Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Andei a pesquisar na net e encontrei muito pouca informação sobre produção de energia para uso próprio em vez de ser para vender à EDP. E para produção própria baseado na energia solar e eólica em simultâneo para habitação permanente?? será viável?? Quais os custos desta solução??
  2.  # 2

    Não estando a par de custos, penso que a única que seja viável para consumo próprio seja a eólica e mesmo assim, devemos estar a falar de um período de retorno de uns 30 a 40 anos.
    •  
      FD
    • 28 junho 2010

     # 3

    Se bem me lembro de quando andei a ver isso de uso próprio o problema coloca-se com o armazenamento da energia: são precisas baterias...
    Se tiver um gerador a gasóleo, o mesmo fornece energia à medida enquanto que o vento/sol nem sempre está disposto a isso e nem sempre gera a energia necessária.

    Quanto aos custos: 26.000€ para uma instalação "simples".

    CASE STUDY: PEQUENA QUINTA SEM LIGAÇÃO À EDP

    Pequena quinta localizada no Alentejo, a electricidade era proveniente de um gerador de gasóleo que alimentava a iluminação interior (200 m2) e exterior, bomba de água, assim como vários equipamentos domésticos (2 televisões, frigorifico, máquina de lavar loiça e roupa).

    SISTEMA: Engloba 8 painéis solares de 60 watt montados sobre um “solar tracking frame” que segue o sol, para maximizar a potencial dos painéis. Estes painéis trabalham em conjunto com uma micro turbina eólica de 1kW, montada numa torre de 13 metros de altura. Toda a energia gerada é acumulada em 12 baterias de 920 Ah de 24 volts. A casa é alimentada com 240 volts AC, através de um inversor de onda de 1800 watt. Mantém-se o gerador a gasóleo, como sistema de backup.

    PERFORMANCE: Durante os 12 meses de acompanhamento, o sistema ultrapassou todos os testes de fiabilidade e qualidade, dando reais garantias de fornecimento da energia. A manutenção que o sistema obriga, limita-se à verificação dos níveis das baterias e do gerador, assim como uma inspecção anual à turbina eólica.

    VIABILIDADE ECONOMICA: O sistema necessitou de um investimento de 26 mil euros. O retorno do investimento foi imediato, pois o outro cenário, de fornecimento de energia pela EDP, implicava uma ligação à Rede Eléctrica Nacional (REN) que foi orçamentada em 31 mil euros.

    http://web.archive.org/web/20080419124210/http://www.4eolic.com/servicos_c_cs.htm

    Veja quanto gasta por mês em electricidade e faça contas.
  3.  # 4

    Que opiniões há sobre os sistemas de produção de energia fotovoltaica com acordo com a EDP para que esta compre a produção?
    Que potencia se pode produzir?
    Quanto podemos vender?
    A EDP compra toda a produção ou apenas quando "lhe apetece"?
    Qual o investimento e o retorno esperado?
  4.  # 5

    Há vária informação sobre isso, inclusivé aqui no fórum, pesquise por microgeração no google e divirta-se.

    http://www.portal-energia.com/microgeracao-em-portugal/
  5.  # 6

    Já li muitos sites e agradeço o link que enviou.
    Tem lá a informação que outros sites, inclusive de vendedores tem.
    O que pretendia era opiniões pessoais de quem tem instalado uma unidade de produção e de quem entende destes assuntos.
    Por exemplo, quase todos mencionam o retorno entre 5 a 6 anos, isto com contas a produções máximas...
    E os custos de manutenção do sistema? Quanto custa?
    Um painel tem o mesmo rendimento ao longo dos anos? Se as contas de efeciencia de produção são apresentadas com os valores máximos de produção e com paineis novos qual é o valor de produção e sua eficiencia ao longo dos anos?

    Estas são as contas que encontro quase em todo o lado:

    "Em Portugal a média anual é de 4 horas de sol por dia para a produção fotovoltáica (6 horas no Verão e 2 horas no Inverno). Este valor é multiplicado pelo valor da potência instalada, obtendo-se assim a produção de energia diária. Por exemplo um sistema com uma potência de 3,68 kW produz a energia de 4 h x 3,68 kW = 14,72 kWh por dia. Por ano produz-se então 365*14.72 kWh = 5.372,8 kWh ou 5,37 MWh."

    Estas contas são válidas com paineis com 2, 5, 7, 10 anos? Qual o tempo de vida de um painel? e de um inversor?
  6.  # 7

    pessoalmente falando e não sou utilizador nem instalador destas soluções, vou falar naquilo que tenho andado a "magicar" para instalar na minha casa,

    não estou interessado em vender á rede, por variadas razões, mas sim em aproveitar para fazer uma produção própria para diminuir a dependência de energia via EDP, a solução melhor para o meu caso é painéis fotovoltaicos no total de 800w com mini gerador eólico de 400W, inversor de ligação á rede de 750W e numa primeira fase sem baterias de apoio\armazenagem, com esta solução o investimento inicial anda na casa dos 4.000€ que espero amortizar em 4\5 anos, só com a energia que não compro á rede, á medida que tiver disponibilidade financeira vou adicionar as baterias e nessa altura já passo a usar a energia de forma mais consistente num período de tempo alargado.

    esta é a minha ideia, como não preciso de vender á rede não estou limitado a escalões de potencia mínimos e vou "construindo" a minha solução á minha medida com o tempo que quiser,

    os valores de retorno na venda de energia são feitos com base no preço de compra por parte do operador e revistos anualmente, como toda a gente sabe esta "compra" é financiada pelo estado e no dia em que deixar de ser financiada as contas vão por agua abaixo, no meu caso quanto mais subir a energia menor tempo terei de amortização, e daí para a frente é só lucro,
    Atentamente
    Jorge Alves
  7.  # 8

    Quais os custos de manutenção do equipamento, tempo de vida útil e efeciência e rendimento ao longo do tempo?
  8.  # 9

    manutenção será zero, porque será feita por mim, se bem que a grande parte da manutenção se resuma a limpeza dos painéis e verificar o nivel das baterias,

    os painéis deveram rondar os 20 a 25 anos de vida util, tanto o gerador eólico como o inversor deverá rondar os 10a 15 anos, as baterias deverá tambem andar na casa dos 7 a 10 anos,

    pelos meus cálculos deverei utilizar cerca de 6 a 12Kw\mês sem baterias e cerca de 12 a 40 Kw com as baterias, estas previsões são porque vivo junto ao mar e como o material não será o melhor não estou a contar com milagres, claro que pelo meio deverei ter algumas intervenções para reparações no gerador eólico,
    Jorge Alves
  9.  # 10

    Bom noite
    um modele de gerador eólico e um alternador de caro preferible de audi ou bmw tem 12v e 140A isso da1680 w mas há uns que ultrapassa 2500w com uma turbina tipo : Flo designe http://www.flodesign.org/ ja se pode produzir mais de que se gasta ou outra ideia que estou a trabalhar agora e um motor normal trifásico ou monofasico se uma das fazes fica alimentada com um pulso de 12 volts de uma bateria quando ta rodado o motor transformasse em gerador e se tem um motor que tem 15 kw da 15kw de potencia so falta agora uma coisa para roda lo e isso vou lhe mostrar uma coisa que foi inventado acho por um brasileiro
  10.  # 11

    alternador de caro preferible de audi ou bmw tem 12v e 140A isso da1680 w


    e qual é a força necessária para mover esse eixo? quantas centenas de dN? num motor de combustão interna 2 a 3 cv de força para movimentar um alternador é irrelevante, agora ligado a uma turbina ou rotor, accionado por vento, o seu movimento será nulo,

    motor normal trifásico ou monofásico se uma das fazes fica alimentada com um pulso de 12 volts

    escusa de experimentar porque com rotor em jaula de esquilo sem mudança de ciclo, não vai produzir nada, agora se fizer um alternador a partir de um motor serie monofasico, já vai produzir alguma coisa, se for muito forte, vai ter o problema anterior
  11.  # 12

    tem k ver o resto para puder falar mas em felizmente vou ter k mudar os dados que tenho formatar disco instalar Windows
  12.  # 13

    Boas Jorge Alves.

    Li o seu comentário datado de 11 de Dezembro de 2010 e vinha-lhe perguntar se chegou a concretizar o seu projecto e se sim qual a sua opinião.

    Em face do aumento brutal do IVA sobre a electricidade, também ando a pensar numa solução que me permita baixar o consumo de electricidade fornecido pela EDP mas sem fazer um investimento muito grande só que ainda não a aprofundei suficientemente pelo que gostaria de obter aqui no forum alguns contribuitos:

    A solução passaria pela aquisição de um painel de 120W, bateria e inversor (identica à utilizada pelos autocavaranistas), destinada apenas para a iluminação e eventualmente em equipamentos de baixo consumo.

    Desta forma, com um investimento pequeno poderia reduzir a factura da electricidade.

    Parece simples mas talvez não seja viável.

    Agradeço comentários.
  13.  # 14

    Colocado por: polar55A solução passaria pela aquisição de um painel de 120W, bateria e inversor (identica à utilizada pelos autocavaranistas), destinada apenas para a iluminação e eventualmente em equipamentos de baixo consumo.

    Desta forma, com um investimento pequeno poderia reduzir a factura da electricidade.


    Boas, talvez lhe possa elucidar um pouco,
    painel solar 120w = 300 euros
    Bateria 120 amp = +- 600 euros
    Inversor 1000w = 200 euros
    controlador de carga = 90 euros
    Instalação +- 300 euros
    Além de que só um painel não lhe ajuda muito, só lhe produz cerca de 400w dia, ainda acha que vale a pena?

    Só ale a pena se estiver dispsto a investir cerca de 15000 euros numa microprodução, senão o retorno nunca o terá.
  14.  # 15

    Colocado por: Energia Livre
    Boas, talvez lhe possa elucidar um pouco,
    painel solar 120w = 300 euros
    Bateria 120 amp = +- 600 euros
    Inversor 1000w = 200 euros
    controlador de carga = 90 euros
    Instalação +- 300 euros
    Além de que só um painel não lhe ajuda muito, só lhe produz cerca de 400w dia, ainda acha que vale a pena?

    Só ale a pena se estiver dispsto a investir cerca de 15000 euros numa microprodução, senão o retorno nunca o terá.


    Obrigado pelo esclarecimento.

    De verdade a minha ideia não passa mesmo disso, de uma ideia que ainda não tinha aprofundado e não tinha a noção dos custos.

    Efectivamente com valores desses e tendo em consideração a produção, não justifica o investimento e é preferivel investir em lampadas de baixo consumo.
  15.  # 16

    Lâmpadas de baixo consumo e boas práticas energéticas no dia a dia.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  16.  # 17

    Colocado por: polar55vinha-lhe perguntar se chegou a concretizar o seu projecto e se sim qual a sua opinião.

    está na calha para instalação assim que exista "tempo" e é um investimento permanente a muito longo prazo,
  17.  # 18

    Também tenho a mesma vontade de investir num sistema destes, mas inicialmente será sem baterias. E provavelmente começo com um aerogerador de 400w + inversor de 350w. Posteriormente, e se o aerogerador não der conta do consumo "basal" da casa, então aí irei avançar para mais 1 inversor 350w com 2 paineis FV de 170w e baterias. Assim já conseguiria assegurar os minimos da casa e ainda deixar reserva nas baterias até chegar à hora de vazio da EDP.

    Mas de inicio tem de ser com aerogerador + inversor apenas, para puder produzir 24h/d (se o vento deixar) e rentabilizar ao máximo o investimento.

    Só tenho é dúvidas sobre a opinião da EDP acerca de inversores grid-tie...
  18.  # 19

    Colocado por: ivreisTambém tenho a mesma vontade de investir num sistema destes, mas inicialmente será sem baterias. E provavelmente começo com um aerogerador de 400w + inversor de 350w.

    Pergunto:
    Como é que armazena a energia sem baterias?
    Inversor de 350w para quê? Iluminação?
    Já viu qual o investimento necessário?
    Já agora qual é a zona?
    • ivreis
    • 5 outubro 2011 editado

     # 20

    Não armazeno, injecto directamente na rede doméstica com um inversor grid-tie e gasto em tudo.
    Se tiver a consumir mais de 350w reduzo o consumo da EDP, se tiver a consumir menos infelizmente estarei a desperdiçar porque o contador sendo digital não anda para trás.
    Inversor 350w grid-tie pelo ebay - 100€
    AirX 400w - +/-600€ (já com controlador de carga incorporado) - faltaria depois o material para o fixar
    Zona - Sintra (zona saloia, junto ao Magoito)

    Em teoria, se produzisse 0.35Kw/h durante 24h significava que produzia 8.4Kwh por dia, resultando em 3066 khw/ano (em teoria). Isto significaria uma poupança de cerca de 550€/ano se tivesse tarifa simples. Como é bi-horária poupo menos pq durante a noite é mais barato.

    E sim, tenho sempre pelo menos 350w de consumo em casa (até mais). Aqui o consumo anual de electricidade ultrapassa os 1000€.

    Claro que estas contas são em teoria (completamente utópico). Mas se poupasse 250€/ano significaria que o investimento estaria pago em 3 no máximo 4 anos.
    E com a vantagem de que no futuro poderia montar outro inversor grid-tie com paineis FV ou com outro aerogerador (os vizinhos é que poderiam não gostar lolol) e aí provavelmente já atingiria o consumo minimo da casa. Aí já compensaria usar baterias para acumular a electricidade para outra altura.

    Sim sei que o contador fica com um LED aceso quando detecta produção dentro de casa superior ao consumo... não sei é se guarda essa info para leitura posterior ou se é só no momento. Se for só no momento é sem stress. Apenas é preciso assegurar que nunca se produz mais do que o que se consome (pelo menos no momento em que a empresa vem fazer a leitura).
    Se guardar registo então entala-me lololol se bem que acho mal, pq o modo de funcionamento grid-tie é usado em vários países, incluindo os EUA e é perfeitamente legal!

    Eu simplesmente quero baixar a conta da luz (que com IVA a 23% aumenta e muito)... não quero fazer negócio como a microgeração (nem investir >10.000€)
    Concordam com este comentário: leomarti
 
0.0252 seg. NEW