Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Compensa contratar um para uma obra de uma moradia?
    Os honorários rondam que valores?
    Como pesquisar um bom profissional?
  2.  # 2

    Eu sou medidor orçamentista e por isso filtre as minhas palavras, dado estar a falar em causa própria.

    Julgo que vale, por lhe permite saber o qua lhe vai custar a obra, antes de a começar e fazer as opções que tiver de fazer para conjugar aquilo que quer com aquilo que pode, isto porque, geralmente se parte de valores irrealistas para a construção.

    Em relação a valores, um orçamento de uma vivenda com medições, andará nos 750€

    Onde pesquisar? Se eu soubesse, também não lhe dizia, porque dada a enorme procura actual, estão difíceis de encontrar e também ando à procura de um para reforçar a minha equipa.

    Cumps
    Concordam com este comentário: Romeu cetf
  3.  # 3

    Paulo Correia, já agora qual a zona do pais onde geralmente trabalha. Pois nunca se sabe se poderei vir a precisar dos seus serviços.

    cumps
  4.  # 4

    Hoje em dia, com a net, a distância com webcam, skypes, telemóveis, emails e afins, mede-se em clicks. Mas sou de Lisboa
  5.  # 5

    Já agora Paulo, aproveitando um pouco a conversa do outro dia, para ser medidor orçamentista é necessário ter algum curso em específico? Ou basta bons conhecimentos técnicos? Um colega meu falou-me nessa profissão há pouco tempo, mas como não tenho nenhum curso universitário ele referiu-me que bastava um curso profissional...

    cumps
  6.  # 6

    Nós não temos ordens, por isso basta saber fazer na prática. Mas como vivemos num mundo de canudos vazios e agora com a moda dos CAPs, é sempre bom ter um qualquer canudo.

    Existem e já existiam cursos de medidores orçamentistas, os quais, na generalidade dos casos (conheço o resultado dos 2 maiores centros de formação de medidores orçamentistas de Lisboa), apenas os formam como medidores e não como orçamentistas. Para teres uma ideia, nós podemos tê-los como estagiários durante um ano gratuitamente e nem assim os aceito, tais são os conhecimentos que trazem, mesmo como medidores. Como orçamentistas então, é uma desgraça

    O problema é que os formam para trabalhar como o fazíamos antes dos computadores, o que os torna inúteis, dado os processos estarem digitalizados e todos alterados. Mais grave, é que o mercado está desesperado por encontrar orçamentistas, enquanto medidores, existem que chegam para 2 países. O meu campo de recrutamento são pessoas com vontade de aprender e sem medo de fazer o que for necessário, mesmo sem qualquer qualificação. A minha melhor orçamentista é uma antiga secretária. Demoram mais tempo, mas ficam grandes profissionais.

    Cumps
  7.  # 7

    já agora para acrescentar, os novos programas de projecto ( BIM ) geram tabelas automáticas que quantificam todos os elementos construtivos da obra. agora orçamentar é outro mundo e exige muito conhecimento do mercado.
  8.  # 8

    Boa tarde a todos..
    Estou a pensar tirar o curso de medidor orçamentista, e pedia a vossa ajuda, no sentido de me orientarem onde são os melhores institutos/escolas profissionais.
    Desde já fica aqui o meu obrigado
  9.  # 9

    de onde és?
  10.  # 10

  11.  # 11

    Bom dia a todos!

    Precisava que me facultassem alguma documentação ou manuais tecnicos de medidor orçamentista, ou me indicasse aonde posso adquirir esses manuais, para tirar o cap, já agora aproveitava para me indicar aonde eu posso tirar o cap no distrito do Porto.
    Silva
  12.  # 12

    É impressionante, o cliente acha sempre tudo caro!

    O preço das portas é com montagem meus caros.

    Vou contar um pequeno episódio( entre muitos) que já nos aconteceram:

    À tempos tivemos uma obras para remodelar totalmente uma escola e só em substituição da caixilharia existente (madeira), o nosso orçamento era de cerca de 120.000,00€.

    Pois está claro que o nosso orçamento incluia o desmonte dos vãos existentes e a reparação dos mesmos. Entretanto o dono de obra, já depois do início da obra decidiu adjudicar a parte das caixilharias directamente a uma empresa de alumínios!

    Resultado, quem teve que desmontar as janelas fomos nós, quem teve que reparar os vãos fomos nós e quem pagou os trabalhos a mais foi o dono de obra (cerca de 20.000,00€ trabalhoas mais) será que poupou?! Dúvido...

    Quando pensarem em fazer obras, lembrem-se sempre que os preços dados por uma empresa de construção é como um cozinhado bem elaborado. O custo de uma sanita na loja é uma coisa...na casa de banho é outro.
  13.  # 13

    Ò homem, deixe-os lá fazerem isso, onde é que a gente ganha dinheiro? Ou pensa em ganhar dinheiro com trabalhos contratuais? A gente gosta é dessas alterações, são uma mina e o dono de obra ainda fica satisfeito porque pensa que nos enganou.

    É como o dono de obra que diz: Eu compro os materiais e dessa maneira eu ganho dinheiro e o empreiteiro ganha menos. Força, comprem à vontade, que a gente gasta (pode é não ser naquela obra, mas isso é um pormenor irrelevante, não é).
  14.  # 14

    Anónimo disse:
    "É como o dono de obra que diz: Eu compro os materiais e dessa maneira eu ganho dinheiro e o empreiteiro ganha menos. Força, comprem à vontade, que a gente gasta (pode é não ser naquela obra, mas isso é um pormenor irrelevante, não é)."

    Infelizmente esta frase resume só por si o que de mal vai acontecendo e desacreditando o sector... :(

    Se o dono da obra faz um negócio com o empreiteiro , em que apenas se contrata a mão de obra, porque raio isto só por si dá o direito ao empreiteiro de "desviar" algum material ?
    Se á partida consentiram os dois nesses termos do contrato, porque raio tem alguém de se sentir prejudicado, e partir logo para uma base de desconfianças mútuas ?!


    Quero crer que esta frase que usou, possa não estar bem medida... porque não faz sentido nenhum, havendo uma contratação de mão de obra apenas...
  15.  # 15

    Colocado por: AnónimoAnónimo disse:
    "É como o dono de obra que diz: Eu compro os materiais e dessa maneira eu ganho dinheiro e o empreiteiro ganha menos. Força, comprem à vontade, que a gente gasta (pode é não ser naquela obra, mas isso é um pormenor irrelevante, não é)."

    Infelizmente esta frase resume só por si o que de mal vai acontecendo e desacreditando o sector... :(

    Se o dono da obra faz um negócio com o empreiteiro , em que apenas se contrata a mão de obra, porque raio isto só por si dá o direito ao empreiteiro de "desviar" algum material ?
    Se á partida consentiram os dois nesses termos do contrato, porque raio tem alguém de se sentir prejudicado, e partir logo para uma base de desconfianças mútuas ?!


    Quero crer que esta frase que usou, possa não estar bem medida... porque não faz sentido nenhum, havendo uma contratação de mão de obra apenas...


    O desvio de material acontece pelo seguinte:

    Quando você contrata apenas a mão de obra e compra os materiais, significa que a responsabilidade da sua compra, da sua encomenda, da sua medição, da sua selecção, da sua consulta, são suas e não do empreiteiro. São estas as regras.

    Mas como você não sabe fazer contas para comprar material, pede ao empreiteiro que lhas faça. Ora o empreiteiro pensa, e com razão que esse trabalho era seu e mesmo que seja dele, não é ele a pagar, faz 2 contas de merceeiro e mete lá mais 20 ou 30% para sobras, para que o material não falte em obra, porque se faltar, quem se lixa é ele, que fica parado.

    Só que se sobrar material, o dono de obra pergunta porque é que sobrou e fica lixado porque pensava que estava a poupar dinheiro e afinal gastou bastante mais. Ora para evitar esta situação o empreiteiro ou o tira da obra ou o parte, para que não se veja e assim poupa uma porrada de chatices. Se o material for aproveitável noutra obra, vai para lá, se não for, vai para o contentor do lixo em cacos.

    Isto é a justificação da frase, a constatação de realidades existentes embora escondidas. Mas esteja à vontade comigo, porque no meu caso, há muito que deixei de fazer obras desse tipo.

    Agora temos um problema de contexto, e o contexto em que a frase foi dita, não foi o de um contracto previamente estabelecido entre as partes, em que ambas aceitavam que uma comprasse os materiais, mas, o de um dono de obra ,que a meio do jogo, retirou uma parte importante da empreitada, e isto é uma atitude de chico esperto, ponto final.

    Quanto ao que vai desacreditando o sector, seria uma discussão por si só, e nisso, os empreiteiros não estão sozinhos, antes assim fosse. E pessoalmente acho impossível que isto fique mais desacreditado. Sou empreiteiro e portanto sou um corrupto sem direito a defesa, o resto é tudo um bando de virgens inocentes.

    Um resto de uma boa noite.
  16.  # 16

    Anónimo disse:
    Achei bem colocar aqui a minha dúvida/desilusão com o que atrás tinha escrito, porque como acabou por confirmar, desde logo me pareceu um pouco fora de contexto, e não ia de encontro ao muito que já aqui li seu... Pareceu-me antes um desabafo, talvez contra situações de incumprimento do inicial contratado :)


    No meu caso particular, por muito que isso me custe não terei nenhuma disponibilidade para acompanhar a obra(já só espero pelo aprovamento das especialidades), e para isso vou confiar em duas pessoas : no eng. que fará o acompanhamento da parte técnica, e no empreiteiro que terá a sua parte a cumprir, e por isso mesmo é que pago aos dois. Aos fins de semana irei visitando o estaleiro, para matar o bichinho que já começa a roer o estômago e ainda não comecei a obra... :)

    Também me colocaram a possibilidade de comprar eu os materiais, ou ficar tudo por conta do empreiteiro... Nesta parte, não faço ideia nenhuma de onde me iria meter, custos, qualidades ,quantidades, e sobretudo disponibilidade para procurar... seria um desastre, disso não tenho dúvidas. Conheço contudo pelo menos um caso de sucesso, as duas partes ficaram satisfeitas e tudo foi cumprido como acordado, e deveria ser sempre tudo assim...
  17.  # 17

    Caro anónimo

    Obviamente aquilo foi um desabafo (todos temos dias menos bons), mas fico irritadissimo com certas atitudes que toda a gente têm em relação aos empreiteiros, como se fosse bem enganá-los e esse tipo de atitudes não serem reprováveis, quando o contrário é crime de lesa majestade.

    Perdemos 70000 empregos nos últimos anos, 5000 empresas fecharam as portas, estamos a trabalhar com margens miseráveis, a maioria apenas para tentar sobreviver e isto é o resultado de um sector que ganha mundos e fundos, enfim...

    Só um aparte, para que não seja acusado de defender um dos lados, ao ser parte interessada:

    A questão da compra dos materiais por parte do dono de obra, é na minha pessoalíssima opinião, o mais acabado exemplo daquilo que não se deve fazer ou dito de outro modo, a maior estupidez que alguém pode fazer. Se imagina que vai poupar dinheiro, desengane-se, aquilo que vai comprar são as chatices da obra, porque todos nós (empreiteiros) sabemos que quando nos pedem um orçamento para uma vivenda, o risco de na fase de adjudicação, isso acontecer é grande, e consequentemente desvio a lucro para a estrutura (betão armado+ alvenaria+cobertura) no meu orçamento. Os seja, o meu lucro fica cá sempre e as chatices ficam para si. Se isso não acontecer, fico com um cash flow muito positivo, porque recebo a lucro logo ao inicio.

    Mais grave, é que nas actividades onde está o dinheiro, você cai nas mãos dos vendedores e esses carregam quando sabem que é um cliente particular, que não sabe bem o que está a comprar ou avaliar (caixilharias, carpintarias, portões, vedações, electricidade, águas e esgotos, ar condicionado).

    Pior, você pode inclusive estar a pagar uma comissão combinada entre mim e o vendedor, em que eu recebo 10% porque lhe indiquei determinada empresa e para garantir essa comissão, eu posso falar com 2 ou 3 vendedores e independentemente da empresa à qual comprar, eu ganho sempre.
    Você fica feliz porque "poupou" dinheiro ao adjudicar directamente e eu fico ainda mais feliz, porque ganhei uma comissão sem fazer nada e sem me chatear nada.

    Mas isto, pode e é encarado com argumentos de um empreiteiro a defender que lhe devem entregar a empreitada completa, para que le possa ganhar mais dinheiro, não é? Afinal toda a gente sabe que se comprar materiais poupa dinheiro, como também sabiam que a Terra era redonda.

    Cumprimentos e boa sorte para a obra

    PS - Confiar no empreiteiro e no engenheiro, apenas porque lhes está a pagar?
  18.  # 18

    Acho muito bem que se contratem medidores-orçamentistas nas obras. É impensável nomeadamente fazer um projecto para um dono de obra pública, com ou sem concurso, sem um mapa de medições. Já tive boas experiencias que me demonstraram que os donos de obra poupam muito mais em pagar a um medidor antes, do que depois perder dinheiro devido à obra ter uns valentes extras de material, porque havia sido orçamentada "a olho"pelo empreiteiro. Acho mesmo que para todas as obras devia ser necessário um medidor-orçamentista.
  19.  # 19

    Por acaso acho que o orçamentista é fundamental, mas em fase de projecto, por é lá que se fazem escolhas de materiais que irão condicionar processos construtivos e quando se inicia obra, já tudo deve estar definido. Em obra, é o medidor que é importante, para o controle de obra e para os trabalhos a mais.

    Acredito firmemente, que um orçamento descriminado deveria fazer parte do projecto que sai de um gabinete de arquitectura e que essa falha é a causa dos derrapagens financeiras das nossas obras.

    E para não pensar que estou a tentar arranjar uns extras, nem sequer equaciono trabalhar para arquitectos, embora adore trabalhar com eles. É que depois de trabalhar com os engenheiros, para quem, uma obra de arte é um pilar bem betonado, falar com um arquitecto ajuda a recuperar um pouco da sanidade mental.

    Agora trabalhar para eles? Livra, que bando de tesos, nunca, mas nunca têm dinheiro, são os piores pagadores da construção civil. Que raio de profissão vocês haviam de arranjar. Quando oiço o que vocês ganham, têm mesmo de gostar disso.

    Cumps
  20.  # 20

    paulo disse:
    Boa tarde a todos..
    Estou a pensar tirar o curso de medidor orçamentista, e pedia a vossa ajuda, no sentido de me orientarem onde são os melhores institutos/escolas profissionais. Moro na Margem Sul e trabalho em Lisboa.
    Obrigado
 
0.0259 seg. NEW