Colocado por: Bruno_CA meu ver, das soluções que conheço, o encamisamento das vigas e pilares é a que se adapta melhor a este caso. Provavelmente teria que ser feito em todos os elementos. Comvem antes verificar se a armadura antiga esta em bom estado..No caso do «encamisamento» que referi em cima (passar pilares de 20x20 - ou 25x25, não tenho a certeza - para 40x60), a armadura existente é irrelevante. A diferença de dimensões - entre o existente e o que estava no projecto - era tal que fizemos tudo (incluindo armaduras) de novo.
Colocado por: gnuno.torresPode por aqui alguma foto da execução do seu terceiro caso para poder ver a contenção das paredes para fazerem as sapatas e como ficou a estrutura embebida? nota-se muito a estrutura "nova"? preços de um reforço estrutural desse tipo? quanto tempo leva esse tipo de obra? em termos de execução demorou assim tanto mais que fazer estrutura nova?A escavação das sapatas de fundação debaixo dos (futuros) pilares foi, realmente, feita com algum cuidado, sustentando as paredes de alvenaria com pequenas «escoras» em betão - que ficaram perdidas.
Colocado por: gnuno.torres
imagino uma espécie de malhassol grossa que com varões ou tirantes ajude a fortalecer as alvenarias exteriores e que possa estruturar-se no terreno. Existem coisas deste tipo com resultados comprovados?
Técnicas de injecção no terreno com betão junto às "sapatas" também pode ser uma solução a considerar? ajuda para os casos em que o Luis falou que uma casa tem meia dúzia de pedras e uns ferros a fazer de sapata?
Colocado por: Bruno_CHá muitas técnicas de reforço. Podendo variar de peça para peça. Uma que se usa mt é o encamisamento de pilares e vigas de betão armado.
O maior problema é encontrar mão de obra que saiba fazer e bem os trabalhos, isto leva a recorrer a empresas especializadas... e o preço dos materiais também são elevados!
Os trabalhos são demorados e dispendiosos.