Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá.

    Sou novo no forum e precisava de um esclarecimento.

    Estou a fazer uma obra que julgo que precisava de ter comunicado/pedido autorização à Câmara e ao IGESPARpois situa-se numa ZEP (tratar as fachadas da casa, rebocar e pintar de novo à mesma cor, sem alterações).

    Da parte de dentro algumas paredes estavam podres e por isso também as arranjamos e mudamos o esgoto (roços e etc.).

    A casa não está conforme à planta nem aos seus documentos de registo pois é muito antiga e julgo que há uns 30 anos alguém lhe levantou um piso aparentemente sem autorização (levantaram o sotão).

    Precisava que alguem me pudesse esclarecer no que se refere ao seguinte:

    1) Se, por causa de estarmos a tratar as fachadas da casa um fiscal bater à porta um destes dias somos obrigados a mostrar a casa?

    2) Existe hipotese de embargarem esta obra?

    3) Como resolvemos o embargo tendo em consideração que pode "parecer" que levantámos um piso à casa mas este já existe há mais de 30 anos.

    4) Existe alguma empresa que se dedique a resolver estes problemas para que fique tudo "legal" no final?

    Agradeço todas as ajudas pois só de pensar na hipótese da obra ser embargada tremo e não sei como resolver tudo isto.

    João Santos
  2.  # 2

    1) O DL 26/2010 diz que sim, mas não sei até que ponto isso não colide com a Constituição e coisas assim.
    2) Sim, se verificarem que alguma coisa do que está a fazer viola a legislação em vigor, ou se for obra que não esteja isenta de Controlo Prévio (nomeadamente, por causa do IGESPAR)
    3) O embargo, a existir, apenas pode basear-se naquilo que está a fazer, e não no que já foi feito. É um processo administrativo diferente.
    4) Há gabinetes de arquitectura que estão habituados a lidar com essas situações, mas o apoio de um bom advogado pode ser muito útil.
  3.  # 3

    Onde está (artigo) isso? Não consigo encontrar no decreto que refere essa referência. Julgo que só entrarão com mandato judicial, não é? E imagine que não está ninguém em casa, como se faz o embargo?
  4.  # 4

    Boas
    encontra aqui alguma ajuda... é só pesquisar...
    .
    Saudações
  5.  # 5

    Artº 95. A parte de entrar em casa das pessoas, já não é a minha praia...
  6.  # 6

    O nome de um bom gabinete de arquitectura que possa tomar conta disto?
  7.  # 7

    Boas
    Peço desculpa mas ainda sou novo por aqui e coloquei mal o lInk.
    Mas o tópico referido ajuda-o.
    Saudações
  8.  # 8

    Muito obrigada, eu já o conhecia. Mas fiquei com a ideia de que as pessoas que comentaram não saberiam em concreto como lidar com isto das "visitas" :/

    Tenho pena quando se limitam a criticar... É que as pessoas não se importariam de pedir licenças e autorizações e pareceres e etc. fossem as camaras e demais autoridades celeres a responder!... O que se passa é que uma coisa destas pode esperar 3 ou 4 anos para ser deferida e entretanto a casa fica podre ou a pessoa a dormir debaixo da ponte... É lamentável mas a maior partes das obras ilegais é-o exactamente por causa disto... :/
  9.  # 9

    Boas
    Também tem alguma razão no que diz... principalmente devido ao IGESPAR....
    A minha opinião é que em relação ao exterior (fachadas) estas deviam-se manter, em relação ao interior, se fosse uma habitação que devido ás suas caracteristicas especificas não se podesse alterar, aí o próprio Estado também devia contribuir para a remodelação... caso contrário o proprietário devia poder fazer o que bem lhe ia na cabeça, mas salvaguardando toda a estrutura.
    Saudações
  10.  # 10

    As fachadas vão ficar tal qual estavam... A mesma cor e tudo. MAs vão ficar arranjadas! Bonitas... normal ...

    Mas a casa com cem anos que tem, já não está igual às plantas da câmara. As proprias plantas estão mal... (têm as janelas do lado errado e wc que não existem)... Tenho medo por isso, porque como estou em obras no interior (rebocar paredes e pinturas e meter chão) tenho medo que julguem que a casa foi alterada por nós...
  11.  # 11

    ora viva , pelo que li voce tem uma situaçao identica á minha mas a diferença é que ja lá me apareceu um fiscal e embargou-me a obra, para dificultar mais ainda na camara nao conseguem encontrar o nº de obra do projecto da casa para poder responder com as provas existentes para me retirarem o embargo. o mais engraçado é que para lançar o embargo de obras o departamento de fiscalização nao consulta as devidas plantas do imovel para verificar se na realidade se esta tudo em conformidade so depois do embargo é que é necessario a consulta .
  12.  # 12

    Olá Vitor,

    Eu vi que tem a sua embargada e li os posts que colocaram. Tenho medo que me embarguem a obra pois nada do que estou a fazer merecia tamanha chatice. Pior ainda, tenho medo de vir a pagar por aquilo que alguém se lembrou de fazer e que eu agora só quero tornar habitável.

    Tenho esperança de ter a sorte de não virem chatear para o meu lado mas Vitos, para me tranquilizar, acha fácil retirar o embargo ou resolver a situação nem que seja com apresentação de projecto? E no caso de não estar ninguem em casa como fariam o embargo?
  13.  # 13

    retirar o embargo vou tentar com apenas a resposta e as provas á camara se nao conseguir vou pedir uma auditoria com o fiscal e um arquitecto da camara para se deslocarem a obra e apontarem de concretoo que estou a fazer se enquadra ou nao numa melhoria e preservaçao do imovel. em relaçao a sua situaçao nao deixe ninguem entrar sem voce estar presente e se receber algum aviso de recepçao vindo da camara nao o levante que ficara com mais algum tempo para acabar o que esta a fazer.
  14.  # 14

    Olá Boa tarde.... Tenho uma situação parecida poderiam me ajudar?? https://forumdacasa.com/discussion/57024/visita-de-fiscal-da-camara/#Comment_1262406
 
0.0170 seg. NEW