Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Há uns meses atrás tentei participar neste forum mas nao tive grande resposta...mas sou uma leitora assidua. Estou a começar a fazer uma casa e tenho imensas dúvidas pois não percebo nada disto. Já tenho o projecto practicamente feito para uma moradia e tenho lido o vosso site todos os dias pois agora a arquitecta esta a fazer o projecto das especialidades e depois quer colocar o projecto na camara e disse me que tinha de escolher ja o constructor:
    1ª dúvida: tenho mesmo? e se eu so quisesse arrancar com a construção mais tarde? e se eu quiser mudar de constructor depois quando começar a obra?
    Bem mas comecei a ver constructores porque nao conheço nenhum da minha confiança e a ler aqui os comentarios e corrijam me se aprendi mal:
    - devo escolher chave na mão, e ter logo um preço final e data de fim da obra que caso o constructor não cumpra deixar explicito que tem de me descer um x no preço final. Embora um amigo meu que coloca platur ja me disse que o constructor pode não gostar e como vingança pode pedir um balurdio de cada vez que eu pedir uma alteração ou ser mauzinho por causa disso;
    - estou a pensar mostrar o contrato a um advogado primeiro antes de assinar;
    - ao ler as vossas dicas e como não posso gastar muito mais que 140 mil euros, e eu sou leiga nisto tudo percebi que o melhor e pedir um orçamento de obra ou mapa de quantidades, mas a arquitecta desaconselha, dizendo que e desnecessario, talvez me desse mais segurança que não havia grandes alterações e que os materiais que eu escolhi, etc era o que era posto e no final não ficava com uma casa por mais 30 0u 40 mil euros que previa. Mas se for assim a arquitecta disse que tenho de escolhar já tudo...todos os materiais...

    help ----deem me uma ajuda: sem grandes luxos que me aconselham

    um beijinho muito grande e obrigado desde ja
  2.  # 2

    Colocado por: cristina simoes - devo escolher chave na mão, e ter logo um preço final e data de fim da obra
    Sim.

    - estou a pensar mostrar o contrato a um advogado primeiro antes de assinar;
    Obviamente.

    ...como não posso gastar muito mais que 140 mil euros, e eu sou leiga nisto tudo percebi que o melhor e pedir um orçamento de obra ou mapa de quantidades, mas a arquitecta desaconselha, dizendo que e desnecessario, talvez me desse mais segurança que não havia grandes alterações e que os materiais que eu escolhi, etc era o que era posto e no final não ficava com uma casa por mais 30 0u 40 mil euros que previa. Mas se for assim a arquitecta disse que tenho de escolhar já tudo...todos os materiais...
    Se você não quer gastar mais do que um determinado montante, a ÚNICA hopótese que tem é ter ABSOLUTAMENTE TUDO definido ANTES de pedir orçamentos aos construtores.

    Também para eles será mais fácil se já souberem que o azulejo é o X que custa precisamente 13,45euros/m2, e que a torneira é a Y que custa exactamente 24,56euros/unidade.

    E para si será mais fácil de comparar as propostas de orçamento.

    A sua Arquitecta está é a ESQUIVAR-SE a fazer um mapa de medições com todos os trabalhos descritos, definidos e medidos - e a fazer um PROJECTO DE EXECUÇÃO.

    Repare que se tiver um orçamento com TODOS os valores, se durante a obra alterar uma parede estucada e pintada por uma parede com azulejo, bastará medir os metros quadrados e fazer as contas. Não será um valor arbitrário.

    Para terminar:
    Quando os projectos estiverem todos PRONTOS e tiver o mapa de quantidades, tire cópias, entregue a vários construtores (é só ir bater à porta dos vizinhos cuja casa gosta, e perguntar-lhes: «Ó vizinho! Gosto imenso da sua casa! Quem a construíu?») e peça-lhes propostas de Orçamento.
    SÓ DEPOIS DE ESCOLHIDO o empreiteiro (que terá de ter Alvará, Engenheiro, Seguros, etc.) é que mete os projectos todos na Câmara, e pede a Licença de Construção.
  3.  # 3

    Muito Obrigado! Não vou mesmo abdicar então do mapa de quantidades e vou esperar pelo projecto de especialidades. Os dois constructores con quem ja falei disseram que precisavam mesmo dele. Entretanto a aquitecta disse me que devia ir ver lojas de materiais:
    estou a pensar colocar flutuante nos #s e pedra ou mosaico na sala.
    Na zona de Lisboa conhece alguns sitios onde me aconselhe a ir ver?
    E da climatização também tenho de escolher,certo? o que aconselha para uma casa com dois pisos, # 3 quartos cerca de 15 m2, sala 40 m2, cozinha 15m2. Vai ter lareira na sala e paineis solares porque ja perecebi que e obrigatorio.
    So quero uma solução economica sem grandes luxos:
    Um Beijinho
  4.  # 4

    Colocado por: cristina simoesE da climatização também tenho de escolher,certo?
    A climatização será definida pelo PROJECTISTA (*)
    E se você não quer um sistema todo cheio de xpto's, FALE COM ELE.

    (Nota: NÃO É a sua Arquitecta quem faz os projectos de especialidades. São vários ENGENHEIROS que ela contratou ou trabalham com ela).

    A «sua» Arquitecta é que devia SUGERIR ou, pelo menos, definir CONSIGO os materiais.
    Louças, Torneiras, Armários de cozinha e casa de banho, Azulejos e Mosaicos, Carpintarias (rodapés, portas, etc.) e Serralharias (caixilhos das janelas, etc.) devem jogar uns com os outros.

    Parece-me que ela não está é com muita vontade de trabalhar...

    ... Não vou mesmo abdicar então do mapa de quantidades.... Os dois constructores con quem ja falei disseram que precisavam mesmo dele. (...) Na zona de Lisboa

    ESTÃO A VER ?
    Os 2 com quem a cristina simões falou PRECISAVAM do Mapa de Quantidades para fazer o Orçamento !

    Isto na zona de Lisboa é outra coisa... :-)


    (*) o aquecimento por paineis solares é (praticamente) OBRIGATÓRIO por lei.
  5.  # 5

    Uhm...bem arredores de lisboa hi hi zona saloia...e aqui que eu vou fazer a casinha...

    vou ver entao pelo menos o flutuante e os mosaicos....eu li aqui que um flutuante deve ter pelo menos 14mm de espessura certo e que a sua colocacao e menos dispendiosa que o soalho tradicional.
    Para a cozinha andei a ler e parece que me vou escolher compacto de quartzo (acho que assim que se chama)

    Ajuda se eu colocar aqui uns desenhos que ja tenho da casota...talvez me dessem umas ideias interessantes.tentei colocar ja uma vez mas nao sei se conseguia abrir o file.

    Mas tambem nao quero maça-los muito.Obrigada....
  6.  # 6

    Colocado por: cristina simoesAjuda se eu colocar aqui uns desenhos que ja tenho da casota...talvez me dessem umas ideias interessantes..

    Coloque!
    O pessoal daqui do Forum adora dizer mal de colaborar com ideias para melhorar os projectos.
  7.  # 7

    Aqui vai a minha tentativa

    Digam lá mal a vontade bj (so criticas constructivas hi hi)
  8.  # 8

    1. Não querem lá ver que este projecto cumpre a lei das Acessibilidades?!? :-)
    Não! Esperem...
    Quando se olha o "alçado frontal" aparecem ali 6 degraus que não estão na planta. Bem me parecia que era bom demais. :-(

    2. Há ali uma arrecadação a meio da escada que não entendo lá muito bem. Pode colocar aqui os «cortes» ?

    3. A escada está lançada de uma maneira que faz perder muito espaço (12 degraus de um lado e 5 do outro).

    4. O que é que aquela janeleca horizontal faz no alçado tardoz do quarto (e não aparece na planta)? É que nem serve para aceder à floreira.

    5. A casa de banho da suite é um e-xa-ge-ro!
    5'. o canto do "roupeiro de canto" do «closet» é quase inacessível~.

    6. Não me agrada muito ter uma casa de banho mesmo por cima do centro da sala. Certifique-se que o projecto de execução prevê isolamento acústico.

    7. Os 2 quartos mais pequenos podiam ter as portas lado-a-lado, no alinhamento da escada (perpendiculares à porta da c.banho). Escusava de perder toda aquela área em «corredor».

    8. Tem uma bela cobertura inclinada (e um sotãozinho para arrumos...). Mas falta-lhe o acesso a essa área esconsa!

    9. Gostaria de ver uma planta em que se visse o espaço de manobra para (o carro) entrar na cave.

    10. Agora, a realmente má notícia:
    NEM PENSE que vai conseguir fazer essa casa (com cave, varandas no r/chão e 1.º, e com essa área) por 140mil euros.
  9.  # 9

    Colocado por: Luis K. W.1. Não querem lá ver que este projecto cumpre a lei das Acessibilidades?!? :-)
    Não! Esperem...
    Quando se olha o "alçado frontal" aparecem ali 6 degraus que não estão na planta. Bem me parecia que era bom demais. :-(

    2. Há ali uma arrecadação a meio da escada que não entendo lá muito bem. Pode colocar aqui os «cortes» ?

    3. A escada está lançada de uma maneira que faz perder muito espaço (12 degraus de um lado e 5 do outro).

    4. O que é que aquela janeleca horizontal faz no alçado tardoz do quarto (e não aparece na planta)? É que nem serve para aceder à floreira.

    5. A casa de banho da suite é um e-xa-ge-ro!
    5'. o canto do "roupeiro de canto" do «closet» é quase inacessível~.

    6. Não me agrada muito ter uma casa de banho mesmo por cima do centro da sala. Certifique-se que o projecto de execução prevê isolamento acústico.

    7. Os 2 quartos mais pequenos podiam ter as portas lado-a-lado, no alinhamento da escada (perpendiculares à porta da c.banho). Escusava de perder toda aquela área em «corredor».

    8. Tem uma bela cobertura inclinada (e um sotãozinho para arrumos...). Mas falta-lhe o acesso a essa área esconsa!

    9. Gostaria de ver uma planta em que se visse o espaço de manobra para (o carro) entrar na cave.

    10. Agora, a realmente má notícia:
    NEM PENSE que vai conseguir fazer essa casa (com cave, varandas no r/chão e 1.º, e com essa área) por 140mil euros.


    Não estrague assim o sonho das pessoas....
  10.  # 10

    Colocado por: jorgferrNão estrague assim o sonho das pessoas....

    É melhor identificar os eventuais problemas com a devida antecedência (e «quem te avisa teu amigo é»).

    A casa até está engraçadita.
    Falta ali a definição dos materiais de revestimento, ver os arranjos exteriores, etc., etc., e comparar orçamentos.
  11.  # 11

    não deixa de ser um bom aviso, tanto mais que tem o ar de um projecto "tipo" para licenciamento e tudo indica que é uma comunicação prévia e pelo menos deve ser exigida uma coordenação dos projectos uma vez que entrará tudo junto.

    De resto o Luis ainda vai para arquitecto, pois naquele 1º andar disse tudo. Os quartos podiam ficar melhor sem aquele desperdicio de área de circulação á sua entrada.
    Na suite merecia um ajustamento, repara-se que o closet não tendo luz natural, podia ficar muito bem onde está agora a banheira e evitando ao mesmo tempo que se entre no quarto pelo closet e organizando-se a wc mais junto á janela dando assim mais luz natural. Mesmo a wc geral neste piso podia estar melhor organizada, pois aquele roupeiro não justifica torná-la mais pequena com o corredor á entrada havendo outras hipoteses para essa pequena arrumação.
    No r/c não se percebe aquela escada, pois até bastava espelhá-la e assim possibilitar a despensa com acesso pela cozinha e ainda por baixo da escada um pequeno arrumo.
    Tem de ver bem a questão das acessibilidades, pois um técnico da camara mais rigoroso vai detectar alguns "incomprimentos".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cristina simoes
  12.  # 12

    Colocado por: marco1De resto o Luis ainda vai para arquitecto,..
    Isso era se eu conseguisse desenhar/criar um projecto. :-)
    Eu cá só consigo ver alguns dos defeitos...

    No r/c não se percebe aquela escada, pois até bastava espelhá-la e assim possibilitar a despensa com acesso pela cozinha e ainda por baixo da escada um pequeno arrumo.

    Quando eu disse que não percebi a escada, tinha a ver com o facto de ela parecer vir da cave (pelo que não poderá ter arrumos «debaixo da escada» ao nível do r/chão), não se entender aquela dispensa no meio do patim, e por faltar um acesso ao «sotão».
  13.  # 13

    pois essa da cave passou-me, e assim dependendo da mesma, que não conhecemos, até pode estar bem assim.

    acho que o acesso ao sotão pode ser repetindo a escada, apartir do 1º andar. Talvez nesta fase não possa entrar na camara esse aproveitamento do sotão.
    Tambem me parece que este projecto teve de obedecer a um projecto inicial ao nivel do perimetro exterior da construção pois parece mesmo pertencer a um loteamento com um pré-projecto aprovado e agora alterado.
  14.  # 14

    Colocado por: cristina simoesmas a arquitecta desaconselha, dizendo que e desnecessario, talvez me desse mais segurança que não havia grandes alterações e que os materiais que eu escolhi, etc era o que era posto e no final não ficava com uma casa por mais 30 0u 40 mil euros que previa. Mas se for assim a arquitecta disse que tenho de escolhar já tudo...todos os materiais...


    Bonito conselho sim senhora,...

    ou tem de escolher já todos os materiais, ou daqui a 6 meses.... tá tudo doido!

    Eu ainda estou em fase de projecto, e ando a bater com a cabeça nas paredes com o orçamento mas no fim tenho a casa que eu quero, não a que o empreiteiro quer!...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., cristina simoes
  15.  # 15

    Bem Muito Obrigada mas ia tendo um ataque de ansiedade quando li isto tudo. Se calhar nao me devia ter metido nesta aventura.
    Os 6 degraus nao sei porque ela os colocou neste desenho. Nos anteriores não estava e eu não os pedi, mas a minha casa é geminada com outra e tem um forte declive por isso não sei se tem a ver com isso.
    Vou tentar colocar aqui mais alguns desenhos que tenho.
    Os arrumos foi porque eu pediu no 1 piso uma banheira ao nivel do chao, com a placa descida ( um pequeno luxo para quando fosse velha) e como a placa desce, por baixo no piso inferior espaço aproveito-o para arrumos.
    A ideia é a escada ser transparente, ou seja,so com o apoio para colocar os pés (nao sei o termo tecnico) por isso pode se passar por baixo a vontade.
    A escada pode ser mais pequena. se sim eu não me importo nada de lhe tirar largura. Já me disseram...um dos constructores que a cozinha com 15m2 e com uma ilha no meio e pequeno. Devia usar esses metros para a cozinha?
  16.  # 16

    Bem assutem-me lá ...quanto é que isto vai me custar...se for com uns materiais de médio preço? Um dos constructores falou me de 165 mil euros no minimo. Eu disse logo a arquitecta que queria uma casa pequena e a medida da minha carteira. ...
  17.  # 17

    4. O que é que aquela janeleca horizontal faz no alçado tardoz do quarto (e não aparece na planta)? É que nem serve para aceder à floreira.
    Bem a floreira não a quero. neste ultimo desenho colocaram lá e pensei que era so uma ideia para enfeitar. A janela era normal mas eu pensei que tendo em conta que a luz vinha do lado direito da casa e não de trás onde tem um muro alto optei por colocar uma varanda de lado e para a parede não ficar sem nada atrás sugeriram manter a janela tambem mas mais pequena. Mas eu realmente tambem não acho necessaria mas o meu namorado e a arquitecta acharam que ficava melhor manter.
  18.  # 18

    Colocado por: marco1não deixa de ser um bom aviso, tanto mais que tem o ar de um projecto "tipo" para licenciamento e tudo indica que é uma comunicação prévia e pelo menos deve ser exigida uma coordenação dos projectos uma vez que entrará tudo junto.

    explique melhor s.f.f.obrigada
  19.  # 19

    Colocado por: cristina simoesUm dos constructores falou me de 165 mil euros no minimo.

    No mínimo, sim. E falta ver se isso inclui os 21% de IVA...

    Qual a área de construção (cave + r/c + 1.º) ? Qual a estimativa feita pela Arquitecta ?

    O que é que aquela janeleca horizontal faz no alçado tardoz do quarto (e não aparece na planta)? É que nem serve para aceder à floreira.
    Bem a floreira não a quero. neste ultimo desenho colocaram lá e pensei que era so uma ideia para enfeitar. A janela era normal mas eu pensei que tendo em conta que a luz vinha do lado direito da casa e não de trás onde tem um muro alto optei por colocar uma varanda de lado e para a parede não ficar sem nada atrás sugeriram manter a janela tambem mas mais pequena. Mas eu realmente tambem não acho necessaria mas o meu namorado e a arquitecta acharam que ficava melhor manter.

    Essa janeleca no quarto não faz qualquer sentido.
    O peito da janela parece estar a uns 1,70m de altura, e parece ser uma folha fixa. Como a vão limpar pelo lado de fora?

    A casa de banho mesmo ao lado é que devia ter uma janeleca (com vidro foscado) dessas, e de abertura basculante.
  20.  # 20

    O ultimo desenho que eu coloquei com a garagem de lado, tem lá uma janela que é a da casa de banho. Não sei se é de abertura basculante.Mas sim realmente...vou pedir se calhar para tirar a trás.
    Amanha vou a caça dos materiais, ter umas ideias e vejo tambem quanto tem a casa em metros quadrados mas deve ter a volta de 80 metros em cada piso mais uns 50 na garagem que vai ate meio do piso de cima ( da parte da entrada ate a zona do fim das escadas a direito)por isso deve ser a volta de 210.Digo eu tenho de ver.
    Em estimativa...a quanto ronda o m2 neste momento...sei que já vi isso aqui nalgum comentario

    beijinho obrigado
 
0.0236 seg. NEW