Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Aproveito a minha demanda pessoal para partilhar os resultados que consegui atingir até agora.
    Espero que não seja considerado publicidade uma vez que não é de todo o meu propósito, apenas informar e tentar ajudar quem possa este interesse em comum e que por vezes não é assim tão óbvio como possa parecer.

    Sendo assim aqui deixo os sítios de algumas marcas que (alegadamente) produzem/comercializam no nosso país, às quais devíamos pensar em dar o nosso apoio e preferência da próxima vez que decidirmos renovar alguma das nossas peças de mobiliário:

    Aquinos / Jetclass / Seiva / Larforma / MeninaDesign / Mundos Perdidos / ADC / Ambitat / Opostos / Colonial Casa / Antarte / Induflex / Magazine Attitude / Tema Home / Mood / Delightfull / Boca Do Lobo / Munna Design / Zero Dois / Cabs / Jomasil / ARC / LusoRustik / Anaric / Sofas Design / Ok Sofá / Hiper Centro do Móvel / AncarMovel / AniMovel / Aleal / Ducampos / Botaca / Cormar / Douro Estofo / Estofal / EvanyRose / Gualtorres / Persantos / Praddy / Redi / Serca Furniture

    Ufa! E pronto, visitei mais sítios de marcas nacionais mas como procurava uma vertente mais contemporânea foram estas que acabei por seleccionar.
    Algumas das marcas pertencem ao campeonato da alta-decoração e não deverão interessar a 90% dos leitores, ainda assim não se paga mais por ver, e para quem gosta destas coisas vale a pena.

    Espero que este tópico vos sirva de referência.

    Já agora gostava dque não ficássemos por aqui mas que me dissessem de vossa justiça..

    .. no momento em que adquiriram "equipamento" para a vossa casa consideraram esta questão de ajudar empresas portuguesas (preferencialmente de produção portuguesa) em deterimento de marcas internacionais "da moda"?

    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, raquel.jma, joaosantos
    •  
      FD
    • 4 agosto 2010

     # 2

    Colocado por: eurib0r.. no momento em que adquiriram "equipamento" para a vossa casa consideraram esta questão de ajudar empresas portuguesas (preferencialmente de produção portuguesa) em deterimento de marcas internacionais "da moda"?

    Já o disse aqui algumas vezes:
    - mesmo produto (design, acabamentos), mesmas condições (preço), escolho sempre português
    - se em comparação com concorrência estrangeira, o produto for menor, as condições inferiores, não compro só porque é português
  2.  # 3

    Colocado por: FD- se em comparação com concorrência estrangeira, o produto for menor, as condições inferiores, não compro só porque é português


    Isso é um bom principio mas a esmagadora maioria dos potenciais clientes não tem conhecimentos suficientes para julgar a qualidade de um produto. Qual a percentagem de compradores que sabe ajuízar a qualidade, digamos, de um sofá? Para 99% das pessoas basta que seja em pele genuína, no entanto parece que não é bem assim, e até nem sei se as peles são todas da mesma qualidade e se todas envelhecerão da mesma forma.

    Podemos também argumentar que muitas vezes nos produtos "bons" está-se a pagar (e bem) o prestígio da marca e o produto não apresenta uma proporcionalidade directa entre o preço e a qualidade palpável e nesse caso já não seria tão objectivo seleccionar o produto estrangeiro.
    •  
      FD
    • 5 agosto 2010 editado

     # 4

    Colocado por: eurib0rmas a esmagadora maioria dos potenciais clientes não tem conhecimentos suficientes para julgar a qualidade de um produto

    Por isso mesmo é que existe o conceito "qualidade percebida".
    Um Citroën AX e um BMW 1 podem fazer o mesmo número de quilómetros e dar as mesmas chatices. Mas, qual deles é que tem a melhor qualidade aos olhos de um condutor?
    Um fabricante de móveis tem que perceber isso: tem que transmitir a qualidade do seu produto, seja directamente, através da visão, do tacto, ou indirectamente através da informação/publicidade ou da garantia/serviços. O ideal seria fazê-lo nos dois sentidos.
    É como diz o ditado: "à mulher de César não basta ser, tem que parecer" (um bocado adaptado por mim, mas o princípio é o mesmo). ;)
  3.  # 5

    Eu confesso que não consigo comprar nada só porque "é português". Oponho-me ao princípio do proteccionismo baseado na nacionalidade, que de resto no longo prazo é mais que prejudicial. Se os portugueses comprarem um sofá porque é português e não porque é melhor, que incentivo tem o fabricante para o melhorar?
    E no caso específico do mobiliário, as minhas opções pessoais recaem por desenhos muitas vezes com muitos anos e que as pessoas acham que são "demasiado modernos"... E o desenho, como eu o entendo, não é "nacionalizável". Uma peça de mobiliário deve obedecer a critérios mais ou menos objectivos, como forma, função e qualidade construtiva. E isso dificilmente é reunível num fabricante de sofás de Tábua ou Mirandela, que por muito bem intencionados e honestos que sejam - e muitas vezes são-no - não conseguem produzir mobiliário que, para mim, valha a pena comprar.
  4.  # 6

    eurib0r,
    Não nos podemos esquecer que existem marcas portuguesas que produzem para o mercado internacional e não para a venda em Portugal.
    Acho que o preconceito tem que acabar, há marcas portuguesas para todos os gostos e para todas as bolsas: Desde a melhor qualidade e melhor design até aos produtos intencionados para um mercado mais modesto.
  5.  # 7

    E ainda..existem marcas estrangeiras cuja fabricação é portuguesa.

    A escolha de comprar o que é português ou de não comprar o que é português se calhar não é tão linear assim (?).
  6.  # 8

    Quando me refiro a "comprar português" até pode ser estrangeiro, na verdade o que mais me interessa é ajudar a pagar ordenados a portugueses, ou seja, quem os faz, não a quem os desenha.

    Infelizmente começo a aperceber-me que as marcas que produzem mais ao estilo que procuro são marcas que praticam preços aparentemente (é muito dificil encontrar informação deste tipo online infelizmente) demasiado parecidos com marcas estrangeiras.

    Não que isto me revolte, mas o acaba por acontecer é que acabo por seguir a moda actual de comprar nas mesmas lojas que toda a gente compra, porque essas conseguem preços e designs minimamente apelativos.

    Sinceramente, e sem querer ser demasiado elitista, o que eu queria era não ter de seguir o rebanho e dirigir-me a certas *cof* ikea *cof* e determinadas *cof* moviflor *cof* superfícies que estão actualmente a juntar o útil ao agradável, gostava de tentar individualizar um pouco a minha decoração mas de facto fica dificil.

    Ou estou muito mal informado ou as soluções pecam, em quantidade e em qualidade.

    Quando me pedem 3/4/5000€ por um sofá eu só posso levantar o dedo do meio, de forma dissimulada e sem ninguém dar conta, mas não vejo outra solução, são claramente valores inflaccionados (na maior parte das vezes) uma vez que a qualidade dos materiais não deve fugir assim tanto às casas que conseguem mobiliário a metade do preço.
  7.  # 9

    eu por exemplo, precisava de encontrar uma mesa para a minha sala e não encontro o que quero nas lojas mais acessiveis ( convencionais) e outras soluções estão fora do meu plafond.
    Ou seja, precisava de uma mesa ( sei que existe) que ficasse arrumadinha a uma parede, tipo aparador com as abas caidas, e que quando fosse preciso, essas abas se montavam e ficava uma mesa grande.
    é que a minha sala é pequena e não gostava de atravancá-la com uma mesa "normal", ainda por cima porque o sitio certo para a ter é no caminho da janela que dá para a varanda.
  8.  # 10

  9.  # 11

    Ugabista

    obrigado, sim era qq coisa desse genero mas com outra qualidade que não fosse de cozinha.
    a que em tempos vi numa casa era assim mas rectangular e com uma qualidade quer na madeira quer no pormenor que era uma autêntica peça de sala mas quando aberta ficava grande e robusta.
  10.  # 12

    Colocado por: marco1Ugabista

    obrigado, sim era qq coisa desse genero mas com outra qualidade que não fosse de cozinha.
    a que em tempos vi numa casa era assim mas rectangular e com uma qualidade quer na madeira quer no pormenor que era uma autêntica peça de sala mas quando aberta ficava grande e robusta.


    Compreendo. Se encontrar algo do género coloco-lhe aqui.

    Saudações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  11.  # 13

    Em relação ao que é nacional, sem ser fundamentalista, também procuro comprar o que é feito por cá. Em relação aos sofás, quando renovar os da sala, vou optar por uma fábrica local. Porque é mais barato, porque a qualidade me convence (já tive um sofá deles que saiu muito bom), porque posso personalizar tamanho, modelo e tecido e porque é da região. Calculo que empreguem poucas pessoas, mas na zona em que estamos dez pessoas que seja já é imenso! (Offtopic: por razões idênticas nunca mais comprarei iogurtes da Yoplait - deixaram de ser feitos na Guarda e passaram a vir de França).
    Quanto à mobília da sala de jantar e do quarto, fui a Paços de Ferreira. Da primeira vez fiquei muito desiludida...corremos tudo e até me doíam os olhos de tanta feiúra...mas encontrei uma loja/fábrica com peças muito interessantes. Aliás, corri um certo risco ao mandar fazer dois móveis (louceiro e bar) para a sala, adaptando um móvel que já estava mas em estilo rústico, e o resultado foi muito bem conseguido. São peças únicas...que não saíram baratas, mas que numa loja in de Lisboa, com uma etiqueta qualquer famosa, se venderiam facilmente pelo dobro...
  12.  # 14

    Já agora, a referência para as duas fábricas que mencionei (recomendação baseada unicamente na minha experiência pessoal, como é óbvio):

    http://www.robinil.com/
    Toque Rústico (apesar do nome fabrica também contemporâneo) - não tem site, mas fica logo na entrada sul de Paços de Ferreira, uma grande loja que faz esquina.
  13.  # 15

    marco1,
    O que o marco1 procura chama-se mesa holandesa. Não são fáceis de encontrar de facto, e muito menos fácil se procura algo com um estilo contemporâneo, a mesa holandesa tem geralmente um estilo específico, mais a "puxar" para uma antiguidade, mas há-as lindas, como esta "Mesa holandesa, carvalho, século XVIII, €1500, da Cavalo de Pau, veja nesta página (no fundo da página) da Máxima Interiores, http://www.maximainteriores.xl.pt/0407/casas/100.shtml.



    eurib0r
    Infelizmente começo a aperceber-me que as marcas que produzem mais ao estilo que procuro são marcas que praticam preços (...) demasiado parecidos com marcas estrangeiras.
    (...) acabo por seguir a moda actual de comprar nas mesmas lojas que toda a gente compra, porque essas conseguem preços e designs minimamente apelativos.
    (...)o que eu queria era não ter de seguir o rebanho e dirigir-me a certas *cof* ikea *cof* e determinadas *cof* moviflor *cof* superfícies (..), gostava de tentar individualizar um pouco a minha decoração mas de facto fica dificil.
    Ou estou muito mal informado ou as soluções pecam, em quantidade e em qualidade.
    Quando me pedem 3/4/5000€ por um sofá (...) .


    Eurib0r,
    Parece-me que não é que esteja mal informado, porque provavelmente se as coisas que procura são muito específicas haverá a questão do preço, mas parece-me que peca por uma razão: Está a ser muito radical quando pensa que para conseguir uma decoração diferente e interessante tenha que recorrer a marcas caras e se se não se pode tem que se comprar Ikea ou Moviflor.
    É um erro fácil de cometer este.
    Tem que alargar a sua visão.
    As casas com decorações mais interessantes, a meu ver, são uma mescla de estilos e de peças. Compra algumas coisas design...Por exemplo imagine o Marco1 se comprasse aquela mesa holandesa da Cavalo de Pau e umas cadeiras Tulip na Área, era algo que não lhe ficaria muito caro mas que criaria um ambiente "estupidamente" diferente (dos da Ikea).
    Como eu disse, compra algumas peças design, junta-lhes uma peças antigas, outras em segunda mão recuperadas, e ganhará um estilo único para a sua casa, que mais ninguém tem igual, porque terá o seu estilo próprio.

    Por curiosidade, já agora qual é o estilo de casa que mais gostaria de ter?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, eurib0r
  14.  # 16

    Colocado por: eurib0r Infelizmente começo a aperceber-me que as marcas que produzem mais ao estilo que procuro são marcas que praticam preços aparentemente (é muito dificil encontrar informação deste tipo online infelizmente) demasiado parecidos com marcas estrangeiras.


    E acrescento isto: E porque teriam as marcas portuguesas um preço diferente das marcas estrangeiras?
    Tenho uma excelente opinião da qualidade de fabrico português, com um cuidado quase artesanal, recorrendo a materiais geralmente de primeira qualidade, para mim, equiparam-se ao produto estrangeiro do mesmo nível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaosantos
  15.  # 17

    Marco1

    Será mais dentro disto?

    http://www.custojusto.pt/Evora/1249593-Mesa+Holandesa.htm

    O preço parece-me bom, ainda que precise de um pequeno tratamento.

    Saudações.
  16.  # 18

    Da experiência que tenho tido gostaria de deixar aqui algumas notas:
    - Depois de alguma procura comprei há cerca de 2 semanas a mobília para a sala de estar e de jantar, trata-se de uma linha de um produtor nacional, os móveis Castro. Apaixonamo-nos pela mobília, gostamos do design e tem muito boa qualidade, o preço não foi dos mais económicos que encontrámos mas foi mesmo “amor” à primeira vista. Não optámos por esta mobília por ser de um produtor nacional mas sim por gostarmos bastante dela.
    - Na procura da mobília ideal conhecemos uma jovem empresa da zona de Paços de Ferreira que também está a desenvolver um excelente trabalho: a Piero Bonardo. Não têm exposição e fazem tudo por encomenda. Podemos enviar foto e dizer exactamente como queremos ou dar umas dicas e fazem o design, podendo adaptar-se tipos de madeira, cores, acabamentos, estilos e medidas. São muito criativos e têm bons preços. Trabalham em quase todo o País e é fácil comunicar com eles mesmo sem termos de nos deslocar à sede, nomeadamente por telefone, e-mail e mesmo pelo msn.
    - Embora já soubesse que cada empresa tem a sua política de vendas, quando procuramos o sofá fomos a várias lojas e constatamos que em três delas o mesmo modelo, com as mesmas características tinha três preços distintos, existindo entre a mais cara e a mais barata uma diferença de cerca de 300€. Verificamos também que numa dessas lojas (HCM) o dito sofá estava em promoção e que se o pagamento fosse feito a pronto ainda beneficiaríamos de uma “atençãozinha”, no entanto, numa loja de menor dimensão encontramos o mesmo sofá sem qualquer desconto a um preço mais baixo e o proprietário da loja (Mobiladora Alentejana - Évora) disse que não fazia qualquer desconto pois era essa a sua política. Aconselho quem andar à procura de mobília a visitar várias lojas e não se deixar iludir pelas promoções pois nem sempre são o que parecem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eurib0r
  17.  # 19

    Colocado por: CMartin
    Eurib0r,
    Parece-me que não é que esteja mal informado, porque provavelmente se as coisas que procura são muito específicas haverá a questão do preço, mas parece-me que peca por uma razão: Está a ser muito radical quando pensa que para conseguir (...) Como eu disse, compra algumas peças design, junta-lhes uma peças antigas, outras em segunda mão recuperadas, e ganhará um estilo único para a sua casa, que mais ninguém tem igual, porque terá o seu estilo próprio.

    Por curiosidade, já agora qual é o estilo de casa que mais gostaria de ter?

    Estas pessoas agradeceram este comentário:marco1



    Ultimamente tenho procurado de forma quase obsessiva as lojas nacionais (c/ produção nacional levada a cabo por portugueses) com os designs mais "modernos". A minha conclusão é que, ou estou a ser demasiado forreta e ainda não percebi que para comprar certos e determinados tipos de mobília terei de desembolsar mais do que queria, ou quando se sai fora do ´mainstream´ é tudo realmente caro.

    Confesso que sou adepto do minimalismo e gosto de casas com um aspecto "limpo", "arrumado" e de linhas simples, cores pouco aguerridas. Gosto de divisões que deixem o elemento humano prevalecer, que não se sobreponham ao mesmo, com um ou outro elemento que lhes dê personalidade e intenção, sem ir muito além desses parâmetros.

    Sei que essa descrição não vai propriamente de encontro às suas preferências CMartin mas julgo que estamos a falar de "escolas" completamente diferentes.

    A questão do misturar.. bem é preciso ter "olho", e eu sou uma pessoa que nestas coisas tende a ser fria, calculista. Tenho a tentação de medir tudo, de desenhar com régua e esquadro. Sou (demasiado?) racional nestas coisas mas os seus exemplos têm facilitado.
  18.  # 20

    EuribOr
    Quanto está diposto a dar? Qual o seu tecto máximo? E que peças concretamente quer adquirir? Talvez assim possamos ajudar mais...
 
0.0247 seg. NEW