Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      MRui
    • 25 julho 2010

     # 41

    Colocado por: zedasilvaO problema é mesmo o fio que ou se gasta num instante ou então se enrola todo.

    Colocado por: MRuiuma solução que me foi aconselhada é a utilização de fio de nylon com aço no seu interior. (...) Penso experimenta-lo amanhã, depois relatarei se houve naifadas.

    zedasilva,

    Compre o fio que indico no post #39 e fica com o seu problema resolvido. Já o testei e funcionou muitíssimo bem. Como referi no mesmo post, o fio tem de ser enrolado manualmente na bobine da aparadora e tive de a adaptar para o poder prender. Resolvi com 2 furos de broca de 3mm na face superior da bobine.
  1.  # 42

    e já agora para os entendidos, a minha mana tem um terreno de aprox 700m2 k está a tornar em jardim,uma parte plantou por raiz peça a peça relva da brasileira( se conhecem,mais verde e com folha mais aberta) e outra da relva comum,pelo mesmo sistema.a brasuca já se espalhou,já a outra nem por isso. é um caos as ervas daninhas,vamos ainda ajudar eu e a minha mae mas é um inferno....tira-se mas passado um bocado lá estao elas....ela pulveriza com um produto mas a relva fica mais fraca e as daninhas parecem k ganham mais folego...tem umas k tem uma raiz muito funda e tem umas folhas em forma de linguas....a terra é muito fertil e chovendo entao nem se fala.... jardinagem assim nao é nada divertido!
  2.  # 43

    MRui
    A bobine da minha aparadora é algo composto por 3 peças como as do desenho em anexo.
    Ou seja:
    1- bobine própria mente dita.
    2- anel de protecção do fio com dois furos por onde este vão passar
    3- Cápsula que fará o encaixe do todo o conjunto na máquina.
    O sistema de enrolamento do fio é como o que esquematizo?
      bobine2.jpg
    •  
      MRui
    • 26 julho 2010

     # 44

    Colocado por: zedasilvaO sistema de enrolamento do fio é como o que esquematizo?

    É isso mesmo.
  3.  # 45

    Porreiro pá!
    Vou tentar encontrar desse fio por aqui.
  4.  # 46

    existe tb o SIro Relva que é exactamente um fertilizante de relvados

    E em quanto tempo, após a 'administração' é que se vê resultados?
    Apliquei no meu jardim no passado dia 21 de Julho e, sabendo que ainda é cedo, gostaria de ter mais ou menos um ideia temporal da 'capacidade de resposta'.
    Saudações.
  5.  # 47

    Acabei agora de instalar (não sei se é o termo) 2 relvados na minha casa. Em tapete.

    A rega que o instalador me definiu foi:

    -Terraço 7h ; 15h; 21h 7 minutos de duração em cada periodo.

    -Entrada 8h; 14h; 18:45h, 15 minutos de duração em cada periodo.

    Ando por aqui a ver o que fazer em termos de manutenção, pelo que agradeço toda e qualquer ajuda. A minha relva é “Tall fescue”.
  6.  # 48

    SAPO NO JARDIM

    Viva!
    Gostaria de solicitar a vossa colaboração no sentido de esclarecer algumas dúvidas relacionadas com a presença de um sapo (Bufo-Bufo) no meu jardim!
    Há quem diga que o sapo é o melhor amigo do jardineiro mas...
    será que não há perigo para as crianças uma vez que andam na relva onde o sapo poderá passar?
    tenho notado que no relvado apareceram algumas manchas com relva seca... será do sapo?
    será que devo retirar o sapo do meu jardim?
    Obrigado pela vossa colaboração
  7.  # 49

    Boas!

    depois de ler todos os comentários a este tópico não posso deixar de referir que se não queiam ter problemas, deviam ter pensado em contratar alguém que preceba do assunto antes de desatarem a construir jardins com espécies desapropriadas e sistemas de rega deficientes...
    Acredito que achem os orçamentos muito altos, na medida em que não dão valor ao trabalho que dá pensar os espaços de acordo com as pretensões do cliente, a situação geográfica e climática e ainda o enquadramento paisagístico...
    Depois acham estranho que tenham os jardins cheios de ervas daninhas, ou seco, ou encharcado, ou um matagal...
    Desculpem a minha franqueza, mas como arquitecta paisagista custa-me um bocadinho ler os vossos comentários que acabam por mostrar a inconsciente falta de consideração pela minha profissão.

    Uma vez que a maior parte dos problemas que assinalam dizem respeito a tempos de rega:

    o tempo de rega de um jardim é calculado tendo em conta o balanço hídrico do local onde se insere e as necessidades de água diárias tendo em conta as dimensões do jardim, o tipo de plantas que contêm, o tipo de solo, a precipitação anual e as variações de temperatura anuais.

    os aspersores ou pulbverizadores têm débitos/hora descritos pelos materiais e depois de se realizar uma série de cálculos chega-se a um tempo de rega necessário para cada espaço sendo que esse tempo deve ser dividido em dois períodos de rega um ao amanhecer e outro ao anoitecer para que não haja muitas perdas por evaporação.

    na região Norte, as necessidades de água andam entre os 4 e 5 mm/dia, no sul pode chegar ao 8-9 mm/dia dependendo sempre das plantas a regar.

    Como podem ver, cada caso é um caso e não há receita que resulte para todos da mesma maneira.

    Ps - deixe andar o sapo que lhe está a fazer um trabalho de jardinagem notável controlando pragas de insectos que poderiam afectar o seu jardim. As manchas secas podem-se dever a uma fraca sobreposição dos aspersores, por exemplo; não creio que se devam à presença do sapo.

    Cumprimentos
  8.  # 50

    SBastos ArqPais há 4 horas agradecer sussurrar# 49citar
    Boas!

    depois de ler todos os comentários a este tópico não posso deixar de referir que se não queiam ter problemas, deviam ter pensado em contratar alguém que preceba do assunto antes de desatarem a construir jardins com espécies desapropriadas e sistemas de rega deficientes...
    Acredito que achem os orçamentos muito altos, na medida em que não dão valor ao trabalho que dá pensar os espaços de acordo com as pretensões do cliente, a situação geográfica e climática e ainda o enquadramento paisagístico...
    Depois acham estranho que tenham os jardins cheios de ervas daninhas, ou seco, ou encharcado, ou um matagal...


    Contratei uma empresa de jardinagem que me fez a preparação e instalação da minha relva com montagem de sistema de rega. Acho que se andasse sempre a ligar cada vez que vejo um aspersor 'desafinado' ou uma pequena parte mais seca, a pessoa todas as semanas ir-me-ia visitar a casa!

    Desculpem a minha franqueza, mas como arquitecta paisagista custa-me um bocadinho ler os vossos comentários que acabam por mostrar a inconsciente falta de consideração pela minha profissão.


    Não se trata de menosprezar a sua especialização, no entanto, todos nós em vez de recorremos aos mais diferentes formados nas diversas áreas dos nossos problemas, tentamos por vezes, resolver o problema e pedir dicas.

    Este Forúm serve também para isso!

    Saudações.
  9.  # 51

    caro ugabista,

    Se não pretendesse ajudar, nem me dava ao trabalho de comentar neste forum ou noutros em que participo.
    Ajudo todos quantos precisarem de ajuda e na medida em que me sentir com competências para tal.
    No entanto, se fizer o favor de reler o que escrevi, verá que me refiro a "alguém que perceba" de jardins, não me refiro a empresas de jardinagem uma vez que grande parte delas apenas sabe usar o corta relva e pouco mais.
    Falo por experiência própria porque já lidei com muitos construtores de jardins que não sabem destinguir um arbusto de uma árvore ou de uma herbáceas, não sabem os nomes das plantas muito menos as suas características e só estão na jardinagem porque acham que vão ganhar muito dinheiro.

    se o seu sistema de rega tivesse sido colocado por uma empresa credível, poucos problemas ou nenhuns lhe traria porque concerteza colocariam bons materiais e fariam um bom trabalho, mas secalhar teria que pagar mais... é como em tudo! por todo o lado e em todas as profissões à bons e maus profissionais. Mas por detrás do preço que se cobra está muito trabalho invisível e insensível a quem paga. Perguntou ao seu construtor do jardim se tinha algum arquitecto paisagista a colaborar com ele?... Tinha projecto de rega?... Alguém fiscalizou o trabalho executado?...
    Quando se trata de sistemas vivos à sempre plantas que podem morrer, mas se os trabalhos forem bem feitos o risco é mínimo.

    Quero apenas alertar para que, quando possam, peçam a intervenção de um arq. paisagista ou de uma empresa de jardinagem, mas exijam rigor e profissionalismo porque é para isso que lhes pagam e só assim os construtores os respeitarão e evoluirão para um registo mais profissional e não de desenrasque...

    a pouca consideração pela minha profissão é visível e é uma luta antiga, talvez por isso possa ter parecido um pouco ríspida, mas é apenas um desabafo.
  10.  # 52

    Se não pretendesse ajudar, nem me dava ao trabalho de comentar neste forum ou noutros em que participo.

    O que pode ajudar pela internet sem verificar 'in loco' o local?! É que não é por relatos de inexperientes e fotos que vai fazer um bom diagnóstico!..penso eu de que...

    No entanto, se fizer o favor de reler o que escrevi, verá que me refiro a "alguém que perceba" de jardins, não me refiro a empresas de jardinagem uma vez que grande parte delas apenas sabe usar o corta relva e pouco mais...se o seu sistema de rega tivesse sido colocado por uma empresa credível, poucos problemas ou nenhuns lhe traria porque concerteza colocariam bons materiais e fariam um bom trabalho, mas secalhar teria que pagar mais... é como em tudo!

    Não consigo encontrar onde mencionei o nome da empresa e aptidões do responsável, nem tão pouco quanto paguei!

    Perguntou ao seu construtor do jardim se tinha algum arquitecto paisagista a colaborar com ele?...Tinha projecto de rega?... Alguém fiscalizou o trabalho executado?...


    Mal pergunte.....será que quem tem 20 anos de experiências, precisa de um arquitecto paisagista ou Eng. Agrónoma, para elaborar, preparar, montar, etc... um jardinzinho rectângular de 12x8, não um campo de golf!....projecto de rega?! Fiscalizar o trabalho sim, o responsável (patrão) acompanhou do início ao fim toda a obra e foi coordenando o trabalho.

    Saudações.
    •  
      MRui
    • 2 setembro 2010

     # 53

    Colocado por: SBastos ArqPaisDesculpem a minha franqueza, mas como arquitecta paisagista custa-me um bocadinho ler os vossos comentários que acabam por mostrar a inconsciente falta de consideração pela minha profissão.


    Como todos os comentários demonstram, o objectivo e preocupação deste tópico é precisamente mostrar uma inconsciente falta de consideração pela profissão de alguém.
    Aproveito para informar que já está à venda uma erva que dá uma moca muito mais bem disposta do que a produzida pela anteriormente à venda.

    Boas regas (independentemente de para onde sopram os ventos).
  11.  # 54

    Mal pergunte.....será que quem tem 20 anos de experiências, precisa de um arquitecto paisagista ou Eng. Agrónoma, para elaborar, preparar, montar, etc... um jardinzinho rectângular de 12x8, não um campo de golf!....projecto de rega?! Fiscalizar o trabalho sim, o responsável (patrão) acompanhou do início ao fim toda a obra e foi coordenando o trabalho.


    muito estranho então que tenha tantos problemas!!!

    Aproveito para informar que já está à venda uma erva que dá uma moca muito mais bem disposta do que a produzida pela anteriormente à venda.

    acredito que sim e que até a use.

    Cada um é livre de fazer os disparates que quer.
  12.  # 55

    Sérgio99 30 Julho 2010 agradecer sussurrar# 47citar
    Acabei agora de instalar (não sei se é o termo) 2 relvados na minha casa. Em tapete.

    A rega que o instalador me definiu foi:

    -Terraço 7h ; 15h; 21h 7 minutos de duração em cada periodo.

    -Entrada 8h; 14h; 18:45h, 15 minutos de duração em cada periodo.

    Ando por aqui a ver o que fazer em termos de manutenção, pelo que agradeço toda e qualquer ajuda. A minha relva é “Tall fescue”.


    uma vez que não especifica grande coisa em relação ao seu relvado, acho que o link que lhe deixo já lhe pode ser útil...

    http://www.outils-wolf.pt/conselhos-para-a-revaldo-a-manutencao-do-relvado-ao-longo-do-ano,47030,pt.html

    este mapa de manutenções está equilibrado apesar de um pouco exaustivo... não é imperativo que necessite efectuar todos os passos do esquema...
    passos principais:
    escarificar, cortar, fertilizar e regar na época quente. (deve ser ajustado ao seu local de residência - se morar no minho precisa de poucos meses de rega, no algarve, quase todo o ano...)

    Cumprimentos,
  13.  # 56

    O que pode ajudar pela internet sem verificar 'in loco' o local?! É que não é por relatos de inexperientes e fotos que vai fazer um bom diagnóstico!..penso eu de que...


    daí que eu faça várias perguntas e não me limite a debitar meia dúzia de generalidades... o que é válido para um caso pode não o ser para outro.
  14.  # 57

    Cara SBastos,

    Ninguém aqui está a desprestigiar o trabalho de ninguém.
    Agora o que tem que compreender é que muita gente, como eu, prefere o DIY porque não tem disponibilidade financeira ou simplesmente porque se sente capaz e tem gosto em fazê-lo.
    Compreenda também que a sua posição aqui é de vendedora e, até que começe a ajudar ao invés de aconselhar serviços, será sempre essa.

    Agora falando no que interessa... :)

    Estou a construir uma moradia e tenho cerca de 300/400m2 para 'encher'. Ainda não pensei muito bem no que colocar mas seriam pontos localizados de jardim e o restante relva. Se eu contratasse os seus serviços para tratar da parte exterior, estariamos a falar de que valores? :)

    Só mais uma coisa em relação à rega: os dois maiores fabricantes de componentes para sistemas de rega (que eu conheça)- a Rain Bird e a Hunter, disponibilizam ambos no seu site um serviço para planificar sistemas de rega.
    Basta enviar a planta, referir que tipo de plantas/relva iremos ter e recebemos o projecto de rega com todos os pormenores e material necessário. Isto, claro, gratuitamente.

    Agora pergunto eu: acha esse projecto de rega credível? :)

    Cumps,
  15.  # 58

    Estou a construir uma moradia e tenho cerca de 300/400m2 para 'encher'. Ainda não pensei muito bem no que colocar mas seriam pontos localizados de jardim e o restante relva. Se eu contratasse os seus serviços para tratar da parte exterior, estariamos a falar de que valores? :)


    Apesar da ideia que fez de mim, não estou aqui para vender nenhum serviço meu. Isso faço-o no meu local de trabalho. Não passo receitas. Mas o Sr. pode fazer consultas a vários profissionais para ter uma ideia.

    Só mais uma coisa em relação à rega: os dois maiores fabricantes de componentes para sistemas de rega (que eu conheça)- a Rain Bird e a Hunter, disponibilizam ambos no seu site um serviço para planificar sistemas de rega.
    Basta enviar a planta, referir que tipo de plantas/relva iremos ter e recebemos o projecto de rega com todos os pormenores e material necessário. Isto, claro, gratuitamente.

    Agora pergunto eu: acha esse projecto de rega credível? :)


    Esses projectos de rega são credíveis sim, mas uma vez que o negócio deles é vender materiais, muitas vezes exageram no número de aspersores ou pulverizadores ou de acessórios para fazer render...
    Por exemplo e por regra, eles fazem sobreposições do raio de rega de cada bico de 100% (ou muito próximo disso), mas praticamente só os campos de golfe necessitam de tamanha sobreposição. Sobreposições de 80% são mais que suficientes para regar um jardim, o que se traduz em poupança de água e de materiais.

    mesmo assim, na falta (ou na não necessidade) de melhor, são perfeitamente válidos.

    Cumprimentos,
  16.  # 59

    só mais um comentário...

    o projecto é só o início do processo... depois o dono da obra deverá tentar garantir que o construtor não cobra determinados materiais/quantidades e depois instala outros...
    Cumps,
  17.  # 60

    Colocado por: SBastos ArqPais
    Apesar da ideia que fez de mim, não estou aqui para vender nenhum serviço meu. Isso faço-o no meu local de trabalho. Não passo receitas. Mas o Sr. pode fazer consultas a vários profissionais para ter uma ideia.


    Não fiz ideia nenhuma. Você está aqui a defender a sua sardinha como cada qual defende a sua, o que é perfeitamente válido.
    Mas eu gostava realmente de ter um orçamento para os arranjos exteriores. Já, por várias vezes, pensei em contratar serviços para isso, mas nunca soube onde o fazer. Agora que tenho esta oportunidade...queria aproveitá-la.

    Do que necessita para orçamentar? Basta a planta?
 
0.0466 seg. NEW