Iniciar sessão ou registar-se
    • joferi
    • 19 julho 2010 editado

     # 1

    Boa tarde,gostaria que me ajudassem numa questão bicuda.Moro num predio de 5 andares e 10 condóminos,com cotas em atrazo de cerca de 6000€,temos uma empresa que em conjunto com um condómino eleito em assembleia anual gerem o prédio,embora seja na realidade a empresa que o gere pois tem plenos poderes em relação a pagamentos ,em Dezembro ouve um problema com o telhado e os ultimos andares ficaram inundados pois o algeróz entopiu,a empresa mandou arranjar o telhado,e quando os inquilinos afectados reclamaram a reparação das respectivas casas a empresa começou a "patinar" até á cerca de 15 dias,pois ouve a reunião anual na qual ficamos a saber que cada condómino teria de pagar 150 € extras do arranjo do telhado pois não havia dinheiro na conta e quanto ao arranjo dos andares afectados "isso logo se verá " ( palavras do Sr. da empresa ),nessa reunião foi eleito um novo administrador,que sou eu,e qual o meu espanto,venho a saber que o predio não tem seguro há cerca de 2 anos, " não havia dinheiro e não o ia pagar do meu bolso "( palavras do Sr. da empresa ).As minhas duvidas são :A empresa não era obrigada a marcar uma reunião para ficarmos a saber que não havia dinheiro para pagar o seguro ? E agora quem paga as despesas do arranjo das casas afectadas ? Podemos rescindir o contracto com a empresa por má gerencia mesmo tendo processos em tribunal para a cobrança das dividas ? Um dos afectados pelas inundações tem cerca de 2000€ em divida ,pode exigir as obras ? Agradeço desde já as vossas respostas ,Obrigado
  1.  # 2

    Colocado por: joferiE agora quem paga as despesas do arranjo das casas afectadas ?
    Todos os condóminos, na proporção das respectivas permilagens.

    Podemos rescindir o contracto com a empresa por má gerencia mesmo tendo processos em tribunal para a cobrança das dividas ?
    Se a empresa de administração de condomínio está (para variar!!) a fazer o que deve, e que a falta de liquidez se deve a demoras na Justiça, o que pode fazer é queixar-se da morosidade dos Tribunais. Por o Tribunal em Tribunal parece-me ser contraproducente...

    Um dos afectados pelas inundações tem cerca de 2000€ em divida ,pode exigir as obras ?
    Não tem nada a ver uma coisa com outra. Mas, claro, há sempre a hipótese de se negociar um encontro de contas (com desistência do processo em tribunal). «Um mau acordo é melhor que uma boa demanda».
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joferi
  2.  # 3

    até á cerca de 15 dias,pois ouve a reunião anual na qual ficamos a saber que cada condómino teria de pagar 150 € extras do arranjo do telhado pois não havia dinheiro na conta e quanto ao arranjo dos andares afectados "isso logo se verá " ( palavras do Sr. da empresa ),


    nessa reunião foi eleito um novo administrador,que sou eu,e qual o meu espanto,venho a saber que o predio não tem seguro há cerca de 2 anos, " não havia dinheiro e não o ia pagar do meu bolso "( palavras do Sr. da empresa ).As minhas duvidas são :A empresa não era obrigada a marcar uma reunião para ficarmos a saber que não havia dinheiro para pagar o seguro ?


    Desculpe a indiscrição, mas não aprovaram contas nesses 2 anos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joferi
  3.  # 4

    Colocado por: luisvv
    até á cerca de 15 dias,pois ouve a reunião anual na qual ficamos a saber que cada condómino teria de pagar 150 € extras do arranjo do telhado pois não havia dinheiro na conta e quanto ao arranjo dos andares afectados "isso logo se verá " ( palavras do Sr. da empresa ),


    nessa reunião foi eleito um novo administrador,que sou eu,e qual o meu espanto,venho a saber que o predio não tem seguro há cerca de 2 anos, " não havia dinheiro e não o ia pagar do meu bolso "( palavras do Sr. da empresa ).As minhas duvidas são :A empresa não era obrigada a marcar uma reunião para ficarmos a saber que não havia dinheiro para pagar o seguro ?


    Desculpe a indiscrição, mas não aprovaram contas nesses 2 anos?

    Estas pessoas agradeceram este comentário:joferi

    Sim mas sempre apareceu o valor do seguro nas contas e sempre foi aprovado
  4.  # 5

    Sim mas sempre apareceu o valor do seguro nas contas e sempre foi aprovado


    Não percebo. Está a dizer que a administração apresentou informação que dava o seguro como pago, é isso ?
  5.  # 6

    Se apareceram nas despesas que o seguro foi pago e este nao foi, entao o dinheiro foi "desviado" para algum sitio.
    É pedirem as facturas e conferirem tudo.
  6.  # 7

    Colocado por: luisvv
    Sim mas sempre apareceu o valor do seguro nas contas e sempre foi aprovado


    Não percebo. Está a dizer que a administração apresentou informação que dava o seguro como pago, é isso ?
    Sim e os antigos administradores nunca verificaram as contas
  7.  # 8

    Neste caso, há falsa informação, abuso de confiança e muito mais coisas.
    O melhor será apresentar o caso a um advogado, e levar essas pessoas à barra dos tribunais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joferi
  8.  # 9

    Boas

    Só uma sugestão aqueles que não pagam condominio não a obras para ninguem.


    Se a obra for 3000 mil o condominio abate os 2000mil de divida e só mete 1000

    Se a divida for 1000 o condminio não da nada enquanto a respectiva divida não for paga.


    O devedor de certeza absulata que paga ou fica com os prejuizos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joferi
  9.  # 10

    Colocado por: G.duvidasSó uma sugestão aqueles que não pagam condominio não a obras para ninguem.

    Isto não é, nem pode ser assim tão linear.

    Se o condómino que não paga é um dos que mora mesmo por baixo do telhado que mete água, e se de cada vez que chove aumentam os estragos, é preciso não nos esquecermos que de cada vez que chove a conta a pagar PELO CONDOMÍNIO também aumenta.

    Isto é, há NOVE condóminos que têm de pagar mais (e a parte do caloteiro é de apenas 1/10).
  10.  # 11

    Sim e os antigos administradores nunca verificaram as contas


    Desculpe insistir:
    1) A administração apresenta contas nas quais indica que o seguro (despesa) está pago.
    2) Você verifica que tal não corresponde à verdade.
    3) A administração responde que "não havia dinheiro para pagar".

    Perante isto, a administração continua em funções ?

    P.S - Já agora, só para esclarecer melhor: os saldos bancários conferem ? não haverá nas contas alguma referência a dívidas a fornecedores, p.ex?
  11.  # 12

    Colocado por: joferiSim mas sempre apareceu o valor do seguro nas contas e sempre foi aprovado

    Nas "contas" OU NO ORÇAMENTO ?
  12.  # 13

    Colocado por: luisvv
    Sim e os antigos administradores nunca verificaram as contas


    Desculpe insistir:
    1) A administração apresenta contas nas quais indica que o seguro (despesa) está pago.
    2) Você verifica que tal não corresponde à verdade.
    3) A administração responde que "não havia dinheiro para pagar".

    Perante isto, a administração continua em funções ?
    Até agora os anteriores administradores nunca se preocuparam em verificar a gestão do predio e eu só sou administrador á cerca de 15 dias e não sei o que fazer.

    P.S - Já agora, só para esclarecer melhor: os saldos bancários conferem ? não haverá nas contas alguma referência a dívidas a fornecedores, p.ex?

    Ainda não me deram asseso aos estratos bancários
  13.  # 14

    Colocado por: joferi
    Colocado por: luisvv
    Sim e os antigos administradores nunca verificaram as contas


    Desculpe insistir:
    1) A administração apresenta contas nas quais indica que o seguro (despesa) está pago.
    2) Você verifica que tal não corresponde à verdade.
    3) A administração responde que "não havia dinheiro para pagar".

    Perante isto, a administração continua em funções ?
    Até agora os anteriores administradores nunca se preocuparam em verificar a gestão do predio e eu só sou administrador á cerca de 15 dias e não sei o que fazer.

    P.S - Já agora, só para esclarecer melhor: os saldos bancários conferem ? não haverá nas contas alguma referência a dívidas a fornecedores, p.ex?

    Ainda não me deram asseso aos estratos bancários


    Já agora,o seguro não iria cobrir as obras do telhado e dos inquilinos afectados,obrigado
  14.  # 15

    Já agora,o seguro não iria cobrir as obras do telhado e dos inquilinos afectados,obrigado


    1)"o algeróz entopiu,a empresa mandou arranjar o telhado,"

    Depende das coberturas. Se se tratasse de multiriscos, com a cobertura de inundações, cobriria os danos provocados. Já quanto à reparação do telhado propriamente dita, só se estiver a referir-se à reparação de danos provocados pelo entupimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joferi
  15.  # 16

    Boas

    Os estragos se aumentarem azar, o indivíduo para receber tinha que ir a tribunal ao mesmo tempo entrava em tribunal, uma acção para o pagamento das quotas, e andam assim durante uns tempos.


    Era o que falta quem não paga receber, é a pura das latas, tamanha hipocrisia!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joferi
  16.  # 17

    Colocado por: luisvv
    Já agora,o seguro não iria cobrir as obras do telhado e dos inquilinos afectados,obrigado


    1)"o algeróz entupiu,a empresa mandou arranjar o telhado,"

    Depende das coberturas. Se se tratasse de multiriscos, com a cobertura de inundações, cobriria os danos provocados. Já quanto à reparação do telhado propriamente dita, só se estiver a referir-se à reparação de danos provocados pelo entupimento.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:joferi


    Obrigado pelo esclarecimento,estou a ver que como novo administrador,tenho um grande "bico de obra" para resolver e estou completamente as escuras na matéria
 
0.0203 seg. NEW