Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ora viva.
    Acompanho este fórum h´ajá algum tempo, mais na qualidade de leitor que de participante.
    Gosto particularmente das opiniões sobre plantas aqui apresentadas, e é nesse âmbito que vai o meu post.

Casei recentemente e a minha esposa já tinha uma moradia iniciada (oferta dos pais), mas que ficou parada durante uns anos, pelo que nos compete agora terminar o nosso cantinho.
    Só que, como pretendemos fazer algumas alterações no seu interior, isso está-nos a dar cabo da cabeça porque não chegamos a consenso...e porque, na minha opinião, a planta da casa originalmente não foi bem concebida.
    Ainda por cima, face a algumas pequenas alterações que pretendo realizar, já tenho a esposa e a sogra á perna, pelo que, como saberão, isto é uma questão complicada e delicada ;)

Adiante.
    Junto envio a planta original, e as várias opções, que passo a descrever:

RÉS DO CHÃO
    1) criar um escritório na zona do hall - como fazer?
    A. Fechar uma parede "a direito" até ao WC?
    B. fechar uma parede a 45º e depois até ao WC?
    C. fazer tipo OpenSpace, tudo aberto, ou parede em vidro?
    Como a casa recebe pouca luz devido a ter uma moradia encostada a Sul, está-me a custar fazer uma parede para fechar o escritório naquele local, porque vai fechar as janelas para a sala. Nesta solução, obrigatóriamente, a porta de entrada passará para a outra parede. Ainda assim, par amim, opto pela solução B.

2) Diminuir a parede do WC até ao pilar? (isto serve somente para dar mais folga ao escritório... acho a casa de banho muito grande para ser de visitas, mas as mulheres batem o pé a dizer que é a melhor da casa, ai de mim se mexer!!)

3) a sala é "rebaixada" por intermédio de uns degraus. O que pretendo fazer é avançar com os degraus provenientes da cozinha até ao pilar. SIM ou NÃO ? Que acham? Eu julgo que assim se cria uma sala mais confortável, pois para mim não faz sentido ter ali o pilar isolado... e como a sala é muito grande, não se perde nada (até porque como é zona de passagem, não vai levar ali móveis..)

4) Debaixo do patamar das escadas o que faziam? Quero lá fazer um armário para arrumos, mas só debaixo do patamar. Acham boa ideia? Propõem outra?

1º ANDAR
    4) Suite c/ WC.
    Aqui está a maior dor de cabeça... como tem WC privativa, este será a suite do casal. Nós gostaríamos muuito de ter no quarto uns sofás, uma zona mais relax/privada. só que também gostávamos de ter um quarto de vestir!! Ou pelo menos, criar uma outra zona de arrumação, sem perder espaço para colocar os tais sofás...
    Hipóteses:
    A. Meter um armário em frente á cama e esquecer os sofás
    B. Meter um armário em frente á cama e criar uma parede c/ 1m para dividir a cama e o armário, possibilitando criar 2 zonas (vestir/dormir) --> lá se vai o sofá novamente...
    C. Fazer um nicho para armário criando uma abertura para o quarto maior, mas dividindo o espaço.
    D. Fazer um nicho para armário criando uma abertura para o quarto maior, mas até à janela!

5) Quarto da frente maior
    No seguimento do ponto anterior, sabemos que este era o quarto melhor para suite, pois daria para criar 2 ou 3 zonas distintas (dormir/estar/vestir), mas como não tem WC privado, pela minha esposa, está fora de hipótese... Assim, não sabemos como havemos de dividir este quarto. Hipóteses:
    A. Dividir quarto em 2, criando um quarto de dormir c/ +-16m2 e um Closet para vestir
    B. Conciliar com as propostas anteriores do ponto 3
    C. Deixar o quarto como está e criar uma parede de 1m que divida o quarto em duas zonas, uma para dormir estar, e outra para os pequenos estudarem, c/ armário

Bem, vou tentar anexar imagens a ver se entendem.
  2.  # 2

1º andar
  3.  # 3

4.  # 4

Aí vão os DWG
  5.  # 5

Para já só me ocorre um comentário:
    A I _ M E U _ D E U S ! !

(pode ser que depois de cilindrarmos os nuestrios hiermianios, eu esteja inspirado para lhe dar uma opinião mais útil).
  6.  # 6

nuestros hermanos ..... é assim que se escreve! ;)
  7.  # 7

Boas

Caro treladocão

Dei uma vista de olhos aos desenhos que apresenta e não gosto nada do que vejo. Não leve a mal as minhas palavras, mas mantenha-se nos projectos ITED. É notório que não tem capacidade - nem tem de ter - para "esgalhar" um projecto. Pessoalmente não vejo ali nada que se aproveite, mas também não sou arquitecto.
    Não leve a mal o tom, é apenas uma maneira de vincar a minha opinião.

nuestros hermanos ..... é assim que se escreve!

O Luís sabe disso, Rita. Se quer "picar" o Luís terá de ter muita paciência e esperar que surja a oportunidade certa (se isso acontecer)
    :-)

cumps
    José Cardoso
  8.  # 8

Não quero "picar" ninguém muito menos Luís KW (El Protegido) :)

Apesar de ele ter respondido em privado, a minha resposta é para todos lerem! ;)

Resposta : Acho que se ele sabe, deve escrever correctamente!
  9.  # 9

Cara Rita,

Muitos nem em Português, quanto mais em Portuganhol.
    • eu
    • 29 junho 2010 editado

# 10

Ui...

A luta contra os gostos da mulher e da sogra só se ganha de uma forma: divórcio!
  10.  # 11

Colocado por: j cardosoBoas

Caro treladocão

Dei uma vista de olhos aos desenhos que apresenta e não gosto nada do que vejo. Não leve a mal as minhas palavras, mas mantenha-se nos projectos ITED. É notório que não tem capacidade - nem tem de ter - para "esgalhar" um projecto. Pessoalmente não vejo ali nada que se aproveite, mas também não sou arquitecto.
    Não leve a mal o tom, é apenas uma maneira de vincar a minha opinião.
    ...
    cumps
    José Cardoso

Caro José Cardoso, desde já obrigado pelos conselhos.
    A razão deste meu post é justamente porque acho que a casa foi mal planeada desde início, mas o que se há-de fazer... foi ao gosto do cliente, na sua altura.
    Neste momento de crise, herdei a tarefa de acabar a moradia, e não estamos em altura de nos podermos dar ao luxo de prescindirmos de uma oferta deste valor (terreno e moradia por acabar), pelo que como não gosto da forma como a casa está, vim pedir opiniões sobre como posso melhorar o existente, se bem que é difícil.
    Eu também não sou Arq., muito menos Eng. Civil, pelo que muito respeitosamente vim pedir essas sugestões/opiniões/comentários a todos aqueles que percebam um pouco do assunto!
    Dou algumas sugestões, que hei-de complementar com os devidos esboços em CAD (assim que me for possível), pois foram as dúvidas que têm vindo a surgir.

Quanto às questões de ir contra as vontades de esposa e sogra, dizem que a única solução é o divórcio... até concordo ;)
    Mas até chegar a esse ponto temos de aprender a conviver em conjunto e respeitar as decisões mutuamente, pelo que para já só quero mesmo tentar definir o esquema da casa :)

Aguardo expectante por outros comentários, e um obrigado aos que já contribuíram.

PS - ai Portugal Portugal.... a culpa é do árbitro...
  11.  # 12

Boas

teladocão:

Peço desculpa, mas foi lapso meu, não me apercebi disso (avancei a introdução e fui direito ao assunto). sendo assim, o que eu disse não faz sentido. Vou dar uma olhadela e depois dou a minha opinião, mas já sabe que não vale muito.

cumps
    José Cardoso
  12.  # 13

Está desculpado... e todas as opiniões são bemvindas!
  13.  # 14

Colocado por: treladocao 5) Quarto da frente maior
    No seguimento do ponto anterior, sabemos que este era o quarto melhor para suite, pois daria para criar 2 ou 3 zonas distintas (dormir/estar/vestir), mas como não tem WC privado, pela minha esposa, está fora de hipótese...

No desenho aparecem lá uns traços a AMARELO.
    Pela norma, as linhas a AMARELO são as coisas que existem e pretendemos que desapareçam.

Suponho que as quisesse colocar a ENCARNADO (a encarnado é o que falta construir).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treladocao
  14.  # 15

Boas

- Não vejo a diferença entre a versão 2 e a 4
    - Descartava já a versão
    - A versão 1 parece-me a menos má, mas:

1 - Eliminava o armário frente à cama do quarto 20,4 m2
    2 - Mudava essa parede do mesmo quarto (a que tem a porta) para a esquerda. Isto permitiria mudar a porta do WC 8,4 m2 para uma posição mais central, o que facilitava a arrumação das peças sanitárias que me parecem muito mal organizadas
    3 - Reorganizava o espaço do quarto 16,3 m2
    Tudo isto partindo do princípio que ainda vai a tempo.

Em relação às perguntas que faz:

1) criar um escritório na zona do hall - como fazer?
    A. Fechar uma parede "a direito" até ao WC?

2) Diminuir a parede do WC até ao pilar?
    Eu não o faria. Atenção às exigências de acessibilidade

3) ... é avançar com os degraus provenientes da cozinha até ao pilar. SIM ou NÃO ?
    Não percebo muito bem a intenção. de novo, cuidado com as exigências de acessibilidade

4) Debaixo do patamar das escadas o que faziam?
    Entre outras coisas, um local para a lenha da lareira?

5) Suite c/ WC.
    A versão 2 parece-me a mais próxima do ideal

6) Quarto da frente maior
    Prefiro a versão 1

Ufa ... :-)

cumps
    José Cardoso
    • RLV
    • 30 junho 2010

# 16

Caro Treladocao

Aqui vai uma sugestão feita num esquiço rapido sobre a sua base....... logo as medidas não são rigorosas, ok!
    - Redução e reorganização do IS (é gigante!)
    -Acesso á cozinha ( links são para ver a porta que estou a pensar _immeuble molitor do corbusier)

http://www.flickr.com/photos/kuk/3491660380/

http://www.flickr.com/photos/92125730@N00/2271272812/

Piso 1 só com adjudicação ;)
    Cumprimentos
    RLV
  15.  # 17

Boas,

Vou fazer outra vez papel de mau:

Se a casa parou uns anitos imagino que o processo esteja caducado. Se está caducado tem que pedir nova apreciação do projecto e cumprir a legislação que entretanto entrou em vigor (se bem que há aspectos nesse projecto que nem respeitam o RGEU...). Se tem que pedir nova apreciação tem que contratar um arquitecto e uma equipa de engenheiros (diria "tanto melhor se forem os mesmos" se o projecto não apresentasse tanta debilidade, perdoem a expressão). Se tem que contratar um arquitecto e um engenheiro civil, eles que lhe dêem uma ajuda a sério! Como disse o j cardoso, por exemplo, há aspectos de "acessibilidades" que têm que ser tomados em conta. Sem falar que se fizer isso à sucapa depois terá problemas em quem lhe assine os termos de responsabilidade sobre a conformidade da obra, que precisa para ter a Licença de Utilização, que precisa para ter água e luz em casa (pelo menos de modo legal).

Não o quero assustar, mas informe-se bem de como as coisas estão de papelada desse processo, antes que depois seja tarde.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treladocao
  16.  # 18

treladocao

a melhor opinião que lhe posso dar neste caso, uma vez que terá inevitavelmente que recorrer a engenheiros e arquitectos e pagar-lhes, é mesmo po-los a trabalhar uma vez que tem de pagar o processo ( projectos e licenciamento).
  17.  # 19

Boa tarde.

Agradeço desde já todas as mensagens, e em especial aquelas que me alertaram para as questões legais a cumprir!!
    Eu estava convencido de que como a casa já teve licença de construção, que entretatanto ficou em "stand by", implica que a arquitectura já esteja aprovada naqueles moldes, pelo que desconfio que não dará para estar a modificar nada, pelo menos legalmente... não sei.. de facto tenho de me informar melhor.

Quero agradecer ao JCARDOSO e RLV pelas sugestões.
    E quero pedir desculpa por ter postado aquelas plantas de forma algo aleatória, porque assim sei que não compreendem a 100% as minhas dúvidas.
    Conto ainda hoje corrigir isso tudo e postar novas plantas com as dúvidas bem definidas.
    Para já, a sugestão do RLV para o RC parece-me bem conseguida, em especial a ilha com aquela orientação, nunca me tinha ocorrido pois associo logo colocar a banca com torneiras por debaixo da janela para o exterior, mas de facto pode colcoar-se isso na ilha !

Até já :)
  18.  # 20

Eis uma alternativa (no PDF anexo) que me parece mais equilibrada. Claro que falta ainda muito trabalho, como o arranjo dos banhos do andar..., etc
    Tudo isto fica dependente do cumprimento de legislação sobre acessiblidades (em função do estado do processo na Câmara Municipal), direitos de autor, etc.

Cumprimentos

Nuno gouveia, Porto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treladocao, jorgferr

0.0222 seg. NEW