Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      MRui
    • 19 julho 2010

     # 21

    Escarificar a relva

    Para eliminar a camada de feltro e de musgo que abafa o relvado e para arejar a terra. Regule a profundidade de escarificação entre 2 e 3 mm no máximo (uma afinação muito funda pode arrancar as raízes da relva).
    Faça esta operação em terreno húmido, nem muito molhado, nem muito seco. Se for necessário, regue o relvado antes de escarificar.
    Para uma total eficácia, proceda por passagens cruzadas. Não fique surpreendido pela quantidade de resíduos que vai extrair.
    Após ter escarificado, recolha cuidadosamente o musgo e os resíduos que arriscam de « abafar » o relvado.


    Em português de gente, isto quer dizer que se deve perfurar a crosta de terra que se cria por debaixo da relva ao longo do tempo. A cena do musgo deve acontecer em zonas de clima mais húmido. Acho importante a escarificação porque a terra precisa de respirar para dar o melhor dela. Existem vários equipamentos de escarificação, mas descobri um de tracção animal bastante económico (7€) e aparentemente prático (calça-se por cima dos sapatos). Está à venda no Aki, já o comprei mas ainda não experimentei:
  1.  # 22

    Colocado por: MRui
    Colocado por: UgabistaNo meu jardim estou à 4 meses a ver se atino com o tempo/horário certo de rega, visto que ou começa a secar aqui e ali ou aparecem os ditos cogumelos! :)

    Os cogumelos devem ter a ver com o clima da zona, talvez um pouco húmida.


    Nem por isso.


    Colocado por: UgabistaÉ que tenho aqui e acolá umas pequenas partes a secar e desconfio que poderá ser falta de algum suplemento, pois água tenho regado 10 min. às 10h e outros 10min. às 18h30, sendo que tenho 4 aspersores, um em cada canto e a debitar, aparentemente, bem!

    Aumente o tempo de rega para 15-20 minutos. Se ainda assim não chegar, passe para 30 minutos.


    Também já me disseram para diminuir para 5 min. para cada parte do dia, pois cogumelos é sinal de água a mais.


    Colocado por: UgabistaJá agora...um bom adubo para colocar (se for a altura propícia!) num relvado com perto de 100m2 e com a tenrinha idade dos 4 meses atrás referidos?


    Colocado por: MRuiRed Label é um produto ideal para fertilizações de Verão ou Inverno. Não fertilize durante o tempo quente!


    Será má altura para adubar/fertilizar? Qual a diferença dos produtos? Qual o melhor produto para o fazer nesta altura do ano?
    •  
      MRui
    • 20 julho 2010

     # 23

    Colocado por: UgabistaTambém já me disseram para diminuir para 5 min. para cada parte do dia, pois cogumelos é sinal de água a mais.

    Colocado por: Ugabistacomeça a secar aqui e ali ou aparecem os ditos cogumelos!

    Se reduzir a rega para 5 min. como acha que vão ficar as partes que já estão a ficar secas?
    Há aí qualquer coisa que não está bem. Se tem partes secas é sinal de falta de água ou são zonas mal irrigadas pelos aspersores ou tem animais que vão urinar nessas zonas. Que tipo de solo tem? Será o solo que não faz drenagem conveniente em algumas zonas? Tem escarificado o relvado? Alguma coisa está a provocar isso.


    Colocado por: UgabistaSerá má altura para adubar/fertilizar? Qual a diferença dos produtos? Qual o melhor produto para o fazer nesta altura do ano?

    Não sou muito entendido na matéria, mas se adubar agora com o granulado azul acho que mal não vai fazer, desde que não abuse na dose.
  2.  # 24

    Rega

    A rega diária nesta altura do ano deve ser dividida por 2 ou 3 vezes.
    A 1ª de manhã bem cedo, antes de começar a aquecer (6h/7h), uma "molhadela" perto da hora de almoço (13h/14h) e mais uma boa rega aofim do dia (20h por ex.)

    Ao regar as 10h como diz estar a fazer, o sol já está quente e seca rapidamente o solo
    A rega á hora de almoço equiparo-a a um "lanche", agora, a esta hora tanto efeito faz regar 5 minutos ou 1 hora!
    Mais uma boa rega ao fim do dia.

    Tempo de rega, mais uma questão:
    Se o relvado em questão só apanha sol numa parte do dia, nem precisa de tanta rega nem de tanta quantidade de água.
    Se o relvado em questão apanha muito vento, a água pode não chegar a todos os cantinhos... deve ser compensado ou com mais tempo ou com mais aspersores/pulverizadores
    Podemos ter duas ou mais zonas de relvado no nosso jardim, que aquilo que funciona numa zona pode não ser exactamente o mesmo que noutra...


    Adubos
    É sempre preferível usar um adubo especifico para relvados que o "granulado azul". Muita atenção com a aplicação de adubos com o tempo quente, se a dose não for bem controlada pode correr o risco de queimar. Os adubos específicos para relvado são, na sua grande maioria de libertação lenta, quer isto dizer que não fazem um efeito tão rápido, mas alimentam por mais tempo.

    Um truque para "acelerar" o crescimento do escalracho é espalhar um pouco de "adubo em terra" por cima. A SIRO, tem o Siro Agro 2 que tem uma boa % de estrume de cavalo,
    existe tb o SIro Relva que é exactamente um fertilizante de relvados.


    O adubo com herbicida que referi no meu post anterior, é o bosklawn extra que o MRui indica no post dele...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRui
  3.  # 25

    Colocado por: marjoao
    A 1ª de manhã bem cedo, antes de começar a aquecer (6h/7h), uma "molhadela" perto da hora de almoço (13h/14h) e mais uma boa rega aofim do dia (20h por ex.)


    Vou experimentar nesse horário, depois dou o feedback dentro de 3/4 dias.


    existe tb o SIro Relva que é exactamente um fertilizante de relvados.


    Acha que é propício aplicá-lo nesta altura?

    Saudações.
  4.  # 26

    Colocado por: Ugabista

    Acha que é propício aplicá-lo nesta altura?


    Eu diria que se acha mesmo necessário "alimentá-lo" agora, é preferivel estes substratos ( colocar cerca de 1 cm de terra por cima da relva, que com a rega, ao fim de 2 dias já se infiltrou)
  5.  # 27

    Colocado por: MRui
    O relvado "prefere" 2 a 3 regas por dia (no verão) de 5 ou 10 minutos cada, que uma rega ao fim do dia de 30 minutos. E devemos de ter atenção que as regas durante as horas mais quentes são propicias ao maior consumo de água por causa da evaporação e podem aparecer doenças como é o caso dos fungos.


    O horário e o tempo de rega deve ser adaptado á meteorologia.

    Aquilo que é adequado agora (dias quentes, noites amenas) já não o será daqui a 2 meses...
    Quando as noites começarem a arrefecer mas os dias ainda estiverem quentes, devem ser feitas apenas duas regas por dia, a da manhã pode ser á mesma hora, a da hora do almoço deve ser eliminada, e a da tarde deve ser feita mais cedo, para que ainda tenha tempo de "secar" antas do fresco da noite, caso contrário quando voltar a regar de manhã o relva do ainda está molhado.

    Muita gente diz que de inverno não é preciso regar... ERRADO! Se não chover, a relva deve ser regada de manhã, mais tarde que no tempo quente, para ajudar a quebrar a humidade. Eu diria que deve ser regada a partir das 9/10H (bastam uns minutinhos - 4/5). A humidade do ar e da noite, não são suficientes para chegar ás raizes.
  6.  # 28

    Colocado por: marjoao

    Acha que é propício aplicá-lo nesta altura?

    Eu diria que se acha mesmo necessário "alimentá-lo" agora, é preferivel estes substratos ( colocar cerca de 1 cm de terra por cima da relva, que com a rega, ao fim de 2 dias já se infiltrou)


    Bem, vamos por partes para eu entender; Substracto, fertilizante, adubo, é o mesmo?! Qual devo aplicar (marca)?

    A questão é que no meu relvado, noto partes com bom desenvolvimento da relva, verdinha e a crescer bem, noutros noto meio relva verde meio relva seca à mistura. De referir que me nascem cogumelos em ambas as partes, daí em julgar não ser por falta de água!...o que me leva a pensar que seja necessário algum aditivo sobretudo nas partes meio secas, agora se me diz que não seria muito conveniente a não ser que veja que é imprescindivel...eu tenho, depois da rega e ao fim de algum tempo, regado (encharcado) com a mangueira essas partes mais secas de à uns dias a esta parte, no entanto não noto melhoras!...

    Saudações.
    •  
      MRui
    • 20 julho 2010

     # 29

    marjoao,

    Ainda a propósito de adubos para relva, comprei recentemente (recomendado na horto, apesar de eu ter ficado com sensação que era tipo uso geral) um saco de 25kg da BASF Nitrofoska NPK 12+12+17 (+2). Isto é bom para relva ou deve ter outro NPK? Serve para a adubagem de Outono ou só para a da Primavera?

    Obrigado
  7.  # 30

    Colocado por: zedasilvaque me fazem andar todas a semanas de rabo para o ar


    Já cá faltavam os rabos ..
    •  
      MRui
    • 20 julho 2010

     # 31

    maria carolina,

    O que é que anda a fazer por aqui? Isto é um tópico sério e frequentado por boas famílias, não é lá o Conversas da Treta. Olhe o lápis azul, olhe o lápis azul.
  8.  # 32

    Para sua informação este tópico interessa-me bastante. Mas vou primeiro tirar uma foto ao espaço que tenho e que precisa URGENTEMENTE de umas mãos. Depois me dará sua ajuda.
  9.  # 33

    Colocado por: MRuie frequentado por boas famílias


    por isso é que estava a faltar a minha pessoa (a)
  10.  # 34

    Colocado por: MRuimarjoao,

    Ainda a propósito de adubos para relva, comprei recentemente (recomendado na horto, apesar de eu ter ficado com sensação que era tipo uso geral) um saco de 25kg da BASF Nitrofoska NPK 12+12+17 (+2). Isto é bom para relva ou deve ter outro NPK? Serve para a adubagem de Outono ou só para a da Primavera?

    Obrigado


    O Nitrofoska é um adubo de uso geral.
    Sempre que possivel o ideal é utilizar um adubo próprio para relvado, mas se não for possível, é preferivel o Notrofoska que nada. A maioria dos adubos especificos para relvado são de libertação lenta, as "bolinhas" do adubo vêm capsuladas, o que faz com que leve mais tempo a desfazerem-se, por outro lado, o risco de sobredose é assim diminuido.
    Os adubos Proscape, não sendo o topo de gama, têm uma boa relação qualidade/preço, tendo uma gama grande de composições (NPK) que devem ser alternados nas várias alturas do ano.
    Para o verão a melhor escolha será um 18-5-9; 19-0-19; para poder usar durante todo o ano pode ser por ex. 12-5-8; 10-6-5...


    Colocado por: Ugabista
    Colocado por: marjoao
    Colocado por: Ugabista

    Acha que é propício aplicá-lo nesta altura?

    Eu diria que se acha mesmo necessário "alimentá-lo" agora, é preferivel estes substratos ( colocar cerca de 1 cm de terra por cima da relva, que com a rega, ao fim de 2 dias já se infiltrou)


    Bem, vamos por partes para eu entender; Substracto, fertilizante, adubo, é o mesmo?! Qual devo aplicar (marca)?

    A questão é que no meu relvado, noto partes com bom desenvolvimento da relva, verdinha e a crescer bem, noutros noto meio relva verde meio relva seca à mistura. De referir que me nascem cogumelos em ambas as partes, daí em julgar não ser por falta de água!...o que me leva a pensar que seja necessário algum aditivo sobretudo nas partes meio secas, agora se me diz que não seria muito conveniente a não ser que veja que é imprescindivel...eu tenho, depois da rega e ao fim de algum tempo, regado (encharcado) com a mangueira essas partes mais secas de à uns dias a esta parte, no entanto não noto melhoras!...

    Saudações.


    Adubo = Fertilizante

    Pode ter várias apresentações: Liquido para pulverizar (em pequenos jardins não é o mais adequado)
    Granulados - o que mais se utiliza
    Substratos - refiro-me a substratos vegetais, vulgo "terra", que já existem misturas especicicas para relvados, podendo ser utilizadas na instalação e na fertilização, embora sejam mais utilizados na sementeira ou plantação de escalracho, nos casos em que o relvado está como o que descreveu, com algumas manchas castanhas, colocar adubo granulado, pode queimar ainda mais, o SIRO RELVA é uma boa opção.

    As manchas castanhas que persistem, embora diga que essas zonas costuma "encharcar", podem ser algum bicharoco que para lá anda... Já viu lagartas??
    A lagarta do relvado aparece com o excesso de humidade, se for esse o caso está a regar demais. A lagarta aparece principalmente no tapete de relva, que tipo de relva tem no deu jardim??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRui
  11.  # 35

    Colocado por: marjoao o SIRO RELVA é uma boa opção.


    Ok, vou experimentar esse.

    Já viu lagartas??


    Que desse conta, não!

    que tipo de relva tem no deu jardim??


    Relva em tapete, precisamente!

    Não sei se será a mesma coisa, quando refere castanho, está-se a referir a meio-seco, certo?
  12.  # 36

    Esteja atento, se for lagarta tem de fazer tratamento (Dursban) e reduzir a rega.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ugabista
  13.  # 37

    .
    •  
      MRui
    • 21 julho 2010

     # 38

    Alterei hoje a rega para 3 vezes por dia. A primeira às 6h00, a segunda às 13h00 e a terceira às 20h00 no programador 1 e uma hora depois no programador 2. Os programadores da Rain Bird da série Image 6 permitem até 8 períodos por dia, mas infelizmente não permitem tempos de rega diferenciados de período para período, apenas permite tempos de rega diferentes entre sectores (6 cada programador).
    Se esta alteração tiver repercussões no comportamento da relva e demais plantas, relatarei aqui.
    •  
      MRui
    • 23 julho 2010 editado

     # 39

    Colocado por: MRui(...) Ando para saber informações mais completas sobre umas roçadoras a gasolina que trabalham com um disco de PVC. Se é o que eu imagino, aquilo a cortar bordaduras é num instante.


    Colocado por: zedasilvaO problema é mesmo o fio que ou se gasta num instante ou então se enrola todo.
    Como qualquer ingenhocas que se preze já tentei substiuir o fio por um pedaço de cabo de cobre.
    Não aconselho a menos que queiram ficar com umas naifadas no corpo.


    zedasilva,

    Já obtive as informações completas. Só há dois tipos destas máquinas: aparadoras e roçadoras. As aparadoras são as que nós temos, são eléctricas e só trabalham com fio. As roçadoras são de dimensões bem maiores e trabalham a gasolina, com fio ou disco de metal. Como as bordaduras são junto à calçada e aos lancis, não é aconselhada a sua utilização porque o disco metálico iria partir as pedras.
    Para o problema do fio das aparadoras, uma solução que me foi aconselhada é a utilização de fio de nylon com aço no seu interior. Comprei um rolo igual ao das imagens, apenas com a diferença que é de 2,4mmX15m. O preço no Leroy foi cerca de 7€. O rolo tem de ser enfiado manualmente na bobine da aparadora. Penso experimenta-lo amanhã, depois relatarei se houve naifadas.
      295367e.jpg
      122.jpg
    •  
      MRui
    • 25 julho 2010

     # 40

    Colocado por: MRuiAlterei hoje a rega para 3 vezes por dia. A primeira às 6h00, a segunda às 13h00 e a terceira às 20h00 (...) Se esta alteração tiver repercussões no comportamento da relva e demais plantas, relatarei aqui.

    Ainda não passou uma semana mas já noto alguma diferença para melhor, especialmente na relva.
 
0.0414 seg. NEW