Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Bem antes de começar na resposta ao André Pereira gostaria também de agradecer aos outros comentadores que com o relato das vossas experiências me estão a ajudar bastante.

Caro André Pereira,

Antes demais gostaria de dizer que me assusta um pouco as suas respostas e foi talvez por isso que até acabei por não escolher a exclusividade. Se reparar já me disse que teria um comportamento menos ético se não tivesse exclusividade (não perdia tempo a fazer triagem com os clientes, não promoveria o imóvel, etc...) algo que para mim é incompreensível. Por outro lado diz-me agora que 5% de nada é melhor que 2,5% de algo. E esse é a grande barreira para algum dia escolher exclusividade, pois perco qualquer hipotese de negociação.

Depois insiste em dizer que ao baixar o preço está a baixar a sua margem, mas esquece-se de referir que também o vendedor está a baixar significativamente a mais valia do seu imóvel. Sendo que se não baixar a sua margem o vendedor suporta 95% dessa redução, enquanto você apenas suporta 5% dessa redução. Não me parece uma grande parceria, não acha?

Ora como deve conhecer o mercado melhor do que eu, saberá certamente que a maior parte dos imóveis têm custos associados (valor de empréstimo) pelo que não compreendo como é que não reduz a margem do seu negócio para tornar um negócio viável.

Julgo que desta discussão o que aprendi é que a exclusividade é algo a não ter, a não ser que a confiança no vendedor seja muito elevada e a margem negociada muito baixa.

Já agora uma ultima dúvida: consegue-me explicar pq é que as margens são diferentes de exclusividade para não-exclusividade quando o serviço em si já é diferente à partida?
  2.  # 42

por outro lado diz-me agora que 5% de nada é melhor que 2,5% de algo. E esse é a grande barreira para algum dia escolher exclusividade, pois perco qualquer hipotese de negociação.

O João conhece alguém disposto a aceitar a sugestão de redução de 50% do ordenado? Costuma ir ao Continente e propor a redução de 50% do preço?

Depois insiste em dizer que ao baixar o preço está a baixar a sua margem, mas esquece-se de referir que também o vendedor está a baixar significativamente a mais valia do seu imóvel. Sendo que se não baixar a sua margem o vendedor suporta 95% dessa redução, enquanto você apenas suporta 5% dessa redução. Não me parece uma grande parceria, não acha?

Por outro lado, a redução de 10% do preço pode significar a redução de 50% da margem da imobiliária.

Julgo que desta discussão o que aprendi é que a exclusividade é algo a não ter, a não ser que a confiança no vendedor seja muito elevada e a margem negociada muito baixa.

São opções.
    No entanto, a não exclusividade tende a levar a menor investimento da imobiliária: se um cliente lhes entra pela porta à procura de uma casa, na dúvida mostram-lhe as exclusivas - assim não correm o risco de que você vá à procura da mesma casa noutra imobiliária.
    Há tempos coloquei aqui um resumo de uma entrevista com um representante de uma imobiliária em franchising, que indicava diferenças significativas nos prazos médios de venda.
  3.  # 43

Pergunto: Por que raio devo pedir ajuda a um agente imobiliário?!

Pela mesma razão que contrata qualquer outro fornecedor de serviços, mesmo quando você é capaz de cumprir a tarefa em questão.

A maior parte das pessoas saberá cozinhar, e nem por isso lhes parece estranho jantar ou almoçar num restaurante. E limpar a casa, também não é nada de especialmente complexo, mas muita gente paga a quem o faça.

Chama-se especialização do trabalho, e é fundamental para o desenvolvimento da economia.
    • macal
    • 27 agosto 2010 editado

# 44

.
  4.  # 45

Caro Luis VV

O João conhece alguém disposto a aceitar a sugestão de redução de 50% do ordenado? Costuma ir ao Continente e propor a redução de 50% do preço?

Antes demais eu estou a pagar um serviço, não sou o empregador. Pelo que quando tenho um preço muito elevado para viabilizar um negócio, sim costumo efectuar uma negociação para o tornar viável.

Já agora, muitas vezes o Continente costuma pedir reduções de preços aos seus fornecedores...

No entanto, a não exclusividade tende a levar a menor investimento da imobiliária

O que me leva a algo que já questionei anteriormente. Porque pago mais por um menor nível de serviço? Eu até compreendia que pagasse o mesmo, pois esse tipo de serviço (não exclusividade) implica um maior risco para o prestador de serviço, agora uma dupla penalização (menor serviço e mais caro) não consigo encontrar nenhuma justificação plausível.
  5.  # 46

Colocado por: pipocas4Casas vazias, por vezes, parecem maiores os compartimentos.

É ao contrário!

As casas vazias parecem muito mais pequenas.

Vendi dúzias de apartamentos vazios (novos), e fartei-me de ouvir pessoas a dizer que a cama de casal não cabia num quarto com 3,15x5m. Que a cama deles, da cabeceira aos pés, tinha mais que os 3,15m dos quartos. :-)

(será por isso que escreveu «por vezes»? ;-) )
  6.  # 47

Colocado por: macal
    Esta é a pergunta, e só não é compreensível a quem não dá jeito.

Não se trata de dar jeito ou não, apenas não tinha percebido o contexto, no entanto respondi a parte que entendi sem qualquer tipo de problema.
  7.  # 48

Colocado por: pipocas4

Sr. AndrePereira.
    Já vendi duas casas, vendia-as a particulares, as casa estavam muito mais cara nas várias imobiliárias que contratei. Nunca lhes coloquei placas de imobiliárias, coloquei sempre só o meu contacto.

Já comprei 3 casas, duas directamente ao construtor e uma a uma imobiliária. Andava naquela rua à procura de casas à venda, agradava-me a localização, vi a casa com apenas uma placa de uma imobiliária, liguei, fui ver e passado uma semana estava a assinar o CPCV. Pedi que me baixassem o preço, não baixaram, como estava muito interessada, comprei na mesma.
    Se a mesma casa tivesse várias placas, ligava para todas as imobiliárias para saber qual delas tinha a casa mais barata.

Quanto à casa na EXPO, o proprietário não baixou o preço, a imobiliária é que tinha uma margem mais baixa que a REMAX, por isso, a casa foi vendida mais barata.
    O proprietário foi aconselhado pela REMAX a baixar o preço mas ele não podia baixá-lo.

Imaginemos uma situação...
    Eu como agente imobiliário iria distribuir publicidade do seu imóvel, alguém via essa mesma publicidade e ia ter ao imóvel...
    Conseguia o contacto do proprietário que lhe poderia fazer a venda mais barata que a imobiliária...
    Seria justo isso?
    Voce próprio investia o seu tempo e dinheiro nessas condições enquanto agente imobiliário?
  8.  # 49

Colocado por: Ugabista

Meu caro, você para cozinhar, chama um cozinheiro?! Aprendeu, certo?! Então faz para si!

Não preciso andar engravatado, à espera que os angariadores me forneçam angariações e fotos na mão para saber vender a MINHA CASA, NA MINHA ZONA!

Espero que tenha percebido o contexto...

Sabe a quem é mais provável não sair o euromilhões? Aqueles que, com as comissões das imobiliárias, remetem os valores da própria casa, ao padrões de negócio da sua zona!!

Duas imobiliárias contactaram-me, afim de poderem angariar a minha casa para as promover. Aceitei. Não obstante, alertei-os para que, nos diversos sites conhecidos de habitação na net, já lá estaria a minha casa, AO MEU PREÇO, E COM VENDA DIRECTA a particulares se assim me contactassem. Acederam, e só passados mais de 3 meses, um deles me contactou a fim de puder lá levar um cliente!....Já tinha feito a escritura da casa e já lá não vivia à 3 meses!!:)

Com a informação que há na internet e com os sites que imóveis que existem, só recorre a imobiliárias (quer para compra, quer para venda e permuta), quem é demasiado preguiçoso(a)!

Pergunto: Por que raio devo pedir ajuda a um agente imobiliário?!

Saudações.

Já pensou que se tivesse entregue a exclusividade a esse mesmo agente, ele iria dedicar-se ao seu imóvel e provávelmente encontrar um cliente disposto a pagar mais pela casa que o valor pela qual o vendeu?
    Para além disso, ainda teria o apoio de um profissional, apoio na escritura e todas as burocracias?
    E quando chegasse o comprador?
    Qual é o peso que terá uma imobiliária de esquina na banca Vs uma imobiliária lider de mercado?
    Será que conseguem os mesmos negócios com a banca?

Até lhe respondo a minha pergunta...
    Não!!
    E digo-lhe que a maioria das imobiliárias perdem negócios quando tem os clientes compradores nas mãos porque não conseguem financiamento para o cliente.
    • macal
    • 27 agosto 2010 editado

# 50

.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  9.  # 51

E digo-lhe que a maioria das imobiliárias perdem negócios quando tem os clientes compradores nas mãos porque não conseguem financiamento para o cliente.

AndrePereira, mas isso também não será um dos factores, no qual uma pessoa necessita ou não de uma imobiliária?!

Se eu sei o que procuro, defino a área geográfica na qual me interessa, conheço bem o PDM local, tenho os conhecimentos da parte burocrática inerente à aquisição do imóvel, tenho condições para a compra e ainda trabalho numa empresa com protocolo com bancos, acha indispensável um promotor imobiliário a meu lado?

Saudações.
  10.  # 52

Antes demais eu estou a pagar um serviço, não sou o empregador. Pelo que quando tenho um preço muito elevado para viabilizar um negócio, sim costumo efectuar uma negociação para o tornar viável.

Está a pagar um serviço, que tem um preço contratualmente estabelecido. Se quer negociar, é antes, não é depois de estabelecer o contrato.

Já agora, muitas vezes o Continente costuma pedir reduções de preços aos seus fornecedores...

Claro. Como eu faço aos meus. Antes de decidir contratar...
  11.  # 53

Colocado por: AndrePereiraImaginemos uma situação...
    Eu como agente imobiliário iria distribuir publicidade do seu imóvel, alguém via essa mesma publicidade e ia ter ao imóvel...
    Conseguia o contacto do proprietário que lhe poderia fazer a venda mais barata que a imobiliária...
    Seria justo isso?
    Voce próprio investia o seu tempo e dinheiro nessas condições enquanto agente imobiliário?

Era um risco que corria.
    Nem todas as pessoas conseguem dar com as casas que as imobiliárias promovem. Um truque das imobiliárias é quando as promovem não dizerem a localização exacta. E nem todas as pessoas gostam de comprar casas ao próprio, ou porque não têm tempo ou porque têm medo de ser enganados.
    O problema da REMAX é que os colaboradores é que pagam do próprio bolso a publicidade que fazem aos imóveis. Isto não se passa com os agentes das outras imobiliárias que não praticam a exclusividade.

Mas penso que já foi bem demonstrado pelo autor do tópico que não está interessado na exclusividade.
  12.  # 54

Se eu sei o que procuro, defino a área geográfica na qual me interessa, conheço bem o PDM local, tenho os conhecimentos da parte burocrática inerente à aquisição do imóvel, tenho condições para a compra e ainda trabalho numa empresa com protocolo com bancos, acha indispensável um promotor imobiliário a meu lado?

Se tem isso tudo, não é de forma alguma um cliente-tipo.
  13.  # 55

Era um risco que corria.

Claro. Mas quem quer correr riscos ?

O problema da REMAX é que os colaboradores é que pagam do próprio bolso a publicidade que fazem aos imóveis. Isto não se passa com os agentes das outras imobiliárias que não praticam a exclusividade.

O custo está sempre lá ... ou se faz, ou não se faz. Claro que se quer um folheto com milhares de exemplares distribuído num local de passagem, isso paga-se, e as não exclusivas não fazem.
    • macal
    • 27 agosto 2010 editado

# 56

Facto: pode ver-se consultando outros tópicos deste fórum que a Remax se comporta como todas as outras, a cartilha é a mesma.
  14.  # 57

Relativamente ao poder negocial... isso é tudo muito bonito, mas o maior poder negocial é a estabilidade económica do cliente, fiadores, etc. Nenhum agente vai fazer milagres e aprovar um crédito de risco elevado. O máximo que o agente imobiliário poderá conseguir, será encaminhar para um determinado balcão onde o crédito poderá ser aprovado em melhores condições (baixar alguma percentagem do spread, não ter de pagar uma pequena comissão de outra coisa qualquer...)

Um agente imobiliário tem todo o interesse em fazer um bom trabalho, até porque todo o dinheiro gasto a publicitar os imóveis sai-lhes do bolso... O que ganham é o que vendem. No entanto se acho 5% muito, acho, especialmente numa altura em que o mercado está tão mau. Muita gente prefere levar mais tempo a vender a casa para poupar por exemplo 2,5k (se for aplicada uma taxa de 2,5% em vez de 5%). Não ponho em causa o esforço do agente.

O retorno a meu ver, é muito maior para o comprador, especialmente quando se trata de primeira habitação. Eu tive toda a ajuda e aconselhamento, não tive de fazer praticamente nada. Sempre que tinha duvidas as minhas questões eram respondidas. Quanto aos vendedores ajudou-lhes, porque a comissão que pagaram foi mais baixa e de outra forma nem eu teria visto este imóvel nem eles me encontravam a mim enquanto compradora.

Como em tudo, ambas as opções têm vantagens e desvantagens e dependem de factores como qual a urgência de vender o imóvel. E eu pessoalmente concordo que colocar o imóvel em n imobiliárias acaba por passar uma imagem de desespero. Eu cheguei a ver a minha casa várias vezes, em diferentes agências e a diferentes preços. Óbvio que o comprador vai a procura do mais barato (para não falar que 1 ano depois da compra e ainda aparecia no site).

Conselho para qualquer uma das opções: tenham em atenção ao valor real da vossa casa. Querem mesmo vender? Ou querem ganhar dinheiro? Se querem ganhar dinheiro esta não é claramente uma boa altura. Tenham em atenção a tipologias semelhantes na vossa zona (exemplo T2 na vossa zona, com mais ou menos a mesma idade, por quanto vende). Todos gostamos de comprar por baixo e vender por cima, mas se calhar mais vale vender mais rapidamente se aplicar-mos o valor real da casa, e não o meramente especulativo.
  15.  # 58

Colocado por: luisvv

Se tem isso tudo, não é de forma alguma um cliente-tipo.

Luisvv, nos tempos que correm, talvez, a única das condições que as pessoas poderão não ter face a mim e a muitas, será o protocolo da entidade patronal com a banca (se bem que hoje já imensas empresas o têm com alguma(s)).

Hoje em dia o cliente-não tipo é mais o inverso...

Saudações.
  16.  # 59

Colocado por: pipocas4

Era um risco que corria.
    Nem todas as pessoas conseguem dar com as casas que as imobiliárias promovem. Um truque das imobiliárias é quando as promovem não dizerem a localização exacta. E nem todas as pessoas gostam de comprar casas ao próprio, ou porque não têm tempo ou porque têm medo de ser enganados.

Mas penso que já foi bem demonstrado pelo autor do tópico que não está interessado na exclusividade.

Já viu que estamos a falar de pessoas como outras quaisquer e que tem despesas como outras?
    Que tem coisas para pagar e que necessitam de ganhar dinheiro para poderem sobreviver?
    O investimento por parte de todos os agentes RE/MAX apenas existe porque sabem que se trabalharem a sério irão ter a sua merecida comissão, caso contrário era como qualquer outra imobiliária que se estão bem a lixar para o cliente e para se ele quer ou não vender a casa...
    Como agente imobiliário, digo-lhe que o meu sucesso depende única e exclusivamente de mim no entanto apenas é possível devido a empresa que tenho por trás de mim, caso contrário era mais um que por ai andava a espera que os clientes caíssem do céu.

Na RE/MAX trabalhamos em exclusividade, única e exclusivamente porque acreditamos que é a forma de trabalhar mais correcta, tanto para nós agentes como também para o cliente.
    Não estamos aqui apenas a olhar para o nosso umbigo, isso seria hipocrisia sem qualquer margem de dúvida...
    Posso dizer-lhe também que ninguém no mundo imobiliário recebe comissões tão altas como os agentes RE/MAX, e isso faz toda a diferença no que diz respeito a motivação para trabalhar a sério.

Ao contrário de outros colegas de outras imobiliárias, nós agentes RE/MAX pegamos no nosso dinheiro e investimos o mesmo nos nossos clientes...
    Damos total apoio ao cliente e aconselhamos da melhor forma, como deverá imaginar eu não quero clientes apenas para HOJE!
    Primeiro quero poder passar por qualquer pessoa na rua (Sim o meu trabalho é maioritariamente na rua a fazer posicionamento e a falar com pessoas), e estar com a cabeça levantada, trocar dois ou três dedos de conversa e que essa mesma pessoa devido a eu lhe ter prestado um serviço de excelência seja na compra ou na venda de algum imóvel, que me vá referência.
    Nós, agentes RE/MAX buscamos de uma forma constante formações e obter mais e melhores conhecimentos para que possamos de melhor forma gerir o nosso negócio e consequentemente melhor servir o cliente...

Muito sinceramente, não necessito de falar muito acerca da empresa em sí...
    Os nossos resultados enquanto profissionais falam por nós próprios...

SuperBrands...
    2008, 2009, 2010
    (http://www.superbrands.com/pt/pdfs/vol5_case_studies/REMAX.pdf)

Melhor empresa para trabalhar em Portugal em 2010 após 4 anos atrás da gigante Microsoft...
    (http://aeiou.visao.pt/remax-e-a-melhor-empresa-para-trabalhar-em-portugal=f545574 )

Em tempo de crise, como "vocês" costumam dizer (Sinceramente não sei onde o que eu vejo são crizentos por todo lado), estamos com um crescimento brutal, tanto que em 2010 conseguimos alcançar a meta de venda de 3imóveis por hora em Portugal!

Como disse, não necessito de justificar tão pouco o meu trabalho, os meus resultados estão a vista, os resultados da empresa/marca estão a vista de toda a gente...

Será que somos nós que estamos errados e trabalhamos mal?
    Provavelmente... ;)
  17.  # 60

Colocado por: Ugabista

Luisvv, nos tempos que correm, talvez, a única das condições que as pessoas poderão não ter face a mim e a muitas, será o protocolo da entidade patronal com a banca (se bem que hoje já imensas empresas o têm com alguma(s)).

Hoje em dia o cliente-não tipo é mais o inverso...

Saudações.

Cliente tipo é um cliente que de uma forma geral não tem acesso a esse tipo de coisas...Pela sua descrição e tal como foi dito pele Luisvv, voçê não o é...
    Sem qualquer tipo de margem para dúvidas que mesmo assim e devido ao nosso peso no mercado, conseguimos muitas vezes ter obter os mesmos valores ou até valores inferiores...

0.0275 seg. NEW