Iniciar sessão ou registar-se
    • Zafa
    • 19 junho 2010

# 1

Boa tarde,

Hoje da parte da manhã, no apartamento por cima do que eu arrendei, arrebentou um cano de água quente na cozinha que inundou, a cozinha parte do hall de entrada e da sala. Ao inicio da tarde apercebemo-nos que estava a pingar na lareira e a água já se acumulava na pedra mármore. Fomos falar com os vizinhos de cima que disseram logo que já tinham falado com o seguro e que se tivéssemos algum problema para os alertar. Como tal não conto vir a ter problemas sendo que informarei o meu senhorio da situação, para posteriormente não ocorrerem alegações de que fui eu que danifiquei a lareira.

No entanto surgiram-me novamente algumas dúvidas que já tinha tido quando me tornei inquilino, assim sendo as minhas dúvidas são as seguintes,

1- No caso de arrebentar um cano numa parede, uma mangueira na cozinha como aconteceu no andar de cima, ou a máquina de lavar começar a verter água (que já me aconteceu no apartamento anterior),ou por qualquer outro motivo que não tenha resultado de acção directa da minha parte, ocorrer uma inundação, quem será o responsável pelos danos daí resultantes seja no recheio que é meu seja nos apartamentos afectados? Serei eu ou o Senhorio?

2- Eu sendo inquilino estou devo ter algum seguro para situações como estas ou incêndios ou algo do estilo?

3- Aconselham-me a adquirir algum seguro?

Provavelmente consideram questões básicas, mas para mim como inquilino oficial pela primeira vez, pois anteriormente morava num apartamento de estudantes, daqueles à margem da lei por parte do senhorio, não sei ao certo o que fazer para me proteger de situações como esta que possam ocorrer futuramente.

Desde já grato pela vossa resposta.
    Melhores cumprimentos.
  1.  # 2

É ao proprietário da fracção que incumbe o dever de ter um seguro.

No que toca à inundaçao:
    Aconselho tirar fotos dos locais onde houve estragos, mesmo que seja uma simples e aparente humidade.
    Informe o seu senhorio da ocorrencia, mas nao esqueça de o fazer tambem via carta registada com aviso de recepção, e guarde consigo uma copia da carta e o respectivo talao de entrega.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zafa
    • Zafa
    • 19 junho 2010

# 3

Colocado por: nielskyÉ ao proprietário da fracção que incumbe o dever de ter um seguro.

No que toca à inundaçao:
    Aconselho tirar fotos dos locais onde houve estragos, mesmo que seja uma simples e aparente humidade.
    Informe o seu senhorio da ocorrencia, mas nao esqueça de o fazer tambem via carta registada com aviso de recepção, e guarde consigo uma copia da carta e o respectivo talao de entrega.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Zafa

Obrigado pela resposta.

Quantos às fotos já tirei, de momento apenas avisei o Senhorio por sms, se bem que já me havia questionado sobre se não seria melhor enviar uma carta. Tenho de ver se tenho cá o morada dele.

Quanto a seguros aconselha-me algum? Não faço ideia se deva ter algum tipo de seguros para o caso de ocorrer algum incêndio ou roubo ou essas coisas más que às vezes acontecem.

Desde já grato pela vossa resposta.
    Melhores cumprimentos.
  2.  # 4

Colocado por: Zafa Quanto a seguros aconselha-me algum? Não faço ideia se deva ter algum tipo de seguros para o caso de ocorrer algum incêndio ou roubo ou essas coisas más que às vezes acontecem..
    Como já foi dito, é ao SENHORIO (dono do apartamento) que cabe fazer os seguros.
    O seg de incêndio é obrigatório (só cobre a reconstrução do edifício). Mas , geralmente, as pessoas fazem um multirriscos que cobre uma série de situações, como essa das inundações.

Quanto a seguro contra roubo (recheio), depende de quem é o recheio.
    Se os moveis, televisão, etc. forem SEUS, é obvio que deverá ser você a fazer o seguro - SE O QUISER.
    Caso contrário (serem do senhorio), não é a isso obrigado.
  3.  # 5

Cabe ao senhorio do Imóvel ter um seguro multi-riscos. No entanto, cabe ao inclino ter um seguro de recheio.
  4.  # 6

Ola a todos
    Tenho o seguinte dilema..vou arrendar a partir do 1 de Maio um apartamento.. que tive de herança do meu pai..queria vende lo..com a actual situaçao economica du Pais decidi arrendalo.no contrato de arrendamento feito por um advogado exijo um seguro multi risco para cobrir a responsabilidade do inquilino..sobre as diferentes possibilidades da sua responsabilidade, ex maquina de lavar quando inunda o piso responsabilidade civil etc..eu tenho o seguro de proprietrio legal.
    Apos contactar o advogado este informa me que nao existe nada em Portugal que obrigue um inquilino a ter um seguro multi risco? entao se o inquilino deixar uma maquina de lavar inundar o imovel, ao deite um incendio ao imovel porque fumava na cama..hé ainda o seguro do proprietario que vai pagar todas as reparaçoes?
    Quem me pode informar se isto hé normal...tinha decidido que nao faria contrato de arrendamento sem o inquilino ter um seguro.
    Mas agora fico confuso com o que me disse o advogado.
    Sinceros cumprimentos
  5.  # 7

O seguro é da responsabilidade do PROPRIETÁRIO do apartamento.

Se quiser mesmo ter esse tipo de seguro, é muito , mas mesmo muito, simples: AUMENTE o valor do seguro à renda.
  6.  # 8

Ola Luis
    Obrigado pela informaçao.eu fiz um seguro multi risco , commo proprietario...mas eu nao perçebo nada do que se passa ai nesse Pais de miseria..aqui hé obrigatorio todo o inquilino que entra num apartamento, que seja de HLM ao no privado, ter um seguro multi risco para poder entrar nesse apartamento, o proprietario tambem hé obrigado a ter um seguro incendio, muito bem, agora so ai hé que nao existe a obrigatoriedade de o inquilino nao ter nenhum tipo de seguro?quer dizer que o arrendatario nao tem nenhuma responsabilidade no que imcumbe a sua responsabilidade civil em caso de desgastes improntuos?
    Porra so ai hé que existe isso!
    O SPSSANTOSindica no topico mais acima ....cabe ao inquilino ter um seguro de recheio ...Luis pode me informar que tipo de seguro hé esse?
    Agradeço imenso a sua ajuda
  7.  # 9

Colocado por: de jesus mendesmas eu nao perçebo nada do que se passa ai nesse Pais de miseria.

Queremos falar da miséria que é o seu português? Raios partam estes emigras armados ao pingarelho.
  8.  # 10

Meu amigo
    Eu nao insulto ninguem...portanto respeito toda a gente...quanto aos emigras comme voçe esta a falar...sou emigra e contente de o ser seu parvalhao! em rela çao ao Pais de miseria quero simplisment referir no nivel legislativo correspondente a certas coisas que nao hé admissivel para um Pais commo o nosso meu amigo!entre as quais a responsabilidade de cada um ...referente au lar de cada cidadao 5 (ENTRE OS QUAIS OS SEGUROS RELACIONADOS COM A HABITACAO)quanto ao resto nao me interessa entrar em polemicas consigo.. deve ser um desses que sabe tudo e nunca vui nada
  9.  # 11

Nada contra o facto de você ser emigra-nte.

Tudo contra o facto de você se armar ao pingarelho só porque vive nos arrabaldes de Paris (ou coisa que o valha).

Não insulte o seu país - que é acima de tudo o país dos que cá ficaram a suar as estopinhas diariamente, a ver se isto saía da cepa torta.

Ah, e já agora, não me trate por "seu amigo".

I.
  10.  # 12

NAo vivo nos arrebaldes de Paris commo voçe esta a pensar..vivo numa cidade perto da fronteira suiça Besançon conhece? onde nao hà imundiçe commo na maior parte ai hà ..onde a gente tem respeito por cada cidadao..onde hé bom viver com belas florestas e espaços verdes que nao ardem commo ai nesse Pais ..quanto aos emigrantes tipo do meu pai que empregou as suas economias nesse Pais e outros tantos nos anos 60a 75 foi o que salvao parte da economia nesses Pais ... e agora tratanos de pingarelhos! va, nao me interessa falar consigo portante ignoro completament ok?
  11.  # 13

Por acaso não sou emigrante.
    Não foi por acaso já fui emigrante.
    Por acaso tenho formação académica média.
    Não é por acaso escrevo sem grandes erros.
    Por acaso o de jesus mendes é emigrante.
    Não é por acaso que comete erros ao escrever em português.
    Por acaso há mais quem erre aqui no fórum.
    Não é por acaso que alguns têm a obrigação de errar menos.
    Por acaso o Italiano chama com frequência a atenção para os erros cometidos.
    Não deve ser por acaso que não o faz a aos que têm obrigação de errar menos.

Quem é que aqui, por acaso, anda armado ao pingarelho?
    Não é por acaso que acho que é o Italiano.

Por acaso não sou grande apreciador de algumas opiniões do de jesus mendes.
    Não é por acaso que não tem a ver o que foi dito.

José Cardoso
  12.  # 14

Colocado por: j cardosoQuem é que aqui, por acaso, anda armado ao pingarelho?
    Não é por acaso que acho que é oItaliano.

São opiniões. Cada um tem a sua, e quem a quer dar, dá-a.

PS: Noto com desagrado que os seus dotes poéticos não foram usados de forma cabal neste último texto. Não valia a pena, ou ao fim de semana o poeta que há em si recusa-se a trabalhar?
  13.  # 15

Colocado por: j cardosoPor acaso oItalianochama com frequência a atenção para os erros cometidos.
    Não deve ser por acaso que não o faz a aos que têm obrigação de errar menos.

Já agora aproveito para argumentar contra esta coisa que anda no ar - que eu sou elitista no chamar a atenção para os problemas de escrita das pessoas, poupando os users mais escolarizados (!!!). Citando um post numa outra discussão:

"Até porque eu só costumo corrigir quando: a) o erro resulta de ignorância por parte do user (e não de distracção), pelo que vale a pena apontar o erro para ajudá-lo a melhorar o seu português; e/ou b) o erro ortográfico ou lexical serve para salientar a parvoíce do conteúdo da mensagem do user."

É esta a minha postura. Nenhum elitismo. Apenas vontade de ajudar a melhorar e/ou vontade de desconstruir os maus argumentos alheios.
  14.  # 16

São opiniões. Cada um tem a sua, e quem a quer dar, dá-a.

Precisamente

Noto com desagrado que os seus dotes poéticos não foram usados de forma cabal neste último texto. Não valia a pena, ou ao fim de semana o poeta que há em si recusa-se a trabalhar?

Abandonado que fui por Calíope e Erato, resta-me apenas tentar passar por Tália. Sem sucesso? Divino castigo, não queira o homem tomar o lugar dos deuses. Resta esperar outros dias, não será ainda caso para Melpomene.

"Até porque eu só costumo corrigir quando: a) o erro resulta de ignorância por parte do user (e não de distracção), pelo que vale a pena apontar o erro para ajudá-lo a melhorar o seu português; e/ou b) o erro ortográfico ou lexical serve para salientar a parvoíce do conteúdo da mensagem do user."

Não é bem assim, perdoar-me-à que não cite exemplos para não melindrar ninguém (por agora), mas acredite que não me parece ser assim, a não ser que ande muito distraído.

José Cardoso
  15.  # 17

Colocado por: j cardosoa não ser que ande muito distraído.

É possível. Até porque eu leio apenas uma pequena parte dos posts do fórum, e faço-o há relativamente pouco tempo.
  16.  # 18

Colocado por: de jesus mendesOla Luis
    Obrigado pela informaçao.eu fiz um seguro multi risco , commo proprietario...mas eu nao perçebo nada do que se passa ai nesse Pais de miseria..aqui hé obrigatorio todo o inquilino que entra num apartamento, que seja de HLM ao no privado, ter um seguro multi risco para poder entrar nesse apartamento, o proprietario tambem hé obrigado a ter um seguro incendio, muito bem, agora so ai hé que nao existe a obrigatoriedade de o inquilino nao ter nenhum tipo de seguro?quer dizer que o arrendatario nao tem nenhuma responsabilidade no que imcumbe a sua responsabilidade civil em caso de desgastes improntuos?
    Porra so ai hé que existe isso!
    O SPSSANTOSindica no topico mais acima ....cabe ao inquilino ter um seguro de recheio ...Luis pode me informar que tipo de seguro hé esse?
    Agradeço imenso a sua ajuda

Caro de jesus mendes,
    Eu vivi noutro país "miserável", francófono e vizinho do seu em que não exigiam qualquer seguro aos inquilinos. Provavelmente, como lho disse, incluiam o valor na renda...

Não sou perito em seguros, apesar de ter (ou ter tido) todo esse tipo de seguros.

No apartamento onde actualmente habito, primeiro tive o seguro (obrigatório) de incêndio + seguro de recheio.
    Contratei um seguro de responsabilidade civil (familiar), que já me foi útil por causa de um «ovni» lançado pelo meu miúdo quando era bebé, que voou do alto do meu 15º piso tendo ido partir um pára-brisa de um automóvel (foi coisa pouca, mas podia ter sido grave).
    Depois anulei o seguro «de recheio» (que era para proteger as coisas que tinha em casa contra eventuais rooubos) e passei ao seguro «multirrisco».
    Depois anulei ambos os seguros (incêncio e multirrisco) e aderi a uma apólice de seguro única para todo o condomínio, que tem o dobro das garantias que os meus seguros tinham, e custa metade do preço (o que não admira, porque somos mais de 40 condóminos...).

Em resumo: aho que o seguro de recheio deve ser feito pelo proprietário do recheio (/mobiliário, máquinas, etc.).
  17.  # 19

Mas o seguro da co-propriedade nesse país "miserável" vizinho do país do de Jesus Mendes é obrigatório e todos o têm. Assim sendo, o apartamento e as partes comuns estão segurados pela administração do condomínio, mesmo que o dono da casa não tenha efectuado nenhum seguro privado.
    No que diz respeito ao nosso país, pode ser que seja obrigatório, mas a maior parte das co-propriedades não têm seguro que englobe, nem sequer as escadas do prédio e o pessoal da limpeza em caso de acidente. Questionadas algumas administrações de condomínio, é-nos dito que não têm e que não tencionam fazer, por não ser necessário, visto todos terem um seguro e às vezes até nem sequer é verdade, só têm o seguro enquanto estão a pagar a casa, depois anulam-no para ficarem com menos despesas.
    Posso dizer que, num prédio que data de meados dos anos oitenta, houve um incêndio num dos apartamentos, incêndio esse que sujou todas as paredes das escadas de alto a baixo. A culpa foi alheia ao dono da casa e ao inquilino. O condomínio não tinha seguro e nem todos os apartamentos estavam segurados contra incêndio.
    O apartamento sinistrado foi reembolsado pela companhia de seguro do proprietário, assim como a quota-parte das escadas. No que diz respeito aos outros, os que estavam segurados foram reembolsados pelos seus seguros respectivos e os que não estavam tiveram que pagar do bolso deles. Isto passou-se há poucos anos, mas mesmo assim, ainda não fizeram seguro de co-propriedade.
    No que diz respeito ao recheio que não é obrigatório, é verdade que deve sempre ser feito pela pessoa que habita a casa e o dono da casa não tem que pagar o recheio da casa dos outros.
  18.  # 20

Colocado por: Jacinta, ainda não fizeram seguro de co-propriedade.

O Administrador do Condomínio é "O" responsável pela existência de seguro(s) de incêndio que cubra(m) todas as fracções.
    Caso alguma fracção não o tenha, o Administrador deve fazê-lo
    (depois logo se vê como é que o condómino em falta o paga...).

O seguro da co-propriedade (suponho que se refere às "zonas comuns") é desnecessário porque estas estão englobadas nas fracções. A soma (100%) das fracções inclui a totalidade das zonas comuns.

0.0224 seg. NEW