Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Ah... esqueci-me de dizer que ao longo da vida de uma pessoa, esta vai fazendo obras na sua casa. Ninguém gosta de viver numa casa que precisa de obras e está em mau estado. Se forem feitas manutenções básicas ao longo da vida, não sei porque ficará uma casa que "ninguém quer".
    E se for uma casa com mais de 300 anos? Ah, essa é que ninguém quer mesmo ;)
  2.  # 42

    Colocado por: MartaD
    Colocado por: danobregaMartaD, eu não acho mal nenhum querer comprar casa. Só acho que temos de estar devidamente informados das vantagens e desvantagens das duas opções.

    É óbvio que a casa ficaria para o seu filho, mas veja. Se comprar uma casa com 25 anos e durar a vida toda, digamos até aos 80 que é a vida média para uma mulher em Portugal, a casa terá 55 anos. A não ser que compre uma casa num sítio estratégico e que a mantenha muito bem (tem de gastar muito dinheiro) passado tanto tempo a casa não terá grande valor. O argumento seria mais pela onda do quem quer que fique com "a casa" não vai ficar com muito valor. Para além disso, se tiver o seu filho, digamos, aos 30, aos 85 o seu filho tem 55 anos. Não me acredito que queira que o seu filho, com essa idade, precise da sua casa velhota seja para o que for.


    Os meus avós construiram uma vivenda. O meu avô morreu. A minha avó morreu. A minha mãe herdou a casa quando tinha 50 anos. A casa acompanhou a idade da minha mãe, visto que foi construída por volta do nascimento dela (hoje terá 56 anos). Teve obras de remodelação uma vez (para a modernizar). Está muito bem de saúde. A minha mãe vive lá com o meu pai (e eu também vivia).

    Se eu nunca tiver uma casa própria, vou gostar muito de herdar a casa que era da minha avó. Visto que vou ficar com casa própria.

    Imagine agora o meu filho. Pode ser que ele não tenha possibilidades de comprar uma casa. Vai ficar a arrendar para sempre. Mas quando ele tivesse uns 60 anos (eu morreria aos 85), iria herdar a casa que eu tinha comprado. Não é bom ter uma casa própria nem que seja tarde na vida? Sempre lhe sobra mais dinheiro na reforma pois não precisará de arrendar casa. Ou então, se não quiser a casa (por já ter uma própria), sempre pode dar aos netos.


    Não sei qual é a ideia que uma casa de 50 anos já não vale nada e está a cair de podre e ninguém quer a casa para nada...


    Sim, claro que é bom. :) A ideia vem de ver o exemplo inverso. O meu avô tem uma casa que, quando a minha mãe a herdar (espero que nunca porque quero o meu Avô vivo para sempre) vai ter de pagar para deitar a abaixo.
  3.  # 43

    Colocado por: danobrega

    Sim, claro que é bom. :) A ideia vem de ver o exemplo inverso. O meu avô tem uma casa que, quando a minha mãe a herdar (espero que nunca porque quero o meu Avô vivo para sempre) vai ter de pagar para deitar a abaixo.


    Isso é o seu exemplo. Eu tenho outros exemplos.
    Tanto a casa que a minha mãe herdou como a casa que o meu pai herdou, valem bom dinheiro e apesar de já terem perto de 60 anos, estão sempre a valorizar. Uma em Lisboa e outra no Porto. Eles ainda são novos (56 anos). Ainda vão gozar muito as casas que herdaram.
    E a tal casa com 300 anos, essa então nem se fala o quanto valoriza.

    Tudo isto para dizer que, eu preferia comprar. Manter a casa em bom estado enquanto eu lá vivesse, para depois dá-la ao meu filho, ou aos meus netos.
    E depois ainda há aquela coisa chata do não se poder ter animais em algumas casas arrendadas. Um dia quando sair da casa onde estou, não sei onde vou arranjar outra onde possa ter os meus bichos. E depois há certas "obras" que a pessoa quer fazer e não pode fazer por ser casa arrendada. Para mim limita-me mais estar numa casa arrendada. Sempre com a preocupação que a casa não é minha e não posso estar à vontade e fazer as coisas que eu quero.
  4.  # 44

    Concordo plenamente com a opinião da MartaD, entre comprar e arrendar - como a Marta, eu sou a favor da compra.
  5.  # 45

    Colocado por: danobrega
    Colocado por: Parreira
    Colocado por: danobregaMartaD, eu não acho mal nenhum querer comprar casa. Só acho que temos de estar devidamente informados das vantagens e desvantagens das duas opções.

    A não ser que compre uma casa num sítio estratégico e que a mantenha muito bem (tem de gastar muito dinheiro) passado tanto tempo a casa não terá grande valor.Cumprimentos.


    Sem duvida o argumento do dia!! Por uma casa ter idade pouco valoriza!
    Este vou juntar ao meu anedotario para quando estiver nos copos com os amigos!


    Então? Pensa que se fizer uma casa da treta num sítio "comum" e não gastar dinheiro em manutenção a casa vai valorizar com a idade? O tempo em que as casas valorizavam sem parar já lá vai. E ainda está num pico. Portanto daqui a 50 anos eu vou preferir comprar uma casa destas, que segundo a sua teoria vai valorizar continuamente, em vez de fazer uma casa nova e gastar menos dinheiro? Realmente deve ser mesmo anedota.

    O Sr aos 3 minutos também se estava a rir. O imbecil aos 8 minutos também disse ao Sr. Schiff que estava a falar do Pai Natal:
    http://www.youtube.com/watch?v=2I0QN-FYkpw. Enfim, cada um ilude-se como quer.

    Já agora convide-me para os copos. As suas conversas devem ser realmente uma anedota e eu até gosto de rir.

    Beijinhos e Abraços.


    Caro danobrega,

    Julgo que aqui discute-se e debate-se o ponto de vista de cada um.

    O assunto arrendar vs Comprar, tem muito que se lhe diga e todos concordam que dependem das necessidades/possibilidades de cada um.

    Por isso acho justo que se respeite quem tem uma visão contrária à sua.

    No caso do Arrendamento em Portugal, a diferença do custo do mesmo é pouco mais baixo do que comprar. Se arrendar, na generalidade, quem tem menos custos? O Arrendamento, é verdade! Mas não invalida que se opte por uma situação mais cara, que caso seja suportável, me trará a mim e aos meus filhos uma maior valia.

    Saber que os meus filhos, caso optem por comprar casa, podem ir a um banco e poder hipotecar algo para eles terem um custo de vida mais baixo. Sem Dúvida!! Deixar-lhes uma herança que terá semper um valor qualquer, para poderem comprar seja o que for?! Sem dúvida!!

    Só para que saiba, não tinha dinheiro suficiente para casar e foi a venda de uma pequena casa\terreno da minha bisaavó que consegui concretizar um sonho da minha namorada. E eu, que nem fazia intenção de casar, digo, foi dos dias mais felizes da minha ida e ver aquele soriso da minha mulher ao entrar na igreja, não tem valor.

    E é da minha partilha com a minha mulher que não fazemos intenção para viver num T1/T0 alugado com filhotes, nem andar a mudar de sitio, aplicar a mobilia ao espaço, ficar à espera que o senhorio faça alguma coisa qunado se avaria alguma coisa. Felizmente tenho um T3 em que só em terraços são maiores qe alguns T1/T0 e estou a pagar o mesmo do que pagaria por um t3 alugado na mesma localdiade e com metade das condições. Tudo bem, tenho mais o IMI a pagar, custo de deslocação, mas pagar mais 100 ou 150 euros e ter uma coisa minha, para mim, tem mais valor.

    Como lhe disse, depende muito de como se quer viver! Mas respeito ambas as decisões. O meu melhor amigo alugou um T2 adaptado a T3 em Alfragide e paga mais que eu... e não para de dizer que sente tristeza de não lhe ser concedido o crédito para compara um casa nova. ( o crédito não foi concedido porque ele não tem pais ricos e os pais dela vivem numa casa alugada que não pode dar como garantia bancária).

    Depende como cada um vê as coisas, podem ter opiniões contrárias, mas não quer dizer que ambas estejam erradas. ;)

    Abraço
  6.  # 46

    Eu para concluir a minha participação neste tópico digo, comprar sim se tiver para uma boa entrada. Para pedir acima 60% do valor, prefiro arrendar um apartamento mais pequeno e apenas comprar quando tiver uma entrada mais significativa....no meu caso ja tenho para o terrenho, por isso penso em poupar para ter entrada para a contrucção de moradia.
    •  
      FD
    • 12 julho 2010

     # 47

    Completando o meu raciocínio acima, o problema português é que arrendar custa 600 e comprar custa 500.
    Se comprar custasse 500 mas arrendar custasse 300, as coisas seriam muito diferentes, acho eu.
  7.  # 48

    Colocado por: danobrega
    Colocado por: Parreira
    Colocado por: danobregaMartaD, eu não acho mal nenhum querer comprar casa. Só acho que temos de estar devidamente informados das vantagens e desvantagens das duas opções.

    A não ser que compre uma casa num sítio estratégico e que a mantenha muito bem (tem de gastar muito dinheiro) passado tanto tempo a casa não terá grande valor.Cumprimentos.


    Sem duvida o argumento do dia!! Por uma casa ter idade pouco valoriza!
    Este vou juntar ao meu anedotario para quando estiver nos copos com os amigos!


    Então? Pensa que se fizer uma casa da treta num sítio "comum" e não gastar dinheiro em manutenção a casa vai valorizar com a idade? O tempo em que as casas valorizavam sem parar já lá vai. E ainda está num pico. Portanto daqui a 50 anos eu vou preferir comprar uma casa destas, que segundo a sua teoria vai valorizar continuamente, em vez de fazer uma casa nova e gastar menos dinheiro? Realmente deve ser mesmo anedota.

    O Sr aos 3 minutos também se estava a rir. O imbecil aos 8 minutos também disse ao Sr. Schiff que estava a falar do Pai Natal: http://www.youtube.com/watch?v=2I0QN-FYkpw. Enfim, cada um ilude-se como quer.

    Já agora convide-me para os copos. As suas conversas devem ser realmente uma anedota e eu até gosto de rir.

    Beijinhos e Abraços.


    Gostei da sua argumentação. Poderia ter dito quantas casas já comprou. E quanto dinheiro já perdeu.

    Gosta de copos? Está convidado! E se gosta de rir, ainda por cima! Venha pois precisamos dum palhaço para nos fazer rir!!
  8.  # 49

    Está convidado! Afinal tem que haver sempre um palhaço e vc faz esse papel na perfeição!


    Tão querido. Eu levo o nariz vermelho. Beijinhos.
  9.  # 50

    Colocado por: FDCompletando o meu raciocínio acima, o problema português é que arrendar custa 600 e comprar custa 500.
    Se comprar custasse 500 mas arrendar custasse 300, as coisas seriam muito diferentes, acho eu.


    Bem, no meu caso, eu arrendo uma casa de 160 mil euros por 425 euros + 33.
    Se a comprasse pagaria uma mensalidade maior do que a renda que pago. Mas ía preferir. Ía preferir pagar mais para uma coisa que ía ser minha. Ía ficar a ganhar na mesma. Assim só perco. Perco os 458 euros que estão a ir para um saco sem fundo.
  10.  # 51

    Ía ficar a ganhar na mesma. Assim só perco. Perco os 458 euros que estão a ir para um saco sem fundo.


    Ou então não:

    http://dinheirama.com/blog/2007/05/28/imovel-comprar-ou-alugar/

    http://www.timevalue.com/products/tcalcfinancialcalculators/rentorbuycalculator.aspx

    http://www.nytimes.com/interactive/business/buy-rent-calculator.html

    http://www.youtube.com/watch?v=mtL_plJXv3c
    http://www.khanacademy.org/downloads/buyrent.xls

    http://faculty.chicagobooth.edu/erik.hurst/teaching/rent_vs_buy.xls

    É uma questão de fazer as contas. Há muito mais artigos, é procurar no google. Como lhe digo, pensar que o dinheiro que dá para alugar é dinheiro deitado fora, pode ser um engano.

    E isto não tem nada a ver com o desejo de querer ser ou não dono de uma casa. Eu também quero, e conto com isso. Estou a pensar construir a minha casa. Mas há que ser objectivo e saber que, do ponto de vista financeiro, a coisa não é tão simples como alugar = mau, comprar = bom.
    •  
      MartaD
    • 12 julho 2010 editado

     # 52

    É muito bonito dizer-se que é melhor arrendar e investir o resto. Mas agora a questão: Que resto?
    Quando arrendar é quase o mesmo valor de comprar, se eu arrendar, qual é afinal o resto que posso investir? invisto o resto de nada. Se desse para eu investir o resto, já estaria a investir agora.

    E depois há outra questão. Eu compro por 30 ou 40 anos. Eu arrendo por 55 anos (até morrer, portanto).

    edit: Continuo a dizer que estou a deitar para o lixo 458 euros. Se continuar assim até morrer, só perdi durante toda a vida.
  11.  # 53

    Claro que se tiver possibilidades de comprar sem correr ricos de não poder pagar mais tarde, é melhor comprar. Paga a renda de qualquer coisa que mais tarde será sua ou do seu filho, e é sempre melhor deixar ao seu filho uma casa, mesmo velha, do que nada, e depois as casas quando recuperadas e bem tratadas, duram séculos, e não desvalorizam.
    Não se pode só ter casas novas. As que agora são novas, também se tornam velhas daqui a uns anos e não se podem derrubar para construir outras.
    Nunca ouviu falar nas vendas "viager" que têm muito sucesso, pelo menos em França e na Bélgica?
    Pois, alguém que está reformado e não tem filhos, pode recorrer a esse sistema para continuar a morar na casa e receber uma renda até morrer ou durante um certo número de anos. Se o vendedor morrer antes do termo estabelecido na venda, o comprador fica com a casa, caso contrário, terá que esperar que o vendedor morra ou que o prazo finde.
    Esse sistema tem bastante sucesso, é muito procurado e ninguém tem medo que as casas sejam velhas, pois vão vê-las antes de se comprometerem.
    As casas antigas devem ser renovadas e modernizadas à medida que o tempo passa.
    Marta, se puder comprar o seu apartamento, sem riscos para a sua família, força.
  12.  # 54

    Colocado por: JacintaClaro que se tiver possibilidades de comprar sem correr ricos de não poder pagar mais tarde, é melhor comprar. Paga a renda de qualquer coisa que mais tarde será sua ou do seu filho, e é sempre melhor deixar ao seu filho uma casa, mesmo velha, do que nada, e depois as casas quando recuperadas e bem tratadas, duram séculos, e não desvalorizam.
    Não se pode só ter casas novas. As que agora são novas, também se tornam velhas daqui a uns anos e não se podem derrubar para construir outras.
    Nunca ouviu falar nas vendas "viager" que têm muito sucesso, pelo menos em França e na Bélgica?
    Pois, alguém que está reformado e não tem filhos, pode recorrer a esse sistema para continuar a morar na casa e receber uma renda até morrer ou durante um certo número de anos. Se o vendedor morrer antes do termo estabelecido na venda, o vendedor fica com a casa, caso contrário, terá que esperar que o vendedor morra ou que o prazo finde.
    Esse sistema tem bastante sucesso, é muito procurado e ninguém tem medo que a casa seja velha, pois vão vê-las antes de se comprometerem.
    As casas antigas devem ser renovadas e modernizadas à medida que o tempo passa.
    Marta, se puder comprar o seu apartamento, sem riscos para a sua família, força.



    A questão é mesmo essa...COMPRAR SEM CORRER RISCOS. Quantos casos quer de pessoas que apenas precisavam de um t1 (sem filhos) mas como para comprar não dava jeito comprar t1, compraram t3 e pediram 100% do financiamento e agora estão com uma CORDA ao pescoço?? eu sou-lhe sincero,se as pessoas não tem consciência, os bancos deveriam tê-la mas enfim....deveria haver um limite para endividamento. Quer comprar? tudo em,financiamos metade. Não estaria muito boa gente a passar fome. Eu por moro com a minha esposa,sem filhos,logo chega um t1 por isso aluguei. Agora penso em comprar terreno e sontruir, mas porque ja tenho um fundo.
  13.  # 55

    100% do financiamento!no pais onde vivo nem pensar nisso..se nao tiver fundos proprios que serao a volta de 20 a 30% do valor do ben que quer comprar, nem vale a pena ir ao banco para pedir um emprestimo! melhor se pede um emprestimo num banco e se o valor mensal do emprestimo representa mais de 33% do salario, tambem esta seguro que o banco nao vai cair na brincadeira de lhe fazer um emprestimo!
    Deste facto estao a compreender um pouco melhor a situaçao em que se encontrao uma parte da populaçao em Potugal!
    E nao falo no resto em quanto aqui sao praticamento todos os emprestimos bancarios a juro fixo.... no nosso pais é o contrario tudo a juros variaveis!
    Cumprimentos
  14.  # 56

    Colocado por: de jesus mendes100% do financiamento!no pais onde vivo nem pensar nisso..se nao tiver fundos proprios que serao a volta de 20 a 30% do valor do ben que quer comprar, nem vale a pena ir ao banco para pedir um emprestimo! melhor se pede um emprestimo num banco e se o valor mensal do emprestimo representa mais de 33% do salario, tambem esta seguro que o banco nao vai cair na brincadeira de lhe fazer um emprestimo!
    Deste facto estao a compreender um pouco melhor a situaçao em que se encontrao uma parte da populaçao em Potugal!
    E nao falo no resto em quanto aqui sao praticamento todos os emprestimos bancarios a juro fixo.... no nosso pais é o contrario tudo a juros variaveis!
    Cumprimentos



    Atenção, você aqui pode pedir empréstimos de prestação fixa (swaps). A questão é que são mais elevados, pois não consideram a varição trimestral,semestral,etc da euribor. Mas existe e é importante dizer isso. A questão é que o tipico portuguêm quando se endivida vai até ao máximo de esforço, máxima prestação mensal que pode e ao máximo número de anos e fica sem folgas quando a euribor sobre. JUnta-se a isto claro um factor que é o desemprego e a perda de poder de compra...e é o descalabro total. Uma outra vantagem do arrendamento por exemplo, é que caso eu fique sem trabalho poderei sempre tentar arrendar um apartamento mais barato. Quando se comprou casa isso não é possivel.
  15.  # 57

    Não entendo como raio é que os bancos dão crédito a quem não tem condições para o pagar? Deviam medir bem a taxa de esforço. A culpa não está em quem vai fazer créditos. A culpa está no banco que concede o crédito.

    Jacinta, eu compraria casa, claro. Mas nenhum banco me dá crédito (deviam ser assim sempre inteligentes). E mesmo que me dessem crédito, não estou numa situação boa para comprar, apesar de conseguir pagar uma renda mais condomínio, ía conseguir comprar. Mas é mais arriscado e por isso neste momento não estou virada para isso. Mas pretendo comprar, claro. Não agora.
  16.  # 58

    Colocado por: MartaDNão entendo como raio é que os bancos dão crédito a quem não tem condições para o pagar? Deviam medir bem a taxa de esforço. A culpa não está em quem vai fazer créditos. A culpa está no banco que concede o crédito.

    Jacinta, eu compraria casa, claro. Mas nenhum banco me dá crédito (deviam ser assim sempre inteligentes). E mesmo que me dessem crédito, não estou numa situação boa para comprar, apesar de conseguir pagar uma renda mais condomínio, ía conseguir comprar. Mas é mais arriscado e por isso neste momento não estou virada para isso. Mas pretendo comprar, claro. Não agora.


    O bancos dão crédito, porque eles ganham e vivem disso....até agora você não vê banco a darem prejuizo (à excepção do BPP e BPN, mas isso sao casos à parte). A única diferença para o panorama actual é que os proprios bancos já nao conseguem tanto credito no estrangeiro. Deste modo podem escolher as pessoas que lhes dão mais garantias de pagamento, pois a procura de crédito supera a oferta.
 
0.0257 seg. NEW