Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 181

Colocado por: fpcostabom dia...preciso que me tire esta dúvida...a renda máxima permitida pelo meu municipio é de 300euros para um t2...eu pago 350 euros por um t2...posso inscrever-me na mesma????ou já estarei excluida???? ou será que eles só farão os cálculos tendo em conta os 300 euros, tendo eu que me preocupar com os 50 que pago a mais????
    tou perdida n entendo...será que posso???pois colocam um valor máximo mas a tipologia das casa n são todas iguais:(... agradecia a quem me pudesse ajudar...abraços:(

Maiúsculas não...

Quem ultrapassa a RMA não se pode candidatar.

2 — São, ainda, requisitos da candidatura:
    (...)
    b) Apresentar uma renda até ao limite do valor da renda máxima admitida (RMA) na zona onde se localiza a habitação, nos termos a definir na portaria referida no n.º 3 do artigo 6.º;
    • mi
    • 5 dezembro 2007

# 182

Não se esqueçam de assinar a petição que está online em http://porta65.blogspot.com

Em cima do lado direito "clikem" em "Petição"

PRECISAMOS DAS ASSINATURAS DE TODOS! Enviem emails aos familiares, amigos e colegas para de uma vez por todas conseguirmos acabar com esta palhaçada!
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 183

Colocado por: sucessoTenho 27 anos, a minha companheira 25, temos juntos um ordenado base mensal de 1100€, arrendamos um t1 no distrito de lisboa e a renda é de 390€ gostaria de saber se estamos dentro do escalão para candidatura, e qual é, qual o valor do apoio e quais os documentos necessários. As candidaturas são feitas pela net ou posso me dirigir á praça de espanha, antigo inh? O site portal da habitação ainda não está pronto.

Não é possível. Sendo um T1 a renda máxima em Lisboa é 340€...
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 184

Colocado por: rsantosApartir de quando se pode começar a concorrer?Hoje?E é ate dia 21.12?

Cumprimentos
    RS

São 15 dias a partir das 12h de dia 3. Ou seja, até dia 18 deste mês.
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 185

Colocado por: Anónimoohp disse:
    Agora preciso de uma ajuda para saber o que fazer, pois deparei-me com a situação da renda máxima admitida por município ( que é uma treta ), no meu caso vivo no interior onde essa taxa por sinal é mais baixa. Neste município é de 150€ logo se tenho uma renda de 200€ que hei-de fazer ? Posso candidatar-me ou já estarei excluído ? Outra duvida que tenho é por exemplo ( uma pessoa com vencimento de 600€ mensais e que arranje um t1 por 150€ já pode ter ajuda do porta 65 jovem ? ) será isto uma ajuda para quem precisa ? Ate nisto a zona interior do pais é prejudicada! Havia de haver era uma revolução contra este regime e estado da treta !

Lamento, mas com essa renda estás excluído. Tens que arranjar uma "casa" a 150€...
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 186

Colocado por: zazika
    Quem ainda tem até 10 meses de IAJ para receber, se quiser usufruir do Porta 65, tem que se candidatar já em Dezembro... para em Fevereiro lhe cancelarem o IAJ e passarem então a subsidiar com a "Esmola 65". Para onde é que esses Euros de IAJ "cancelado" vão??? Possivelmente serão para "subsidiar" os que menos precisam...

Se ainda tens 10 meses, eu deixava-me ficar quietinho... nem concorria ao Porta 65.
  1.  # 187

Consegui finalmente que me atendessem na linha apoio...e enfim...as noticias não foram nada agradáveis como eu já previa...como a minha renda é de 380€ e a RMA é de 340€ ( zona de Lisboa ) o meu processo seria automaticamente anulado!! Isto é REVOLTANTE!!! Há subsídios para todos os chulos e ladrões que deambulam pelo país e para quem trabalha e quer ter uma vida minimamente decente é entalado e gozado!!Vou enviar a candidatura na mesma nem que seja só mesmo para dar trabalho.

Já assinei a petição e espero que todos o façam...
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 188

Colocado por: RitaEu estive a fazer umas pequenas contas e reparei no seguinte:
    Para ter uma taxa de esforço de 40% eu tenho que ter SEMPRE um RM/RMA igual a 2,5 logo eu NUNCA ficaria abrangida no 1º escalao !!!!!!
    O que acham disto???!!!!

Ainda estou a assimilar e vou fazer umas contas mas parece-me ser exactamente como estás a dizer...!
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 189

Colocado por: Jorge SantosTeremos de estar os 3 a trabalhar?

Poderá estar apenas uma pessoa a trabalhar?

Se apenas duas pessoas trabalharem, e o rendimento mensal, for cerca de 1000€, e a renda de 300€ (eu sei que algumas frazes atrás, falei numa renda de 400€, mas como me dou "muito" bem com a nora do meu senhorio, ele vai "alterar" o contracto e pago o restante por fora), teremos na mesma direito à "esmola do estado"?

No novo contracto, deverá constar o meu nome, o da minha namorada e o da "amante", estando apenas dois a trabalhar?

deverá ter apenas o nome de uma das pessoas?

Pode só estar uma pessoa a trabalhar. Mas se morar mais alguém em casa que ganha, tem que ser declarada.
    Mas tendo em conta que em 2006 24 mil jovens usufruiram do IAJ não sei como vão fiscalizar tudo isto... ;)
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 190

Colocado por: guidinhaQuais são os documentos comprovativos dos rendimentos que se deve por no campo dos rendimentos ???, é que nos outros campos aparece sempre uma caixa de ajuda a explicar mas nesta resolveram não por..E ja tou mesmo a ver que se me engano eles nem avisam !!!

d) Comprovativos de todos os rendimentos mensais auferidos desde o dia 1 de Janeiro até ao mês imediatamente anterior ao da candidatura, emitidos pela entidade pagadora, no caso dos jovens e outros membros do agregado tributados nas categorias A e H;
    e) Declaração do IRS relativa ao ano imediatamente anterior ao da candidatura no caso de jovens e outros membros do agregado tributados na categoria B;
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 191

Colocado por: Anónimo
    Rubio, segundo o que me disseram ontem nos serviços do extinto INH na Praça de Espanha, não é elimitanorio. São consideradas primeiramente as rendas que se inserem nos valores estipulados e só depois as outras mas disseram-me para fazer a candidatura na mesma. Sinceramente, acho que nem os proprios funcionarios sabem muito bem o que vai sair dali... Estão ainda mal preparados para responder a todas as questões, e devem tambem eles ter a noçao que isto é tudo profundamente injusto!

HelenaMendes

Mas não é isso que diz na lei! A lei diz claramente que é um requisito que a renda não ultrapasse a RMA! Já começa a desinformação?

Parece que é tudo feito em cima do joelho... Há quanto tempo conhecerão os funcionários a legislação?
    Muito cuidado com estas informações... confirmem sempre tudo o que vos dizem com outro funcionário.
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 192

Colocado por: AnónimoTania Costa disse:
    Boa Tarde
    ja li isto tudo mais de 4 ou 5 vezes........
    a minha questao se é que alguem me pode ajudar é, tenho um Ap. T-2, arrendado por 325.00€
    mas o propietario disse me que fazia um novo contrato por 300.00€, logo ja se enquadra na
    minha zona que é Braga, agora é que sao elas nao entendo nada da taxa de esfoço HELP é que o meu vencimento é de 431.00€.
    será que posso usufluir do subssidio???????

que injustiça quem ganha mais tem mais possiblidades certo!!!!!!!

Taxa de esforço: ordenado a multiplicar por 0,4. No caso: 172,4€. Ou seja, só podes arrendar uma casa até 172€...
    A solução é partilhar a casa com mais alguém.
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 193

Colocado por: miBoa tarde a todos. Ainda não percebi nem vi escrito em lado nenhum, a taxa de esforço ser igual a 40%.... onde está isso na portaria??

http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=306820

O que li no jornal de negocios nao tem nada a ver com o que está aqui descrito, ou é impressão minha?

Ainda vai haver uma MANIF dos jovens..............

Vais à primeira página desta discussão e procuras pelo seguinte:

Artigo 3.º
    Conceitos
    (...)
    c) «Taxa de esforço» o valor em percentagem resultante da relação entre o valor da renda mensal devida pela habitação e o valor correspondente à soma dos rendimentos brutos auferidos pelo jovem e por todos os membros do agregado jovem, não se ponderando, para este estrito efeito, o rendimento por adulto equivalente.

Artigo 7.º

Requisitos
    (...)
    e) A soma dos rendimentos brutos auferidos pelo jovem e por todos os membros do agregado jovem ser compatível com uma taxa de esforço máxima de 40 %.
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 194

Colocado por: miOlá João Cleto. E se fizer um novo contrato com o senhorio com renda de 300€, pagando o resto por fora... já posso pedir apoio?

Isto é uma palhaçada.....

Só se pode usufruir do incentivo uma vez, uma única candidatura, numa única casa. Ou seja... começa a fazer as contas à vida... :(

Pelo que percebi, as condições não se podem alterar...
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 195

Colocado por: João Cleto
    Decidi criar um blog de contestação ao Porta 65http://porta65.blogspot.com. encontrarão lá toda a informação que necessitam e links. Ainda não me debrucei sobre a taxa de esforço e aceito contribuições. Mas antes do critério da taxa de esforço está tudo mal

E aqui também encontram toda a informação ou não? Não percebo o porquê e a vantagem de estar a descentralizar a informação e um local de discussão que já existe mas ok...
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007 editado

# 196

Colocado por: AnónimoMaria disse:
    Olá a todos!

Gostaria que alguém me ajudasse nas seguintes questões:

1º- Estou desempregada desde o início do mês passado- poderei concorrer, visto ter direito a subsidio social de desemprego (míseros 400€)?

2º- Estive a trabalhar só durante 7 meses este ano a ganhar uma média de 680€ brutos.
    .
    3º- Os rendimentos de IRS que auferi em 2006 foram de 350€ durante 7 meses.

Sem rendimentos não é possível concorrer. O subsídio não é considerado um rendimento.
    Ou seja, no teu caso acho que não há solução... :(
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 197

Colocado por: Pedroboas,
    Quem já estava a benefeciar do IAJ só tem esta primeira fase de candidaturas para concorrer ao porta 65 ? E se não concorrer fica vitaliciamente incapacitado de concorrer ao subsidio ? No caso de concorrer e o valor do arrendamento for superior ao valor máximo estipulado , fica automaticamente desqualificado?

Ou seja estão a por as pessoas entre a espáda e a parede! ( Se não concorres agora ficas automaticamente de fora do Porta 65, se concorres podes ficar desqualificado devido ao valor actual da tua renda)

Poe exemplo o valor máximo para o t1 no Porto julgo ser 220 €, onde é que eu vou arranjar um t1 no Porto por 220 € , alguem me diz ?! Isto é das medidas mais injustas deste governo uma autentica tristeza tipica de governos ditatoriais!!

Se for assim vai muita gente para a rua, as pessoas que estão agora a benefeciar do IAJ, e que organizaram a sua vida em fuicnção disto vão ter que remodelar toda a sua vida e muitas delas voltar para a casa dos pais. parece-vos isto uma medida socialmente justa .

ESTOU REVOLTADO !

É exactamente como dizes. Eu deixava-me ficar com o IAJ e começava a pensar em soluções... quais? Pois, é essa a dificuldade.
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 198

Colocado por: RitaJá assinei a petição e só espero que todos vós façam também o mesmo.
    Só queria acrescentar o seguinte, queria pedir ao "porta 65fechada" que referi-se na petição o facto de ninguém poder ficar abrangido no 1ª escalão deste programa. É que provavelmente os senhores que fizeram as leis e redigiram este programa não repararam nesse (pequeno/grande) pormenor. Este facto poderá até tornar esta portaria inválida,não??

Os erros nas leis são comuns. O que poderá existir é uma rectificação a ser publicada nos próximos tempos.
    • mi
    • 5 dezembro 2007

# 199

No meu caso ganho cerca de 950€/mês brutos e alugo um T2 em Lx por 525€. O aluguer está dentro dos limites exigidos pela Porta 65, mas ao fazer a taxa de esforço, já não consigo obter o subsidio. O meu IAJ acaba no fim deste mês!!

De qq das maneiras vou apresentar a minha candidatura.....

ASSINEM A PETIÇÃO!
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 200

Desde já devo-vos dizer que eu tenho casa própria. Por isso não posso ajudar no que aos preços e outras coisas diz respeito. :)

Como já todos devem ter percebido, o estado sabe que os valores das rendas estão nivelados por baixo. O objectivo com estes tectos é levar o senhorios a baixar essas mesmas rendas. Se o vai conseguir? Não sei. A verdade é que em 2006 cerca de 24.400 jovens usufruiam do IAJ. É muita casa e é um número que pode fazer muita pressão.

Mas já se está a ver o que vai acontecer não está? O valor da renda declarada para a candidatura vai ser um e na prática a renda vai ser outra...
    Se a fiscalização for a mesma que foi com o IAJ...

A história do escalão fantasma então é muito estranha mesmo.

As petições online não têm grande expressão. O que vos aconselho a fazer é falarem com os deputados de todos os partidos, especialmente aqueles com grande tempo de antena.
    Em complemento façam uma petição, mas uma que valha a pena: http://www.parlamento.pt/peticoes/index.html

Não existe mínimo de subscrições a conseguir, mas se conseguirem 1000 a petição é publicada em Diário da República e recebe muito mais exposição, além de que os representantes são ouvidos no Parlamento. O primeiro passo a tomar é haver representantes. E aqui é que os deputados e os partidos podem ser úteis.

Os contactos: http://www.parlamento.pt/deputados/deputados_ce.aspx

Enviem emails aos deputados da vossa zona ou directamente aos partidos:
    http://www.ps.pt/
    http://www.psd.pt/
    http://www.pcp.pt/
    http://www.cds.pt/
    http://www.bloco.org/

Como é lógico, quem se interessará mais é o BE e talvez o PSD pela necessidade de protagonismo que um recém-líder precisa.

A alternativa mais viável neste momento é partilhar casas. Pode não fazer o estilo de muitos, mas já se usa muito no estrangeiro e parece ser essa a intenção do governo. Tenho um amigo em Espanha que partilha a casa com algumas pessoas. Não é o ideal mas é uma solução. Vou abrir uma discussão para quem quiser publicitar essa intenção.

Por outro lado aconselho-vos a nunca contarem com subsídios na vossa vida. Fi-lo uma vez na minha vida e perdi mais do que o que ganhei...

0.0467 seg. NEW