Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Tenho uma dúvida: Em Maio coloquei a minha habitação própria e permanente a arrendar, tendo nessa altura acordado com o inquilino que passaria recibo e declararia esta situação nas Finanças.
    Contudo, agora que tenho o contrato assinado e que estava prestes a declarar às Finanças, o inquilino resolveu procurar nova casa e comunicou-me que sairá no final de Julho.

A minha pergunta é a seguinte: uma vez que não pretendo alugar novamente a casa e quero voltar para lá, como devo proceder relativamente à inscrição nas Finanças (uma vez que ainda não a fiz e não voltarei a ter rendimentos do aluguer da habitação) ?

PS: Comprometi-me em passar recibo ao inquilino e pretendo cumprir, mas parece-me inútil estar a registar este rendimento nas Finanças para logo a seguir dar baixa. Existirá outra forma de proceder (tipo acto único ou algo parecido) ?

Obrigado,
    •  
      FD
    • 29 junho 2010

# 2

Apenas precisa de pagar o imposto de selo, depositar o contrato e declarar o rendimento na próxima declaração de IRS.
    O rendimento é declarado num anexo (F) e o prazo de entrega é diferente (2ª fase), nada mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Thapakua
  2.  # 3

A melhor parte é que se, por um lado, você deverá declarar a renda destes 2 ou 3 meses , por outro lado poderá ABATER as despesas de condomínio (se tiver), de manutenção, de taxa de esgoto, o IMI, ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Thapakua
  3.  # 4

Olá Thapakua

A mim aconteceu-me uma (ou mais que uma) coisa curiosa. Aluguei a habitação própria, através de uma imobiliária conhecida, em Outubro do ano passado. Queria fazer as coisas direitas. Na altura perguntei à imobiliária o que precisava de fazer para ter tudo legal. Responderam-me que apenas previsava de declarar as mensalidades, que podia declarar o contrato nas finanças mas não era obrigatório.

No fim de acertarmos tudo e assinarmos os contratos paguei à imobiliária um mês de renda pelo serviço. Quando pedi o recibo responderam-me "há... aqui não fazemos isto e aquilo e coiso e tal" enfim, queriam fugir ao IVA como todos os portugueses típicos. Acabei por pagar o IVA sobre o valor acordado para ter o recibo.

Quando fiz a declaração de IRS este ano, nas finanças, disseram-me que era obrigatório a declaração do contracto no prazo de um mês (salvo erro) e apanhei multa. PATO! Devia ter ido perguntar às finanças em vez de confiar no que me disseram.

Adicionalmente eu tinha isenção de IMI por ser habitação própria e também tinha um prazo de um mês para declarar a alteração das condições! PEU, mais uma multa. :)

Se alugou em Maio e ainda anda a pensar em declarar ou não o contracto... penso que já vai pagar multa. Telefone para o número das finanças 707 206 707 para esclarecer todas as suas dúvidas.

Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., Thapakua

0.0107 seg. NEW