Para já não paguei um tostão!! ( nos 10º 10 anos não se paga nada)Depois irei pagar, mas nada se sequer aproxime do valor final da casa!!
Claro que a mobilidade fica prejudicada, mas em portugal, em que infelizmente é composto por lisboa e paisagem, não é grave!
Condominio não há: é uma vivenda. Pintura ao fim de 10 anos, deus me livre que uma pintura só dure 10 anos!
mas ao contrario do resto do mundo civilizado, nimguem muda de emprego entre cidades por exemplo de Lisboa para Bragança, por exemplo. O contrario sim. Quem comprar em lisboa dificilmente tem de mudar de casa pelo emprego! (provavelmente no Porto tambem)
Colocado por: jorgferrConcordo, os arrendamentos em Portugal são demasiado caros. Dou o meu exemplo, pago 475 euros de renda por um t1 em oeiras de 1974 com uns 45 m2 e foi o unico com as a minimas condiçoes que arranjei abaixo de 500 euros. Claro se se o comprasse, supondo um valor comercial de 100 000 euros a uns 30 anos, pagaria mt menos de prestação do que de renda, o que é uma absurdo. Graças a isso milhares de familias foram empurradas para o endividamento.....e corda na garganta quando a euribor começar a subir, já para não falar no desemprego que agrava o orçamento familiar.
O arrendar permite ainda a mobilidade,caso se troque de trabalho. Mas como infelizmente tb so ha mercado de trabalho em lx, a pessoa a desempregar-se arranjará trabalho tb na área de Lisboa.
não concordo que a dificuldade de despejo seja uma causa directa para os preços praticados em lisboa. a verdade é que as pessoas querem ganhar o maior dinheiro possível. de qualquer forma, desde que exista gente para pagar (como já foi o meu caso), é a lei da oferta e da procura + subsídios de arrendamento.
Colocado por: palmstrokeColocado por: jorgferrConcordo, os arrendamentos em Portugal são demasiado caros. Dou o meu exemplo, pago 475 euros de renda por um t1 em oeiras de 1974 com uns 45 m2 e foi o unico com as a minimas condiçoes que arranjei abaixo de 500 euros. Claro se se o comprasse, supondo um valor comercial de 100 000 euros a uns 30 anos, pagaria mt menos de prestação do que de renda, o que é uma absurdo. Graças a isso milhares de familias foram empurradas para o endividamento.....e corda na garganta quando a euribor começar a subir, já para não falar no desemprego que agrava o orçamento familiar.
O arrendar permite ainda a mobilidade,caso se troque de trabalho. Mas como infelizmente tb so ha mercado de trabalho em lx, a pessoa a desempregar-se arranjará trabalho tb na área de Lisboa.
bingo!
é isto mesmo que penso. estranho que esse estudo não refira estas variáveis...
por exemplo, outra variável que falta é qual uma renda média de um T1 em Lisboa e uma renda média de um T1 numa cidade alemã ao mesmo nível, e depois qual o peso que têm relativamente aos ordenados médios de digamos um quadro superior português e alemão. também será 50% na Alemanha? :)
a minha experiência: arrendava em Lisboa um T0 sem garagem por 400€, entretanto este ano comprei um T1 com garagem (tb em Lisboa) e não chego aos 300€ de prestação. em relação à subida da Euribor, é completamente suportável, assim como conseguiria suportar uma renda mais alta se não achasse que estaria a dar dinheiro à rua, devido a estes factores.
Colocado por: MartaDEu digo com toda a certeza: COMPRAR.
Para que estou eu toda a vida a pagar uma casa que nunca vai ser minha? Estou a dar dinheiro aos senhorios para depois não ter nada.
É bem melhor dar dinheiro aos bancos e no fim das contas ter uma casa minha que vou deixar ao meu filho. Isso para mim é o mais importante.
Porque arrendo? Porque não tenho onde cair morta.
Colocado por: MartaDMartaD
Colocado por: MartaDEu digo com toda a certeza: COMPRAR.
Para que estou eu toda a vida a pagar uma casa que nunca vai ser minha? Estou a dar dinheiro aos senhorios para depois não ter nada.
É bem melhor dar dinheiro aos bancos e no fim das contas ter uma casa minha que vou deixar ao meu filho. Isso para mim é o mais importante.
Colocado por: jorgferrColocado por: MartaD
Não percebi esta sua última frase.
Colocado por: danobregaMartaD, eu não acho mal nenhum querer comprar casa. Só acho que temos de estar devidamente informados das vantagens e desvantagens das duas opções.
A não ser que compre uma casa num sítio estratégico e que a mantenha muito bem (tem de gastar muito dinheiro) passado tanto tempo a casa não terá grande valor. Cumprimentos.
Colocado por: MartaDColocado por: jorgferrColocado por: MartaD
Não percebi esta sua última frase.
Arrendo (não compro) porque nenhum banco me dá crédito. Assim já dará para perceber? Era o tal: Não tenho onde cair morta.
LOL, realmente vocêm tem piada....quem arrenda é porque não tem onde cair morto...os alemães,franceses,espanhois,suiços,etc é tudo burro sem terem onde cair mortos....
danobrega:
Se eu morrer velhota, a casa fica na mesma para o meu filho pois será o meu herdeiro. O que ele fizer com a casa já é com ele. Pode vendê-la, pode dá-la aos filhos dele. Mas sei que deixei alguma coisa para o ajudar no resto da vida dele.
Arrendando toda a vida, só deixo dinheiro para o Senhorio e nada para o meu filho.
E sim, se eu comprasse casa seria para viver nela toda a vida. Eu gosto de andar a trocar de casa. Troquei uma vez de casa porque tiver que sair de casa dos meus pais e agora que escolhi o sítio onde vou viver, não pretendo sair daqui. Por isso, era o ideal para eu comprar casa.
Antes de se comprar casa temos que estudar muito bem a localização onde estamos inseridos e pensar em termos de futuro, para não termos que ser forçados a vender a casa e mudar para outro sítio.
Colocado por: jorgferrLOL, realmente vocêm tem piada....quem arrenda é porque não tem onde cair morto...os alemães,franceses,espanhois,suiços,etc é tudo burro sem terem onde cair mortos....
Eu digo com toda a certeza: COMPRAR.
Arrendo (não compro) porque nenhum banco me dá crédito. Assim já dará para perceber? Era o tal: Não tenho onde cair morta.
Colocado por: ParreiraColocado por: danobregaMartaD, eu não acho mal nenhum querer comprar casa. Só acho que temos de estar devidamente informados das vantagens e desvantagens das duas opções.
A não ser que compre uma casa num sítio estratégico e que a mantenha muito bem (tem de gastar muito dinheiro) passado tanto tempo a casa não terá grande valor.Cumprimentos.
Sem duvida o argumento do dia!! Por uma casa ter idade pouco valoriza!
Este vou juntar ao meu anedotario para quando estiver nos copos com os amigos!
Colocado por: danobregaMartaD, eu não acho mal nenhum querer comprar casa. Só acho que temos de estar devidamente informados das vantagens e desvantagens das duas opções.
É óbvio que a casa ficaria para o seu filho, mas veja. Se comprar uma casa com 25 anos e durar a vida toda, digamos até aos 80 que é a vida média para uma mulher em Portugal, a casa terá 55 anos. A não ser que compre uma casa num sítio estratégico e que a mantenha muito bem (tem de gastar muito dinheiro) passado tanto tempo a casa não terá grande valor. O argumento seria mais pela onda do quem quer que fique com "a casa" não vai ficar com muito valor. Para além disso, se tiver o seu filho, digamos, aos 30, aos 85 o seu filho tem 55 anos. Não me acredito que queira que o seu filho, com essa idade, precise da sua casa velhota seja para o que for.