Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O meu pai tem uma casa inacabada, em 2008 inicou um projecto de recosntrução e ampliação da mesma.Já esta tudo aprovada na camara, so falta tratar de alvara e levantar licença.
    O meu pai quer doar essa casa a mim e ao meu marido.Fomos junto do notário para proceder a uma doação, contudo não é possivel fazer, pois o imovel nao tem licença de habitabilidade.
    Sem a casa estar em nosso nome não conseguimos emprestimo no banco. Estamos num impasse pagamos imposto sobre o imovel nas finanças,a casa tem luz e água, e não conseguimos fazer a doação....
    Alguém esteve numa situação parecidaa...


    cumprimentos
    •  
      FD
    • 8 julho 2010

     # 2

    Se é uma doação porque é que precisa de um empréstimo no banco?

    Bem, à parte disso, precisa da licença, não há nada mais a fazer. O que é que impede a obtenção da licença de habitabilidade (licença de utilização é o termo correcto, acho eu)?
  2.  # 3

    FD,.
    Porque não fala daquela coisa da obra em curso que ainda agora vimos na outra discussão da licença de habiltabilidade/utilização (os dois termos são correctos, sendo a mesma coisa)?
    •  
      FD
    • 8 julho 2010

     # 4

    Colocado por: CMartinFD,.
    Porque não fala daquela coisa da obra em curso que ainda agora vimos na outra discussão da licença de habiltabilidade/utilização (os dois termos são correctos, sendo a mesma coisa)?

    Porque me parece que tresli a pergunta original.
    Estava a pensar que seria o mesmo caso dessa discussão mas, agora que li com mais atenção, é capaz de ser diferente.

    ninhas,
    Como diz reconstrução/ampliação, é uma casa já existente?

    De qualquer forma, aqui tem o link para mais informações, como disse a CMartin: Vender casa sem licença de habitabilidade.
  3.  # 5

    Se calhar nao me expliquei bem.
    A casa esta inacabada só tem cave e sub cave, na altura não havia dinheiro e casa ficou por essas estruturas. O meu pai em 2008 resolveu ampliar e reconstruir essa casa. Fez novo projecto, pois ja tinha passado mais de dez anos e outro ja nao estava valido.
    O meu pai quer me doar esse imovel, mas para eu o terminar tenho de pedir emprestimo ao banco(cerca de 100 000 euros). Logo preciso de passar o imovel para o meu nome.
  4.  # 6

    ninhas,
    Na conversa que o FD refere e para a qual colocou o link, acho que pode tirar proveito deste comentário para o seu caso:

    Colocado por rosendo: já li isto tudo e não me parece que estejam aqui todos os elementos, já construi uma casa e só a registei nas finanças depois da vistoria e licença de habitação. Mas o projecto inicial foi feito em nome do meu pai pois o terreno era dele, no entanto a casa já terminada esteve ainda bastante tempo em nome do meu pai. Quando fiz a escritura de venda para meu nome não foi preciso licença de habitação, foi vendido normalmente como um terreno com projecto aprovado,depois foi renovar a licença de obras dar a casa por terminada pedir vistoria licença de habitação e registar e começar a pagar impostos.
    Ora se a casa que SAMDOCE que vender tem projecto aprovado, seria boa solução vender um terreno com projecto aprovado com obra em curso, é claro que o comprador vai-se valer disso e baixar o valor mas isso são regras do mercado.(mas antes de mais era interessante saber o que diz a certidão do registo predial relativamente ao prédio pois essa parte faz parte integrante d resolução do problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ninhas
  5.  # 7

    Melhor será levantarmos licença para começar as obras e depois fazer a doacção ou a venda fícticia... de um terreno com projecto aprovado...
    Tenho de procurar mais cartórios....
 
0.0126 seg. NEW