Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

é a primeira vez que venho a este fórum, aconselhado por um amigo que já é membro.
    Felicito desde já a informação contida no mesmo, naveguei um pouco pelos assuntos e parece-me ser bastante útil.

O que me traz aqui a este fórum é um assunto que me tem estado a alarmar há algum tempo, para o qual solicitava informação se haverá alguém na mesma situação ou que conheça casos semelhantes.
    Passo a explicar:

Sinalizei com o meu marido em 2008 um apartamento no parque do Rio, Expo, apartamento este ainda em fase construção.
    Visitei inicialmente, para o efeito, um apartamento semelhante num outro bloco, já mobilado, que foi o arranque para esta dor de cabeça.
    Numa fase posterior, visitei o apartamento que tínhamos sinalizado e verificámos junto do Comercial alguns problemas e defeitos, para os quais alertamos a empresa construtora verbalmente.
    No entanto começamos a notar que havia tentativas de atrasar o arranjo dos defeitos que tínhamos verbalmente notificado, pelo que optamos, antes da marcação da escritura em fazer uma vistoria com um Engº Civil, que nos elaborou um relatório com as anomalias e defeitos.
    Comunicámos este relatório á construtora, que rapidamente marcou a data de escritura, invocando que estes problemas eram arranjados no período de garantia da obra.
    Algumas visitas depois e sempre a alertar para os referidos problemas e com a intenção de estes serem reparados antes da assinatura da escritura, constatamos que o vale de oferta de 2500€ oferecido pela construtora estava careca, informação dada pelo El Corte Inglês, numa ida ás compras para planear a mobília da futura habitação.
    Confrontámos a construtora com este problema, e foi-nos informado que tinha "havido um problema com os voucher", facto que eram alheios e que iam resolver a situação.

Em resumo:
    um bem que supostamente deveria ser entregue em condições pela entidade construtora, pressupõem má fé quando os mesmos pretendem fazer a escritura e apenas reparar no perdido de garantia da obra.
    Será semelhante a comprar um carro novo já com defeitos, para no dia a seguir, o ir colocar na oficina....

Haverá alguém na mesma situação ou que conheça casos semelhantes?

Obrigado.
  2.  # 2

Quando comprei o meu apartamento (tb na Expo), no início deste ano, detectei uma ou outra anomalia. Comuniquei ao construtor e foi tudo reparado antes da escritura. Se por acaso ele tivesse usado o mesmo argumento que usaram consigo, pura e simplesmente não faria a escritura enquanto tudo não estivesse reparado.
    Se já fez a escritura, envie uma carta registada ao construtor dando-lhe um prazo (um mês, por ex) para fazer as obras necessárias. Findo esse período, se nada fôr feito, terá de recorrer ao tribunal.
  3.  # 3

Será semelhante a comprar um carro novo já com defeitos, para no dia a seguir, o ir colocar na oficina....
    Está bem comparado.
    Mas é, realmente, incompreensível que a empresa construtora não prefira fazer as reparações ANTES dos (futuros) proprietários se mudarem para a casa.

É que , com a casa habitada e mobilada é muito mais complicado para a empresa efectuar essas reparações (terá de se sujeitar aos horários, disponibilidade, etc. dos moradores).

Já agora. De que tipo de defeitos estamos a falar?
    •  
      FD
    • 3 agosto 2010

# 4

Colocado por: Luis K. W.Mas é, realmente, incompreensível que a empresa construtora não prefira fazer as reparações ANTES dos (futuros) proprietários se mudarem para a casa.

É que , com a casa habitada e mobilada é muito mais complicado para a empresa efectuar essas reparações (terá de se sujeitar aos horários, disponibilidade, etc. dos moradores).

Será uma questão de liquidez ou de fuga às responsabilidades?

De qualquer forma, o importante a reter é: sem correcção dos defeitos não há escritura - não ceda nem um milímetro.
    Outra coisa: veja se corrigem os defeitos ou se os ocultam/disfarçam... Um exemplo: se há manchas numa parede, não basta pintar, tem que se saber o porquê das manchas, a sua causa, e tratar a causa, não o sintoma (exactamente como com o nosso corpo).
  4.  # 5

.
  5.  # 6

Boa tarde novamente,

Agradeço desde já as vossas respostas.
    Em baixo algumas fotos (entre muitas) dos problemas.

1ª foto: folga entre os estores e o chão da varanda, com estores fechados
    2ª foto: é bem visível o desnivelamento da bancada da cozinha; a mesma deveria ser feita numa única peça, mas "apareceu isto"....
    3ª foto: batente da porta, colocado no tecto. Visivelmente torto....
    4ª foto: estores cheios de mossas, riscos e cimento, nos 4 estores da casa...
    5ª foto: lavatório ficou torto, ficando descaído para o lado direito.
    6ª foto: remate de paredes mal efectuado, uma constante em toda a casa e casa de banho.
    7ª foto: paredes cheias de marcas e frestas, por toda a casa.
    8ª foto: chão da varanda completamente ondulado, e ao andar o pavimento (placas) oscila

Obs: incrivelmente, estes e mais outros problemas foram comprovados e aceites pela construtora....

Desde já o meu obrigado.
      Bancada cozinha2.JPG
      Batente.JPG
      Estores.JPG
      Lavatório.JPG
      Parede.JPG
      Sala.JPG
      Varanda.JPG
      Chão.JPG
    • shc
    • 3 agosto 2010

# 7

mais uma vez comprovasse , pagasse fortunas por apartamentos e vivendas ditas de luxo ou em zona de luxo mas a construção é a mesma que se usa nos apartamentos low cost, venham á serra d´el rey comprar 1 vivenda de 1milhão de euros que é igual a uma de 250 mil euros a 7km.
    só cai quem infelizmente não sabe disto por isso mesmo vale a pena denunciar estes e muitos outros que nem se ouvem falar, eu mostrava na TV a sua casa já que estão sempre a dizer ke se houvesse mais apartamentos na expo mais se vendiam.
  6.  # 8

eu mostrava na TV a sua casa ...

Nem pense nisso!
    Qual é o seu interesse em publicitar que a sua casa tem defeitos, e desvalorizar o seu próprio património ?!?

Quanto muito, faria uma "campanha" PONTUAL e LOCAL (do tipo da que já aqui foi falada. Um cartaz na varanda a dizer: «não compre aqui! O construtor não repara os defeitos!»).
  7.  # 9

Você tem ai uma linda obra de arte.....boa sorte.
  8.  # 10

Atenção.
    Os construtores só são obrigados a corrigir os defeitos. Não sei até que ponto isso são defeitos. Parece-me que isso já nasceu assim, digamos que a qualidade nos acabamentos estará um pouco abaixo daquela que estaria à espera.
    :))
  9.  # 11

Colocado por: japlmais uma vez comprovasse , pagasse fortunas por apartamentos e vivendas ditas de luxo ou em zona de luxo mas a construção é a mesma que se usa nos apartamentos low cost, venham á serra d´el rey comprar 1 vivenda de 1milhão de euros que é igual a uma de 250 mil euros a 7km.
    só cai quem infelizmente não sabe disto por isso mesmo vale a pena denunciar estes e muitos outros que nem se ouvem falar, eu mostrava na TV a sua casa já que estão sempre a dizer ke se houvesse mais apartamentos na expo mais se vendiam.

Comprova-se o quê? Como em todo o lado, há boa e má construção. Qual é o espanto?
    É óbvio que a mesma casa poderá custar 10 vezes mais apenas por estar num sítio melhor. Também não entendo a indignação.

Com defeitos desses no apartamento eu não o compraria. Como é o isolamento acústico/térmico dos apartamentos? É que se o que está à vista está nesse estado, imagino o que não se vê...
    Boa sorte...
  10.  # 12

Colocado por: zedasilva digamos que a qualidade nos acabamentos estará um pouco abaixo daquela que estaria à espera.
    :))

Você é mesmo simpático.... :)
  11.  # 13

Simpático não. Realista
    Este tipo de "anomalias" não são defeitos para quem as faz. São apenas uma maneira de fazer.
    O problema é que há uns Donos de Obra que são uns picuinhas.
    • shc
    • 3 agosto 2010

# 14

ok há boa e má construção, mas se uma pessoa paga 1 fortuna por uma casa axo que n deve ser so caro porque o terreno e muito valioso, tb devia ter acabamentos acima da média, n sei se todos pensam assim mas se esses acabamentos tivessem assim num bairro social já ninguem dizia nada, e tudo pk o terreno e menos valioso?
  12.  # 15

Colocado por: zedasilvaSimpático não. Realista
    Este tipo de "anomalias" não são defeitos para quem as faz. São apenas uma maneira de fazer.
    O problema é que há uns Donos de Obra que são uns picuinhas.

Entao voce acha normal aquele estore cheio de mossas e aquele remate no pilar à "paposseco"
  13.  # 16

O estore não está cheio de mossas (só tem 4 que eu veja) e só se nota de dia e se o DO tiver a mania de ter o estore descido.
    O remate do pilar não se vê se tiver um vaso à frente.
    Um vaso de plantas dà muita alegria numa casa.
    •  
      FD
    • 3 agosto 2010

# 17

Aquele rodapé está espectacular... é por estas e por outras que é proibido beber bejecas e trabalhar ao mesmo tempo.
    Por outro lado, se a casa está assim à vista nem quero imaginar por baixo do que se vê...

São pormenores mas, não os aceite. Já agora, isto interessa-lhe: Acabamentos imperfeitos - uma dor de cabeça. ;)
    • shc
    • 3 agosto 2010 editado

# 18

ainda gostava de ver uma estatistica que diga quantos casos destes existem e quantos são resolvidos?
    será que a construção de portugal pode continuar sem impunidade? é que continuase a construir com os mesmos defeitos porque as queixas são quase sempre as mesmas.
  14.  # 19

CSVRodrigues pode dizer quanto esta a dar pelo apartamento? é que certamente não estamos a falar de meia duzia de tostoes para acharmos que estes acabamentos sao de qualidade. E no MINIMO se o construtor se predispos a compor nao percebo porquê andar a adiar....
  15.  # 20

Colocado por: jorgferrCSVRodrigues pode dizer quanto esta a dar pelo apartamento? é que certamente não estamos a falar de meia duzia de tostoes para acharmos que estes acabamentos sao de qualidade. E no MINIMO se o construtor se predispos a compor nao percebo porquê andar a adiar....

Boa tarde,

O apartamento custou 165.000€
    A questão é que inicialmente a construtora não aceitou os problemas, dizendo que estes eram irrelevantes e não punham entrave à celebração da escritura.
    Se eventualmente os aceitasse, faziam as reparações após assinatura da mesma.
    Daí nem terem feito o "auto de recepção" estipulado, antes de se assinar a escritura.
    Da nossa parte, não pretendemos escriturar algo que previamente já se sabe que tem problemas.

Obrigado.

0.0283 seg. NEW