Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Penso que a maioria já percebeu, mas a Euribor já está a subir, como era aliás previsivel.

    Uma vez que nos últimos 3 meses tem subido sempre será expectável que os emprestimos começem a subir a partir deste mês.

    Isto é todas as pessoas que tenham revisões da prestação este mês, vão ver as suas prestações aumentar.


    Aqui fica o link
    http://www.euribor.org/html/content/euribor_data.html

    E uma previsão (tipo o polvo):
    Até final de 2011 a euribor sobe 1% (no mínimo)

    Agora é que vai começar a CRISE...
  2.  # 2

    Um bonequinho...
  3.  # 3

    mas no grafico está a descer, estou confuso

    edit: ja percebi! mas se antes estava praticamente 3%, agora é que vai começar a verdadeira crise ? porque ? spreads?
  4.  # 4

    Colocado por: pardal asmaticomas no grafico está a descer, estou confuso
    edit: ja percebi! mas se antes estava praticamente 3%, agora é que vai começar a verdadeira crise ? porque ? spreads?

    Os spreads estão a subir MUITO MAIS do que a Euribor !
  5.  # 5

    Colocado por: pardal asmaticomas no grafico está a descer, estou confuso

    edit: ja percebi! mas se antes estava praticamente 3%, agora é que vai começar a verdadeira crise ? porque ? spreads?


    Se reparar desde maio as linhas já começam a subir ligeiramente...
  6.  # 6

    Ha sempre a opção das pessoas optarem por prestações a taxa fixa como se faz em muitos outros paises. Claro que sai mais caro um pouco, mas ao menos não se anda sempre na "corda bamba" da euribor. Porque isto é sempre bonito quando mais baixa, mas quando começa a subir é o cabo das atrapalhadas.
  7.  # 7

    Além disso até aqui a Euribor estava baixa o que colocou alguma "folga" na carteira do pessoal.

    A folga vai agora começar a desaparecer.

    Exemplo:
    150.000 euros a 30 anos com juros (0,8 a 3 meses+ 1,0 spread)
    Prestação: € 539.55

    Se a Euribor subir 1%, para 1,8
    Prestação: € 616.34

    A juntar a isso a gasolina está novamente alta, os impostos aumentaram (IVA e IRS), algumas portagens novas, salários congelados...

    Além disso se a Euribor começar a subir a INFLAÇÃO vai atrás...
  8.  # 8

    Colocado por: PBarataAlém disso até aqui a Euribor estava baixa o que colocou alguma "folga" na carteira do pessoal.

    A folga vai agora começar a desaparecer.

    Exemplo:
    150.000 euros a 30 anos com juros (0,8 a 3 meses+ 1,0 spread)
    Prestação: € 539.55

    Se a Euribor subir 1%, para 1,8
    Prestação: € 616.34

    A juntar a isso a gasolina está novamente alta, os impostos aumentaram (IVA e IRS), algumas portagens novas, salários congelados...

    Além disso se a Euribor começar a subir a INFLAÇÃO vai atrás...



    Eu no outro dia simulei 150 000 euros a 30 anos com taxa fixa tb a 30 anos e spread 1,25. Dava 741 euros/mes. Claro que como disse era mais caro um pouco, mas se a euribor subir nao terei de me preocupar.
  9.  # 9

    Quem quiser saber as taxas fixas (swap rates)

    http://www.swap-rates.com/EUROSwap.html
  10.  # 10

    Como é que vocês se entendem com spreads, juros bonificados, taxas anuais brutas, isto, aquilo e aqueloutro?!

    Eu chego ao banco e pergunto: quanto vou pagar por mês e em quanto me vai ficar no total ao fim de N anos se a taxa for X, Y ou Z. Para mais, a cabeça não dá...
  11.  # 11

    Colocado por: lobitoComo é que vocês se entendem com spreads, juros bonificados, taxas anuais brutas, isto, aquilo e aqueloutro?!

    Eu chego ao banco e pergunto: quanto vou pagar por mês e em quanto me vai ficar no total ao fim de N anos se a taxa for X, Y ou Z. Para mais, a cabeça não dá...


    :D isso penso que deve ser complicado para todos,ainda por cima viver com a instabilidade da euribor. Deve haver muita gente que ja nao dorme por culpa da mesma.
  12.  # 12


    Colocado por: jorgferr

    Eu no outro dia simulei 150 000 euros a 30 anos com taxa fixa tb a 30 anos e spread 1,25. Dava 741 euros/mes. Claro que como disse era mais caro um pouco, mas se a euribor subir nao terei de me preocupar.


    Julgo que a taxa fixa é válido por 5 anos. Depois será negociar outra taxa fixa para os próximos 5 anos. Não me parece portanto uma boa ideia. Os bancos não dão nó sem ponta!
    Quanto a subida da Euribor era inevitável. Só não se sabia a data certa. Mas subindo a Euribor, o spread deverá parar de subir.

    Boa sorte para nós todos, simples pagadores de impostos.
  13.  # 13

    Colocado por: vmontalvao

    Colocado por: jorgferr

    Eu no outro dia simulei 150 000 euros a 30 anos com taxa fixa tb a 30 anos e spread 1,25. Dava 741 euros/mes. Claro que como disse era mais caro um pouco, mas se a euribor subir nao terei de me preocupar.


    Julgo que a taxa fixa é válido por 5 anos. Depois será negociar outra taxa fixa para os próximos 5 anos. Não me parece portanto uma boa ideia. Os bancos não dão nó sem ponta!
    Quanto a subida da Euribor era inevitável. Só não se sabia a data certa. Mas subindo a Euribor, o spread deverá parar de subir.

    Boa sorte para nós todos, simples pagadores de impostos.


    Colocado por: vmontalvao

    Colocado por: jorgferr

    Eu no outro dia simulei 150 000 euros a 30 anos com taxa fixa tb a 30 anos e spread 1,25. Dava 741 euros/mes. Claro que como disse era mais caro um pouco, mas se a euribor subir nao terei de me preocupar.


    Julgo que a taxa fixa é válido por 5 anos. Depois será negociar outra taxa fixa para os próximos 5 anos. Não me parece portanto uma boa ideia. Os bancos não dão nó sem ponta!
    Quanto a subida da Euribor era inevitável. Só não se sabia a data certa. Mas subindo a Euribor, o spread deverá parar de subir.

    Boa sorte para nós todos, simples pagadores de impostos.



    Sem querer afirmar com 100% de certeza nao acho que esteja correcto. Voce pode mesmo ver a tabela de Swaps que o PBarata colocou. A questao acho que é mais que 99% das pessoas vai para as euribors varáveis pois as prestações sao um bocado mais baixas. Em muitos outros paises as taxas escolhidas preferencialmente sao as fixas.
  14.  # 14

    Colocado por: lobitoComo é que vocês se entendem com spreads, juros bonificados, taxas anuais brutas, isto, aquilo e aqueloutro?!


    Entendo-me bem obrigada! :)



    Colocado por: lobitoEu chego ao banco e pergunto: quanto vou pagar por mês e em quanto me vai ficar no total ao fim de N anos se a taxa for X, Y ou Z.

    E os tios do banco normalmente vão ao site e fazem uma simulação (para isso voce também fazia em casa)....

    Ou então têm de perguntar "à sede" ou "a lisboa". Começo a pensar que nos bancos as únicas pessoas que sabem o que estão a dizer trabalham nessa sede ou em Lisboa. Mas deve ser outra lisboa... porque basta olhar para o Parlamento para perceber que a malta competente não trabalha lá de certeza.

    Deve ser esta lisboa:
      lisboa.jpg
  15.  # 15

    No estado actual das taxas de juro é uma perfeita loucura ir para taxas variáveis, mesmo a prestação sendo uma dezenas de euros mais baixa. Está na cara que daqui a não muito tempo isso se vai pagar com língua de palmo.
  16.  # 16

    Colocado por: lobitoNo estado actual das taxas de juro é uma perfeita loucura ir para taxas variáveis, mesmo a prestação sendo uma dezenas de euros mais baixa. Está na cara que daqui a não muito tempo isso se vai pagar com língua de palmo.

    Eu sou da opinião contrária, prefiro sempre taxa variável e com o menor período possível.
    A taxa fixa inclui, naturalmente, uma margem de segurança do banco e no fim do prazo de pagamento, acredito que se pagou menos no total sendo taxa variável do que se tivesse sido fixa.
    É importante é que quando se fazem simulações, se fique a saber o valor das prestações se a Euribor chegar a 5% ou 6%, por exemplo, para depois ninguém ser apanhado desprevenido.
  17.  # 17

    Colocado por: J.Fernandes
    Colocado por: lobitoNo estado actual das taxas de juro é uma perfeita loucura ir para taxas variáveis, mesmo a prestação sendo uma dezenas de euros mais baixa. Está na cara que daqui a não muito tempo isso se vai pagar com língua de palmo.

    Eu sou da opinião contrária, prefiro sempre taxa variável e com o menor período possível.
    A taxa fixa inclui, naturalmente, uma margem de segurança do banco e no fim do prazo de pagamento, acredito que se pagou menos no total sendo taxa variável do que se tivesse sido fixa.
    É importante é que quando se fazem simulações, se fique a saber o valor das prestações se a Euribor chegar a 5% ou 6%, por exemplo, para depois ninguém ser apanhado desprevenido.


    É possível. Mas como eu já fiz empréstimos para comprar casa a 12 e 13% de juros...

    Ou por outras palavras, só uma pessoa que tem realmente folga, tem realmente a possibilidade de fazer um empréstimo num prazo curto (que é sempre o melhor) ou que tem fortes expectativas de num horizonte relativamente curto pagar o empréstimo é que não é apanhada desprevenida. Os que estão a fazer as contas à mensalidade mais baixa resultante da taxa variável VÃO ser apanhados desprevenidos.
  18.  # 18

    Colocado por: lobitoComo é que vocês se entendem com spreads, juros bonificados, taxas anuais brutas, isto, aquilo e aqueloutro?!

    Eu chego ao banco e pergunto: quanto vou pagar por mês e em quanto me vai ficar no total ao fim de N anos se a taxa for X, Y ou Z. Para mais, a cabeça não dá...


    Pois, isso explica muita coisa. 😅

    Colocado por: PBarataE uma previsão (tipo o polvo):
    Até final de 2011 a euribor sobe 1% (no mínimo)

    Agora é que vai começar a CRISE...


    Acabou por não subir por muito tempo:

  19.  # 19

    • eu
    • 8 julho 2023

     # 20

    Mas é interessante rever as opiniões de há 13 anos atrás
    Concordam com este comentário: Participante, JoãoEduardoDias, rpmmsantos
 
0.0210 seg. NEW