Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam.

    Gostaria de saber se há alguam forma de se saber qual a densidade de uma placa de esferovite. Será que levando a uma casa especializada eles me sabem dizer? há alguma outra maneira?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Boas

    Varia entre os 10-30 kg/m3

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta rápida.

    Mas a minha questão é saber a densidade correcta de uma placa de esferovite já a tendo, ou seja, eu tenho aqui uma placa e queria saber a densidade dela. Como posso saber?
  4.  # 4

    Boas

    1- Pesa a placa (em Kg)
    2- calcule o volume (comprimento x largura x altura), medidas em metros
    3- Divida o peso (em Kg) pelo volume (em m3)
    O resultado é a densidade em Kg/m3

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 5

    Aprende-se por volta do 8º ano.
  6.  # 6

    Obrigado, isso também eu sei... :)

    O problema é mesmo pesar, já que precisaria de uma balança de precisão, coisa que não tenho! O "bocado" que tenho de esferovite não deve pesar mais de 50g...
  7.  # 7

    Lembrei-me agora... a bimby deve dar :)
  8.  # 8

    Colocado por: Hugo RSF O problema é mesmo pesar, já que precisaria de uma balança de precisão, coisa que não tenho! O "bocado" que tenho de esferovite não deve pesar mais de 50g...

    Que tal mergulhar dentro de água e medir a altura que fica dentro de água (comparada com a altura que fica de fora) ?

    Depois, aplica-se o princípio de Arquimedes (um corpo mergulhado num líquido recebe deste uma força vertical de baixo para cima igual ao peso do volume de líquido deslocado). Se tiver 20cm de fora de água, e 1cm dentro, a densidade da esferovite será de 1/20 do da água (que é de cerca de 1000kg/m3).
    • jsim
    • 1 setembro 2010

     # 9

    Esta ultima é bem pensada mas só funciona se o pedaço tiver uma forma regular específica.não

    Se não terás de usar uma recipiente graduado em volume e ver qual o volume sem esferovite, com esferovite a flutuar e com esferovite toda mergulhada à força (cuidado não mergulhar mais nada).
  9.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.
    Que tal mergulhar dentro de água e medir a altura que fica dentro de água (comparada com a altura que fica de fora) ?

    Depois, aplica-se o princípio de Arquimedes (um corpo mergulhado num líquido recebe deste uma força vertical de baixo para cima igual ao peso do volume de líquido deslocado). Se tiver 20cm de fora de água, e 1cm dentro, a densidade da esferovite será de 1/20 do da água (que é de cerca de 1000kg/m3).


    Boas,

    É bem pensado mas não sei se será de fácil execução (depende da altura do esferovite em questão).

    A densidade da esferovite varia entre 10 e 30 kg/m3. Mesmo que tenha um bocado com 10cm de altura, a parte que fica dentro de água mede entre 1 a 3 mm... se for esferovite de 15 kg/m3 medirá 1,5mm... (a não ser que arrange um esferovite com 1m de altura, ou o fabrique através da amostra em sua posse, só assim terá um resultado fidedigno).

    Parece-me mais exequível utilizar (emprestada) uma balança com precisão de 1g. Se bem me lembro a bimby tem precisão de 10g.

    Cumprimentos,

    Nuno Neiva
  10.  # 11

    Colocado por: jsimEsta ultima é bem pensada mas só funciona se o pedaço tiver uma forma regular específica.não
    Se não terás de usar uma recipiente graduado em volume e ver qual o volume sem esferovite, com esferovite a flutuar e com esferovite toda mergulhada à força (cuidado não mergulhar mais nada).
    Exactamente.
    Se tivermos 300 de água, 310 (300+10) com esferovite «pousada» sobre a água, e 400 (300+100) com a esferovite completamente submersa, teremos 10/100 de densidade da esferovite.
  11.  # 12

    Colocado por: Hugo RSFa minha questão é saber a densidade correcta de uma placa de esferovite já a tendo, ou seja, eu tenho aqui uma placa e queria saber a densidade dela. Como posso saber?


    Colocado por: j cardosoBoas
    1- Pesa a placa (em Kg)
    2- calcule o volume (comprimento x largura x altura), medidas em metros
    3- Divida o peso (em Kg) pelo volume (em m3)
    O resultado é a densidade em Kg/m3


    Colocado por: rjmsilvaAprende-se por volta do 8º ano.


    Colocado por: Hugo RSFObrigado, isso também eu sei... :)


    Se estas a perguntar é porque não sabes!
  12.  # 13

    Vocês veêm é Macgyver a mais! :)

    Já consegui, obrigado!
    • eu
    • 2 setembro 2010

     # 14

    Como fizeste?
  13.  # 15

    Consegui uma balança daquelas de cozinha e pesei, se bem que pela pesagem dá-me que o esferovite tem 12,72Kg/m3 o que é "estranho" mesmo tendo em conta a margem de erro da balança!

    Eu pesei a placa e deu-me 318g. Para ter 12 de densidade, teria de pesar 300g e para ter 13, teria de pesar 325g. Em ambos os casos a margem de erro da balança teria de ser significativa (mais de 6g). Será que estas balanças têm assim tanto erro? Contava com 2/3 g no máximo...

    Para além disso, tinha ideia, alias como foi referido já neste tópico, que as densidades iam de 5 em 5g no mínimo. 10, 15, 20, 25, 30....
    Para a placa ter 10 teria de pesar 250g e para ter 15, teria de pesar 375g, que ainda´e uma margem maior para os 318 que pesei.

    Há densidades destas de 12 ou 13kg/m3? :|
    • eu
    • 3 setembro 2010

     # 16

    As balanças de cozinha não costumam ser muito precisas. O Erro deve estar aí, na pesagem...
  14.  # 17

    Que elas não são muito precisas isso é certo. A minha questão é se podem ser tãããããããão imprecisas assim...
  15.  # 18

    Pois secalhar há d dessas.

    Qual é a marca do EPS, é esferovite?

    Contacta o fabricante e faz-lhe a questão.
  16.  # 19

    Mas não era mais fácil pegar no telefone e ligar para o fornecedor!!
 
0.0196 seg. NEW