Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Ok outra pergunta: ocalização, rural ou vila\ cidade?
  2.  # 62

    Colocado por: ParamonteOk outra pergunta: ocalização, rural ou vila\ cidade?


    É meio-meio! Pinhal a nascente, terreno em bruto a sul, casas a poente e norte.
  3.  # 63

    ora bem casa nova, exposta ao sol bem isolada, voto na hipotese de ter trazido algum mobiliário infectado com esses bichos
  4.  # 64

    Viva,

    Obrigado pelas respostas. Entretanto já me identificaram o bicho: Piolho dos livros !

    Aqui vai a resposta:
    Dear Ruben - These tiny insects are known as booklice, they are not true lice, but belong to the order Psocodea, which does include true (ectoparasitic) lice. Booklice basically are nuisance pests that feed primarily on mould spores and the like, but occasionally may feed on starchy materials such as wallpaper paste and book bindings. These insects are quite susceptible to desiccation and need high humidity levels in order to thrive. Therefore, the primary means of control is to eliminate unnecessary sources of moisture and reduce indoor humidity levels as much as practical; chemical control measures should not be necessary.
    Hope this helps


    Uma pesquisa rápida retornou um link com uma frase interessante:
    "...Em casas novas, edifícios de escritórios, em certas ocasiões encontram-se psócidos nos 4 a 12 meses posteriores à construção, antes que o cimento ou as paredes de betão sequem por completo. Esta humidade associada com o cimento favorece ao longo do tempo o crescimento do bolor, especialmente nos buracos dos muros..."
    http://espectrodesomas.weebly.com/piolho-dos-livros.html

    Portanto, toca a reduzir a humidade ao máximo !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  5.  # 65

    sim basicamente são os mesmos...

    e como são quase invisiveis, se não nos apercebermos multiplicam-se rapidamente, eu como já referi esvaviei a casa e fiz desinfestação, e tudo o que voltou a entrat em casa foi lavado e muito bem seco
    na altura o técnico disse que o ideal era manter a humidade nos 35%...o que é muito dificil, mas tenta-se manter pelo menos nos 50%, eles gostam de humidade e calor

    não são prejudiciais ao ser humano...mas são uma chatice
    boa sorte, ah eu acho que o biokil é bom para lhes tratar da saude
    • PCF
    • 13 junho 2013 editado

     # 66

    Olá.
    Mudei-me recentemente para um apartamento novo, acabado de construir. Pouco depois das mudanças apercebi-me da presença de uns insectos brancos que começaram a aparecer em todas as divisões da casa.
    Pelo que tenho pesquisado acho que se tratam do "piolho dos livros". Reparei que são exactamente iguais aos das fotos do Ruben02.

    O que eu precisava de saber é se a redução do teor de humidade é suficiente para acabar com esta praga.

    Ruben02, Conseguiu eliminar a presença deste insectos? O que fez?

    Obrigada.
    • doral
    • 31 julho 2013 editado

     # 67

    Ora então muito bom dia a todos!
    Estou aqui por um péssimo motivo, pois também na minha cozinha apareceram os tais ácaros da farinha...

    Como esteve um senhor a arranjar umas fissuras que tinha nas paredes e os bichinhos por coincidência apareceram depois, sempre pensei que fosse pó de terem lixado a parede e qual não é o meu espanto que aspirava os cantos do tecto e passado umas horas, sim umas horas não era preciso mais, e já estava igual.
    Ontem eu e o meu marido resolvemos fazer a limpeza a "fundo" à cozinha, quando ele repara que o "pó" afinal andava e corria, foi aí que percebemos que eram uns bichinhos estúpidos. Toca de tirar tudo dos armários e qual não é o meu espanto que tinha um pacote de cereais que não gostei mas os guardei no armário (estúpida), minados desses bichinhos e os próprios dos cereais estavam quase todos em pó... conclusão de certeza absoluta que foi pelos cereais tanto tempo no armário.

    Ontem pegamos no raid e toca de encher os armários, paredes, cozinha toda de veneno, fechar tudo e esperar que passasse o cheiro, entretanto o meu marido lavou as paredes com lixívia e de seguida os dois toca de lavar armários, supostamente já os bichinhos tinham morrido todos, mas não, reduziu uma grande parte, mas hoje lá andavam uns a passear dentro dos armários e nas portas do forno e microondas, fora os que não vi...

    Pesquisas e mais pesquisas e eis que encontro este tópico e vejo que os cantos da minha cozinha estão exactamente como os do GF, a quem eu gostaria de perguntar se o Biokill resolveu por completo o problema, pois não queria comprar sem primeiro saber se resolve... Também já solicitei orçamento a 4 empresas de desinfestação mas ainda não obtive resposta, mas também se for os preços que já vi algures na net, é impensável pagar tanto, vou ter de andar todos os dias de caçadeira e fisga na mão para ver se apanho os malvados...

    GF, se me puder responder agradeço imenso, ou então alguém que esteja com o mesmo tipo de problema.

    Obrigada mais uma vez.
  6.  # 68

    Boa tarde!
    Resolvi vir partilhar novidades...

    Como disse no tópico anterior, tinha pedido orçamento a 4 empresas de desinfestação, a única que me ligou até agora foi a Rentokil e o que me disseram foi que para este tipo de pragas (ácaro da farinha), 90% da resolução do problema era da minha responsabilidade, porque se fizesse o que me iam dizer conseguiria resolver o problema sem ter de estar a pagar a uma empresa de desinfestação, o qual eu agradeci de imediato.

    Então o que me aconselharam foi comprar 5 ou 6 frascos de Biokill e pulverizar a cozinha toda, paredes, armários, tectos, sanca, utensílios de cozinha, enfim tudo o que pudesse estar em contacto com estes malditos bichos... Como não queria perder mais tempo fui de imediato fazer o que me disseram, comprei 5 frascos e gastei 3 e meio... Agora tenho de aguardar 3 a 4 horas que o produto actue e depois diluir mais um pouco do produto em água e lavar tudo, paredes e armários.

    Muito importante é durante um dia sol abrir as janelas para arejar e quando não houver sol ligar o desumidificador, pois estes bichinhos gostam de calor e humidade (como aliás já tinham referido aqui).

    E pronto foi isto que me aconselharam e espero que resulte.
  7.  # 69

    Colocado por: macalSerão estes insectos?
      IMG_1459.jpg


    que bicho é este? alguem me poderia dizer?
    é que ja faz um mês que esses bichos andam por toda a casa e não sei o que fazer para me livrar deles precisava de ajuda
    • lfc
    • 17 novembro 2013

     # 70

    Olá boa noite!

    Parece que agora calhou-me a mim ser visitado por estes malditos bichos. Há já algumas semanas que temos andado a revirar tudo o que é móvel e bibelot, a passar o aspirador (já não há pachorra para panos do pó e afins) e a meter biokill. Sem dúvida que o nº de bichos diminuiu, mas no entanto, não há meio de erradicá-los de vez.
    Temo-los de vários tamanhos e feitios, como dá para ver pelas fotos que anexo. Desde quase microscópicos, a já maiorzinhos. Pelo que já aqui li, devem tratar-se dos tais piolhos dos livros.

    Hoje estávamos a limpar a garrafeira e deparámo-nos com aquilo que pensamos ser um ninho ou ovos (?) dentro de uma peça de vidro. Alguém já encontrou algo do género?
    Alguém tem alguma dica para irradicar de vez estes malvados? É que já estamos à beira do colapso nervoso. Ainda por cima a casa é enorme e temos a sensação que quando acabamos de limpar numa ponta, já está tudo novamente infectado onde começámos... :(

    Obrigado desde já!
    -Filipe.
      bichos_e_ovos.jpg
    • lfc
    • 31 dezembro 2013

     # 71

    Entretanto, temos tido visitas de mais uns simpáticos bichos, bem gordos e peludos.
    Este encontrámos, confortavelmente instalado no meio dos toalhões de banho, quando íamos trocar as toalhas de banho. :/
      DSC_0008_peq.JPG
  8.  # 72

    Boa tarde,
    Estive a pesquisar sobre esta "praga" e descobri este fórum...alguém conseguiu eliminar de vez estes malditos bichos?
    Só os descobri á cerca de uma semana e tenho toda a casa infestada com esta praga, estão em todo o lado, roupas, calçados, talheres, móveis..tudo nada se safou!!

    Comprei e usei BIOKILL mas não notei grande diferença.Quanto cobram as empresas de desinfestação para combater esta praga?

    Já não suporto esta situação e vou mudar e casa uma vez que esta é muito húmida.

    Será que isto faz com que esta praga seja eliminada, ou há possibilidade de "se instalarem" também numa nova casa?

    Por favor, se alguém sabe como eliminar eficazmente estes bichos comente aqui em baixo.

    Fica abaixo uma foto.

    Obrigado
    Concordam com este comentário: nuno souto
      PHOTO_20140225_164137.jpg
  9.  # 73

    o biokil costuma ser bom, aspire tudo o máximo possivel e deite o saco fora, desumifique ao máximo o hambiente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sofiapnr
  10.  # 74

    Obrigado pela dica m.paulo.
    Aproveito esta mensagem para perguntar se alguém que tenha passado por esta "praga", conseguiu livrar-se dela definitivamente.
    Vou mudar de casa devido a esta situação e tenho muito receio de levar isto para outro sitio.

    Obrigado a todos.
  11.  # 75

    aconselho a quando fizer a mudança lavar tudo o que for possivel, aspirar, e livre-se do que não precisar
    para diminuir a hipotese de levá-los tb

    já pensou em nandar analisa-los no INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA?
    se souber o que são é mais fácil combater
    boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sofiapnr
  12.  # 76

    Olá m.paulo,
    Sim, neste momento estamos a passar tudo a pente fino, a aspirar, lavar, mas são tantos que temo que leve alguns para o novo local.
    Ao contrário desta casa a "nova" é bem solarenga, mas ainda assim fico mesmo com muito receio que se procriem de novo, pois isto já me causou preujizos enormes.
    Já usei biokiil mas não notei uma diferença muito grande na diminuição da praga, contudo são cada vez menos porque estamos a limpar tudo, há um mês que estamos a limpar esta praga e daí o meu enorme receio de ter isto em outro sitio.
    Já teve alguma praga destas? Como conseguiu livrar-se dela?

    Obrigado pela atenção, neste momento todas as opiniões e testemunhos sobre isto são muito importantes.
    • rmar
    • 23 outubro 2014

     # 77

    macal em minha casa é este inseto da foto me ajude...
    • rmar
    • 23 outubro 2014

     # 78

    Colocado por: macalSerão estes insectos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rmar
      IMG_1459.jpg
    este bicho tem em minha casa pode me ajudar
    • rmar
    • 23 outubro 2014

     # 79

    Colocado por: macalSerão estes insectos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rmar
      IMG_1459.jpg
    este bicho tem em minha casa pode me ajudar macal
  13.  # 80

    Boas malta!

    Este fim de semana tive infelizmente a visita destes bichos pequeninos num armário de uma casa de banho que se encontra virada a norte. O apartamento é novo tem um ano e nunca tinha visto tal coisa.
    Consegui no entanto ver-me livre dos ditos e a solução que vou dar embora um pouco radical resolve o problema para pequenas infestações, no meu caso antes que alastrasse ao resto da casa ou das madeiras resolvi tratar-lhes da saúde e se voltar deito o móvel da casa de banho fora!!!
    Então domingo passado a minha esposa chamou-me à atenção para estes bichos num móvel de madeira escura que temos por baixo do lavatório da casa de banho do quarto, tentamos limpar e aspirar o armário todo e passado 45 minutos estava tudo na mesma. Andei a pesquisar na net e descobri este e outros foruns, com dicas mas sem solução definitiva. Assim sendo peguei em Baygon formigas e aracnideos, o spray de embalagem verde que diz 2 em 1 acção prolongada até 4 semanas e retiramos tudo da casa de banho, tapetes toalhas, libertamos todo o armário e gavetas, e deitei 1 lata inteira desse baygon em todas as superficies do móvel interiores e exteriores, partes de cima e partes de baixo de gavetas e prateleiras. Depois o que sobrou dei umas bafaradas no ar ambiente e rodapés da casa de banho que tem aproximadamente 10m2. Depois disto fechei durante 24h a casa da banho e ninguém lá mais entrou nesse espaço de tempo, depois passadas as 24h, limpamos todo o armário primeiro com um pano humido e depois com alcool, toda as superficies. Durante todo este período liguei o aquecimento central no máximo apenas naquela divisão, tendo as temperaturas atingido os 39º segundo o termómetro que lá coloquei e deixamos assim durante quase 2 dias (domingo até hoje de manhã) para tentar secar ao máximo o ambiente.
    Hoje de manhã já fui ao local e nem sinal de um pontinho que seja. Não quero cantar vitória antes do tempo, pois ainda vou ter a casa de banho sem uso até ao próximo fim de semana, mas acho que pelo menos para já se foram!
    Vou manter o aquecimento ligado até hoje à noite, após isso irei ventilar a casa de banho e desligar e esperar para ver se até ao próximo fim de semana surgem mais visitantes indesejados, mas tenho fé que os erradicamos!

    Vou dando noticias!
    Obrigado pelas dicas e espero que a minha possa ser util a outros!
 
0.0333 seg. NEW