Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos, é o meu primeiro post.
    Tenho sido leitor assíduo do forum mas nunca cheguei a escrever nada.

    Estou a planear a construcção da minha vivenda mas ainda estou na fase de preparação.
    Estou a ver qual o melhor sistema para águas quentes e frias para não apanhar surpresas mais tarde.

    É possível ter Paineis Solares Térmicos (vácuo ou normais) + Geotermia e usa-los em harmonia para estes dois métodos:
    1º - Aquecer a Piscina + AQS (wc's) + aquecer o piso radiante (ou ventiloconvectores) ?
    2º - Aquecer a Piscina + AQS + arrefecer os ventiloconvectores ?

    O que quero eu dizer com isto é que o solar térmico poderia aquecer tudo e se for necessário auxiliar com a bomba de calor da geotermia, ou então quando for para arrefecer, usar o solar termico para aquecer (piscina + AQS) e a geotermia para arrefecer o clima com ventilo-convectores. E mais ainda se era possível a este sistema usar uma segunda bomba de calor e fazer "frio" para os ventiloconvectores e calor para piscina + AQS, ou seja, trocar calor entre um depósito quente e um frio.

    A minha questão não se prende com o facto de ser dispendioso ou não, mas sim com o facto de ser possível facilmente e com manutenção reduzida ou normal. Eu já sei que é dispendioso a geotermia e o piso radiante. Mas eu queria um sistema totalmente autonomo que me podesse livrar de uso de resistências eléctricas e gás como apoio.
    E também não queria dois sistemas autonomos (p.e. um para piscina e AQS e outro para climatização).


    E já agora estava a ver isto e tive uma ideia que não sei se já existe. Uma forma de acoplar isto tudo não poderia ser ter um deposito de água quente e outro de água fria?
    O de água quente era aquecido pelos P.S. e pela Geo. e o de água fria era arrefecido pela Geo., assim a piscina e AQS (wc's) poderiam usar o depósito de água quente e a climatização poderia usar um ou outro consoante o caso. E além disto ter a tal segunda bomba de calor a bombear calor do deposito de água fria para o depósito de água quente caso necessário.

    Isto já existe? Se sim qual o sistema? Se não, porque não? Não é prático ou é muito dispendioso? Ou tem alguma problema técnico ou tecnológico? Há alguma desvantagem?

    É complicado explicar-me, se for preciso posso detalhar mais a minha questão em relação à este post.

    Agradeço desde já qualquer resposta construtiva. Eu procuro um sistema que faça tudo num só (mesmo que seja necessário acoplar dois sistemas distinto mas que funcionem em harmonia)

    Obrigado.
  2.  # 2

    boa tarde.

    existe sim Senhora. eu já vi sistema parecido.

    Veja na Immosolar. Faz exactamente isso que procura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NMSantos
  3.  # 3

    Boas,
    1º - Aquecer a Piscina + AQS (wc's) + aquecer o piso radiante (ou ventiloconvectores) ?

    Os paineis podem fazer isso. Principalemnte a parte da piscina. Já para aquecer o piso radiante, volto a repetir que é um investimento sem retorno. São precisos MUITOS paineis para se conseguir um apoio de aquecimento minimamente interessante. Ora isso sai caro. Logo nao tem retorno financeiro...
    O que quero eu dizer com isto é que o solar térmico poderia aquecer tudo e se for necessário auxiliar com a bomba de calor da geotermia

    É mais ao contrário. A bomba de calor é que aquece, e o solar qd muito ajuda alguma coisa... (no piso radiante)
    ou então quando for para arrefecer, usar o solar termico para aquecer (piscina + AQS) e a geotermia para arrefecer o clima com ventilo-convectores. E mais ainda se era possível a este sistema usar uma segunda bomba de calor e fazer "frio" para os ventiloconvectores e calor para piscina + AQS,

    Claro que sim. Qt a usar uma segunda bomba para aquecer a piscina, só fará "sentido" se for uma piscina interior para utilizar no inverno, senão acho um desperdício... Mas o dinheiro nao é meu!
    Eu já sei que é dispendioso a geotermia e o piso radiante

    Volto a dizer o que já disse muitas vezes. Para o clima português faz muito pouco sentido investir num sistema "geotérmico". Vai demorar muitossssss anos a conseguir amortizar o diferencial de investimento em relação a uma bomba de calor aerotérmica com o que poupa nos consumos... Faça muito bem as contas. Para além de que é uma trabalheira a instalação...
  4.  # 4

    Pedro Azevedo, antes de mais obrigado pelo feedback, mas
    tal como mencionei eu não estou agora nesta fase a dar valor ao custo de instalação nem de compra de material, e muito menos do trabalho que dá (não sou eu que vou montar). Portanto o retorno de investimento não é um factor problemático neste meu ponto de vista.

    E quanto aos paineis não serem suficientes, depende do número de paineis, novamente não estou a pensar em meter só um, podem ser dois, três, dez...

    O meu interesse aqui é somente nos custos de manuntenção (se tem alguns), o que eu pretendo é um sistema que (apesar de dispendioso o material e instalação) não tenha um custo de funcionamento elevado.

    Quanto à segunda bomba de calor, eu referia-me a um sistema de transporte de calor que tirava calor do deposito de água fria (geotérmico) e inseria no depósito de água quente (para piscina e AQS). Pelo que já aprendi sobre o sistema acho que era um rendimento superior a 200% portanto, portanto bastante bom. (volto a reforçar que as bombas de calor, tanto a primeira como a segunda seriam só se reforço, ou caso fosse preciso gerar "frio" para os ventilo-convectores). Reforço novamente que não quero saber do tempo de retorno do investimento.

    Basicamente: Quero um sistema óptimo com o menor custo de manutenção e de funcionamento, eléctrico (nada de gás ou combustível). Até porque se a energia electrica por possível de se obter por paineis fotovoltaicos também vou introduzir esse sistema.

    E quando digo que a bomba de calor geotermica ajuda os paineis, é mesmo isso que quero dizer, eu coloco paineis solares suficiente para 75% do necessário em condições regulares, onde atinge mais de 100% em condições como o dia de hoje, portanto eu quero a geotermia apenas como caso de backup ou de alto dispendio calorifico (piscina aquecer ao máximo, AQS abertas, ventilo-convectores a gerar "frio").

    Resumindo: Eu quero o melhor sistema "sem olhar a custos", é claro que é com peso e medida e penso que este sistema não deve ficar num valor de muitas dezenas de milhares de euros. Mas não interesse neste ponto.

    Agora digam-me por favor, é possível? E existe? o forista gugas já me informou de uma empresa que já fui ver e tem lá alguns produtos úteis, embora não enfatizem muito no geotérmico em profundidade (vertical).

    Alguém já instalou um sistema assim ou mais completo? Alguém pensou em instalar? Se sim, foi o valor que fez voltar atrás apesar de um sistema bastante automático e eficiente?

    Ou será que não é um sistema lá muito eficiente e existem melhores? (sem gás, nem nenhum combustível, só solar e geotermico, com ou sem bombas de calor, para AQS, piscina e climatização)
    Se existem melhores, quais?

    Se mencionarem A/C já sabem que ventilo-convectores é melhor, só tem a desvantagem do preço inicial, mas mais uma vez não quero saber do preço inicial, só da manuntenção, utilização e eficiencia.

    Obrigado pelas respostas, todas elas ajudam.
  5.  # 5

    e penso que este sistema não deve ficar num valor de muitas dezenas de milhares de euros

    Então prepare-se para uma surpresa. E bem GRANDE!!
    Se mencionarem A/C já sabem que ventilo-convectores é melhor

    Melhor em que sentido? AC versus Bomba de calor + ventiloconvector, consegue melhores consumos nos ACs...
  6.  # 6

    Então prepare-se para uma surpresa. E bem GRANDE!!


    Suponhamos valores para um pequeno edificio de 2 andares (r/c + 1º piso)
    Para que valores fica então um sistema de geotermia + paineis solares com com piso radiante em 800m^2 de piso mais 11 ventiloconvectores (unidades) , + piscina de 36 mil litros + 5 wc's (nem todos a usar ao mesmo tempo)

    Passa dos 100 mil euros?? Muito ou pouco?

    Melhor em que sentido? AC versus Bomba de calor + ventiloconvector, consegue melhores consumos nos ACs...


    Como é possível? A base do sistema é o mesmo, a água não precisa estar tão fria quanto a grande quantidade do gás nos A/C nos evaporadores. Além de na geotermia tem-se uma base colectora de calor mais condutora do que a disperção de calor na unidade exterior do A/C pela ventoinha.

    Posso estar enganado, mas como é possível que uma bomba de calor ar-ar seja mais eficiente do que agua-agua, visto a água ser melhor condutora de calor do que o ar, e com maior capacidade calorifica?

    Existe mais algum sistema anexo para piorar a eficiencia nos ventilo-convectores que eu não tenho conhecimento?
  7.  # 7

    Para que valores fica então um sistema de geotermia + paineis solares com com piso radiante em 800m^2 de piso mais 11 ventiloconvectores (unidades) , + piscina de 36 mil litros + 5 wc's (nem todos a usar ao mesmo tempo)
    800m2?? Aquecer 800m2 quase só com paineis dá muito painel...
    Não lhe sei dizer o preço dessa instalação. Foge muito do que conheço. Posso lhe dar uma pequena indicação da minha instalação: Piso radiante para aquecimento/arrefecimento para 250m2 + bomba de calor altherma 16KW + 2 painies solares de circulação forçada com acumulação de 300L para AQS. A bomba de calor faz apoio das AQS.
    Total 27.000€ com IVA
    Agora sistema de geotermia, 800m2 de piso radiante, paineis para isto tudo, etc, etc... Vai ser caro... Mas se está com disponibilidade para gastar 100mil euros para isso, talvez de...
    Como é possível? A base do sistema é o mesmo, a água não precisa estar tão fria quanto a grande quantidade do gás nos A/C nos evaporadores. Além de na geotermia tem-se uma base colectora de calor mais condutora do que a disperção de calor na unidade exterior do A/C pela ventoinha.

    Veja os COP de um bom AC, e veja os COP dessa bomba de calor a funcionar com ventiloconvectores. É que muitos dos COP anunciados das bombas de calor aerotérmicas ou geotérmicas são para funcionamento com piso radiante. Com ventiloconvectores os rendimentos caem muito.
    Como é possível? A base do sistema é o mesmo, a água não precisa estar tão fria quanto a grande quantidade do gás nos A/C nos evaporadores. Além de na geotermia tem-se uma base colectora de calor mais condutora do que a disperção de calor na unidade exterior do A/C pela ventoinha.
    mas afinal é uma bomba geotérmica ou uma água-água? São coisas diferentes... NUma água-água, precisa de fazer dois furos, um para captar água, outro para a voltar a depositar novamente no mesmo lençol freático. Fantásticos rendimentos. Instalação ainda mais cara que as geotérmicas...
    Posso perguntar aonde vive? É que parece viver algum sitio com um clima bem extremo...
    Sabe a média da temperatura minima no local onde mora? Só para ver se a aerotermica estará assim tão desajustada...
  8.  # 8

    800m2?? Aquecer 800m2 quase só com paineis dá muito painel...
    Não lhe sei dizer o preço dessa instalação. Foge muito do que conheço. Posso lhe dar uma pequena indicação da minha instalação: Piso radiante para aquecimento/arrefecimento para 250m2 + bomba de calor altherma 16KW + 2 painies solares de circulação forçada com acumulação de 300L para AQS. A bomba de calor faz apoio das AQS.
    Total 27.000€ com IVA
    Agora sistema de geotermia, 800m2 de piso radiante, paineis para isto tudo, etc, etc... Vai ser caro... Mas se está com disponibilidade para gastar 100mil euros para isso, talvez de...


    O piso radiante não é propriamente bom para arrefecer, a não ser que seja com tecto radiante, mas tem o inconveniente da condensação, dai os ventilo-convectores, que são na mesma sistemas a água, como o piso radiante, mas distribuiem o calor ou o "frio" por correntes de ar (que também tem inconvenientes face ao piso radiante, mas enfim...)
    Por isso, como é que arrefece com o piso radiante?
    A sua bomba de calor está ligada aos paineis solares (são paineis solares termodinâmicos? Aquecem e arrefecem) ?
    Nesse caso se também arrefecer como mencionou, não irá ter problemas quando no verão ao arrefecer a sua casa (usando o piso radiante?) não conseguir ter AQS, ou o sistema de bomba de calor está ligado entre o AQS e o piso radiante?
    Como tem o seu sistema?

    27 mil euros já é alguma coisa, mas eu só digo alguma coisa porque estaria disposto a pagar mais por um sistema próximo da perfeição (mais ou menos próximo).

    Veja os COP de um bom AC, e veja os COP dessa bomba de calor a funcionar com ventiloconvectores. É que muitos dos COP anunciados das bombas de calor aerotérmicas ou geotérmicas são para funcionamento com piso radiante. Com ventiloconvectores os rendimentos caem muito.

    A opção dos ventilo-convectores é puramente para arrefecer, visto que o piso radiante é 5% eficaz a arrefecer uma divisão (ar frio desce, ar quente sobe, só o chão fica frio), e com os ventilo-convectores é espalhado a partir do tecto ou próximo por corrente de ar.


    mas afinal é uma bomba geotérmica ou uma água-água? São coisas diferentes


    Quando refiro água-água é que a bomba de calor dissipa o calor de um lado em água, e absorve o calor do outro lado em água, como no caso de pisos radiantes ligados a geotérmia. O piso radiante sendo um tudo com água, e do outro lado de um outro "piso radiante" mas enterrado no chão na horizontal ou vertical em água também.

    Também conheço esse sistema usando um lençol freático, mas nem tava a mencionar isso, isso deve ser muito dificil e limitado ao lençol existente. O que eu me refiro foi ao que mencionei agora, uma especie de piso radiante no subsolo, basicamente um dissipador em tubo de água.
    Já vi aqui no forum várias pessoas mencionarem empresas que fazem isso.

    Ainda estou indeciso entre Sintra e Caldas da Rainha.
    Mas seja como for, prefiro a geotermia do que paineis solares termodinâmicos (apesar de a geo ser mais cara) devido ao facto de os paineis dependerem do clima, e no subsolo seja verão ou inverno não há grande variância. Além de um sistema geotermico ser mais robusto. Só tem o inconveniente de ser muito complicado numa possivel reparação...mas se formos a pensar só nisso não se faz nada.
  9.  # 9

    O piso radiante não é propriamente bom para arrefecer, a não ser que seja com tecto radiante, mas tem o inconveniente da condensação, dai os ventilo-convectores, que são na mesma sistemas a água, como o piso radiante, mas distribuiem o calor ou o "frio" por correntes de ar (que também tem inconvenientes face ao piso radiante, mas enfim...)
    Por isso, como é que arrefece com o piso radiante?

    É óbvio que o piso radiante não é o ideal para fazer frio. Mas numa zona que não seja de extremo calor, e com uma casa bem isolada, consegue sim uma temperatura boa de conforto.
    Provavelmente não consegue colocar a casa a 20ºC, mas consegue temperaturas bem confortáveis.
    Quanto às condensações, todo o sistema é planeado para as evitar, com a instalação das devidas sondas, sensores e centralinas que impedem que isso aconteça.
    A sua bomba de calor está ligada aos paineis solares (são paineis solares termodinâmicos? Aquecem e arrefecem) ?

    Não, são paineis solares MESMO. Isso de paineis solares termodinâmicos tira-me um pouco do sério...
  10.  # 10

    Antes de mais obrigado pelo continuo feedback de informação.

    Não me convence o piso radiante para arrefecer, ar frio desce e não sobe, tal como ar quente sobe e não desce.
    Para aquecer o melhor é em baixo para espalhar para cima, e para arrefecer convém ser no topo para descer e espalhar.
    Não sei os pormenores técnicos para evitarem condensação mas pelos meus conhecimentos de física não vejo como isso evita, mas tudo bem.
    No entanto prefiro se existir um outro sistema diferente dos ventilo-convectores que arrefeça sem problemas de condensação nem correntes de ar (p.e. A/C ou Vent.Conv.)

    Não, são paineis solares MESMO. Isso de paineis solares termodinâmicos tira-me um pouco do sério...


    Não se irrite, estou a tentar expressar-me o melhor que posso dado o conhecimento que adquiri ao ler este forum e investigar um pouco pela net.
    Esquecendo a extensão "termodinâmicos" que vulgarmente é utilizada para diferenciar os paineis solares que aquecem a água, dos outros que também podem arrefecer.
    E passando a uma linguagem mais popular, os seus paineis solares são de que tipo? são daqueles tipo radiador? Se também dão para arrefecer. Tem alguma imagem ou site com o modelo deles?

    Se for desse tipo de paineis solares então sim, é uma possibilidade face à geotermia, mas lá está num dia como estes que têm aparecido eles não devem conseguir arrefecer muito o interior da casa com tanta eficiente, visto que o ar exterior pode chegar aos 35ºC e a chapa do painel pode chegar aos 55ºC não conseguirá dissipar muito bem o calor do painel produzido pela bomba de calor para arrefecer o interior da casa. Dai eu ter falado da geotermia cujo valor do subsolo mantém-se a uma temperatura de 16-18ºC.
    Se não fosse o custo inicial, não optaria pela geotermia face a esses paineis?
  11.  # 11

    Não me convence o piso radiante para arrefecer

    Visite uma casa que tenha o sistema. Vai perceber o que digo...
    Não sei os pormenores técnicos para evitarem condensação mas pelos meus conhecimentos de física não vejo como isso evita, mas tudo bem.
    É bem simples. É evitar que se atinga o "ponto de orvalho", não colocando a circular água demasiado fria, em relação á humidade relativa do ar da casa.

    Não, são paineis solares MESMO. Isso de paineis solares termodinâmicos tira-me um pouco do sério...



    Não se irrite,

    Não estou irritado. Só não perecebo como poderam e podem utilizar essa designação para esse tipo de produto. Engana muito boa gente.
    Os meus paineis são paineis planos. Só para aquecimento.
  12.  # 12

    Bom dia Pedro Azevedo,

    Tal como tenho explicado já mais do que uma vez a uma pessoa que só me tem enviado sussuros (não é você Pedro Azevedo, é outra pessoa) o piso radiante a "frio" é contrasenso em termos de difusão térmica. Citando as minhas próprias palavras que escrevi para a pessoa dos sussuros.

    "Eu explico, existem 3 diferentes tipos de passagem de energia calorífica conhecidos e estudados: Condução, convecção e emissão. E em qualquer situação todos eles existem, a única diferença sendo o valor de cada uns que podem ser maiores ou menos consoante o caso. Em alguns caso uns são maiores do que os outros.

    No caso de ser um piso radiante a "frio" a convecção não se vai notar porque não existe um equilibrio instável mas sim um equilibrio estável, logo não há convecção notável. A duas formas de transmissão que sobram é portanto a emissão e a condução, que vão ter um valor sim, e o ar vai arrefecendo lentamente, tanto é que mesmo com um piso arrefecido, o ar imediatamente acima está também mais fresco do que o restante, é por condução esta passagem de energia térmica. A emissão também se dá a notar mas é mais notável quando existe uma temperatura mais elevada em que a emissão de infravermelhos por parte do ar mais quente é absorvida pelo ar mais frio arrefecendo este porque emite muito menos I.V. que o ar quente.

    No caso de um piso radiante a quente, o ar acima aquece todos porque entram as 3 formas de transmissão, e além disso a forma de condução e emissão assentuam-se mais porque a convecção obra a uma mistura e a homogeneidade do ar da-se facilmente, é por isso que no piso radiante a quente a eficiente de climatização é a melhor, devido à melhor mistura do ar e ambiente. O mesmo se passaria com um tecto radiante a "frio".

    Mas no caso de um tecto radiante a quente, e de um piso radiante a frio a transmissão por convecção não se dá e logo as outras duas formas são também afectadas porque o ar é um mau condutor de calor e além disso é um gás a baixas temperaturas logo a emissão também é mais baixa, portanto em climatização do ar, é a convecção que tem o papel mais fundamental."

    Portanto, infelizmente devido a estes argumentos e a factos já vistos e sentidos, o piso radiante a "frio" não me convence, infelizmente, porque era a aposta perfeita se não fosse esse problema.

    No entanto irei colocar piso radiante a quente, e para arrefecer ainda estou aberto a sugestões, tirando obviamente o piso radiante a "frio", senão terei de andar a rastejar pelo chão para sentir o efeito dele.
    Dai ter sugerido optar pelos ventilo-convectores, mas se existe essa solução para evitar a condensação no tecto, talvez opte por tecto radiante a frio, embora ainda só tivesse visto sistemas que usam tecto falso com placas metalicas a fazer de radiador. Há outros modelos de tectos radiantes a frio?


    Quanto à nomenclatura dos paineis solares, então parece-me que os seus são os normais, não dão para arrefecer.
    Eu julgo (é algo que não sei ao certo) que a nomenclatura de paineis solares termodinâmicos dão-se aqueles paineis solares que têm uma bomba de calor e funcionam a gás de forma a que os paineis solares podem ser arrefecidos para aquecer o interior do edificio (troca de calor) e depois o ar ambiente exterior volta a repor a temperatura normal nos paineis como um radiador normal. Mas posso estar enganado. (talvez o "termodinâmico" se refira ao facto de várias leis da termodinâmica se aplicarem ao painel, no próprio painel e na bomba de calor. Não sei)

    Eu gosto de saber a opinião de todos, mas de preferência que sejam fundamentadas de alguma forma.
    Obrigado pelas opiniões.
  13.  # 13

    Caro Dynamic444 ou "aprendiz", qualquer que seja o pseudónimo que queira usar, com ou sem parêntesis.

    Venho aqui informar-lo que já me cansei dos seus sussurros arrogantes e prepotentes e que não darei mais troco a eles.
    Eu não estou aqui para aturar criancices estou aqui para ser ajudado por quem me quiser ajudar a compreender o melhor sistema para o que pretendo, não preciso de atitudes infantis como a sua.

    E espero que com este post comum aberto ao público você ganhe juízo pois falta-lhe muito.

    Peço desculpa aos restantes leitores por terem de ler este post totalmente fora do tópico da discussão.
    Obrigado.
    • PatSil
    • 30 julho 2010 editado

     # 14

    você é tão rasca que não respeita os sussurros..ou não reparou o que diz em cima??


    gente rasca e cobarde!!!!



    "aprendiz2"
  14.  # 15

    Isto parece um teatro...ou um circo.
    Não me vou rebaixar ao seu nível de atitude e comportamento.
    Mas para quem tem paciência para o aturar é um bom entretimento que até pode soltar uma gargalhada ou duas.
    Pode continuar mas lembre-se de pedir uma licença aos moderadores para isso.
    Você devia abrir uma discussão neste forum só para entreter os foristas com as suas frases.

    Além de o ignorar nos sussuros vou também passar a ignora-lo nos posts normais. Pois para ir ao circo tenho de levar a minha filha para ver os palhaços.

    Um bom dia e boa sorte para si.
    •  
      FD
    • 30 julho 2010

     # 16

    gente rasca e cobarde!!!!

    Isto era dispensável ou não?
  15.  # 17

    .
    LOL.....Só para descontrair....
      images.jpg
  16.  # 18

    Pois, bem respondendo a isso.

    Rasca
    adj. 2 gén.adj. 2 gén.
    6. reles; de má qualidade.
    7. De mau gosto.

    Reles?
    adj. 2 gén.adj. 2 gén.
    1. Merecedor de desprezo.
    2. Vil; abjecto!abjeto; miserável.
    sou merecedor de desprezo? Se for da parte dele, agradeço.
    Vil? Não sou mau, não desejo mal a ninguém.
    Abjecto? Não tenho a moral em baixo, pelo contrário.
    Miserável? Também não me parece que seja.

    De má qualidade? No que ele se basea para dizer isso? 99.9999% do código genético é igual, não tenho doenças genéticas. Não me parece que seja de má qualidade, a qualidade é a normal.

    De mau gosto? Bem, gostos não se discutem, mas se ele acha que sou "rasca" pelo meu mau gosto? Então ele é que é merecedor de desprezo neste caso. Gostos não se discutem.

    Quanto ao "cobarde", não sou eu que ando a sussurar...e que fica todo ofendido quando digo para ele ter atenção a isso em público quando já lhe tinha dito isso em "sussuro".


    Portanto concluindo, caro aprendiz2, dedique-se à sua profissão e deixe os insultos para quem tem conhecimento do que está a insultar, e não tente ser aprendiz em insultar, que é feio.

    Se quer dar o seu contributo aqui, comece por opinar sem oprimir. E diga as suas opiniões aceitando também a dos outros. E principalmente fundamente o que diz, não é opinar sem fundamento e insultar sem conhecimento, porque isso sim é cobardia.

    Boa sorte para todos.
  17.  # 19

    NMSantos,

    Essa "personagem" dos sussurros é famosa por aqui. Eu tb já passei por isso.
    Tente ignorar, e não se afaste do fórum por causa disso.
    Há por aqui boas razões para ficar.
    No entanto irei colocar piso radiante a quente, e para arrefecer ainda estou aberto a sugestões, tirando obviamente o piso radiante a "frio", senão terei de andar a rastejar pelo chão para sentir o efeito dele.

    Conhece aquela frase do ver para acreditar? Visite uma casa, ou várias com este sistema. Vai ver que muda em muito a sua maneira de pensar...
    Igual a ter um AC ou um ventiloconvector a fazer frio? Certamente que não. Mas que dá uma sensação de frescura bem agradável, isso dá.

    Quanto à nomenclatura dos paineis solares, então parece-me que os seus são os normais, não dão para arrefecer.
    Eu julgo (é algo que não sei ao certo) que a nomenclatura de paineis solares termodinâmicos dão-se aqueles paineis solares que têm uma bomba de calor e funcionam a gás de forma a que os paineis solares podem ser arrefecidos para aquecer o interior do edificio (troca de calor) e depois o ar ambiente exterior volta a repor a temperatura normal nos paineis como um radiador normal. Mas posso estar enganado. (talvez o "termodinâmico" se refira ao facto de várias leis da termodinâmica se aplicarem ao painel, no próprio painel e na bomba de calor. Não sei)

    Sim são paineis SOLARES normais. Para aquecimento de AQS.
    Paineis solares termodinâmicos não sao paineis solares que têm uma bomba de calor. Esse nome pomposo foi uma estratégia de marketing para designar uma bomba de calor normalíssima com um painel preto que serve de evaporador! Nada mais. Por disse disse que me irritava esse nome. Porque é enganoso...
    • fsc
    • 30 julho 2010

     # 20

    NMSantos,
    os sistemas radiantes transmitem energia por radiação em aquecimento e absorvem energia irradiada da envolvente em arrefecimento.
    um sistema por pavimento pode perfeitamente manter uma casa a 25 ou 26 graus (em arrefecimento) desde que não haja grande necessidade de arrefecimento.
    assim como um sistema de tecto também consegue aquecer.
    os sistemas radiantes não influenciam a humidade absoluta do ar ambiente mas ao arrefecer o ar, vai aumentar a humidade relativa e pode originar condensações superficiais. a solução passa por utilizar em conjunto com o radiante, um sistema de tratamento de ar ao nível da humidade. existem máquinas capazes de retirar humidade do ar, mantendo a humidade relativa controlada e por conseguinte o sistema radiante a funcionar sempre que solicitado.
    trabalho num escritório com tecto radiante para aquecimento e arrefecimento. se estiver interessado em conhecer o sistema terei muito gosto em recebê-lo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NMSantos
 
0.0252 seg. NEW