Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Entreguei um caderno de encargos e respectivo projecto de estabilidade tendo no caderno de encargos explicito que queria orçamentos detalhados.
    O pedido de orçamento foi a 3 empreiteiros e todos eles apenas responderam com uma carta em que apresentam apenas o valor total, sem qualquer detalhe ou descriminação.
    Para piorar a coisa os 3 orçamentos são de 66 mil euros, 101 mil euros e 129 mil euros (valores com IVA).
  2.  # 2

    Entreguei um caderno de encargos e respectivo projecto de estabilidade tendo no caderno de encargos explicito que queria orçamentos detalhados.

    Querer, queria, mas elaborar um orçamento desses custa 1000€ o que as empresas não estão disposta a pagar. Sem mapa de quantidades nem sequer lhe dava preço

    Entreguei um caderno de encargos e respectivo projecto de estabilidade tendo no caderno de encargos explicito que queria orçamentos detalhados.

    Obviamente, se você não lhes nada (mapa de quantidades) esperava que eles lho oferecessem?

    Para piorar a coisa os 3 orçamentos são de 66 mil euros, 101 mil euros e 129 mil euros (valores com IVA).

    è o problema de trabalhar sem mapa de quantidades. Fica sem termo de comparação

    Incrível

    Incrível é você fazer as coisas mal feitas (poupou no projecto de execução) e esperar que os outros assumissem os seus custos
  3.  # 3

    Quanto custa um projecto de execução? Quem pode/deve fazer o projecto de execução? O projecto de execução é elaborado com base no projecto de estabilidade e de arquitectura?
  4.  # 4

    Quanto custa um projecto de execução?

    Dependo do seu arquitecto e varia muito

    Quem pode/deve fazer o projecto de execução?

    O seu arquitecto

    O projecto de execução é elaborado com base no projecto de estabilidade e de arquitectura?

    sim, é
  5.  # 5

    PEço desculpa em fazer tantas perguntas.
    Um projecto de execução consistem em quê?
  6.  # 6

  7.  # 7

  8.  # 8

    Eu tenho aqui dois cadernos, um diz "projecto de execução - Obra de pedreiro" onde tem texto descritivo com alguns tópicos:
    - Definição de empreitada
    - Cabouços
    - Alicerces
    - Cimento armado
    etc
    Este projecto tem também diversas plantas dos diversos pisos, diversos cortes, cortes construtivos, Plantas cortes e alçados, muros, caixas de visitas, etc

    Para além deste projecto existe um outro que é o "projecto de estabilidade - execução" que tem uma memoria descritiva onde indica entre outros topicos:
    - composição dos betões
    - aço para armaduras
    - prescrições gerais
    Este caderno contém também diversas plantas entre as quais destaco: plantas estruturais da 1ª e 2ª lage com quadros de materias aço e betão, plantas de fundações, plantas de pormenores, vigas, etc.

    Seria isto o suficiente para me apresentarem orçamentos?

    -
  9.  # 9

    É, mas não detalhado, ou pelo menos detalhado e com rigor proximo dos 100%, pois não tem mapa de quantidades, ou seja um bom projecto de execução inclui medições ( mapa de quantidades) e o respectivo caderno de encargos. Dai que os empreiteiros que contactou, não podem ser eles a dizer-lhe que a sua obra tem tanto de betão, tanto de tijolo etc, e respectivo preço e assim apresentam-lhe apenas preços globais.
  10.  # 10

    Obrigado pelas prontas respostas e mais uma vez desculpem tantas perguntas.

    Mas as quantidades que refere, de betão, tijolo, ferro, etc não se retiram a partir dos dados apresentados?
    Por exemplo ao se escrever que o betão é do tipo x e o ferro do tipo y e nas plantas aparece uma muro com as dimensões, não cabe ao empreiteiro dar o preço para fazer o muro?

    Na área que trabalho tenho de fazer orçamentos que implica diversos materiais tais como cablagem, parafusos e nunca me é dito que vou ter de dar um orçamento para x km de cabo ou x número de parafusos, eu é que pelas minhas medições tenho de calcular o que vou gastar.
  11.  # 11

    el paso, o facto de não lhe darem essas quantidades, não significa que ( os empreiteiros) não as acharam minimamente e apenas depois lhe apresentam valores globais, pois como deve imaginar fazer uma medição e orçamentar uma moradia ao detalhe, é coisa que se paga e para isso existem os medidores e orçamentistas. Repare que se cada empreiteiro a quem pedisse um orçamento, lhe fizesse tambem a medição da obra correndo o risco de não a ganhar, era um gasto e uma mais valia para si a custo zero. Por isso deve é o dono da obra fornecer quer o caderno de encargos, quer o mapa de quantidades ( medições), para efectivamente ter valores rigorosos sobre cada categoria da empreitada e assim poder comparar os diversos orçamentos.
    • RLV
    • 28 julho 2010 editado

     # 12

    "Mas as quantidades que refere, de betão, tijolo, ferro, etc não se retiram a partir dos dados apresentados?"

    Sim! Mas isso dá trabalho! E o trabalho paga-se!

    Você quando olha para a areia de uma praia sabe dizer quantos grãos lá estão?

    O mesmo se passa com um edifício, não se sabe quantos m2 de material tem, sem se contarem!
    ..........................................................................................................................
    Num Mapa de Medições aparece por ex.:
    Descrição:
    Fornecimento e execução de parede exterior dupla, constituida por 2 panos em tijolo vazado 2x (30x20x15)cm, incluindo argamassa de assentamento e colocação de rede de fibra de vidro tipo "FIVITEX " nas argamassas, nas zonas de ligação betão/ tijolo e travamento com grampos em aço inox ( 5un/m²), de acordo com os pormenores e especificações do C.T.E..

    Quantidade: 157m2

    Preço m2: ?

    Preço Total: ?
    ...................................................................................................................
    Os empreiteiros após lerem a descrição do trabalho dão um preço por m2 e um preço pela quantidade total de m2 de trabalho a executar.
    Aqui você podia comparar preços pelo mesmo trabalho nos diversos orçamentos.

    Assim não pode !

    Os preços que lhe deram são para trabalhos diferentes, logo não tem comparação possivel de se fazer!

    Peça ao ser projectista um mapa de quantidades/medições ou tem uma surpresa no final!

    Cumps
    RLV
  12.  # 13

    Na área que trabalho tenho de fazer orçamentos que implica diversos materiais tais como cablagem, parafusos e nunca me é dito que vou ter de dar um orçamento para x km de cabo ou x número de parafusos, eu é que pelas minhas medições tenho de calcular o que vou gastar.


    Agora imagine o que é você pedir aos empreiteiros para lhe fazerem essas mesmas contas NÃO SÓ para todas as cablagens e parafusos, mas também para todos os outros DEZ MIL materiais que entram na construção de uma casa.

    E depois admiram-se que os valores tenham discrepâncias... :-)

    Exemplo:
    Há projectos de execução e mapas de medição com as quantidades e as referências dos azulejos e mosaicos que se vão colocar na cozinha e casas de banho.
    Quando é à balda, o empreiteiro escreve, por exemplo, "azulejos até 30euros/m2". E depois você compara este orçamento com outro que escreve "azulejos até 15euros/m2" e... adjudica ao mais barato? LOL! :-)
  13.  # 14

    Eu tenho aqui um duvida ja que se fala em mapa de quantidades. O mesmo pelo que percebo é da resposabilidade do arquitecto aquando da elaboração dos vários projectos de especialidade. Vamos supor que quem fez o mapa de quantidades se enganou em meia duzia de situações.....isso quer dizer que aquando da construção o empreiteiro se pode aproveitar à brava da coisa....nao será isto tambem um motivo para os tais "resvalanços" de muitas obras? não será tambem da responsabilidade do empreiteiro aquando do orçamento averiguar se concorda com as mesmas?
  14.  # 15

    isso quer dizer que aquando da construção o empreiteiro se pode aproveitar à brava da coisa

    Suponha que todos os empreiteiros deram preço para o mesmo trabalho (com medições erradas). À partida, pelo menos, todos foram comparados em pé de igualdade.
    Não houve uns que deram preço para 100m2 de estuque, e outros para 300m2 de estuque (os quais, de qualquer maneira, seriam rectificados durante a obra) - o que tornaria as "propostas de orçamento" impossíveis de comparar.

    Se o mapa de quantidades previa uma quantidade muito maior que necessária (1.000m2 de estuque), e a fiscalização detectar que são apenas 200m2, é só rectificar as contas (trabalhos a menos). O mesmo se passará se for o contrário (trabalhos a mais).
    Como, em princípio, o preço unitário está definido na proposta de orçamento, não estou a ver o problema.
  15.  # 16

    Luis K. W. eu vejo problemas para ser sincero. Imagine que pago o valor correcto ao arquitecto e que ele embora que sem querer comete uns erros nas mediçoes e me da um prejuizo de supomos 10 000 euros. Entao o arquitecto a quem eu paguei para fazer o projecto de mediçoes deverá assumir o prejuizo...coisa que duvido que algum faça....para o construtor é evidente que não ha problema, ha é para o meu bolso...Nao sei se viu a minha perspectiva.
    • RLV
    • 28 julho 2010

     # 17

    Quantidade erro : 150m2
    Quantidade correcta - 100m2

    Preço m2 /unidade - 10 euros

    Preço Total – 1500 euros para quantidade errada
    Preço Total – 1000 euros para quantidade correcta

    Quantidade aplicada – 100m2 , valor gasto 1000 euros

    O valor por m2 salvaguarda erros, foi isto o que o Luís lhe disse.

    Cumps
    RLV
  16.  # 18

    Pois eu percebi. A questão é se os erros forem sempre para o mesmo lado, quantidades em defice...no final a obra resvala e quem se escalda é o dono da obra. Eu concordo que seja feito um projecto de quantidades, mas a mesma deveria ser verificada pelo empreiteiro. E SO em casos em que por exemplo o dono da obra quisesse alterar o projecto,entao procedia-se ao acerto pelo valor por m2 presente no projecto de quantidades.
  17.  # 19

    Se o Arquitecto mediu 10m2 de isolamento e deviam ser 100m2 de isolamento, você não vai ter um "prejuízo" de 90m2 de isolamento!!
    Vai ter um "investimento acrescido" em 90m2 de isolamento.

    Seria prejuízo se fosse ao contrário (lhe debitassem 100m2 e apenas aplicassem 10m2).

    a mesma deveria ser verificada pelo empreiteiro

    Isso acontece frequentemente.

    APÓS ter adjudicado a obra a UM determinado empreiteiro, pode negociar isso com ele o seguinte:
    ANTES de iniciar a obra, dá-lhe uma semana para ele verificar todas as quantidades - de acordo com o projecto aprovado - e corrigir o orçamento em conformidade.

    A partir daí, ele só poderá apresentar diferenças de valores se lhe forem pedidas alterações ao projecto.
  18.  # 20

    Nao sei o que se passou aqui mas a minha opçao de "citar" desapareceu. Mas pronto ao menos isso do empreiteiro verificar as quantidades. Nao sei se é frequente, mas ja vi aqui projectos de quantidades analisados no forum com muitos erros...por outro lado nao sei quem foi a pessoa que disse aqui no forum,mas acho que a primeira funçao dele quando começou a trabalhar era ver erros em projectos e "depenar" os clientes, falta isto,falta aquilo,etc. Eu prefiro saber que a casa me vai custar X do que X-erros ou X+erros.
 
0.0226 seg. NEW