Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: MJPEREIRA5Na minha casa nunca passou dos 25.5º C, mesmo nos dias consecutivos de calor.
    Ontem e hoje, manteve-se nos 22/23 ºC.

    Sem nada a arrefecer...


    e por acaso podemos saber onde mora?
  2.  # 62

    A minha nos últimos 2/3 dias tem andado nos 22º a 23º! :)
  3.  # 63

    Os meus 29 graus para quem tinha 40 cá fora até que pareciam bem fresquinhos.
    Não tenho apresentado outros valores pois as condições aqui por este lado não tem sido nada normais.
    A minha cobertura é mesmo só laje. E ainda bem pois com mais um fogo que deflagrou aqui mesmo aqui ao lado e que vai estar pelo menos mais 1 semana a arder se tivesse painel sandwisch e caleiras teria agora esta atafolhadas de cinzas e folhas queimadas.
    • Velha
    • 5 agosto 2010 editado

     # 64

    Olá, estava a ler-vos e decidi dar a minha opinião.
    Onde se situam essas casas fresquinhas no Verão?
    Para que lado têm as janelas viradas?

    Por acaso, o que explica que algumas casas tenham temperaturas da ordem dos 25ºC no pino do verão não será a localização e exposição da casa? Não serão casas situadas em zonas ventosas, junto ao mar, a norte do tejo?
    Eu tenho uma casa nessa situação que tem cerca de 15 anos. A casa tem um bom isolamento, mas não levou esse tipo de cortiça de que falam.
    Como tem janelas viradas a Oeste e Noroeste, e poucas a Sul, o que acontece é que é fresquísima no verão, nunca me lembro de sentir calor cá dentro.
    Para isolamento, colocaram umas placas de um aglomerado Wallmate na caixa de ar e poliuretano expandido entre a placa e as telhas.
    Com este tipo de isolamento, os verões são excelentes. Já os Invernos são de amargar, frios e sobretudo muito húmidos.
  4.  # 65

    não será a localização e exposição da casa?


    A minha situasse no concelho de Sintra, como já tinha dito. Exposição total ao sol, enquanto existe sol.

    Para que lado têm as janelas viradas?


    Tenho 6 janelas (Portas) viradas a sul, a mais pequena com 2,10m. Mais duas viradas a oeste, com 3m e 2,1m.
  5.  # 66

    Mais alguns dados para a discussão:
    A minha casa nunca tem passado dos 25º este verão, tem vãos de 2,5m para todos os lados. Isolamento Wallmate (4cm), no meio de panos de tijolo de 15cm, cobertura de telha com roofmate de 6cm entre a telha e a placa... Raramente uso o a/c no verão. No inverno o comportamento é no entanto pior - vou aos 18º após vários dias mto frios.

    ah! Zona: Peninsula de Setubal
  6.  # 67

    Colocado por: aeglosMais alguns dados para a discussão:
    A minha casa nunca tem passado dos 25º este verão, tem vãos de 2,5m para todos os lados. Isolamento Wallmate (4cm), no meio de panos de tijolo de 15cm, cobertura de telha com roofmate de 6cm entre a telha e a placa... Raramente uso o a/c no verão. No inverno o comportamento é no entanto pior - vou aos 18º após vários dias mto frios.

    ah! Zona: Peninsula de Setubal


    E daí?
  7.  # 68

    Colocado por: VelhaOlá, estava a ler-vos e decidi dar a minha opinião.
    Onde se situam essas casas fresquinhas no Verão?
    Para que lado têm as janelas viradas?

    Por acaso, o que explica que algumas casas tenham temperaturas da ordem dos 25ºC no pino do verão não será a localização e exposição da casa? Não serão casas situadas em zonas ventosas, junto ao mar, a norte do tejo?
    Eu tenho uma casa nessa situação que tem cerca de 15 anos. A casa tem um bom isolamento, mas não levou esse tipo de cortiça de que falam.
    Como tem janelas viradas a Oeste e Noroeste, e poucas a Sul, o que acontece é que é fresquísima no verão, nunca me lembro de sentir calor cá dentro.
    Para isolamento, colocaram umas placas de um aglomerado Wallmate na caixa de ar e poliuretano expandido entre a placa e as telhas.
    Com este tipo de isolamento, os verões são excelentes. Já os Invernos são de amargar, frios e sobretudo muito húmidos.


    E ninguém fala na caixilharia?
    • Velha
    • 5 agosto 2010 editado

     # 69

    No inverno o comportamento é no entanto pior - vou aos 18º após vários dias mto frios.

    Pois... Essa temperatura no Inverno é muito boa! Sorte a sua. E isso de virar as suas janelas para sul foi uma boa ideia. Pena tenho eu de so ter três janelitos pequenos nessa fachada.
    O meu velho quando mandou fazer a casa achou pedra numa parte da cave. Vai daí rodou um bocadinho o projecto para fugir à pedra, mas fiquei com a casa com uma orientação que não estava prevista. Foi um grande erro!
    Agora as janelas grandes viradas a Noroeste não Têm sol e aquilo parece o "moto contínuo" o vento sempre a bater e a arrefecer as vidaraças. No inverno tenho menos de 10 º C e chego a ter 6º e 7º C... Gasto dinheiro a aquecer a casa no inverno, que começa logo em Novembro, e o frio só acaba lá para Abril. No Verão estou no Céu, porque raramente passo dos 25ºC.

    E ninguém fala na caixilharia?

    No meu caso não é da caixilharia, acho eu que é boa e da Technal.
    A casa é tão estanque que nem respira e tenho de arejar mais no inverno para não criar bolor e agora as madeiras já estão estragadas da humidade do ar.
  8.  # 70

    E ainda bem pois com mais um fogo que deflagrou aqui mesmo aqui ao lado e que vai estar pelo menos mais 1 semana a arder se tivesse painel sandwisch e caleiras teria agora esta atafolhadas de cinzas e folhas queimadas.

    Mesmo assim, eu no seu lugar, assim que pudesse (€€€), trataria de arranjar um isolamento/protecção melhor para a placa...É que teria ganhos enormes dentro de casa. As caleiras não deveriam entupir com as cinzas e provavelmente com o tempo/vento, as cinzas desfaziam-se...mas lá em cima é sempre um risco...

    Abraço, Pedro
  9.  # 71

    Colocado por: Velha
    Pois... Essa temperatura no Inverno é muito boa! Sorte a sua. E isso de virar as suas janelas para sul foi uma boa ideia. Pena tenho eu de so ter três janelitos pequenos nessa fachada.
    O meu velho quando mandou fazer a casa achou pedra numa parte da cave. Vai daí rodou um bocadinho o projecto para fugir à pedra, mas fiquei com a casa com uma orientação que não estava prevista. Foi um grande erro!
    Agora as janelas grandes viradas a Noroeste não Têm sol e aquilo parece o "moto contínuo" o vento sempre a bater e a arrefecer as vidaraças. No inverno tenho menos de 10 º C e chego a ter 6º e 7º C... Gasto dinheiro a aquecer a casa no inverno, que começa logo em Novembro, e o frio só acaba lá para Abril. No Verão estou no Céu, porque raramente passo dos 25ºC.


    No meu caso não é da caixilharia, acho eu que é boa e da Technal.
    A casa é tão estanque que nem respira e tenho de arejar mais no inverno para não criar bolor e agora as madeiras já estão estragadas da humidade do ar.


    Que vidros tem?
    • Velha
    • 6 agosto 2010 editado

     # 72

    Que vidros tem?

    Os vidros são vidros duplos, creio que inquebráveis, mas normais. A casa já tem mais de uma década e pode ser que haja já vidros melhores. Sei que agora também já fazem caixilharia com caixa de ar maior.
    São sobretudo umas janelas grandes, de correr (Cinco) viradas a Noroeste que tornam a casa fria, especialmente porque o vento não pára de bater contra elas.
    E, como elas dão quase todas para uma enorme varanda, já pensei em fechar a varanda. Mas, ficava com aspecto de marquise, e eu não gosto de marquises. Ficava feio...

    Realmente não posso aumentar a espessura da caixa de ar do technal, mas os vidros, poderia se houvesse vidros isolantes... Será que existem? Nunca tinha pensado nisso.
  10.  # 73

    Colocado por: Velha
    Os vidros são vidros duplos, creio que inquebráveis, mas normais. A casa já tem mais de uma década e pode ser que haja já vidros melhores. Sei que agora também já fazem caixilharia com caixa de ar maior.
    São sobretudo umas janelas grandes, de correr (Cinco) viradas a Nordeste que tornam a casa fria, especialmente porque o vento não pára de bater contra elas.
    E, como elas dão quase todas para uma enorme varanda, já pensei em fechar a varanda. Mas, ficava com aspecto de marquise, e eu não gosto de marquises. Ficava feio...

    Realmente não posso aumentar a espessura da caixa de ar do technal, mas os vidros, poderia se houvesse vidros isolantes... Será que existem? Nunca tinha pensado nisso.


    há dez anos já havia caixilhos da technal com caixas suficientes para a satisfazer,os tipos que fizeram os caixilhos é que trabalharam mal.
    Os vidros ideais para si são os chamados vidros de índice baixo emissivo,porque retêm calor pelo interior da habitação,ou seja dá-lhe muito mais poupança energética.já percebi que usou uma marca cara,sem necessidade nenhuma,e perde energia na mesma.
    Só tem é que substituir os caixilhos por outros porque esses não servem para aí,já que não gosta de fechar a marquise por questão de estética.

    Rocha
  11.  # 74

    Colocado por: Velha
    E, como elas dão quase todas para uma enorme varanda, já pensei em fechar a varanda. Mas, ficava com aspecto de marquise, e eu não gosto de marquises. Ficava feio...


    Acho que depende muito de como a fechar. Mas eu sou suspeita porque gosto muito de varandas fechadas, não as marquises com grandes janelas de correr de aluminio, mas, por exemplo, as de vidro em quadriculo como as que ha no Norte. Virada a Noroeste, era perfeito :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Velha
  12.  # 75

    Colocado por: lobito

    Acho que depende muito de como a fechar. Mas eu sou suspeita porque gosto muito de varandas fechadas, não as marquises com grandes janelas de correr de aluminio, mas, por exemplo, as de vidro em quadriculo como as que ha no Norte. Virada a Noroeste, era perfeito :-)


    Perfeito para a boa condutibilidade do frio.
  13.  # 76

    Colocado por: Jorge Rocha

    Perfeito para a boa condutibilidade do frio.


    Ao frio queria eu dizer
  14.  # 77

    Colocado por: Jorge Rocha

    E daí?


    e daí nada... o AdrianoP pediu dados e eu dei.
    • Velha
    • 6 agosto 2010 editado

     # 78

    Acho que depende muito de como a fechar. Mas eu sou suspeita porque gosto muito de varandas fechadas, não as marquises com grandes janelas de correr de aluminio, mas, por exemplo, as de vidro em quadriculo como as que ha no Norte. Virada a Noroeste, era perfeito :-)

    Sinto que essa era uma solução boa. Da varanda vê-se o mar, e nunca utilizo essa varanda o que é pena. Se o vento deixasse de incomodar tanto, podia lá por umas espreguiçadeiras, porque é uma varanda larga.
    Lobito, não querendo incomodar, não me dava um link, ou um contacto, onde possa ver do que é que está a falar.
    Como existem várias colunas ao longo da varanda, o que quer que coloque a fechar essa varanda terá de ligar as colunas entre si. Pensei por placas de vidro inquebrável (fixas excepto uma) a ligar as colunas, mas receei o tal problema de "encafifar" aquilo.
  15.  # 79

    Colocado por: aeglos

    e daí nada... o AdrianoP pediu dados e eu dei.


    Não tinha percebido.
  16.  # 80

    Colocado por: Velha
    Sinto que essa era uma solução boa. Da varanda vê-se o mar, e nunca utilizo essa varanda o que é pena. Se o vento deixasse de incomodar tanto, podia lá por umas espreguiçadeiras, porque é uma varanda larga.
    Lobito, não querendo incomodar, não me dava um link, ou um contacto, onde possa ver do que é que está a falar.
    Como existem várias colunas ao longo da varanda, o que quer que coloque a fechar essa varanda terá de ligar as colunas entre si. Pensei por placas de vidro inquebrável (fixas excepto uma) a ligar as colunas, mas receei o tal problema de "encafifar" aquilo.


    Não percebeu o que eu disse sobre esse assunto?
 
0.0401 seg. NEW