1º - Aquecer a Piscina + AQS (wc's) + aquecer o piso radiante (ou ventiloconvectores) ?
O que quero eu dizer com isto é que o solar térmico poderia aquecer tudo e se for necessário auxiliar com a bomba de calor da geotermia
ou então quando for para arrefecer, usar o solar termico para aquecer (piscina + AQS) e a geotermia para arrefecer o clima com ventilo-convectores. E mais ainda se era possível a este sistema usar uma segunda bomba de calor e fazer "frio" para os ventiloconvectores e calor para piscina + AQS,
Eu já sei que é dispendioso a geotermia e o piso radiante
e penso que este sistema não deve ficar num valor de muitas dezenas de milhares de euros
Se mencionarem A/C já sabem que ventilo-convectores é melhor
Então prepare-se para uma surpresa. E bem GRANDE!!
Melhor em que sentido? AC versus Bomba de calor + ventiloconvector, consegue melhores consumos nos ACs...
Para que valores fica então um sistema de geotermia + paineis solares com com piso radiante em 800m^2 de piso mais 11 ventiloconvectores (unidades) , + piscina de 36 mil litros + 5 wc's (nem todos a usar ao mesmo tempo)800m2?? Aquecer 800m2 quase só com paineis dá muito painel...
Como é possível? A base do sistema é o mesmo, a água não precisa estar tão fria quanto a grande quantidade do gás nos A/C nos evaporadores. Além de na geotermia tem-se uma base colectora de calor mais condutora do que a disperção de calor na unidade exterior do A/C pela ventoinha.
Como é possível? A base do sistema é o mesmo, a água não precisa estar tão fria quanto a grande quantidade do gás nos A/C nos evaporadores. Além de na geotermia tem-se uma base colectora de calor mais condutora do que a disperção de calor na unidade exterior do A/C pela ventoinha.mas afinal é uma bomba geotérmica ou uma água-água? São coisas diferentes... NUma água-água, precisa de fazer dois furos, um para captar água, outro para a voltar a depositar novamente no mesmo lençol freático. Fantásticos rendimentos. Instalação ainda mais cara que as geotérmicas...
800m2?? Aquecer 800m2 quase só com paineis dá muito painel...
Não lhe sei dizer o preço dessa instalação. Foge muito do que conheço. Posso lhe dar uma pequena indicação da minha instalação: Piso radiante para aquecimento/arrefecimento para 250m2 + bomba de calor altherma 16KW + 2 painies solares de circulação forçada com acumulação de 300L para AQS. A bomba de calor faz apoio das AQS.
Total 27.000€ com IVA
Agora sistema de geotermia, 800m2 de piso radiante, paineis para isto tudo, etc, etc... Vai ser caro... Mas se está com disponibilidade para gastar 100mil euros para isso, talvez de...
Veja os COP de um bom AC, e veja os COP dessa bomba de calor a funcionar com ventiloconvectores. É que muitos dos COP anunciados das bombas de calor aerotérmicas ou geotérmicas são para funcionamento com piso radiante. Com ventiloconvectores os rendimentos caem muito.
mas afinal é uma bomba geotérmica ou uma água-água? São coisas diferentes
O piso radiante não é propriamente bom para arrefecer, a não ser que seja com tecto radiante, mas tem o inconveniente da condensação, dai os ventilo-convectores, que são na mesma sistemas a água, como o piso radiante, mas distribuiem o calor ou o "frio" por correntes de ar (que também tem inconvenientes face ao piso radiante, mas enfim...)
Por isso, como é que arrefece com o piso radiante?
A sua bomba de calor está ligada aos paineis solares (são paineis solares termodinâmicos? Aquecem e arrefecem) ?
Não, são paineis solares MESMO. Isso de paineis solares termodinâmicos tira-me um pouco do sério...
Não me convence o piso radiante para arrefecer
Não sei os pormenores técnicos para evitarem condensação mas pelos meus conhecimentos de física não vejo como isso evita, mas tudo bem.É bem simples. É evitar que se atinga o "ponto de orvalho", não colocando a circular água demasiado fria, em relação á humidade relativa do ar da casa.
Não, são paineis solares MESMO. Isso de paineis solares termodinâmicos tira-me um pouco do sério...
Não se irrite,
gente rasca e cobarde!!!!
No entanto irei colocar piso radiante a quente, e para arrefecer ainda estou aberto a sugestões, tirando obviamente o piso radiante a "frio", senão terei de andar a rastejar pelo chão para sentir o efeito dele.
Quanto à nomenclatura dos paineis solares, então parece-me que os seus são os normais, não dão para arrefecer.
Eu julgo (é algo que não sei ao certo) que a nomenclatura de paineis solares termodinâmicos dão-se aqueles paineis solares que têm uma bomba de calor e funcionam a gás de forma a que os paineis solares podem ser arrefecidos para aquecer o interior do edificio (troca de calor) e depois o ar ambiente exterior volta a repor a temperatura normal nos paineis como um radiador normal. Mas posso estar enganado. (talvez o "termodinâmico" se refira ao facto de várias leis da termodinâmica se aplicarem ao painel, no próprio painel e na bomba de calor. Não sei)