Iniciar sessão ou registar-se
    • zeus
    • 11 julho 2008 editado

     # 1

    bom dia! este é o meu primeiro topico neste forum, o qual espero vir a ser mais interventivo (principalmente com questões)e antes de tudo quero agradecer a todos que tornam este forum no que ele representa o que é hoje: uma mais valia para todos! passando ao assunto: eu possuo um terreno com 5000m2 no qual pretendo fazer lá a minha "quintinha" sendo assim fiz uns rascunhos no qual queria a vossa opnião. tive o cuidado com a nova lei das acessibilidades e cumprir todos os requesitos (penso eu). a moradia tem 140m2 e 200m2 de implantaçao. estou aberto ás vossas sugestoes! seguem as imagens...
    http://i188.photobucket.com/albums/z243/imformatic/areas1.jpg
    http://i188.photobucket.com/albums/z243/imformatic/trazeiras.jpg
    http://i188.photobucket.com/albums/z243/imformatic/140m2.jpg
    http://i188.photobucket.com/albums/z243/imformatic/CCF08122007_00002.jpg
    http://i188.photobucket.com/albums/z243/imformatic/areas.jpg
    http://i188.photobucket.com/albums/z243/imformatic/sala1.jpg
    obrigado
    Rui Azevedo
    • zeus
    • 11 julho 2008

     # 2

    pareçe que nao tive sorte com as imagens.... :)
    • zeus
    • 11 julho 2008

     # 3

    já estao alteradas... a ver se dá para visualizar agora.
  1.  # 4

    Realmente é um pouco dificil dar opiniões, isso pode ser interessante como programa base, mas se tem 5000 m2 será que tem que ser mesmo assim? porque não pega nisso e contacta um arquitecto, pois terá sempre que encomendar o projecto aos profissionais para requerer o seu licenciamento na camara.
    • zeus
    • 11 julho 2008

     # 5

    infelismente tem que ser mesmo assim, já fiz as minhas consultas e apesar do terreno ser enorme, só posso me limitar a 1500m2 de terreno de construção, em que toda essa sua extensão tem de largura cerca de 18 a 20 m o que me obriga a fazer uma construção algo rectangular para respeitar as distãncias e confrontaçôes. na restante parte do terreno, muito mais agradavel para a construção, está classificada como reserva agricola o que me impossiblita a construçao.o que eu pretendia com as vossas opniões,era ver se me está a escapar algo que possa melhorar/rectificar, aproveitando este forum em que se vê pessoas muito bem instruidas nestes campos. eu pretendo dentro de pouco tempo contratar um tecnico para me realizar o projecto e afins, mas queria desde já uma ideia pré-defenida por mim. a intenção nao será contratar um arquitecto , mas sim um eng civil para a realizaçao do projecto.( nao vou discutir aqui essa decisão agora, porque iria desenvolver outro tipo de tema que agora nao me interessaria e tambem por questões monetarias.)
    desde já obrigado pelos vossas criticas.
    • RJ
    • 11 julho 2008

     # 6

    Zeus, o que quer dizer com 200m de implementação e casa com 140mt?
  2.  # 7

    olhe Zeus, tá tudo dito ( contratar antes um eng.), afinal este forum ainda não conseguiu mudar certas mentalidades, de qq das formas boa sorte.
    • zeus
    • 11 julho 2008

     # 8

    RJ a moradia tem 140 m2 de area util ou seja habitavel e 200 m2 de implantação no terreno, quero com isto dizer,(não sei se é o termo correcto) a area bruta, ou seja,habitação + area de circulação exterior ( ex:alpendres)
    • zeus
    • 11 julho 2008 editado

     # 9

    Marco1 compreendo o que quer dizer,mas após algumas experiencias pessoais com uma e outra entidade,achei ser esta a melhor alternativa para mim por varios aspectos q nao vou enunciar. digamos que cada cabeça, sua sentênça. e pelas diversas más experiências com a 1ª entidade levou-me a optar pela 2ª. não quero com isto generalizar nem ofender nenhuma profissão, mas preferia não comentar esta opção.
    • RJ
    • 11 julho 2008

     # 10

    Marco, não pense assim sobre engº pois se analisar um pouco, este mundo evoluído graças aos engºs, algumas deram maus resultado mas globalmente foi tudo muito bom. veja uma coisa simples como o telemovel, o carro , o seu PC , nos hospitais todo o equipamento desde os básicos RX ate aos equip de ressonância magnética, o hubble, os space shatles, barcos, submarinos, aviões, a exploração de petroleo...tudo engenheiros...quer mais exemplos da capacidade dos engºs???? porque acha que não têm capacidade para fazer um projecto de construção?!?!?!? Eu sei é arq. mas tem que respeitar/considerar a capacidade dos engºs, sem eles ainda hoje andava montado num carro com tracção a cavalos...
  3.  # 11

    RJ, penso que já é uma pessoa assidua neste forum e portanto já deve ter bastante informação sobre o assunto e assim vou resumir. Eu não tenho nada contra o trabalho dos engenheiros e sempre que avanço bastante num projecto sem haver esse trabalho de equipa, sinto que estou a perder. No entanto o trabalho deles é a parte técnica exclusivamente, arquitectura não é construção pura e simples. Muita gente realmente só depois da casa feita, mais tarde é que reconheceu determinadas coisas. Cada um tem o que escolheu.
  4.  # 12

    Não continuando com o "off-topic".

    Uma pergunta, zeus, posso ser eu a ver mal.

    A cozinha vai ficar ligada à sala sem nada a separar? Digo isto por causa dos cheiros, por exemplo de peixe. Pelo que consigo perceber vai ficar com o cheiro pelo menos até ao hall?
  5.  # 13

    Anónimo disse:
    Deverá ter em conta se o profissional que vai contratar tem o inglês técnico bem tirado, porque sem isso...
    • zeus
    • 12 julho 2008

     # 14

    pois Gambit, essa é uma questão q tambem queria a vossa opnião. um bom extrator nao consegue solucionar o problema? como será com aquelas moradias que já vi em open space? terão o mesmo problema? não queria isolar totalmente a cozinha... pela experiencia que tenho na minha casa actual , a cozinha é servida de uma razoavel copa e não sinto os cheiros da cozinha. (o extractor é bom e silencioso) e penso que deve ser disso. a parede que se vê como divisoria da sala para a cozinha,é supostamente para ir até ao tecto, e de largura ate á lareira só não fechando completamente a altura dai para a frente a uma altura sensivelmente de 1.70 (será para ficar á vista o tubo da lareira ate ao tecto)
  6.  # 15

    Como é evidente existem infinitas soluções, mas desde que estejam ao gosto do futuro utilizador tudo bem.
    Numa análise rápida, acho que a cozinha tem poucas paredes para os móveis. A area é identica a uma das casas de banho, o que não me parece bem.
    A disposição quadrada não é favorável. Porque não alargar para o hall?
  7.  # 16

    Caro Zeus, sendo arquitecto, concordo consigo: nem sempre é fácil lidar com arquitectos e os engenheiros são mais acessíveis, especialmente quando já se sabe o que se quer fazer. E como é esse o seu caso, realmente deve arranjar um engenheiro, pois este não vai sequer questionar-lhe a forma como quer viver, desde que lhe pague o projecto. Mas, em defesa da profissão (a qual deve ser, sobretudo, uma vocação), devo dizer-lhe que o nosso trabalho (dos que gostam de arquitectura) não é licenciar projectos, mas sim propor-lhe a forma de viver que mais se adequa a si e à sua família, respeitando a paisagem, o território e o ambiente, cumprir com a legislação (que é o aspecto menos importante em arquitectura) e assegurar uma correcta e adequada aplicação dos sistemas construtivos. Quanto ao seu projecto, pouco haverá a dizer, pois vê-se que estudou o que se faz por aí e não apresenta erros de funcionamento (aparentemente, pois nem indicou o Norte). O que um arquitecto poderia fazer, seria dar-lhe outra perspectiva, levá-lo a questionar a sua própria ideia de como viver e dimensionar melhor os espaços, aproveitar melhor o seu investimento (por ex, com essa área coberta poderia fazer 3 quartos), etc.. e isto nenhum engenheiro fará por si, não tanto por falta de formação (que não possuem), mas por falta de sensibilidade e interesse.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 17

    Boas,

    Não podia concordar mais com o jorgemc.
    Da maneira como você já tem tudo idealizado, não ia ser fácil trabalhar com um arquitecto, nem provavelmente muito proveitoso para nenhuma das partes.
    Eu optei por entregar a arquitectos. Disse o "estilo" de casa de que gostava, quantos quartos, o tipo de sala, enfim os pormenores de como vivia, e de como gostaria de viver, do que necessitava, do que gostava... E ficou por aí.
    O trabalho deles foi pegar nestas informações e chegar a algo que fosse de encontro com as minhas necessidades, os meus gostos...
    Acho que escolhi bem. Mas se já tivesse tudo tão idealizado como você têm, já não veria tanto interesse nisso.

    Cump.
    • zeus
    • 14 julho 2008

     # 18

    bom dia! desde já obrigado pelos comentarios prestados.sim concordo consigo jorgemc, é essa mesmo a diferença entre um eng e um arq. e um nunca pode substituir o outro. no meu caso, eu tenho ajuda de um tecnico desenhador bastante experiente que me vai orientar nas ideias, e como já tenho tudo mais ao menos defenido,optei por esta solução. o norte realmente foi erro meu :) a sala fica situada a norte. será que não é a melhor alternativa? eu queria da parte da manha ter o sol nos quartos e á tarde na sala... eu irei colocar uma planta ortografica com o desenho da casa lá inserida para voçes terem melhor noção do q falo. e tambem uma com as areas. francisco a parede da cozinha tem quase 6 m de moveis. será para colocar tudo nessa parede sem contar ainda com a arrumação inferior da ilha. não queria prolongar ate ao hall porque este leva um envidraçado com um pequeno jardim interior para proporcionar luz natural ao hall.
  9.  # 19

    Como lhe disse, fazer casas requer sabedoria, mais que curiosidade ou prática de licenciamentos. Gostaria de o poder ajudar, mas o objectivo do fórum não é fazer projectos on-line. Apenas lhe digo que a sua orientação está incorrecta e isso vai reflectir-se na avaliação do imóvel, dentro de anos, bem como na factura energética anual. Vai sair-lhe bem mais caro do que um projecto...
    Cumprimentos
  10.  # 20

    Pois eu continuo a dizer o mesmo, cada macaco no seu galho, se não for essa a opção, o resultado é o que se escolheu e ai cada um é livre de o fazer.
    Peço desculpa Zeus, mas como arquitecto e defensor da minha profissão, não posso deixar de ser intransigente perante determinadas situações.
 
0.0210 seg. NEW