Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Para já não paguei um tostão!! ( nos 10º 10 anos não se paga nada)Depois irei pagar, mas nada se sequer aproxime do valor final da casa!!

Os custos de propriedade não se limitam ao IMI - incluem, entre outros, as despesas de condomínio (ordinárias e extraordinárias) , manutenção, taxa de esgotos, etc.

Claro que a mobilidade fica prejudicada, mas em portugal, em que infelizmente é composto por lisboa e paisagem, não é grave!

Acho curioso como não se valoriza este tipo de coisa, e não se associa ao custo de compra de casa.
  2.  # 22

Condominio não há: é uma vivenda. Pintura ao fim de 10 anos, deus me livre que uma pintura só dure 10 anos!

O problema é o mesmo: a casa tem custos de manutenção, e neste caso cabem-lhe a si na totalidade...

mas ao contrario do resto do mundo civilizado, nimguem muda de emprego entre cidades por exemplo de Lisboa para Bragança, por exemplo. O contrario sim. Quem comprar em lisboa dificilmente tem de mudar de casa pelo emprego! (provavelmente no Porto tambem)

Claro que o efeito disso, apesar de não visível, é o aumento do desemprego e até em certa medida a redução dos salários.... a falta de mobilidade da mão-de-obra, a qual aliás é maioritariamente subqualificada, cria bolsas de excedentes com a consequente pressão na diminuição de salários, e no aumento do desemprego.
  3.  # 23

System32,

Tem alguma coisa contra o resto do país? Olhe que há mais vida para além de Lisboa. Ou será que andam 8 milhões de portugueses a vegetar e só os de Lisboa é que vivem e trabalham?
  4.  # 24

Colocado por: jorgferrConcordo, os arrendamentos em Portugal são demasiado caros. Dou o meu exemplo, pago 475 euros de renda por um t1 em oeiras de 1974 com uns 45 m2 e foi o unico com as a minimas condiçoes que arranjei abaixo de 500 euros. Claro se se o comprasse, supondo um valor comercial de 100 000 euros a uns 30 anos, pagaria mt menos de prestação do que de renda, o que é uma absurdo. Graças a isso milhares de familias foram empurradas para o endividamento.....e corda na garganta quando a euribor começar a subir, já para não falar no desemprego que agrava o orçamento familiar.
    O arrendar permite ainda a mobilidade,caso se troque de trabalho. Mas como infelizmente tb so ha mercado de trabalho em lx, a pessoa a desempregar-se arranjará trabalho tb na área de Lisboa.

bingo!
    é isto mesmo que penso. estranho que esse estudo não refira estas variáveis...
    por exemplo, outra variável que falta é qual uma renda média de um T1 em Lisboa e uma renda média de um T1 numa cidade alemã ao mesmo nível, e depois qual o peso que têm relativamente aos ordenados médios de digamos um quadro superior português e alemão. também será 50% na Alemanha? :)

a minha experiência: arrendava em Lisboa um T0 sem garagem por 400€, entretanto este ano comprei um T1 com garagem (tb em Lisboa) e não chego aos 300€ de prestação. em relação à subida da Euribor, é completamente suportável, assim como conseguiria suportar uma renda mais alta se não achasse que estaria a dar dinheiro à rua, devido a estes factores.
  5.  # 25

em relação ao arrendamento, não concordo que a dificuldade de despejo seja uma causa directa para os preços praticados em lisboa. a verdade é que as pessoas querem ganhar o maior dinheiro possível. de qualquer forma, desde que exista gente para pagar (como já foi o meu caso), é a lei da oferta e da procura + subsídios de arrendamento.

em relação ao não cumprimento dos pagamentos da renda, uma forma de protecção que achei interessante para os senhorios é a garantia bancária. penso que seja algo como o banco fazer a avaliação do inquilino, e funciona como um crédito "fantasma" que só é activado se o inquilino falhar a renda. nesse caso o banco paga ao senhorio, e o inquilino fica a dever ao banco. não sei se é mesmo assim, mas penso que é um método interessante para proteger os senhorios.
  6.  # 26

Caro alugar? Se é caro alugar comprem casas e aluguem. Alguém quer comprar o meu T1? Ora se o banco pede uma TAE de 5% (alta), como é "caro alugar" aluguem e vão buscar mais que 5%. Boa sorte! E não se esqueçam do seguinte: se estiverem de pagar de empréstimo 500€ por mês, e alugarem por 600€, digamos, estão a perder imenso dinheiro porque têm de pagar IRS sobre os 600€.

E esquecem-se de valorizar as vantagens de alugar. A família cresce, mudam de casa de um dia para o outro. Mudam de emprego, mudam de sítio. A casa estraga, alguém repara. Mudam para a casa nova e não gostam da casa, trocam. Os novos vizinhos são chatos, mudam. O senhorio é chato, adeus. A família diminui, mudam para uma mais pequena. ISTO TEM VALOR!

A minha mulher comprou um T1 em "inicio de vida". Conclusão, quando eu me mudei para a casa dava jeito ter um T2 para ter espaço para estudar = azar, aguenta. Eu não gostava da casa = azar, aguenta. Tivemos uma filha = UPS. Tentar vendar a casa, mentira sem "perder" dinheiro, milhares de contos! Acabamos a alugar a casa (que quero vender) para não PERDER tanto dinheiro e ganhar cabelos brancos com força.

Não se aluga em Portugal por causa:
    Do estado, que protegeu demasiado os inquilinos e criou situações onde temos rendas de tostões.
    Da justiça porque não é eficaz a resolver problemas de conflito.
    Mas também porque os Portugueses não compreendem o real valor de alugar e assim preferem comprar casa.

Porrinha!
  7.  # 27

não concordo que a dificuldade de despejo seja uma causa directa para os preços praticados em lisboa. a verdade é que as pessoas querem ganhar o maior dinheiro possível. de qualquer forma, desde que exista gente para pagar (como já foi o meu caso), é a lei da oferta e da procura + subsídios de arrendamento.

Talvez concorde se considerar todos os efeitos. A percepção da dificuldade de despejo mantém fora do mercado muitos imóveis, criando escassez de oferta.
    Por outro lado, se todos querem ganhar o máximo, também é verdade que todos querem pagar o mínimo - e é do encontro entre essas vontades que se formam os preços.
  8.  # 28

Os preços da habitação são a coisa mais variável que há. Lisboa é cara, em geral mais cara do que Bruxelas que é excepcionalmente barata para uma capital, mas nada que se compare com Paris ou Londres (ou outras cidades como Amsterdão e Estocolmo em que a questão não é tanto o preço como a impossibilidade de arranjar casa). Nesses sítios, as pessoas pura e simplesmente partilham casas, que é uma coisa que não passa pela cabeça de um português.

É preciso não esquecer que, se é verdade que a vida está difícil em Portugal, noutros países com um nível de vida mais elevado pessoas com ordenados razoáveis consideram luxos certas coisas de que muitos portugueses "equivalentes" não abdicam: jantar fora (para não falar no pequeno almoço no café, que isso então não lhes passa pela cabeça), mandar vir alguém arranjar qualquer coisa em casa (mal ou bem, em geral mal, são eles que fazem tudo), chamar uma empresa de mudanças, ter uma mulher a dias, etc. A gestão do dinheiro é, muitas vezes, completamente diferente.
  9.  # 29

Colocado por: palmstroke
    Colocado por: jorgferrConcordo, os arrendamentos em Portugal são demasiado caros. Dou o meu exemplo, pago 475 euros de renda por um t1 em oeiras de 1974 com uns 45 m2 e foi o unico com as a minimas condiçoes que arranjei abaixo de 500 euros. Claro se se o comprasse, supondo um valor comercial de 100 000 euros a uns 30 anos, pagaria mt menos de prestação do que de renda, o que é uma absurdo. Graças a isso milhares de familias foram empurradas para o endividamento.....e corda na garganta quando a euribor começar a subir, já para não falar no desemprego que agrava o orçamento familiar.
    O arrendar permite ainda a mobilidade,caso se troque de trabalho. Mas como infelizmente tb so ha mercado de trabalho em lx, a pessoa a desempregar-se arranjará trabalho tb na área de Lisboa.

bingo!
    é isto mesmo que penso. estranho que esse estudo não refira estas variáveis...
    por exemplo, outra variável que falta é qual uma renda média de um T1 em Lisboa e uma renda média de um T1 numa cidade alemã ao mesmo nível, e depois qual o peso que têm relativamente aos ordenados médios de digamos um quadro superior português e alemão. também será 50% na Alemanha? :)

a minha experiência: arrendava em Lisboa um T0 sem garagem por 400€, entretanto este ano comprei um T1 com garagem (tb em Lisboa) e não chego aos 300€ de prestação. em relação à subida da Euribor, é completamente suportável, assim como conseguiria suportar uma renda mais alta se não achasse que estaria a dar dinheiro à rua, devido a estes factores.

Pois e quando quiser vender, caso precise de um maior, simplesmente não o vende. Veja quantos apartamento ha para ai à venda? em todos os blocos ha apartamentos para vender. Não conheço muita gente que se gabe de conseguir vender apartamentos usados.
  10.  # 30

E mais uma coisa, eu se me avariar o esquentador, como já aconteceu ligo ao senhorio e ele que se desenrasque e pague. Se avariar um cano, fogão,etc é ele que paga :) Mas como ja reforcei, so sou a favor de arrendamento até ao momento em que a pessoa tem uma quantia significativa para dar de entrada na compra de imovel e tem uma situação profissional relativamente estável.
  11.  # 31

Eu digo com toda a certeza: COMPRAR.
    Para que estou eu toda a vida a pagar uma casa que nunca vai ser minha? Estou a dar dinheiro aos senhorios para depois não ter nada.
    É bem melhor dar dinheiro aos bancos e no fim das contas ter uma casa minha que vou deixar ao meu filho. Isso para mim é o mais importante.
    Porque arrendo? Porque não tenho onde cair morta.
  12.  # 32

Colocado por: MartaDEu digo com toda a certeza: COMPRAR.
    Para que estou eu toda a vida a pagar uma casa que nunca vai ser minha? Estou a dar dinheiro aos senhorios para depois não ter nada.
    É bem melhor dar dinheiro aos bancos e no fim das contas ter uma casa minha que vou deixar ao meu filho. Isso para mim é o mais importante.

Não percebi esta sua última frase.
  13.  # 33

Colocado por: MartaDMartaD

Colocado por: MartaDEu digo com toda a certeza: COMPRAR.

É um engano.

Se morrer cedo e o seguro pagar a casa, ela fica para o seu filho. É uma vantagem monetária? Claro que não, porque em todos os anos que estaria viva provavelmente faria dinheiro para o poder ajudar. Para além disso o seu filho fica sem mãe.

Se morrer velhota, como se espera, a casa não fica para o seu filho (que na altura já não deve precisar) mas sim para os seus netos. Como a casa já estará podre, a dividir pelos netos todos dá umas migalhas a cada um.

Entretanto andou uma vida toda a pagar uma casa ao qual ficou presa, sem flexibilidade nenhuma.

Há vantagens e desvantagens nas duas opções. Penso que adquirir casa fará sentido se tiver bastante certeza de que quer e pode ficar "naquela" casa para o resto da vida e não porque "não quero deitar dinheiro fora a alugar".
    •  
      MartaD
    • 10 julho 2010 editado

# 34

Colocado por: jorgferr
    Colocado por: MartaD

Arrendo (não compro) porque nenhum banco me dá crédito. Assim já dará para perceber? Era o tal: Não tenho onde cair morta.

danobrega:
    Se eu morrer velhota, a casa fica na mesma para o meu filho pois será o meu herdeiro. O que ele fizer com a casa já é com ele. Pode vendê-la, pode dá-la aos filhos dele. Mas sei que deixei alguma coisa para o ajudar no resto da vida dele.
    Arrendando toda a vida, só deixo dinheiro para o Senhorio e nada para o meu filho.
    E sim, se eu comprasse casa seria para viver nela toda a vida. Eu gosto de andar a trocar de casa. Troquei uma vez de casa porque tiver que sair de casa dos meus pais e agora que escolhi o sítio onde vou viver, não pretendo sair daqui. Por isso, era o ideal para eu comprar casa.
    Antes de se comprar casa temos que estudar muito bem a localização onde estamos inseridos e pensar em termos de futuro, para não termos que ser forçados a vender a casa e mudar para outro sítio.
  14.  # 35

MartaD, eu não acho mal nenhum querer comprar casa. Só acho que temos de estar devidamente informados das vantagens e desvantagens das duas opções.

É óbvio que a casa ficaria para o seu filho, mas veja. Se comprar uma casa com 25 anos e durar a vida toda, digamos até aos 80 que é a vida média para uma mulher em Portugal, a casa terá 55 anos. A não ser que compre uma casa num sítio estratégico e que a mantenha muito bem (tem de gastar muito dinheiro) passado tanto tempo a casa não terá grande valor. O argumento seria mais pela onda do quem quer que fique com "a casa" não vai ficar com muito valor. Para além disso, se tiver o seu filho, digamos, aos 30, aos 85 o seu filho tem 55 anos. Não me acredito que queira que o seu filho, com essa idade, precise da sua casa velhota seja para o que for.

Quanto a pensar que vai ficar sempre a viver no mesmo sítio, a vida prega-nos muitas partidas. Estou farto de ver pais com filho único a irem viver para ao pé dos filhos quando estes abandonam a casa dos pais, por exemplo. :)

Independentemente de qualquer argumentação, boa sorte para conseguir no futuro aquilo que pretende para a sua vida, seja lá o que isso for.

Cumprimentos.
  15.  # 36

Colocado por: danobregaMartaD, eu não acho mal nenhum querer comprar casa. Só acho que temos de estar devidamente informados das vantagens e desvantagens das duas opções.

A não ser que compre uma casa num sítio estratégico e que a mantenha muito bem (tem de gastar muito dinheiro) passado tanto tempo a casa não terá grande valor. Cumprimentos.

Sem duvida o argumento do dia!! Por uma casa ter idade pouco valoriza!
    Este vou juntar ao meu anedotario para quando estiver nos copos com os amigos!
  16.  # 37

Colocado por: jorgferr

Arrendo (não compro) porque nenhum banco me dá crédito. Assim já dará para perceber? Era o tal: Não tenho onde cair morta.

LOL, realmente vocêm tem piada....quem arrenda é porque não tem onde cair morto...os alemães,franceses,espanhois,suiços,etc é tudo burro sem terem onde cair mortos....

danobrega:
    Se eu morrer velhota, a casa fica na mesma para o meu filho pois será o meu herdeiro. O que ele fizer com a casa já é com ele. Pode vendê-la, pode dá-la aos filhos dele. Mas sei que deixei alguma coisa para o ajudar no resto da vida dele.
    Arrendando toda a vida, só deixo dinheiro para o Senhorio e nada para o meu filho.
    E sim, se eu comprasse casa seria para viver nela toda a vida. Eu gosto de andar a trocar de casa. Troquei uma vez de casa porque tiver que sair de casa dos meus pais e agora que escolhi o sítio onde vou viver, não pretendo sair daqui. Por isso, era o ideal para eu comprar casa.
    Antes de se comprar casa temos que estudar muito bem a localização onde estamos inseridos e pensar em termos de futuro, para não termos que ser forçados a vender a casa e mudar para outro sítio.
  17.  # 38

Colocado por: jorgferrLOL, realmente vocêm tem piada....quem arrenda é porque não tem onde cair morto...os alemães,franceses,espanhois,suiços,etc é tudo burro sem terem onde cair mortos....

Vou repetir o que eu disse porque pelos vistos não percebeu:

Eu digo com toda a certeza: COMPRAR.

Eu falei do meu caso ok? Parece óbvio.
    Então eu acabei de dizer que gostaria de comprar e seria essa a minha opção com TODA A CERTEZA. Mas depois disse que como não tenho onde cair morta, não poderei comprar.
    Onde está a dúvida? Falei das opções dos alemães, franceses e afins? Não me parece. Se eles não querem comprar, é lá com eles. Eu quero comprar e não posso. Está a ver as diferenças?

Se há coisa que eu não gosto numa discussão, é meterem~me palavras na "boca".
  18.  # 39

Colocado por: Parreira
    Colocado por: danobregaMartaD, eu não acho mal nenhum querer comprar casa. Só acho que temos de estar devidamente informados das vantagens e desvantagens das duas opções.

A não ser que compre uma casa num sítio estratégico e que a mantenha muito bem (tem de gastar muito dinheiro) passado tanto tempo a casa não terá grande valor.Cumprimentos.

Sem duvida o argumento do dia!! Por uma casa ter idade pouco valoriza!
    Este vou juntar ao meu anedotario para quando estiver nos copos com os amigos!

Então? Pensa que se fizer uma casa da treta num sítio "comum" e não gastar dinheiro em manutenção a casa vai valorizar com a idade? O tempo em que as casas valorizavam sem parar já lá vai. E ainda está num pico. Portanto daqui a 50 anos eu vou preferir comprar uma casa destas, que segundo a sua teoria vai valorizar continuamente, em vez de fazer uma casa nova e gastar menos dinheiro? Realmente deve ser mesmo anedota.

O Sr aos 3 minutos também se estava a rir. O imbecil aos 8 minutos também disse ao Sr. Schiff que estava a falar do Pai Natal: http://www.youtube.com/watch?v=2I0QN-FYkpw. Enfim, cada um ilude-se como quer.

Já agora convide-me para os copos. As suas conversas devem ser realmente uma anedota e eu até gosto de rir.

Beijinhos e Abraços.
  19.  # 40

É óbvio que a casa ficaria para o seu filho, mas veja. Se comprar uma casa com 25 anos e durar a vida toda, digamos até aos 80 que é a vida média para uma mulher em Portugal, a casa terá 55 anos. A não ser que compre uma casa num sítio estratégico e que a mantenha muito bem (tem de gastar muito dinheiro) passado tanto tempo a casa não terá grande valor. O argumento seria mais pela onda do quem quer que fique com "a casa" não vai ficar com muito valor. Para além disso, se tiver o seu filho, digamos, aos 30, aos 85 o seu filho tem 55 anos. Não me acredito que queira que o seu filho, com essa idade, precise da sua casa velhota seja para o que for.

Os meus avós construiram uma vivenda. O meu avô morreu. A minha avó morreu. A minha mãe herdou a casa quando tinha 50 anos. A casa acompanhou a idade da minha mãe, visto que foi construída por volta do nascimento dela (hoje terá 56 anos). Teve obras de remodelação uma vez (para a modernizar). Está muito bem de saúde. A minha mãe vive lá com o meu pai (e eu também vivia).

Se eu nunca tiver uma casa própria, vou gostar muito de herdar a casa que era da minha avó. Visto que vou ficar com casa própria.

Imagine agora o meu filho. Pode ser que ele não tenha possibilidades de comprar uma casa. Vai ficar a arrendar para sempre. Mas quando ele tivesse uns 60 anos (eu morreria aos 85), iria herdar a casa que eu tinha comprado. Não é bom ter uma casa própria nem que seja tarde na vida? Sempre lhe sobra mais dinheiro na reforma pois não precisará de arrendar casa. Ou então, se não quiser a casa (por já ter uma própria), sempre pode dar aos netos.

Não sei qual é a ideia que uma casa de 50 anos já não vale nada e está a cair de podre e ninguém quer a casa para nada...

0.0271 seg. NEW