

    Bom, a questão do ferro, para já, pode passar para segundo plano, visto que afinal é fácil identificar a classe apenas observando sua textura/relevos sem recorrer a testes, faltando mencionar as quantidades e diâmetros em consonância com o projecto, e os métodos de amarrar e armar, utilizados pela equipa em obra situações que discuto com o responsável pelo acompanhamento técnico da mesma (gabinete de arquitetura e engenharia que fez o projecto).

    A questão do betão, quer o construtor quer posteriormente o meu técnico garantiram-me que a analise/testes ao betão feitos pela própria central são fidedignos e todo o processo é transparente, documentado e registado culminando com a emissão de respectivo certificado.

    Não sei se deva continuar a insistir em testes por uma entidade independente que não sei qual, nem os requisitos necessários para recolhas e posteriores procedimentos que continuo a desconhecer.

    vitocril
  11.  # 11

    Ó Vitocril,

    Peço desculpa mas não sei que obra é, visto não estar identificada.
    Mas está a construir uma barragem ou uma ponte? Depois não tem técnicos responsáveis na obra? Bem sei que pode ser um bom exercicio tentar perceber o que se passa e já que é o dono de obra e paga tem todo o direito de estar informado.
    Mas esse tipo de questão não faz muito sentido. Ninguém faz ensaios de betão especificamente para uma moradia, (Se for esse o caso)a Central faz ensaios regularmente e os mesmos são válidos por lei, desde que a empresa esteja certificada.
    No final deve pedir os relatórios, para entregar na Câmara se lhos solicitarem. Existem tantas variáveis nas obras que mesmo pessoas qualificadas e experientes ás vezes também são enganadas. Por exemplo a maneira de armar o ferro é que é importante, a maioria dos nossos subempreiteiros de ferro, trabalha em contra relógio, e cometem-se erros de bradar aos céus e o mais caricato é que estas coisas ainda acontecem com alguma regularidade, por falta de técnico em obra ou com pouca preparação. Não adianta ter muito ferro na obra se estiver no local errado. Isto é só um pequeno exemplo.
    Conclusão quer uma obra bem executada, contrate a pessoa certa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril
  12.  # 12

    Colocado por: francisco2Ó Vitocril,

    Peço desculpa mas não sei que obra é, visto não estar identificada.
    Mas está a construir uma barragem ou uma ponte? Depois não tem técnicos responsáveis na obra? Bem sei que pode ser um bom exercicio tentar perceber o que se passa e já que é o dono de obra e paga tem todo o direito de estar informado.
    Mas esse tipo de questão não faz muito sentido. Ninguém faz ensaios de betão especificamente para uma moradia, (Se for esse o caso)a Central faz ensaios regularmente e os mesmos são válidos por lei, desde que a empresa esteja certificada.
    No final deve pedir os relatórios, para entregar na Câmara se lhos solicitarem. Existem tantas variáveis nas obras que mesmo pessoas qualificadas e experientes ás vezes também são enganadas. Por exemplo a maneira de armar o ferro é que é importante, a maioria dos nossos subempreiteiros de ferro, trabalha em contra relógio, e cometem-se erros de bradar aos céus e o mais caricato é que estas coisas ainda acontecem com alguma regularidade, por falta de técnico em obra ou com pouca preparação. Não adianta ter muito ferro na obra se estiver no local errado. Isto é só um pequeno exemplo.
    Conclusão quer uma obra bem executada, contrate a pessoa certa.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:vitocril



    Obrigado francisco2

    Não precisa pedir desculpas, é realmente uma moradia, já identificada aqui no fórum (https://forumdacasa.com/discussion/10128/partilha-de-orcamentos-repositorio-e-ecoponto/).

    Como já mencionei no post #10, tenho uma equipa técnica a acompanhar os trabalhos que afirma precisamente o mesmo que o Sr.

    A questão até pode não fazer sentido para muitos, agora que na minha óptica ela faz muito sentido para mim, faz!! Pelo menos até me demonstrarem (equip. técn. fiscalizadora e construtor) de que o material colocado é o mais indicado quer pelo projecto de estabilidade quer pelas condições do terreno.

    As fundações mesmo agora e até no verão são contempladas com humidade (subsolo dá água).

    Considero que a qualidade da massa para fazer uma carcaça, deve estar sujeita ao mesmo controle qualidade da massa para se fazer um pão com mais de um kilo.

    Cumps

    vitocril
  13.  # 13

    Boas

    Começo por aquilo com que estou de acordo:

    Por exemplo a maneira de armar o ferro é que é importante, a maioria dos nossos subempreiteiros de ferro, trabalha em contra relógio, e cometem-se erros de bradar aos céus e o mais caricato é que estas coisas ainda acontecem com alguma regularidade, por falta de técnico em obra ou com pouca preparação. Não adianta ter muito ferro na obra se estiver no local errado. Isto é só um pequeno exemplo.

    Nem mais.

    E agora a minha discordância:

    Ninguém faz ensaios de betão especificamente para uma moradia, (Se for esse o caso)a Central faz ensaios regularmente e os mesmos são válidos por lei, desde que a empresa esteja certificada.

    Na minha opinião, depende de vários factores e, em certos casos, mando fazer os ensaios:
    1 - Distância (tempo) entre o fabrico e a entrega do betão. Se esta for significativa, o betão pode perder qualidade, o que poderá ser agravado com as condições atmosféricas - nomeadamente altas temperaturas.
    2 - Tipo de estrutura. Só como exemplo - e que por acaso parece aplicar-se ao caso presente - se os pavimentos forem constituídos por lajes maciças mando sempre ensaiar o betão. Não porque tenha receio que a estrutura possa ruir, mas porque quero assegurar que as flechas reais - nomeadamente a flecha a longo prazo - não sejam superiores às consideradas em projecto, com as consequências que se conhecem: fendas, rachadelas, etc.

    Mas é só a minha opinião.

    Editado: Alguém se convence que o fabricante vai dizer que o betão que apresentou em obra não tem as características que o cliente encomendou e pagou? Testes, para mim, só em entidades independentes do fornecedor.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril
  14.  # 14

    Boas j cardoso,

    Editado: Alguém se convence que o fabricante vai dizer que o betão que apresentou em obra não tem as características que o cliente encomendou e pagou? Testes, para mim, só em entidades independentes do fornecedor.

    Nem mais, é precisamente essa a minha duvida!

    Mas como contrariar o sistema sem muitos custos?

    Procurei no sitio do LNEC http://www.lnec.pt/servicos/ensaios/argamassas mas devido à imensa informação técnica, perdi-me e fiquei sem conseguir perceber o que devo pedir, como proceder e o real custo dessa pretensão.

    Acho que me contentava em saber se o betão é mesmo classe B25 e se tem os aditivos impermeabilizantes para barrarem a propagação da humidade proveniente do solo de contacto com sapatas e muros de suporte abaixo da superfície da casa.

    Em relação ao ferro, como já referi, exerço pressão junto da minha equipa tecnica para que fiscalisem correctamente o desenrolar dos trabalhos, aínda assim agradeceria qualquer comentario às imagens que posso ir disponibilizando.

    cumps

    vitocril
      P1000163.JPG
  15.  # 15

    Mais
      P1000162.JPG
      P1000165.JPG
      P1000177.JPG
  16.  # 16

    Boas

    1ª foto - Cofragem com resíduos de trabalhos anteriores. Devia estar limpa.
    2ª e 3ª fotos - Falta a camada de regularização; faltam os suportes para que a armadura não assente na pedra (ou na camada de regularização, se a tivessem feito)

    Gostava de ver imagens com uma visão mais afastada da armadura (tirada a maior distância)

    cumps
    José Cardoso
  17.  # 17

    Colocado por: j cardoso2ª e 3ª fotos - Falta a camada de regularização; faltam os suportes para que a armadura não assente na pedra (ou na camada de regularização, se a tivessem feito)

    1ª fotografia - concordo com o j cardoso (vocês não costumam colocar óleo no interior das cofragens?)

    2ª e 3º fotografias - também chamam «betão de limpeza» a essa camada de regularização.

    4ª fotografia - não vejo bem o que é.... (um pilar na horizontal?)

    Convém verificar as espessuras de recobrimento de betão (para, um dia mais tarde, não lhe aparecerem pontos de ferrugem nos tectos e vigas). É que me pareceu ver ali uns paineis de cofragem encostados ao ferro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril
  18.  # 18

    Obrigado j cardoso e Luis,

    Realmente a 4ª foto é um pilar vertical, a maquina fotográfica é que rodou.
    Já tinha intenção de confirmar a espessura de recobrimento do ferro pelo betão, mas mesmo assim os meus agradecimentos.

    È parece que a cofragem não costuma levar óleo, a mim não me preocupa acho que assim dá mais garantias de aderência aos produtos a aplicar de seguida (mais betão, isolantes, impermeabilizantes, etc.).

    De salientar ainda que a base de toda a implantação é pedra muito rija que inclusive costuma danificar qualquer guilho e riper com muita facilidade e ainda que é impermeável (não absorve água.)
    Vou continuar a agradecer e tentar facultar mais elementos.

    tenho mais estas fotos

    cumps
    vitocril
      P1000174.JPG
      P1000178.JPG
      P1000180.JPG
      P1000181.JPG
  19.  # 19

    Colocado por: vitocrilÈ parece que a cofragem não costuma levar óleo, a mim não me preocupa acho que assim dá mais garantias de aderência aos produtos a aplicar de seguida (mais betão, isolantes, impermeabilizantes, etc.).

    Hmmmm...

    De salientar ainda que a base de toda a implantação é pedra muito rija que inclusive costuma danificar qualquer guilho e riper com muita facilidade e ainda que é impermeável (não absorve água.)
    Era melhor que absorvesse.
    Ajudava à drenagem, evitava (diminuia) capilaridades, evitava subpressões.

    O que é que está previsto para impermeabilizar esta zona (enterrada)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril
  20.  # 20

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: vitocrilÈ parece que a cofragem não costuma levar óleo, a mim não me preocupa acho que assim dá mais garantias de aderência aos produtos a aplicar de seguida (mais betão, isolantes, impermeabilizantes, etc.).

    Hmmmm...

    De salientar ainda que a base de toda a implantação é pedra muito rija que inclusive costuma danificar qualquer guilho e riper com muita facilidade e ainda que é impermeável (não absorve água.)
    Era melhor que absorvesse.
    Ajudava à drenagem, evitava (diminuia) capilaridades, evitava subpressões.

    O que é que está previsto para impermeabilizar esta zona (enterrada)?


    Pois, daí a minha preocupação com a qualidade do betão (impermeável).
    Acho que o que está previsto é isolamento com Masterseal + Tela Danodren mesmo nas sapatas, e muitos tubos Geodren com Goetextil quer em toda a periferia exterior, quer embutidos no enrocamento entre sapatas.

    agrdecimentos
    vitocril
 
0.0257 seg. NEW